Início

Questões de Concursos Antropologia

Resolva questões de Antropologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q714505 | Antropologia, Analista em Relações Sociais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A respeito do sagrado e do profano, julgue os itens a seguir.

Para Lucien Lévy-Bruhl, as noções de sagrado e profano não são fixas no espaço nem no tempo. A passagem de um estado para outro, que sempre inclui um estágio intermediário, ocorre por meio do deslocamento do sujeito de uma situação profana para uma situação sagrada ou viceversa.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q194389 | Antropologia, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da antropologia na sociedade multirracional brasileira, julgue o item subsequente.

O chamado triângulo racial da sociedade brasileira impede uma visão histórica e social adequada da formação dessa sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q714870 | Antropologia, Analista em Relações Sociais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os parâmetros consagrados da antropologia social e cultural, ou etnologia, julgue os itens a seguir, a respeito das diferenças entre os homens e os animais.

Hoje em dia, pode-se rejeitar o evolucionismo social, mas não se deve esquecer ter sido essa a perspectiva que fundiu o nós e o outros em uma só espécie.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q714806 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Os estudos de comunidade realizados no Brasil dialogam fortemente com autores da Escola de Chicago. Tais estudos concentram-se em populações de origem étnica diferenciada em grandes cidades ou em regiões rurais com práticas culturais consideradas tradicionais. Acerca dos estudos de comunidade, julgue os itens subsequentes.

Há estudos que apontam diferenças de valores entre segmentos e extratos sociais em meio urbano; esses estudos mostram que os membros das camadas médias teriam menor adesão aos valores individualistas que os membros das elites ou das classes populares.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q714497 | Antropologia, Analista Ambiental, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

O estudo dos mitos e dos rituais é uma parte importante do que se convencionou chamar de antropologia simbólica. Julgue os itens subseqüentes, referentes à abordagem antropológica dos mitos e rituais.

Max Gluckman dá grande relevo à análise antropológica dos mitos e relega o estudo dos rituais a um segundo plano.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q198061 | Antropologia, Teorias de contato interétnico, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto a teorias de contato interétnico, julgue o item a seguir.

Segundo a teoria de fricção interétnica, as relações entre sociedade envolvente e sociedades tribais não são, necessariamente, relações de oposição histórica e estrutural.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q714666 | Antropologia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

Povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais são categorias muito presentes hoje nos discursos de antropólogos, biólogos, engenheiros florestais e de outros profissionais da área socioambiental. A categoria “populações tradicionais” abrange um grupo social muito amplo e que vem ganhando cada vez mais expressão em políticas públicas de conservação ambiental, incluindo seringueiros, castanheiros, babaçueiros, caiçaras, pescadores artesanais. Entretanto, há um aspecto importante que distingue esta categoria das categorias de quilombolas e povos indígenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q714891 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Na antropologia brasileira, é clássica a comparação entre os contextos de discriminação racial existentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), expressos pelas categorias preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Acerca dessa distinção, julgue os itens a seguir.

Enquanto nos EUA o preconceito racial é considerado manifesto e irrefutável, no Brasil, a própria existência desse tipo de preconceito é motivo de debate.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q714496 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Os estudos de comunidade realizados no Brasil dialogam fortemente com autores da Escola de Chicago. Tais estudos concentram-se em populações de origem étnica diferenciada em grandes cidades ou em regiões rurais com práticas culturais consideradas tradicionais. Acerca dos estudos de comunidade, julgue os itens subsequentes.

A antropologia urbana feita no Brasil produziu um extenso corpo de pesquisas a respeito de migrantes, grupos étnicos e populações de baixa renda residentes em favelas, mas também se preocupou com valores e estilos de vida de diferentes segmentos das camadas médias urbanas.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q195183 | Antropologia, Teorias de contato interétnico, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto a teorias de contato interétnico, julgue o item a seguir.

A situação de contato interétnico pode ser caracterizada pela intercomunicação entre campos semânticos semelhantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q714754 | Antropologia, Técnico em Gestão Cultural, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A organização social em que a linha de parentesco, ou descendência, e a transmissão de poder são feitas pela linha materna é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q198429 | Antropologia, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue.

Considerando as dificuldades de aplicação da metodologia etnográfica aos contextos urbanos, as contribuições da antropologia para os estudos da realidade urbana são limitadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q714745 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Para Clifford Geertz, a cultura seria uma teia de significados e um conjunto de símbolos públicos. À antropologia caberia desvendar esses sistemas simbólicos por meio de exercícios interpretativos de construção etnográfica. Com base no pensamento de Clifford Geertz, julgue os itens a seguir.

Ao equiparar a cultura a um texto a ser interpretado, Geertz abre caminho para o diálogo, posteriormente empreendido pelos pós-modernos, entre a antropologia e a crítica literária.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q714664 | Antropologia, Indigenista Especializado, FUNAI, ESAF

Na linguagem comum, confunde-se ?trabalho de campo? com etnografia. A rigor, trabalho de campo não é invenção da Antropologia nem muito menos monopólio dela. Já a etnografia - ou o método etnográfico - e a observação participante são abordagens próprias da Antropologia, que emergem e se consolidam ao longo do século XX. Se entendemos um método como uma forma de nos aproximarmos da realidade que nos propomos a estudar e entender, reconhecemos os seguintes elementos constitutivos da etnografia e da observação participante, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q714519 | Antropologia, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO

Em dezembro de 2002, foi conferido o titulo de Patrimônio Cultural do Brasil à arte kusiwa – pintura corporal e arte gráfica wajãpi –, o primeiro bem cultural indígena registrado no Livro dos Saberes do patrimônio imaterial. De acordo com o Decreto 3551 de 4 de agosto de 2000 que institui o registro de bens culturais de natureza imaterial que constituem o patrimônio cultural brasileiro, a arte kusiwa mereceu esta distinção por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q714436 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

Adam Kuper em seu ensaio “Cultura, Diferença, Identidade” chama a atenção para o surgimento, nas décadas de 1980 e 1990, no contexto dos Estados Unidos, de uma teoria popular da cultura”. Kuper assinala que “os antropólogos contemporâneos estão apreensivos com o essencialismo implícito nessa teoria popular da cultura”. Segundo esta teoria, “uma pessoa tem uma identidade essencial, que deriva do caráter essencial da coletividade à qual pertence”. No entendimento dos antropólogos contemporâneos, os conceitos de cultura e identidade são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q714510 | Antropologia, Técnico em Gestão Cultural, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A antropologia estrutural, buscando melhor perceber as estruturas mentais inconscientes básicas das sociedades, classifica as culturas em quentes e frias. Considerando a intrinsidade das sociedades e culturas humanas, é correto afirmar que as sociedades de cultura fria seriam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.