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Questões de Concursos Arqueologia

Resolva questões de Arqueologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q46818 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Sobre a restituição de bens culturais furtados, é incorreto afirmar que
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42Q715268 | Arqueologia, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Segundo Johnni Langer (2000) “a Arqueologia é uma das ciências mais populares no imaginário ocidental”, presente na literatura, mídia e arte, devido à sua ligação com aventuras e grandes descobertas. Em suma, ela é um sistema de conhecimento, com ideias, símbolos, imagens e mitos sobre a cultura material e a história. Todo sistema de objetos é também um sistema de sinais simbolicamente interpretados e produtos da imaginação e contexto da época. Essa “história mítica é o suporte para a identificação coletivizante na consciência das pessoas, na maioria das nações” (Castoriades, 1982:179).

Tendo o texto acima como referência incial, julgue os itens que se seguem, acerca de arqueologia econômica, social, cognitiva, simbólica e ambiental.

O processo de domesticação de plantas, seja por difusão seja por invenção independente das questões da origem, transformou a vida dos caçadores coletores, pois possibilitou que, na maioria dos lugares, os grupos pudessem se fixar à terra, especializar suas atividades, aumentar a cultura material em uso e aprimorar as estruturas de suas habitações, alguns evoluindo para níveis de civilização.

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43Q46824 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Considerando a necessidade de regulamentar os pedidos de permissão e autorização e a comunicação prévia quando do desenvolvimento de pesquisas de campo e escavações arqueológicas no País, a fim de que se resguardem os objetos de valor científico e cultural localizado nas pesquisas, a Portaria do IPHAN nº 07/1988 estabelece que os pedidos de permissão e autorização, assim como a comunicação prévia, devem ser dirigidos ao Secretário da SPHAN acompanhados, entre outras, da seguinte informação:
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44Q46992 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Muitos autores ressaltam que, no Brasil, a Arqueologia não consta das prioridades nem do governo, nem das comunidades em geral. Essa falta de interesse estaria ligada
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45Q47005 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

As críticas ao processualismo deram-se
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46Q46819 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

 Com base nas referências teóricas e nos parâmetros metodológicos da Arqueologia Contemporânea, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

     “O que fazer com o material arqueológico escavado, coletado e armazenado no laboratório? Parece evidente ter que organizá-lo em classes e subclasses. Para organizá-lo, tem-se, porém, que estabelecer critérios. O estabelecimento de critérios depende de um quadro teórico constituído de um conjunto ordenado de explicações que justifiquem o ordenamento. As explicações, por sua vez, têm que ter seus fundamentos em uma epistemologia que lhes dê validade científica. Para que tenham validade científica, as explicações não podem ser dogmáticas e nem puramente filosóficas ou formais. As explicações precisam ter objetividade factual que permite a mensurabilidade das proposições científicas. A mensurabilidade depende da materialidade." 
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47Q47007 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

A respeito da trajetória da normatização referente ao patrimônio arqueológico,
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48Q47011 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Diego Lemos Ribeiro (2014) analisa alguns museus de Arqueologia no Brasil e afirma:
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49Q46986 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

O trabalho “Cacos e mais cacos de vidro: o que fazer com eles?”, de Paulo Zanettini e Paulo Bava de Camargo (2005), traz uma ampla revisão acerca das características do vidro, suas tecnologias de produção, a história do vidro no Brasil e os métodos de datação, colocando-se como importante contribuição para o estudo dos artefatos vítreos recuperados nos sítios arqueológicos históricos no país. De acordo com os autores, as tecnologias de produção do vidro podem ser classificadas em:
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50Q46982 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Ao apresentar alguns objetivos e características do Projeto Anhanguera de Arqueologia de Goiás, Dilamar Cândida Martins (1993) destaca que o referido projeto “procurou enfatizar, através de estudos e análises dos testemunhos encontrados nos diferentes sítios arqueológicos goianos, uma visão de contexto geral para se chegar, pela continuidade das atividades, à interpretação das culturas pré-históricas e históricas do Brasil” (MARTINS, 1993: 32). Para tanto, o Projeto Anhanguera envolveu:
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51Q46996 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Além dos artefatos, a Arqueologia estuda ecofatos e biofatos, que são:
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52Q46983 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Como postula Cornelius Holtorf (2007), existem três modelos gerais que caracterizam a atuação dos arqueólogos dentro do campo da Arqueologia Pública:
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53Q47015 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

Carlos Costa e Fabiana Comerlato (2014), ao tratarem da questão do endosso institucional em projetos de Arqueologia, alertam que:
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54Q46833 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Tendo em vista os avanços teóricos do pós-colonialismo, a principal característica na vanguarda do pensamento arqueológico atual é o(a)
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55Q715015 | Arqueologia, Arqueólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A respeito da relação entre arqueologia e patrimônio, julgue os itens seguintes.

Durante a era Vargas, o patrimônio arqueológico foi usado, de forma simbólica, como elemento para a construção da ideia de nação.

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56Q46988 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

No estudo do Estilo Tecnológico podem ser destacadas a Teoria da Troca de Informação e a Teoria da Interação Social, que são assim explicadas:
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57Q46993 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

“Acreditamos que o conceito de Educação Patrimonial deva servir como sinal que nos obriga a questionar o papel da educação na constituição do patrimônio, o papel do patrimônio no processo educativo e a função de ambos na dinâmica social que articula a lembrança e o esquecimento”. Esse trecho, extraído de um texto de Flávio Leonel Abreu da Silveira e Márcia Bezerra (2007), evidencia que a Educação Patrimonial:
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58Q46828 | Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta o(s) método(s) mais importante(s) de escavação arqueológica.
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59Q198412 | Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação a história e arqueologia moderna, julgue os itens seguintes.

O valor do sítio histórico Palmares para as políticas afirmativas levou à realização de obras que estimularam as pesquisas arqueológicas no local, o que resultou na proteção de vestígios e sítios arqueológicos e contribuiu para a construção de conhecimento histórico a respeito da vida no Quilombo dos Palmares.

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60Q47012 | Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, 2017

A Musealização da Arqueologia
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