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Questões de Concursos Antropologia

Resolva questões de Antropologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q714753 | Antropologia, Especialista em Meio Ambiente, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

A Constituição do Estado de São Paulo dispõe que no estabelecimento de diretrizes e normas relativas ao desenvolvimento urbano, o Estado e os Municípios assegurarão

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62Q196227 | Antropologia, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Os quilombos são casos de etnogênese que se consolidaram como grupos sociais com o estabelecimento de territórios autônomos no interior do Brasil colonial e a posterior definição desses territórios em momentos de ataques externos.

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63Q714955 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca da neutralidade científica e a postura contemporânea do antropólogo, assinale a alternativa correta.

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64Q714627 | Antropologia, Profissional de Nível Superior III, FUNAI, FUNRIO

A criação do Parque Nacional do Xingu em 1961, no governo do Presidente Jânio Quadros, foi fruto de uma luta iniciada ainda nos anos 1950 e da qual participaram Darcy Ribeiro e os irmãos Villas-Boas. Esta iniciativa foi importante para romper com a visão predominante desde o final do século XIX que consistia em afirmar que os índios eram
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65Q714935 | Antropologia, Analista Ambiental, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Quanto à questão racial no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Segundo Antônio Sérgio Guimarães, um estudioso da questão racial, o racismo brasileiro está inscrito em uma ordem estamental que pressupõe desigualdade de tratamento, mesmo quando prevalece, no plano da doutrina, o princípio da igualdade.

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66Q714625 | Antropologia, Antropologia, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Quanto à antropologia da religião, julgue os itens subsecutivos. De acordo com Claude Lévi-Strauss, a eficácia de certas práticas mágicas implica a crença na magia, caracterizada por três aspectos complementares: 1 – a crença do feiticeiro na eficácia de suas técnicas; 2 – a crença do doente no poder do feiticeiro que o cura; 3 – a confiança e as exigências da opinião coletiva.
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67Q714543 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Para Clifford Geertz, a cultura seria uma teia de significados e um conjunto de símbolos públicos. À antropologia caberia desvendar esses sistemas simbólicos por meio de exercícios interpretativos de construção etnográfica. Com base no pensamento de Clifford Geertz, julgue os itens a seguir.

A afirmação de que a escrita etnográfica é uma ficção reflete um profundo questionamento de Geertz acerca da viabilidade da própria antropologia.

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68Q714762 | Antropologia, Antropologia, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca das antropologias do mundo, julgue os itens subsequentes. As várias temáticas tratadas pelos antropólogos, independentemente de seu continente de origem, estão inseridas em dinâmicas sociais, culturais e políticas que se desdobram em contextos historicamente estruturados, de diferentes maneiras, por relações de poder variáveis.
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69Q714775 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

O modelo de trabalho de campo antropológico instituído por Malinowski buscou unir o conhecimento teórico especializado à experiência direta do “outro”. A monografia etnográfica, como forma de apresentação desse outro vivenciado em campo, tornou-se o produto por excelência da antropologia acadêmica moderna. A esse respeito, julgue os seguintes itens.

Um dos pontos importantes das diretrizes traçadas por Malinowski é que o antropólogo aprenda a língua nativa dos povos estudados.

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70Q714933 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da perspectiva dos estruturais-funcionalistas acerca do direito primitivo, julgue os próximos itens.

Segundo a teoria do evolucionismo cultural, os costumes dos selvagens seriam produto de uma lei firme e de uma tradição rigorosa.

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71Q714518 | Antropologia, Profissional de Nível Superior III, FUNAI, FUNRIO

A ação eficiente de antropólogos na identificação de terras indígenas
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73Q195443 | Antropologia, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do estruturalismo, julgue o seguinte item.

A distinção entre sincronia e diacronia tornou-se obsoleta a partir do estruturalismo de Lévi-Strauss.

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74Q714882 | Antropologia, Antropologia, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue os itens subsequentes. As sociedades indígenas brasileiras caracterizavam-se pelo equilíbrio social, pela estabilidade histórica e pela tendência ao isolamento, o que foi modificado pela sucessão de contatos interculturais e intersocietários derivados dos processos de colonização.
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75Q714982 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A antropologia comprometida, praticada na década de 70 do século passado por um grupo de antropólogos latinoamericanos, defendia os interesses de que tipo de população?

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76Q714524 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Nos anos 80 do século passado, Roberto DaMatta, em um artigo que se tornou famoso – A fábula das três raças –, utilizando-se fartamente do estruturalismo e das categorias de Dumont, procura explicar "o racismo à brasileira" como uma construção cultural ímpar e específica. Acerca dessa teoria, julgue os itens subsequentes.

I A teoria, no dizer de Roberto DaMatta, substitue, no Brasil, a noção de indivíduo, para recriar, em pleno reino formal da cidadania, a hierarquia racial, ameaçada com o fim da escravatura e da sociedade de castas.

II A proposta teórica de Roberto DaMatta é clara: o Brasil não é uma sociedade igualitária de feição clássica, pois convive bem com hierarquias sociais e privilégios, é entrecortada por dois padrões ideológicos, ainda que não seja exatamente uma sociedade hierárquica de tipo indiano.

III Aqueles que tentam analisar a sociedade brasileira segundo os mesmos moldes teóricos das sociedades modernas e individualistas do Ocidente, desenvolveram um sistema teórico que deu conta do modo preciso em que se articulam os diversos elementos ou aspectos do racismo.

IV Os marxistas, ao tratar a "democracia racial" como uma "superestrutura", acabaram por reforçar a ideia de mito, transformando-a em construto supraconjuntural, própria a uma formação social, muito próxima dos processos de longa duração.

V A democracia racial não é nem mais nem menos duradoura que o "racismo científico".

A quantidade de itens certos é igual a

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77Q199446 | Antropologia, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Grande parte das preocupações teóricas contemporâneas da
antropologia diz respeito à possibilidade de superar dicotomias e
binarismos postulados pela antropologia clássica. Nesse contexto,
julgue o seguinte item.

Marshall Sahlins, com seu conceito de estrutura da conjuntura, propõe um tipo de análise que articule sincronia e diacronia, estrutura e evento.

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78Q199716 | Antropologia, Teorias de contato interétnico, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto a teorias de contato interétnico, julgue o item a seguir.

Os estudos de fricções interétnicas interessam-se pelo exame da vida política interna de grupos indígenas quanto às relações de contato com os brancos.

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79Q714566 | Antropologia, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

A antropologia clássica consolidou-se, inicialmente, como o estudo de grupos humanos considerados primitivos, selvagens ou tradicionais. Julgue os itens seguintes tendo em vista o estabelecimento da antropologia social ou cultural.

Durkheim e seus seguidores consideravam que os primitivos viviam em sociedades que se organizavam de acordo com uma solidariedade orgânica, com elevada especialização de papéis sociais.

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80Q714660 | Antropologia, Antropologia Forense Antropoligia Jurídica, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito às perícias realizadas pelo antropólogo e aos laudos correspondentes, julgue os próximos itens. No âmbito do Poder Judiciário, embora a perícia antropológica possa revelar conflitos sociais derivados da não aplicação de direitos socialmente diferenciados, o laudo dela resultante não caracteriza uma prova processual, podendo o juiz, inclusive, rejeitá-lo.
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