Início

Questões de Concursos Antropologia

Resolva questões de Antropologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q714595 | Antropologia, Analista, MPU, ESAF

As relações entre povos com culturas diferentes são orientadas pelas idéias que uns constroem sobre os outros. Os livros didáticos são uma fonte importante para se compreender o imaginário construído sobre outros povos. Julgue as proposições abaixo sobre as idéias que a sociedade nacional elaborou sobre os povos indígenas nos livros didáticos.

I. As diferenças étnicas são reconhecidas e valorizadas como importantes para a constituição da sociedade amazônica, mas não da nacionalidade brasileira.

II. Os livros didáticos reconhecem a existência de uma diversidade étnica no País (em especial ressaltam a presença de várias sociedades indígenas), mas quase sempre as enfoca no passado.

III. Os livros didáticos trazem um conjunto de informações redundantes sobre os povos indígenas: fazem canoas, andam nus, comem mandioca. Com isso operam com a noção de "índio genérico", ignorando a diversidade que sempre existiu entre as sociedades indígenas.

 IV. Os manuais de história do Brasil tratam do índio durante o período colonial. Notam que os índios foram inicialmente usados como mão-de-obra escrava, mas logo revelaram sua índole preguiçosa, de gente não-afeita ao trabalho.

V. Em muitos manuais didáticos observa-se uma imagem contraditória do índio. Ora ele é o bom selvagem que precisa ser civilizado, ora é o mau selvagem que precisa ser mantido como está, em isolamento.

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q714616 | Antropologia, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem acerca da antropologia pós-moderna.

Os conceitos de transnacionalismo e de globalização são sinônimos.

  1. ✂️
  2. ✂️

623Q714931 | Antropologia, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao dom, à troca e à reciprocidade, julgue os próximos itens.

O conceito de fato social total elaborado por Mauss corresponde à aplicação do conceito de totalidade desenvolvido por Durkheim, em “As formas elementares da vida religiosa”, aos dados etnográficos apresentados por Malinowski em os Argonautas.

  1. ✂️
  2. ✂️

624Q714495 | Antropologia, Analista Ambiental, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca do campo da antropologia política.

A indistinção entre o domínio político e o domínio doméstico e, com isso, a impossibilidade teórica de uma antropologia política constituíram um argumento defendido vigorosamente em toda obra de Fortes.

  1. ✂️
  2. ✂️

626Q714448 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

A antropóloga Dominique Gallois estabelece uma distinção entre o conceito jurídico de Terra Indígena e a compreensão antropológica da territorialidade concebida e praticada por diferentes grupos indígenas. Um de seus argumentos inspira-se em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q714573 | Antropologia, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

As teorias modernas da cultura

propõem, sob influência dos estudos da comunicação, uma equiparação entre a linguagem dos animais e a linguagem humana, estabelecendo uma continuidade entre a natureza e a cultura.

  1. ✂️
  2. ✂️

628Q714781 | Antropologia, Analista Ambiental, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca do campo da antropologia política.

A coletânea organizada por Fortes e Evans-Pritchard chamada Sistemas Políticos Africanos representa um marco da antropologia política porque seus autores propuseram pela primeira vez uma abordagem hermenêutica para o estudo dos sistemas políticos africanos.

  1. ✂️
  2. ✂️

629Q714440 | Antropologia, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Com base nas concepções do estruturalismo, julgue os itens seguintes.

O estruturalismo pode ser considerado um kantismo sem sujeito transcendental que procura, na observação empírica, os entendimentos coletivos, visíveis a partir dos sistemas concretos de representação.

  1. ✂️
  2. ✂️

630Q714704 | Antropologia, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes com relação às antropologias do mundo.

A vertente denominada antropologias do mundo objetiva a reconceitualização das relações entre as comunidades antropológicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

631Q714674 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Quanto a teorias de contato interétnico, julgue os itens a seguir.

Segundo a teoria de fricção interétnica, as relações entre sociedade envolvente e sociedades tribais não são, necessariamente, relações de oposição histórica e estrutural.

  1. ✂️
  2. ✂️

632Q714695 | Antropologia, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens conseguintes, referentes à teoria da fila.

Consoante a teoria da fila, as pessoas mais facilmente treináveis situam-se nas últimas posições da fila e, por isso, obtêm piores remunerações.

  1. ✂️
  2. ✂️

633Q714486 | Antropologia, Analista, MPU, ESAF

Assinale a opção que representa a perspectiva dos ecologistas culturais da antropologia norte-americana sobre a relação entre a cultura e o meio ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q937462 | Antropologia, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

A atividade de trançar cabelos tornou-se um trabalho para muitas mulheres e homens negros na sociedade brasileira. No Rio de Janeiro, encontramos trabalhadoras e trabalhadores cultivando uma arte que não começou nos territórios de diáspora africana. Penteados complexos eram marcas civilizatórias de várias sociedades africanas. Trançar cabelos e enfeitá-los com adornos — tais como: conchas, búzios e miçangas, que entre seus muitos significados representam prosperidade — é uma ação muito antiga.

SANTOS, L. B. Mapeamento de trancistas afro do estado do Rio de Janeiro. Disponível em: www.geledes.org.br. Acesso em: 5 out. 2021 (adaptado).

O texto destaca que a atividade de trançar os cabelos no Brasil é uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q937245 | Antropologia, PPL, ENEM, INEP, 2023

Na medida em que as pesquisas dos africanistas avançaram, muitos mitos caíram por terra. Está mais do que provada a existência de documentação e vestígios arqueológicos dos mais variados, além da importância da oralidade na recuperação da memória dos reinos, das linhagens, dos fundadores das nações africanas. Com efeito, aquelas foram sociedades eminentemente orais, nas quais os dados históricos ocupam uma posição muito mais importante do que consideramos em nossa própria cultura e sociedade.


MACEDO, J. R. Antigas civilizações africanas: historiografia e evidências documentais. In: MACEDO, J. R. (Org.). Desvendando a história da África. Porto Alegre: UFRGS, 2008 (adaptado).


Com vista ao conhecimento da história das civilizações africanas, o texto corrobora a importância de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q1007939 | Antropologia, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025

“Antônio Bispo dos Santos (1959-2023) nasceu no Vale do Rio Berlengas (Piauí) e foi formado pelos ensinamentos de mestras e mestres de ofício do quilombo Saco-Curtume, no município de São João do Piauí; completou o ensino fundamental, tornando-se o primeiro de sua família a ter acesso à alfabetização. Nego Bispo, como também é conhecido, é uma liderança quilombola cuja militância está ancorada ao conceito de ‘contra-colonização’, o qual postula uma relação entre regimes sociopolíticos e cosmológicos.” (Adaptado de https://ea.fflch.usp.br/autor/antonio-bispo-dossantos) Por contracolonização, Nego Bispo compreende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q1007942 | Antropologia, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025

O campo da antropologia pericial envolve uma responsabilidade na afirmação de direitos socioculturais. Por esse motivo, a credibilidade da perícia antropológica na emissão de laudos pressupõe a observância de fundamentos éticos. Analise os princípios éticos da pesquisa antropológica aplicados ao campo pericial listados a seguir.

I. O conhecimento antropológico deve estar embasado em pesquisa empírica.

II. O sujeito pesquisado deve ser respeitado, ou seja, suas informações não podem ser descontextualizadas ou adulteradas expondo-o a riscos, e ele deve ter acesso ao conhecimento e à avaliação dos resultados da pesquisa.

III. O antropólogo tem um compromisso com a sociedade; logo, o resultado do seu trabalho deve ser aberto e transparente. (Adaptado de AMORIM, Elaine et al. “A ética na pesquisa antropológica no campo pericial”, 2009)

A respeito da fundamentação ética do trabalho pericial, está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q1028203 | Antropologia, Antropologia Social Família, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025

Em A Sociedade contra o Estado (1974), o filósofo e etnólogo Pierre Clastres lançou as bases para uma nova antropologia política: “Os povos sem escrita não são menos adultos que as sociedades letradas. Sua história é tão profunda quanto a nossa e, a não ser por racismo, não há por que julgá-los incapazes de refletir sobre a sua própria experiência e de dar a seus problemas as soluções apropriadas. É exatamente por isso que não nos poderíamos contentar em enunciar que nas sociedades onde não se observa a relação de comando-obediência (isto é, nas sociedades sem poder político), a vida do grupo como projeto coletivo se mantém através do controle social imediato, imediatamente qualificado de apolítico. O que precisamente se entende por isso? Qual é o referente político que permite, por oposição, falar de apolítico?” (Adaptado de CLASTRES, P. A Sociedade contra o Estado: pesquisas de antropologia política. Rio de Janeiro: F. Alves, 1978, p. 16). Com base no trecho, é correto afirmar que a antropologia política defendida por Pierre Clastres:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q1062811 | Antropologia, Antropologia Jurídica, Antropologia, TJ MS, FGV, 2024

A Resolução CNJ Nº 287, publicada em 2019, estabelece procedimentos para o tratamento das pessoas indígenas acusadas, rés, condenadas ou privadas de liberdade, e dá diretrizes para assegurar os direitos dessa população no âmbito criminal do Poder Judiciário. Nesse texto lemos o seguinte trecho:

“Art. 7º A responsabilização de pessoas indígenas deverá considerar os mecanismos próprios da comunidade indígena a que pertença a pessoa acusada, mediante consulta prévia.

Parágrafo único. A autoridade judicial poderá adotar ou homologar práticas de resolução de conflitos e de responsabilização em conformidade com costumes e normas da própria comunidade indígena, nos termos do Art. 57 da Lei nº 6.001/73 (Estatuto do Índio).”

O artigo citado está em consonância com o seguinte tema amplamente debatido no campo das relações entre antropologia e direito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.