Início

Questões de Concursos Arquitetura

Resolva questões de Arquitetura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1961Q718591 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a sinalização de emergência tem como finalidade reduzir os riscos de acidentes, por meio de alertas, como, por exemplo, sobre ações de combate a incêndio e sobre a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio, julgue os próximos itens, relativos aos projetos de comunicação visual para a sinalização de emergência. Em ambientes destinados à reunião de público, a sinalização de orientação e salvamento deverá ser instalada em altura superior a 1,8 m, caso não seja possível sua visualização no plano horizontal.
  1. ✂️
  2. ✂️

1962Q717315 | Arquitetura, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A palavra escala apresenta significados diferentes para o matemático, o meteorologista, o cartógrafo, o músico, o biólogo e outros. A palavra escala, em arquitetura, tem sentido de relação; no entanto, observa-se, nas definições de vários autores, que a noção de escala é frequentemente confundida com a noção de proporção, sendo aquela explicada por essa e vice-versa. Com relação ao conceito de escala em arquitetura, julgue os seguintes itens.

Para o arquiteto, escala e proporção determinam a relação entre o objeto real e sua representação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1963Q720647 | Arquitetura, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

A influência do International Style nos primórdios da arquitetura moderna no Brasil foi fundamental. A primeira geração de arquitetos modernos no país possui uma obra fundamentada nas ideias de Le Corbusier. O uso de pilotis, brises, cores puras, concreto armado etc. tornou-se paradigmático no modernismo brasileiro, criando uma tradição fortemente presente até os dias atuais.

Considerando o texto acima e a contribuição histórica da arquitetura brasileira para a contemporaneidade, julgue os próximos itens.

Como nas colagens históricas dos pós-modernos, a arquitetura moderna brasileira também se apropria do passado, embora de outra forma. O barroco, em seu sentido de cenário para uma múltipla experiência sensorial, foi o pano de fundo de Niemeyer quando, em 1970, fez o projeto para a Pampulha, em Minas Gerais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1964Q718346 | Arquitetura, Profissional Básico, BNDES, CESGRANRIO

No Brasil, apesar de inciativas como a privatização de portos e ferrovias, o modal rodoviário ainda é dominante na matriz de transporte. No entanto, na análise da característica operacional desse modal, constata-se que a menos eficiente, dentre as abaixo citadas, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1965Q719384 | Arquitetura, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

Determinada elevação no terreno é caracterizada por amplitude (desnível entre cota máxima e cota mínima) de 55 m, medida a partir do nível de base da drenagem, e declividades médias de 35% e máximas de 45%, na encosta mais íngreme. Essa elevação é recortada por pequenos cursos d’água cujas nascentes estão alojadas em anfiteatros naturais que se formam em suas encostas.

São Áreas de Preservação Permanente, no caso apresentado,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1966Q718879 | Arquitetura, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Com referência a planejamento e sistemas de infraestrutura urbana, julgue os itens que se seguem.

A pavimentação em concreto requer custos menores de implantação e manutenção para vias de circulação de veículos do que a pavimentação asfáltica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1967Q720673 | Arquitetura, Projeto, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Considerando a Agenda 21 Global — documento que contém uma série de compromissos acordados por 170 países que participaram da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 —, julgue os itens seguintes, acerca dos compromissos e estratégias de atuação para o novo conceito de cidades sustentáveis no âmbito da referida agenda.

Entre as estratégias de uso e ocupação de solo, ficou acordado implementar planos de desenvolvimento urbano capazes de minimizar as ocorrências de acidentes e desastres nas cidades, especialmente nos aspectos relativos ao escoamento das águas pluviais, procurando controlar a impermeabilização, preservando áreas para retenção natural e escoamento dos excessos de água dos fundos de vale.

  1. ✂️
  2. ✂️

1968Q719395 | Arquitetura, Projeto, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Ordene na sequência correta (ordem cronológica) as etapas da fase de elaboração e desenvolvimento de projetos técnicos, apresentadas a seguir.

( ) projeto completo de edificação (PECE).

( ) anteprojetos complementares (AP-COMP).

( ) projeto para licenciamento (PL-ARQ).

( ) estudo preliminar arquitetônico (EP-ARQ).

( ) estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ).

Assinale a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1969Q719418 | Arquitetura, Analista Judiciário, TRT 18a, FCC

São fatores a considerar na elaboração de orçamentos de projetos e obras:

I. taxa dos benefícios e despesas indiretas (BDI);

II. correção da elasticidade pelo fator de fonte;

III. desvio padrão da variação média dos insumos primários.

 É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1970Q716347 | Arquitetura, Normas e Legislação, Analista, MPOG, ESAF

Com relação aos métodos voltados para um desenvolvimento sustentável, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1971Q108860 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, a respeito de projetos de interiores.

Espaços destinados à circulação devem ser dimensionados de acordo com considerações e normas estabelecidas pelos órgãos de fiscalização competentes, respeitando-se a legislação que garante acesso e conforto às pessoas portadoras de necessidades especiais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1972Q716608 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP

A criação de uma envoltória de um bem tombado por interesse histórico-paisagístico tem como finalidade relevante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1973Q134484 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na Lei n.º 5.194/1966, que regulamenta as profissões de arquiteto e engenheiro, julgue os itens subseqüentes.

As placas que contêm os nomes do autor e dos co-autores do projeto, assim como os dos responsáveis pela execução dos trabalhos, devem ser legíveis e mantidas em locais visíveis na obra até, pelo menos, o início dos trabalhos de acabamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1974Q716134 | Arquitetura, Orçamento, Analista em CampT Júnior, MCT, CESPE CEBRASPE

A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração, e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa. Acerca do tema referente a contratos e licitações, julgue os itens que se seguem.

O projeto básico, previsto na legislação de licitações públicas, deve conter entre seus elementos o orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados.

  1. ✂️
  2. ✂️

1975Q719725 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFFS, FEPESE

A NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos – determina as dimensões mínimas e máximas dos pisos e espelhos para escadas fixas.

Considerando que essa mesma norma estipula uma relação entre estes valores e a fórmula de Blondel, 63 < p + 2e < 65, assinale a alternativa que atende corretamente a todas as condições da norma.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1976Q717424 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Guarapari ES, CONSULPLAN

O pós-modernismo é considerado como uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1977Q219762 | Arquitetura, Pesquisador Arquitetura, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da aplicação dos estudos topográficos à arquitetura e ao urbanismo, julgue os itens de 94 a 99.

Considerando-se que, em dado mapa topográfico, um dos lados da poligonal representado no papel meça 55 cm e sabendo-se que a escala do desenho equivale a 1:2000, é correto afirmar que a medida real desse lado do terreno será de 1.100 metros.

  1. ✂️
  2. ✂️

1978Q718974 | Arquitetura, Arquiteto, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Uma superquadra tradicional de Brasília mede 300 m × 300 m e possui 11 blocos residenciais, com 36 apartamentos cada e uma projeção igual a 68 m × 12 m. Com base nesses dados, julgue os itens a seguir.

Considerando uma família média com 5 pessoas, é correto afirmar que a densidade populacional dessa superquadra é de 45,5 hab/m².

  1. ✂️
  2. ✂️

1979Q717962 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Especialista Portuário, Empresa Maranhense de Administração Portuária MA, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de cálculo estrutural, julgue os itens seguintes, considerando a análise e a compatibilização com o projeto de arquitetura. A passagem de tubulações pelos pilares, em qualquer direção e posição, é permitida sem necessidade de verificação prévia, desde que o diâmetro da tubulação não seja maior que um sexto da dimensão do pilar no plano ortogonal ao eixo da tubulação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1980Q720268 | Arquitetura, Paisagístico, Analista em CampT Pleno I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

O planejamento da paisagem tornou-se matéria fundamental no processo de projeto dos espaços construídos, pois, além de proporcionar a melhoria da qualidade cênica dos espaços abertos, contribui para o controle bioclimático local. Nesse sentido, o paisagismo tem-se tornado um campo disciplinar profícuo para os profissionais da arquitetura e do urbanismo. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Lúcio Costa propôs que cada perímetro das superquadras de Brasília fosse densamente arborizado por uma única espécie arbórea, de forma que se possibilitasse a identificação da quadra pela espécie plantada. Essa proposta pode ser considerada correta, do ponto de vista do paisagismo, pois permite o controle fitossanitário das espécies e assegura um embelezamento único de cada espaço arborizado.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.