Questões de Concursos Arquitetura

Resolva questões de Arquitetura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1031337 | Arquitetura, Paisagismo, Arquiteto, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que apresenta a peculiaridade dos projetos elaborados por Roberto Burle Marx, que teve papel relevante na construção da arquitetura paisagística nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1031336 | Arquitetura, Estudos Ambientais, Arquiteto, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Nova Agenda Urbana (NAU), adotada na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável de 2016, incorpora um novo reconhecimento da correlação entre a boa urbanização e o desenvolvimento sustentável com vista à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos a ser incluída em políticas e estratégias de renovação urbana.

Sobre os princípios da NAU, avalie as afirmativas a seguir.

I. Garantir a participação pública e da iniciativa privada ao proporcionar acesso seguro e igualitário a todos e todas à infraestrutura física e social e aos serviços básicos, bem como à moradia adequada e economicamente acessível.
II. Assegurar economias sustentáveis e inclusivas a partir dos benefícios de aglomeração da urbanização planejada, estimulando a especulação fundiária, promovendo a posse de terra segura e gerenciando o ganho de densidade urbana.
III. Garantir a sustentabilidade ambiental, protegendo o ecossistema e a biodiversidade, fortalecendo a resiliência urbana e propiciando a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1031335 | Arquitetura, Urbanismo, Arquiteto, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

No projeto para um novo loteamento no Município de Canaã dos Carajás foram previstas vias públicas que, de acordo com a hierarquização viária, estabelecida pelo Decreto no 1.403/2023, deverão respeitar dimensionamentos específicos.

Assinale a opção que indica o tipo de via caracterizado por faixa de rolagem com largura mínima de 15,50 m, canteiro central, vias de sentido duplo e estacionamento em ambos os lados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1031334 | Arquitetura, Implantação e Situação, Arquiteto, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

No estudo para a implantação de um edifício em terreno de relevo acentuado, o arquiteto, de posse do levantamento topográfico planialtimétrico do local, observou os acidentes topográficos: (1) cumiada, (2) garganta, (3) talvegue e (4) vertente.

Correlacione cada um desses acidentes à sua respectiva definição.

( ) Linha de recolhimento das águas pluviais, que une os pontos mais baixos da região.
( ) Linha de escoamento das águas pluviais, que são as superfícies laterais das elevações ou depressões.
( ) Linha divisora das águas pluviais, que une os pontos mais altos da região.
( ) Ponto de interseção entre a linha que une os pontos mais baixos e aquela que liga os pontos mais altos da região.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1031331 | Arquitetura, Planejamento e Controle de Obras, Arquiteto, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para realizar o levantamento da área de alvenaria das paredes de um refeitório escolar para fins orçamentários, o arquiteto analisará a planta baixa e os cortes, que lhe fornecerão as dimensões do compartimento e dos vãos destinados às esquadrias.

Considerando-se que o perímetro do refeitório é igual a 50 m, que o pé direito é de 4,00 m e que há 2 portas de 2,00 m x 3,00 m e 4 janelas de 1,00 m x 1,50 m, a área de alvenaria a ser incluída na planilha de orçamento deverá ser de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1031328 | Arquitetura, Acessibilidade e Desenho Universal, Arquiteto, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

No projeto para a nova Escola Municipal foi adotado o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes, com o mínimo de um para cada sexo, em cada pavimento em que houver sanitários.

Em conformidade com a NBR 9050:2020, assinale a opção que indica a porcentagem do total de cada peça sanitária que deverá ser respeitada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1031327 | Arquitetura, Acessibilidade e Desenho Universal, Arquiteto, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Na biblioteca pública da cidade, as estantes com livros de acesso restrito e os funcionários estão situadas no mezanino, cujo acesso será feito por meio de escada.

Sabendo-se que a altura a vencer é de 3,20m, segundo as condições determinadas pela NBR 9050:2020, assinale a opção que apresenta o número de degraus e/ou patamares adequados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1031326 | Arquitetura, Acessibilidade e Desenho Universal, Arquiteto, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre a colocação dos espelhos nos sanitários públicos destinados a Pessoas com Deficiência (PcD), de acordo com a NBR 9050:2020, assinale a opção que indica um critério que deverá ser atendido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1031325 | Arquitetura, Acessibilidade e Desenho Universal, Arquiteto, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Na reforma do edifício em que funciona a Câmara Municipal, o arquiteto deverá projetar a rampa de acesso com inclinação máxima permitida pela NBR 9050:2020, que estabelece os parâmetros de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD).

Nesse caso específico, a inclinação deverá ser de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1031324 | Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, Arquiteto, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em sua conformação arquitetônica original de 1901, o Mercado “Ver-o-Peso” localizado na cidade de Belém, Pará, e tombado em 1977 pelo Iphan, apresentava estrutura de ferro e cobertura em escama de zinco.

Essa estrutura indica traços de influência do estilo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1031202 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O tratamento usado nas madeiras da estrutura do telhado de uma edificação histórica pode ser preventivo e/ou curativo. Assinale a opção que apresenta os métodos que podem ser tanto preventivos quanto curativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1031201 | Arquitetura, Aspectos Imobiliários, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Ao vistoriar um imóvel antigo, o arquiteto observou desaprumo da parede, mais acentuado na parte superior, com deslizamento entre a parede e o piso interno, além de abaulamento da zona de parede compreendida entre os arranques e a parte superior dos arcos.
Assinale a opção que indica a possível causa desse problema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1031200 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O descolamento com empolamento é uma manifestação patológica na argamassa de revestimento, na qual a superfície do reboco descola do emboço formando bolhas, aumentando gradativamente seu diâmetro.
Assinale a opção que indica corretamente a causa dessa manifestação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1031199 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Relacione as rochas empregadas nas cantarias e alvenarias das edificações brasileiras no período colonial, listadas a seguir, às características que a elas correspondem.

I. Gnaisse
II. Lioz
III. Mármore
IV. Granito

( ) de coloração que varia entre o branco e o arroxeado, transitando pelo amarelado e suas matizes, tem sua origem na região de Lisboa.
( ) tem no quartzo o principal elemento de sua composição.
( ) mineral de grande dureza. No período colonial, geralmente empregada nos embasamentos.
( ) de origem calcária metamórfica, largamente utilizado como elemento decorativo.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1031182 | Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A gestão de Aloísio Magalhães como diretor do Iphan representou uma nova fase dentro da instituição, apontando para uma política cultural de valorização de um Brasil heterogêneo, incorporando o bem ecológico, a tecnologia, a arte, o fazer e o saber.
Sobre as realizações de Aloísio Magalhães para o campo do patrimônio cultural, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Mapeou a representatividade do caju para a cultura brasileira e tombou o edifício da fábrica Tito Silva, que produzia vinho à base da fruta, reconhecendo no saber tecnológico peculiar, um bem cultural.
( ) Retomou e atualizou no Iphan outros aspectos preconizados no anteprojeto de Mário de Andrade.
( ) Participou da criação e coordenou as atividades do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC), em 1975.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1031180 | Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A ideia do patrimônio, surgida da preocupação com a salvaguarda dos vestígios do passado, foi longamente discutida entre alguns intelectuais a partir de suas concepções sobre arte, história, tradição e nação.
Estes intelectuais, que assumiram a implantação de um serviço destinado a proteger obras de arte e o legado histórico do país, distinguiam-se como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1031177 | Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

O movimento Neocolonial, cujo maior incentivador foi José Mariano Filho, teve maior amplitude no Rio de Janeiro que em São Paulo.
Assinale a opção que apresenta uma característica desse movimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1031176 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

A filósofa e historiadora do urbanismo, Françoise Choay (1925- 2025), notabilizou-se pela contribuição para o campo do patrimônio. Entre outros temas, ela debateu a ideia de memória e sua relação com a evolução das cidades.
Assinale a opção que explicita uma das obras mais conhecidas da autora, onde são abordados os conceitos de monumento e de monumento histórico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1031175 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Sobre os bens e conjuntos de bens que devem ser evitados ao se aplicar o instrumento de tombamento, segundo a Portaria Iphan n o 375/2018 que instituiu a Política de Patrimônio Cultural Material e deu outras providências, analise as afirmativas a seguir.

I. Os bens materiais passíveis de fruição cultural intensa, acarretando sua deterioração pela dificuldade de acesso e de vigilância.
II. Os conjuntos dito completos de obras de artistas ou arquitetos.
III. Os bens ou conjuntos que demandem alto custo, caso seja propriedade do Poder Público.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1031174 | Arquitetura, Patrimônio Arquitetônico e Cultural, Arquitetura e Urbanismo, IPHAN, FGV, 2025

Para requerer a autorização para intervenção em bens edificados tombados e nas respectivas áreas de entorno, a Portaria Iphan no 420/2010 exige, no caso de reforma/construção nova, além dos documentos comuns a todas as categorias de intervenção, a apresentação do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.