Questões de Concursos Arqueologia

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41Q46983 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Como postula Cornelius Holtorf (2007), existem três modelos gerais que caracterizam a atuação dos arqueólogos dentro do campo da Arqueologia Pública:
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42Q46984 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Para Quetzil E. Castañeda (2008), podem ser considerados três modos distintos de articulação entre a Etnografia e a Arqueologia, a saber:
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43Q46985 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Um dos passos mais importantes para a compreensão da antiguidade da humanidade foi a descoberta, pelos geólogos, do princípio da estratigrafia: que os níveis ou estratos se dispõem um acima do outro, como consequência de processos que continuam atuando até o presente. Desse modo,
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44Q46986 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

O trabalho “Cacos e mais cacos de vidro: o que fazer com eles?”, de Paulo Zanettini e Paulo Bava de Camargo (2005), traz uma ampla revisão acerca das características do vidro, suas tecnologias de produção, a história do vidro no Brasil e os métodos de datação, colocando-se como importante contribuição para o estudo dos artefatos vítreos recuperados nos sítios arqueológicos históricos no país. De acordo com os autores, as tecnologias de produção do vidro podem ser classificadas em:
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45Q46987 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Os processos relativos à retenção dos artefatos no contexto sistêmico por meio do reuso devem ser considerados como geradores da variabilidade artefatual. Podem ser citadas as seguintes categorias de reuso, associadas à história de vida do artefato:
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46Q46988 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

No estudo do Estilo Tecnológico podem ser destacadas a Teoria da Troca de Informação e a Teoria da Interação Social, que são assim explicadas:
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47Q46989 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, em seu texto “Identidade Cultural e Arqueologia” (1987), defende que a preservação do patrimônio arqueológico como contribuição à formulação ou reforço de uma identidade cultural não tem autonomia ou natureza própria, uma vez que conflui para questões gerais como os conceitos de identidade e memória. Dessa forma, as ações educativas que envolvem o patrimônio arqueológico poderiam
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48Q46990 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

A Instrução Normativa n. 01, de 25 de março de 2015, estabelece que o Projeto Integrado de Educação Patrimonial será desenvolvido:
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49Q46991 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

“As formas classificadas como vaso de bojo duplo devem ter uso relacionado às funções sociais, comprovado pela presença de ocre no interior de uma das peças; as tigelas, do tipo simples, seriam destinadas a fins utilitáriosdomésticos” (ANDREATTA, 1982: 94, grifo da autora). Nesse trecho, Margarida Davina Andreatta descreve algumas características do material cerâmico escavado no sítio Bonsucesso, trabalhado no âmbito do Projeto Anhanguera de Arqueologia de Goiás. Considerando o enquadramento teórico-metodológico desse projeto, é possível afirmar que a autora, ao identificar
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50Q46992 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Muitos autores ressaltam que, no Brasil, a Arqueologia não consta das prioridades nem do governo, nem das comunidades em geral. Essa falta de interesse estaria ligada
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51Q46993 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

“Acreditamos que o conceito de Educação Patrimonial deva servir como sinal que nos obriga a questionar o papel da educação na constituição do patrimônio, o papel do patrimônio no processo educativo e a função de ambos na dinâmica social que articula a lembrança e o esquecimento”. Esse trecho, extraído de um texto de Flávio Leonel Abreu da Silveira e Márcia Bezerra (2007), evidencia que a Educação Patrimonial:
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52Q46994 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Mariana Neumann (2008), dialogando com as ideias de Bruno Latour e com autores da denominada Arqueologia Simétrica, defende que, fundamentada na Antropologia Simétrica e na Ecologia Política, a teoria arqueológica pode, enfim, atingir a almejada simetria entre o material e o social, a partir de uma
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53Q46995 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Irmhild Wust, em sua dissertação de mestrado, intitulada “Aspectos da ocupação pré-colonial em uma área do Mato Grosso de Goiás – tentativa de análise espacial” (WUST, 1983), procurou construir
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54Q46996 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Além dos artefatos, a Arqueologia estuda ecofatos e biofatos, que são:
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55Q46997 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

A Arqueologia é:
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56Q46998 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

De acordo com Fabíola Andréa Silva (2009),
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57Q46999 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

As diferentes teorias da Arqueologia mostram que:
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58Q47000 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

A faiança fina:
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59Q47001 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

“Em vista do caráter destrutivo da pesquisa arqueológica, tudo que resta dos sítios escavados é a cultura material recolhida às instituições de pesquisa e a documentação produzida no seu transcurso, o que exige que se dispense a ambas o mesmo cuidado dispensado aos sítios.” (LIMA, 2007). Neste sentido, os bens arqueológicos recolhidos a museus estão submetidos a acautelamentos especiais porque
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60Q47002 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

No que diz respeito à História e à Arqueologia do mundo antigo, pode-se afirmar o seguinte:
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