Início

Questões de Concursos Arquitetura

Resolva questões de Arquitetura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2121Q718012 | Arquitetura, Projeto, Desenhista, Universidade Estadual da Paraíba PB

A conformação dos telhados deve ser adequada ao local em termos climáticos e as declividades e estruturas devem ser pensadas de acordo com o tipo de telhas a ser empregado. Para a estrutura dos telhados, podem ser empregadas tesouras, cujos componentes se traduzem em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2122Q717760 | Arquitetura, Conforto ambiental, Analista em CampT Pleno I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

A iluminação natural e a artificial são requisitos importantes no projeto de edificações que pretendam adotar programas de eficiência energética. Com referência a esse tema, julgue os itens seguintes.

Na latitude 30o Sul, as fachadas voltadas para o Sul obtêm mais iluminação natural com a menor quantidade de radiação solar direta que as fachadas voltadas para outras direções.

  1. ✂️
  2. ✂️

2123Q715971 | Arquitetura, Analista Ministerial Área Arquitetura, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Acerca dos aspectos relativos à iluminação em edificações, julgue os itens subsequentes.

A melhor opção para reduzir o consumo de energia e aumentar a durabilidade dos equipamentos em espaços não residenciais é a iluminação artificial manual associada à iluminação natural durante longos períodos do dia.

  1. ✂️
  2. ✂️

2124Q715717 | Arquitetura, Térmico Climatização, Arquiteto, TJ PR, UFPR

O conforto térmico é um dos responsáveis pela qualidade ambiental das edificações, podendo ser alcançado através da aplicação do brise-soleil como elemento de controle solar. Sobre os brise-soleil, considere as seguintes afirmativas:

1. Têm a função de impedir que a incidência da radiação solar direta atinja as superfícies verticais da edificação, principalmente as transparentes, interceptando os raios solares.

2. A redução do aporte de calor nas superfícies opacas é significativa.

3. Para o dimensionamento de um brise-soleil, é necessária a definição do período (dias e horas) de proteção desejável.

4. O brise vertical é mais indicado para incidências oblíquas em relação à fachada, além de proteger aberturas orientadas para norte com maior eficiência.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2125Q685001 | Arquitetura, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Arquitetura, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, a respeito de obras e fiscalização
O projeto do canteiro de obras é composto por um conjunto de documentos (gráficos e textuais) que o descreve e que possibilita a sua contratação e a sua execução
  1. ✂️
  2. ✂️

2126Q715980 | Arquitetura, Térmico Climatização, Arquiteto, TJ PR, UFPR

Com relação à impermeabilização, que é a proteção das construções contra a infiltração de fluidos indesejáveis, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2127Q658126 | Arquitetura, IBGP, 2020

As contratações de serviços na construção civil obedecem alguns critérios para seleção das empresas e modalidades de contratação para execução dos serviços.

Dentre as modalidades apresentadas na obra “Orçamento na construção civil: consultoria, projeto e execução” (2006), a definição CORRETA de contrato por empreitada integral é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2128Q716242 | Arquitetura, Arquiteto, UFPB PB, IDECAN

Analise as afirmativas a seguir.

I. Cortes são movimentações de terra ou rocha cuja execução exige escavação do material que compõe o terreno natural no interior dos limites das seções projetadas.

II. Aterros são áreas implantadas com o depósito e a compactação de materiais provenientes de cortes ou empréstimos, no interior dos limites das seções de projetos (off sets).

III. Corpo do aterro é a parte do aterro constituída de material selecionado, situado entre o greide final da terraplenagem e o corpo do aterro.

IV. Off sets são linhas de estacas demarcadoras da área de execução dos serviços.

V. Camada final é a parte do aterro situado entre o terreno natural até 0.60 m abaixo da cota correspondente ao greide da terraplenagem.

VI. Rachão é a camada final de terraplenagem executada com pedras provenientes do britador primário, espalhada mecanicamente e comprimida. Sobre essa camada será espalhado pó de pedra ou areia e vibrados até o completo preenchimento dos vazios, alcançando-se o embricamento do material pétreo.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2129Q717273 | Arquitetura, Projeto, Arquiteto, MJ, FUNRIO

Os diâmetros dos ramais de descarga de esgoto igual a 40 mm corresponde aos seguintes aparelhos de uma edificação escolar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2130Q694243 | Arquitetura, Analista Arquitetura, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Durante a execução de uma obra de um órgão público, verificou-se a necessidade da realização de um serviço não previsto no contrato inicial. A respeito dessa situação, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2131Q198888 | Arquitetura, Analista Arquitetura, MPU, ESAF

São itens a serem considerados na composição de um ambiente em interiores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2132Q715519 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Sorriso MT, ATAME Grupo

Um arquiteto foi contratado para projetar uma casa de 80m², o escopo do contrato prevê a entrega de projetos de arquitetura, instalações hidro-sanitárias e elétricas. Ao iniciar o projeto de instalações hidráulicas o arquiteto observa que o bairro onde a casa será construída não é beneficiado com sistema de saneamento básico. Qual solução o arquiteto deverá adotar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2133Q719103 | Arquitetura, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

Um proprietário de imóvel foi responsabilizado pela extração ilegal de madeira e outros produtos de um remanescente de mata nativa situado dentro de seu imóvel, comprometendo-se a realizar a recomposição dos danos a essa mata e a convertê-la em unidade de conservação que ficaria sob sua responsabilidade, sem doação ao poder público. A Unidade de Conservação prevista na legislação aplicável que melhor atenderá aos requisitos mencionados é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2134Q716802 | Arquitetura, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Em um conjunto habitacional implantado em terreno de 15.000 m2, edificou-se o total de 30.000 m2 de área construída em 6 pavimentos. No pavimento térreo, 1.200 m2 foram destinados a escritórios, 1.200 m2 foram destinados a lojas comerciais e o restante a equipamentos coletivos, totalizando 3.000 m2. Os outros 5 andares, com 5.400 m2 cada um, foram reservados a apartamentos de 2 dormitórios. É correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2135Q198147 | Arquitetura, Analista Arquitetura, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca do que dispõe a NBR 9.077:2001, julgue o item a seguir.

A altura dos degraus de escada deve estar compreendida entre 16 cm e 18 cm. Se um degrau medir 18 cm de altura, então, de acordo com a fórmula de Blondel, a largura desse degrau poderá variar de 30 cm a 32 cm.

  1. ✂️
  2. ✂️

2136Q246791 | Arquitetura, Técnico Científico Arquitetura, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

A referida lei proíbe o parcelamento das áreas de preservação permanente, em razão de seus atributos ambientais, embora apresente exceções expressas a essa vedação, como nos casos de utilidade pública e interesse social.

  1. ✂️
  2. ✂️

2137Q717833 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Analista Administrativo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que o crescimento da quantidade de tipos de materiais para piso no mercado acarretou aumento no trabalho de escolha do melhor produto de acordo com o projeto, assinale a opção correta com relação às ofertas de revestimentos para piso e às suas características.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2138Q137247 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRT 23ª REGIÃO, FCC

Na fase de conclusão do projeto executivo e de seus complementares, será feita a composição do orçamento definitivo. Sobre a composição de custos, BDI (Benefício e Despesas Indiretas) e Encargos Sociais, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2139Q716322 | Arquitetura, Arquitetura, Arquiteto, Universidade Federal de Minas Gerais, 2018

Logo no início dos seus estudos sobre processos e métodos do projeto arquitetônico (in KOWALTOWSKI et. al., 2011) Max de Andrade faz uma revisão sobre as características mais ou menos comuns do ato de projetar em arquitetura. Para esse autor, as seguintes afirmações compreendem tais características, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2140Q109356 | Arquitetura, Analista de Correios Arquiteto, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as inúmeras fases e serviços de uma obra da
construção civil, julgue os itens de 46 a 52.

Em ambientes pouco agressivos, a espessura do cobrimento do aço de armadura recomendado deve medir 5 cm.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.