Início

Questões de Concursos Antropologia

Resolva questões de Antropologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q714966 | Antropologia, Analista, MPU, ESAF

A relação entre religião, magia e ciência é um tema clássico na antropologia. Marque como verdadeiro (V) ou falso (F) as proposições que se seguem.

( ) Para Frazer a religião antecede a magia e a ciência.

( ) No entender de Turner os rituais são mágicos e as cerimônias são religiosas.

( ) Para Gluckman os "povos primitivos" têm magia e ciência e os povos ocidentais têm ciência e religião.

( ) Segundo Lévi-Strauss, os "primitivos" têm magia, mas também operam de maneira classificatória; os "modernos" têm ciência, mas também operam por meio da bricolagem.

( ) Para Durkheim a religião pressupõe a existência de uma comunidade moral unida em torno de determinados valores (em seus termos, uma igreja) e a magia não.

Assinale a opção correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q194567 | Antropologia, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da perspectiva dos estruturais-funcionalistas
acerca do direito primitivo, julgue o próximo item.

Malinowski estudou a lei e as forças legais com o objetivo de descobrir e analisar as regras, para descobrir a natureza das forças que as unem e para classificar tais regras segundo as maneiras pelas quais foram validadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q714970 | Antropologia, Antropologia, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da antropologia cultural e temas correlatos, julgue os próximos itens. Considerando-se o conjunto da teoria formulada pelo antropólogo norte-americano Clifford Geertz, é correto afirmar que a ciência antropológica não deve ter como principal objetivo a busca de significados, mas a formulação de leis sobre o funcionamento da vida social.
  1. ✂️
  2. ✂️

44Q714697 | Antropologia, Antropologia Forense Antropoligia Jurídica, Perito Criminal, Instituto Geral de Perícias SC, IESES, 2017

Ancestralidade é, atualmente, o termo mais aceito mundialmente pelos profissionais da Antropologia Forense em relação aos dois outros termos que já foram utilizados: etnia e raça. Dentre as análises métricas passíveis de utilização para caracterização da ancestralidade estão os elementos abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q197095 | Antropologia, Antropologia Jurídica, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

Na atualidade, a diferença cultural é elemento que muitas vezes fundamenta a demanda por direitos feita por movimentos sociais organizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q714868 | Antropologia, Antropologia Forense Antropoligia Jurídica, Perito Criminal, Instituto Técnico Científico de Perícia RN, AOCP, 2018

Considerando a estimativa de sexo em um esqueleto humano, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Os ossos da pelve são considerados os melhores marcadores biológicos para a estimativa de sexo.

( ) Zonas de inserção muscular óssea acentuadas são características femininas.

( ) O sulco pré-auricular é uma característica predominantemente feminina.

( ) Os ossos da pelve exibem características que permitem realizar a estimativa de sexo desde a infância.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q714504 | Antropologia, Analista, MPU, ESAF

A relação entre o indivíduo e a sociedade tem sido um tema recorrente na análise antropológica. Vários autores têm-se, concentrado nessa questão. Avalie as proposições abaixo sobre a contribuição de alguns antropólogos acerca dessa relação.

I. Lévi-Strauss mostrou as incompatibilidades entre a estrutura mental dos indivíduos e a estrutura da sociedade primitiva.

II. Mauss analisou a emergência da noção de pessoa e da concepção de si.

III. Dumont estudou a emergência da ideologia individualista e o surgimento do indivíduo como um valor.

IV. Benedict focalizou os padrões de cultura e relacionou- os a tipos psicológicos.

V. Evans-Pritchard revelou a incompatibilidade entre os interesses individuais e as demandas sociais entre os Nuer em sua análise dos processos de tomada de decisão.

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q714499 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Para Clifford Geertz, a cultura seria uma teia de significados e um conjunto de símbolos públicos. À antropologia caberia desvendar esses sistemas simbólicos por meio de exercícios interpretativos de construção etnográfica. Com base no pensamento de Clifford Geertz, julgue os itens a seguir.

A descrição densa é uma técnica de escrita utilizada para desvendar as estruturas inconscientes do pensamento humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q714537 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

Segundo Clifford Geertz, “nós somos animais incompletos e inacabados que nos completamos e acabamos através da cultura – não através da cultura em geral, mas através de formas altamente particulares de cultura: dobuana e javanesa, Hopi e italiana, de classe alta e classe baixa, acadêmica e comercial.” Para este antropólogo, a Antropologia Cultural define-se como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q714531 | Antropologia, Antropologia, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, relativos à abordagem antropológica sobre memória. A memória coletiva é um tipo de construção simbólica que empreende uma seleção e uma ressignificação de elementos da história de uma comunidade, sociedade ou segmento social.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q714795 | Antropologia, Indigenista Especializado, FUNAI, ESAF

Segundo a definição adotada pelo governo brasileiro, sociobiodiversidade é a relação entre bens e serviços gerados a partir de recursos naturais, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse de povos e comunidades tradicionais (incluindo indígenas) e de agricultores familiares. Nesse sentido, o Governo Federal tem implementado ações voltadas à promoção dos produtos da sociobiodiversidade na economia formal, visando as seguintes dimensões, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q714825 | Antropologia, Antropologia, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da antropologia cultural e temas correlatos, julgue os próximos itens. De acordo com Claude Lévi-Strauss, maior referência da antropologia estruturalista, o tabu do incesto pode ser considerado um fenômeno universal, existente em todas as culturas.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q714862 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

O modelo de trabalho de campo antropológico instituído por Malinowski buscou unir o conhecimento teórico especializado à experiência direta do “outro”. A monografia etnográfica, como forma de apresentação desse outro vivenciado em campo, tornou-se o produto por excelência da antropologia acadêmica moderna. A esse respeito, julgue os seguintes itens.

Malinowski advogava a cooperação entre antropólogos e missionários na realização do trabalho etnográfico devido ao grande conhecimento que os missionários tinham dos povos nativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q714788 | Antropologia, Analista em Relações Sociais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os parâmetros consagrados da antropologia social e cultural, ou etnologia, julgue os itens a seguir, a respeito das diferenças entre os homens e os animais.

Uma das maiores diferenças entre homens e animais relaciona-se à capacidade humana de simbolizar e, por meio da linguagem, acumular conhecimentos, que são passados de geração a geração.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q714869 | Antropologia, Antropologia, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Quanto à antropologia da religião, julgue os itens subsecutivos. De acordo com Émile Durkheim, as religiões existem para satisfazer a uma necessidade humana, e, apesar de serem passíveis de hierarquização (entre mais complexas ou simples), não é correto afirmar que existem religiões falsas.
  1. ✂️
  2. ✂️

56Q714679 | Antropologia, Analista, MPU, ESAF

Em todas as sociedades humanas a vida e a morte são momentos de grande efervescência social. Julgue as proposições que se seguem sobre o tratamento que a antropologia tem dado a este tema.

I. Pela sua universalidade, a vida e a morte são fenômenos de natureza puramente biológica, sem interesse em si para a análise antropológica.

II. Em termos sociais, o nascimento e a morte representam uma mudança de status. Por isso, em quase todas as sociedades conhecidas existem elaborados rituais para realizar essa passagem.

III. A raiz de todas as religiões humanas conhecidas está no mistério da vida e da morte.

IV. Nas sociedades africanas há a tendência a equiparar simbolicamente os ancestrais (mortos) aos anciãos (vivos).

Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q714650 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Para Clifford Geertz, a cultura seria uma teia de significados e um conjunto de símbolos públicos. À antropologia caberia desvendar esses sistemas simbólicos por meio de exercícios interpretativos de construção etnográfica. Com base no pensamento de Clifford Geertz, julgue os itens a seguir.

Segundo Geertz, a cultura, como sistema simbólico, é composta de diversos subsistemas que se relacionam, como os sistemas legais, religiosos, ideológicos e até mesmo o senso comum.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q714814 | Antropologia, Analista em Relações Sociais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os parâmetros consagrados da antropologia social e cultural, ou etnologia, julgue os itens a seguir, a respeito das diferenças entre os homens e os animais.

Um cachorro criado por uma gata não deixará de latir nem de buscar um membro de sua espécie para a reprodução. Já um bebê nascido na França e cujos pais e antepassados sejam franceses não balbuciará suas primeiras palavras em francês ou terá alguma memória da cultura francesa se, ao nascer, for imediatamente retirado do convívio com os pais para ser criado por um casal de chineses no interior da China.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q714897 | Antropologia, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre antropologia e direitos, julgue os itens a seguir.

Uma das características das práticas de discriminação no Brasil é a forma dissimulada como algumas delas ocorrem, o que dificulta sua identificação até mesmo para aqueles que a sofrem na pele.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q714926 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

A idéia de que a alteridade é um aspecto fundante da antropologia, sem a qual a disciplina não reconhece a si própria está presente em autores como Roberto da Mata e Marisa Peirano. Esta última desenvolve o argumento que a tendência da Antropologia no Brasil tem sido a de tomar o Brasil como caso etnográfico privilegiado. No artigo “Antropologia no Brasil” esta autora apresenta uma tipologia onde pretende abarcar os quatro movimentos principais da Antropologia no Brasil: a alteridade radical; o contato com a alteridade; a alteridade próxima; a alteridade mínima. Estes movimentos equivalem respectivamente a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.