Início

Questões de Concursos Arquitetura

Resolva questões de Arquitetura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1321Q139096 | Arquitetura, Acessibilidade e Inclusão, Analista Judiciário Arquitetura, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de acessibilidade universal a espaços e mobiliários,
julgue o item a seguir.

Os corredores próximos a balcões de caixas para pagamento, bilheterias ou similares, acessíveis a pessoas com deficiência, devem garantir áreas de circulação e manobra seguras com largura de, no mínimo, 0,70 m.

  1. ✂️
  2. ✂️

1322Q698713 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

No AutoCAD, a caixa de comando é o local de interatividade entre o usuário e os procedimentos computacionais do programa. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1323Q720245 | Arquitetura, Arquiteto, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A computação gráfica é uma área que engloba pelo menos três subáreas: a síntese, o processamento e a análise de imagens. A imagem, por sua vez, é o resultado de estímulos luminosos produzidos por um suporte bidimensional. Esse processo de conversão de dados em uma imagem é conhecido pelo nome de visualização, cuja simulação está materializada na síntese de imagens. A aplicação da computação gráfica para gerar qualquer objeto sintético pode atender a diversas áreas, sendo uma das mais promissoras a visualização dos ambientes arquitetônicos ainda não construídos, já que essa ferramenta permite ao leigo o entendimento do projeto. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Na representação vetorial das imagens, são usados como elementos básicos os pontos, as linhas, as curvas, as superfícies tridimensionais ou mesmo os sólidos que descrevem esses elementos. Juntos, esses elementos formam as imagens sinteticamente no computador.

  1. ✂️
  2. ✂️

1324Q131958 | Arquitetura, Analista do Seguro Social Arquitetura, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na Lei Federal n.º 6.766/1979, julgue os próximos
itens.

Constitui crime contra a administração pública, sujeito a multa e pena de reclusão, lotear ou desmembrar o solo para fins urbanos sem autorização do órgão público competente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1325Q691831 | Arquitetura, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Arquitetura, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Em projetos de arquitetura para edifícios, o fluxograma é construído com os elementos do programa de necessidades; por sua vez, o projeto de implantação só se viabiliza a partir de um fluxograma consistente. A divisão espacial organiza-se desde a subdivisão entre os setores principais até o leiaute específico dos ambientes. Pode-se optar por uma arquitetura racionalizada e modulada ou por uma construção menos disciplinada, mais livre, porém mais cara. 
Considerando o assunto do texto precedente, julgue os itens que se seguem, relativos a modulação e racionalização de construções, ergonomia, programa de necessidades e fluxograma.
No que tange à otimização do trabalho humano, um programa de necessidades deve contribuir, entre outros aspectos, para a definição das funções dos espaços por meio de critérios ergonômicos
  1. ✂️
  2. ✂️

1326Q844468 | Arquitetura, Instalações Prediais, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Arquiteto, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:


I. A água potável é a água que atende ao padrão de potabilidade determinado pela portaria nº 36, do Ministério da Saúde.

II. Uma instalação predial de água fria possui componentes que cumprem funções restritas, tais como os tubos, as conexões, as válvulas, os resistores, os quadros de força, os reservatórios etc.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1327Q715732 | Arquitetura, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Sabendo que a informática tem sido cada vez mais utilizada como instrumento no processo de desenhos 2D e 3D aplicados à arquitetura, julgue os itens de 108 a 113, relativos a SketchUp e AutoCad.

O paperspace do AutoCad 2012 é um ambiente 2D que representa uma folha de papel virtual, enquanto o modelspace é um ambiente 3D que pode conter tanto desenhos em 2D quanto modelos em 3D.

  1. ✂️
  2. ✂️

1328Q109284 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 007.jpg

Projeções azimutais, também denominadas zenitais, são
projeções da superfície terrestre sobre um plano a partir de um
ponto de vista. As projeções cilíndricas consistem na projeção
dos paralelos e meridianos sobre um cilindro envolvente, que
é posteriormente desenvolvido (planificado). Com base nessas
informações e nas figuras acima, julgue os itens que se
seguem.

No planejamento urbano, a aerofotogrametria com a utilização de ortofotos, que corrigem as distorções, permite a identificação da melhor localização, por exemplo, de uma praça e a detecção de áreas desocupadas, com precisão e alto grau de detalhamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1329Q717293 | Arquitetura, Informática, Arquiteto, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Além dos programas CAD, há uma variedade de programas, bem como de equipamentos, que são úteis ao processo de projetação. Sobre o uso da informática na arquitetura, julgue os seguintes itens.

O uso da Internet veio facilitar sobremaneira o fluxo de trabalho do arquiteto, pois é possível que arquivos que tenham de ser impressos em tamanhos maiores — e para isso necessitam dos serviços de um escritório de plotagem — sejam enviados pela rede.

  1. ✂️
  2. ✂️

1330Q719368 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PE, FCC

As instalações prediais de água fria devem ser projetadas de modo que, durante a vida útil do edifício que as contém, atendam aos seguintes requisitos:

I. preservar a turbidez da água;

II. garantir o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade adequada e com pressões de até 90 mca e velocidades de até 0,65 m/s, compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais componentes;

III. evitar níveis de ruído acima de 60 dBa, inadequados à ocupação do ambiente;

IV. proporcionar conforto aos usuários, prevendo peças de utilização adequadamente localizadas, de fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo as demais exigências do usuário.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1331Q720449 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Durante a elaboração de um projeto arquitetônico, o arquiteto, ao escolher a estrutura da cobertura ou o sistema construtivo do seu partido, deve considerar as possibilidades estáticas e a resistência intrínseca de cada material, pois cada um possui um conjunto de características que o torna mais ou menos apto para um certo tipo ou elemento de construção. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes.

As coberturas de membranas pré-tracionadas são estruturas feitas de cabos tensionados à dupla curvatura inversa. A forma mais desenvolvida é de um parabolóide hiperbólico. Seu peso próprio torna-se inferior aos esforços de sucção do vento, fazendo que a estrutura esteja ancorada no solo, transformando o apoio em tirante.

  1. ✂️
  2. ✂️

1332Q718432 | Arquitetura, Arquitetônico, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV

Ao utilizar canalização aparente numa edificação industrial, o arquiteto identificou, corretamente, as cores fundamentais com que devem ser pintadas cada tipo de instalação.

1. vermelha;

2. verde;

3. cinza-escuro;

4. amarela

( ) água exclusiva de combate a incêndio;

( ) gás combustível;

( ) eletroduto;

( ) água fria.

A identificação corresponde a essas instalações, de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1333Q719974 | Arquitetura, Arquiteto, CETESB SP, VUNESP

Em uma cidade média formada por “mares de morros”, observa- se um modelo de urbanização de alta densidade que impermeabiliza o solo nos topos dos morros e meias encostas sem controle urbanístico. As áreas baixas e várzeas são objeto de um intenso controle urbanístico e ambiental por se tratar de uma unidade de conservação. Entretanto, não há fiscalização. Essas áreas baixas foram ocupadas informalmente por uma população de baixa renda, que representa 25% da população urbana.

Assinale a alternativa mais adequada para um projeto de reurbanização por parte do Poder Público com menor custo social e econômico, prevendo um longo período de amortecimento dos investimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1334Q717694 | Arquitetura, Normas e Legislação, Arquiteto, UEC CE, FUNECE

Os cinemas, teatros, auditórios e similares, incluindo locais de eventos temporários, mesmo que para público em pé, devem possuir, na área destinada ao público, espaços reservados para pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. Sobre esse assunto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1335Q135575 | Arquitetura, Ventilação e Exaustão, Analista Judiciário Arquitetura, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, referentes à ventilação e à exaustão
nos projetos de arquitetura.

O efeito Venturi consiste em um fenômeno de coletor dos fluxos, formado por dois edifícios próximos, cujos eixos formam um ângulo agudo ou reto na direção do vento, acelerando a velocidade do vento no estrangulamento entre os edifícios.

  1. ✂️
  2. ✂️

1336Q195741 | Arquitetura, Analista Arquitetura, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência a estruturas, projetos complementares e
especificação de materiais, julgue os itens que se seguem.

As cargas permanentes são aquelas cuja intensidade, direção e sentido podem ser determinados com grande precisão, já que as cargas são devidas a forças gravitacionais ou pesos. Um exemplo de carga permanente é o peso próprio da estrutura, dos mobiliários e dos revestimentos aplicados nos ambientes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1337Q688293 | Arquitetura, Primeiro Tenente Arquitetura e Urbanismo, CEM Marinha, Marinha, 2019

Os átrios são espaços adjacentes às partes interiores de uma edificação, que combinam sistemas laterais e zenitais para captação da luz natural. Quanto à avaliação do desempenho de átrios na captação e distribuição da luz é correto afirmar que é complexa uma vez que envolve: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1338Q719789 | Arquitetura, Informática, Arquiteto, TERRACAP DF, FUNIVERSA

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1339Q719293 | Arquitetura, Arquitetura, Analista, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul RS, FCC

A intervenção ergonômica na construção civil é mais difícil do que nas outras indústrias. São vários os fatores que contribuem para isto: o local de trabalho é mudado frequentemente; há grande rotatividade dos trabalhadores; muitos trabalhadores são contratados por empreiteiros terceirizados e não há um especialista em ergonomia presente na obra.

O trabalho na construção é um trabalho penoso, e requer posturas que desafiam a ergonomia, mas a intervenção ergonômica é possível na construção. As possibilidades de intervenção da ergonomia na construção, tornam-se efetivas ao gerar mudanças

I. nos materiais de trabalho.

II. nas ferramentas e equipamentos.

III. nos métodos e organização do trabalho.

IV. no treinamento e programas de exercício.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1340Q719041 | Arquitetura, CAD AutoCAD, Técnico em Gestão de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito PA, CESPE CEBRASPE

O ArcInfor Desktop, o mais abrangente e completo software da família ArcGIS, integra três aplicações: o ArcMap, o ArcCatalog e o ArcToolbox. Com relação a esse software, assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.