Início

Questões de Concursos Antropologia

Resolva questões de Antropologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q194340 | Antropologia, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A antropologia urbana realizada atualmente no Brasil tem raízes em
autores pertencentes à Escola de Chicago, mas também dialoga com
trabalhos realizados no continente africano por autores da Escola de
Manchester. A esse respeito, julgue o item a seguir.

A ecologia humana foi uma proposta dos pesquisadores ligados ao Rhodes-Livingstone Institute para pensar processos de mudança social na Rodésia.

  1. ✂️
  2. ✂️

462Q195382 | Antropologia, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue.

Os estudos empíricos realizados pela Escola de Chicago sobre delinquência, prostituição e criminalidade tornaram-se referência na área e forneceram subsídio para o desenvolvimento da chamada patologia social.

  1. ✂️
  2. ✂️

463Q714638 | Antropologia, Analista Ambiental, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Considere uma sociedade que tenha somente dois grupos, os Silva e os Ferreira. Nessa sociedade, os filhos tomam o sobrenome da mãe e os casamentos são rigorosamente exogâmicos. Silvas e Ferreiras espalham-se por todo o país. Um dia, os chefes de duas cidades, Paraíso e Belo Monte, decidem estabelecer laços de cooperação entre elas e aprovam uma lei segundo a qual as pessoas de Paraíso só se casam com as de Belo Monte e vice-versa, mantendo ainda a exogamia que impede que Silva se case com Silva e Ferreira com Ferreira. Sabe-se que os sobrenomes transmitem-se pela linha materna, mas, pela nova lei, as mulheres vão viver na localidade do marido e ao sobrenome da prole é agregada uma designação de origem, esta transmitida pela linha paterna (Silva de Belo Monte, Silva de Paraíso, Ferreira de Belo Monte e Ferreira de Paraíso). Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Nessa sociedade, todo filho e filha de um filho de homem Silva é Silva.

  1. ✂️
  2. ✂️

465Q714946 | Antropologia, Analista em Relações Sociais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de antropólogos, escolas e perspectivas antropológicas, julgue os itens a seguir.

A R. Radcliffe-Brown apoiou-se em conceitos funcionalistas para desenvolver estudos que atestam a perspectiva de coerção social, como os atos mágicos que expressam valores sociais e coagem os crentes a se comportarem como devem.

  1. ✂️
  2. ✂️

467Q714708 | Antropologia, Indigenista Especializado, FUNAI, ESAF

Ainda são poucos os esforços de valorização do patrimônio cultural constituído pela diversidade linguística indígena do Brasil. Expressão disso são os pouquíssimos municípios que possuem uma ou mais línguas indígenas co-oficiais, além do Português. Entre estes municípios não está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q714533 | Antropologia, Analista Ambiental, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, acerca de características das sociedades indígenas brasileiras.

As interpretações que os povos indígenas elaboram sobre a natureza indicam que suas cosmologias não fazem uma separação radical entre o mundo natural e o mundo sobrenatural.

  1. ✂️
  2. ✂️

470Q714553 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

A antropologia urbana realizada atualmente no Brasil tem raízes em autores pertencentes à Escola de Chicago, mas também dialoga com trabalhos realizados no continente africano por autores da Escola de Manchester. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A ecologia humana foi uma proposta dos ao Rhodes-Livingstone Institute para pensar processos de mudança social na Rodésia.

  1. ✂️
  2. ✂️

471Q714547 | Antropologia, Técnico em Gestão Cultural, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um dos estudos pioneiros sobre o tema da migração campo-cidade é a obra Os parceiros do rio Bonito de Antônio Cândido (1974) que se constitui num estudo sobre o caipira de uma área do estado de São Paulo e as transformações de seus meios de vida, em decorrência de sua progressiva incorporação à esfera da economia capitalista. Eis uma citação da obra:

"... é claro que a formulação supõe três tipos ideais de caipira, movendo-se num espaço sócio-cultural homogêneo e optando livre e conscientemente. A realidade é diversa; e se podemos reter os três tipos básicos, é forçoso acentuar que a sua conduta não é livre e depende duma série de fatores. Assim, a proximidade dos centros urbanos, a sua penetração nas zonas rurais, o tipo de atividade econômica, a qualidade da terra, o sistema de trabalho e de propriedade são alguns elementos que, combinados de modo diverso, condicionam a reação adaptativa". (Cândido,1974:28)

O que está sendo discutido no texto acima é o (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

472Q714857 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da teoria da fila, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a teoria da fila, a produtividade é determinada pelo trabalhador e suas capacidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

473Q714613 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da teoria da fila, julgue os itens subsequentes.

A educação tem papel de destaque nos estudos fundamentados na teoria da fila, pois define a posição ocupada por um trabalhador em uma fila imaginária de pessoas em busca de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

474Q714618 | Antropologia, Analista Ambiental, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, acerca de características das sociedades indígenas brasileiras.

A hereditariedade é o atributo mais comumente utilizado pelos povos indígenas para a transmissão do poder. Assim, as chefias sempre passam de pai para filho. A peculiaridade do caso brasileiro está no fato de que o sistema político indígena sempre se baseia no princípio da ultimogenitura (a chefia passa para o filho mais novo do chefe).

  1. ✂️
  2. ✂️

475Q714673 | Antropologia, Analista, MPU, ESAF

Em todas as culturas humanas encontra-se uma interpretação sobre o meio em que seus membros vivem. Analise as afirmativas abaixo sobre o modo com que as sociedades indígenas brasileiras concebem a natureza.

I. As interpretações indígenas sobre o meio em que vivem sugerem a existência de uma rígida separação entre o mundo natural e o mundo sobrenatural.

II. Para muitas sociedades indígenas o território grupal está ligado a uma história cultural e assim é concebido. Por exemplo, entre os Cubeo a disposição dos grupos residenciais ao longo dos rios é concebida a partir de um modelo representado por uma gigantesca sucuri.

III. A natureza é concebida pelos povos indígenas como um santuário que deve ser protegido da ação exploradora do homem branco.

IV. Muitos povos indígenas entendem que o consumo de certas espécies vegetais permite a alguns especialistas viajar entre o mundo dos homens e do mundo dos espíritos.

Assinale a opção que indica apenas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q714864 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação aos movimentos sociais rurais, julgue os itens a seguir.

A sobrevivência dos territórios de quilombo deve-se, em parte, à estratégia de invisibilidade, tanto simbólica quanto social, empregada pelos grupos quilombolas.

  1. ✂️
  2. ✂️

478Q714885 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca de métodos e técnicas de pesquisa antropológica, julgue os itens seguintes.

A grande mobilidade espacial de parte cada vez maior das populações mundiais faz que seja necessário propor novas técnicas de pesquisa de campo, como a etnografia multisituada.

  1. ✂️
  2. ✂️

479Q714920 | Antropologia, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a patrimônio cultural material e imaterial.

O processo de modernização das cidades entre os séculos XIX e XX colaborou para tornar menos relevante a ideia de patrimônio cultural.

  1. ✂️
  2. ✂️

480Q714690 | Antropologia, Técnico em Gestão Cultural, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O conceito de estrutura tem sido largamente discutido por teóricos da antropologia moderna. Especificamente Radcliffe-Brown e Lévi-Strauss deram significativas contribuições, ao estudar tais conceitos em suas diferentes teorias. Para Radcliffe-Brown, o termo estrutura significa o conjunto das relações sociais produzidas em uma dada sociedade. Já para Levi-Strauss, o termo significa uma matriz ou modelo de investigação, criado pelo pesquisador, tendo como matéria-prima as relações sociais.

Com base nos conceitos dos dois autores acima citados, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.