Início

Questões de Concursos Arqueologia

Resolva questões de Arqueologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q198738 | Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere que o Ministério Público Federal (MPF) tenha recebido denúncia acerca de execução, por uma agência do governo, de grande projeto de desenvolvimento sem pesquisa arqueológica prévia. Diante dessa situação hipotética, o MPF pode

acionar o órgão gestor para embargar as obras do projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q715046 | Arqueologia, Analista, MPU, FCC

Sobre as correntes teóricas da arqueologia pode-se afirmar que:

I. O modelo histórico-cultural parte do pressuposto que a cultura é homogênea e que as tradições passam de geração para geração; seu principal expoente foi Bruce G. Trigger.

II. A Arqueologia processual desponta nos anos 1960, com o lema a arqueologia é antropologia ou não é nada; um de seus grandes expoentes é Lewis Binford.

III. A Arqueologia pós-processual introduziu a dimensão política neste campo de conhecimento; dentre seus expoentes se destacam Michael Shanks e Christopher Tilley.

IV. Ian Hodder ressaltou que há uma dimensão simbólica na cultura que não pode ser ignorada pela Arqueologia; isto é um dos elementos do pósprocessualismo.

V. A Arqueologia social latino-americana é herdeira da vertente processual, bem aplicada à reconstrução das grandes civilizações pré-colombianas.

Estão corretas APENAS as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q715049 | Arqueologia, Analista de Arqueologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Considerando a história e a teoria da arqueologia, julgue os itens que se seguem.

As ações ligadas à concepção histórico-culturalista da década de 1980 caracterizaram-se pela aplicação de conhecimentos etnográficos à interpretação arqueológica e pelo envolvimento da arqueologia e dos arqueólogos no contexto político.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q715106 | Arqueologia, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG

Na qualidade de ciência social, a arqueologia tem por objetivo(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q199611 | Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os seguintes subsequentes, acerca da arqueologia histórica.

Engajada e pública, a arqueologia histórica brasileira tem como um de seus objetivos garantir a visibilidade, os direitos e o campo de atuação social dos excluídos das narrativas dominantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q715168 | Arqueologia, Analista, MPU, ESAF

Indique qual das seqüências abaixo melhor caracteriza o planejamento ideal de uma atividade de campo de caráter regional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q715286 | Arqueologia, Arqueólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

No que se refere à análise de materiais, julgue os itens que se seguem.

A cartografia, a fotogrametria digital, o sensoriamento remoto e a geoestatística são ferramentas empregadas para a obtenção de dados para análise na área de arqueologia da paisagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q715292 | Arqueologia, Nível I, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

A gestão documental trata de um dos ativos mais importantes de uma organização, pois, além de manter o conhecimento produzido na instituição, ainda tem a responsabilidade de guardar e proteger os documentos de arquivo. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

O termo recolhimento é utilizado quando documentos são destinados ao arquivo intermediário. Uma das grandes vantagens desse processo é a otimização de espaço nos órgãos públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

109Q195813 | Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere que o Ministério Público Federal (MPF) tenha recebido denúncia acerca de execução, por uma agência do governo, de grande projeto de desenvolvimento sem pesquisa arqueológica prévia. Diante dessa situação hipotética, o MPF pode

exigir uma troca compensatória pelo descumprimento da legislação.

  1. ✂️
  2. ✂️

110Q198946 | Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que concerne a arqueologia, civilizações clássicas e epigrafia romana, julgue os seguintes itens.

Os monumentos epigráficos romanos, abundantes e conservados, representam um dos marcos da transição da préhistória à história. Essas inscrições foram sistematizadas em oito tipos principais: religioso, jurídicas, públicas, históricas, honoríficas, funerárias, profanas e menores.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q200000 | Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere que o Ministério Público Federal (MPF) tenha recebido denúncia acerca de execução, por uma agência do governo, de grande projeto de desenvolvimento sem pesquisa arqueológica prévia. Diante dessa situação hipotética, o MPF pode

enviar peritos para circunstanciar o fato.

  1. ✂️
  2. ✂️

112Q197428 | Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de metodologia de campo em arqueologia, julgue os itens subsequentes.

Atualmente, a pesquisa de resolução de problemas é mais valorizada que os projetos exploratórios. Estes, entretanto, são fundamentais em países continentais como o Brasil, que possui grandes extensões desconhecidas e com alto índice de destruição.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q715247 | Arqueologia, Analista de Arqueologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Em relação a história e arqueologia moderna, julgue os itens seguintes.

O valor do sítio histórico Palmares para as políticas afirmativas levou à realização de obras que estimularam as pesquisas arqueológicas no local, o que resultou na proteção de vestígios e sítios arqueológicos e contribuiu para a construção de conhecimento histórico a respeito da vida no Quilombo dos Palmares.

  1. ✂️
  2. ✂️

114Q715291 | Arqueologia, Analista, MPU, FCC

Instruções: Para responder às questões de números 66 a 70, considere as informações a seguir.

Considere um projeto de restauro e requalificação de uso de sítio de valor histórico-arquitetônico, tombado pelos três níveis dos sistema federativo, integrado por edificação da virada dos séculos XIX e XX e seu entorno de ambientação. O projeto, liderado por arquiteto especialista em restauro de bens patrimoniais, contempla vários interesses e áreas de conhecimento que congregam vários especialistas.

Entendidas como "arqueologia da fonte direta", as técnicas arqueológicas podem ser invasivas, quando desmontam as estruturas arqueológicas, e não invasivas ou pouco invasivas, quando não desarticulam as estruturas arqueológicas. No caso em tela, seriam viáveis as seguintes técnicas arqueológicas: limpeza do terreno e levantamento planialtimétrico; execução de sondagens, trincheiras e decapagens; levantamento métrico-arquitetônico; observações espontâneas, proporcionadas pelo desfolhamento da pintura, desprendimento do revestimento, fissura e trincas; prospecção parietal (sondagens na argamassa de revestimento, calas exploratórias na pintura).

Considerando essas técnicas, pode-se afirmar que:

I. A limpeza do terreno e o levantamento planialtimétrico, técnicas essencialmente invasivas, aplicam-se à cota zero.

II. O levantamento métrico-arquitetônico e as observações espontâneas são técnicas típicas de cota positiva e não invasivas.

III. A prospecção parietal é uma técnica comum a historiadores, arquitetos e arqueólogos.

IV. Sondagens, trincheiras e decapagens são técnicas típicas de ambiente de cota negativa.

V. É da alçada do arqueólogo apenas a execução de sondagens, trincheiras e decap agens.

Estão corretas APENAS as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q195911 | Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito do registro arquitetônico, julgue os seguintes itens.

No que se refere a metodologia, em casos em que não há registro arquitetônico previamente elaborado, é válido o resgate de informações por meio de iconografia, pesquisas documentais e entrevistas.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q715143 | Arqueologia, Analista de Arqueologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Em relação a museologia arqueológica, cartografia e topografia, julgue os itens seguintes.

A poligonação é um procedimento obrigatório para os arqueólogos, na realização de levantamento planialtimétrico, especialmente no que se refere à delimitação das áreas de sítios, de locais de abastecimento e acesso e de parques e mapeamentos em geral.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q715259 | Arqueologia, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG

A Teoria de Médio Alcance, elaborada por Lewis Binford em 1981, teve um grande impacto na arqueologia.

Em que consiste essa teoria?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q715056 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, IADES

Assinale a alternativa que apresenta o nome do sítio arqueológico, estudado por diferentes autores desde o século 19, onde se identificaram algumas das cerâmicas mais antigas do continente americano, com cerca de sete mil anos de idade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q715060 | Arqueologia, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG

A arqueologia pós-processual emergiu nos anos 80 do século XX.

Em relação a essa corrente teórica, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q715112 | Arqueologia, Técnico de Laboratório, UFVJM MG, FUNDEP UFMG

Em uma escavação arqueológica, é fundamental a definição de um datum, também denominado ponto-zero. Em que consiste o datum?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.