Início

Questões de Concursos Arquitetura

Resolva questões de Arquitetura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2581Q716917 | Arquitetura, Arquiteto Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em um sistema hiperestático, o número de equações é, em relação ao número de incógnitas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2582Q719222 | Arquitetura, Projeto, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Um projeto de arquitetura é constituído por várias etapas, entre as quais é possível destacar o estudo de viabilidade, o estudo preliminar, o anteprojeto, entre outros. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 57 a 64.

No anteprojeto devem ser apresentados elementos necessários ao inter-relacionamento das atividades técnicas envolvidas e suficientes para estimar prazo dos serviços implicados.

  1. ✂️
  2. ✂️

2583Q717944 | Arquitetura, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, a respeito das linguagens de representação nas diversas fases do projeto arquitetônico.

O estudo de viabilidade é composto basicamente de textos e diagramas e serve para verificar se determinado programa e partido arquitetônico são adequados às condições dadas, como topografia, orientação, legislação pertinente, custos etc.

  1. ✂️
  2. ✂️

2584Q715385 | Arquitetura, Desenhista Projetista, Casan SC, FEPESE

Num projeto elétrico residencial, os eletrodutos são dimensionados em função da soma das áreas totais dos condutores que passam nele.

O valor dessa somatória deverá ser menor ou igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2585Q720253 | Arquitetura, Normas e Legislação, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem, relativos à acessibilidade em sítios tombados e em edifícios públicos e privados. O equacionamento das soluções de acessibilidade em sítios tombados é condicionado à avaliação do risco de comprometimento do valor histórico do sítio em razão da incorporação dos equipamentos de acessibilidade, de modo que a imposição de um limite específico para cada sítio deve ser estudada caso a caso.
  1. ✂️
  2. ✂️

2586Q716940 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Quem foi o grande interventor das aberturas estabelecidas em Paris, que transformou vias e ruelas em acessos imponentes no conhecido Champs Elysses, dando uma outra leitura urbanística ao local e, consequentemente, à cidade também? E qual sua nacionalidade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2587Q195724 | Arquitetura, Analista Arquitetura, MPU, CESPE CEBRASPE

A comunicação visual é fundamental para assegurar identificação e acessibilidade aos espaços construídos e abertos da cidade. Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte.

A representação do símbolo internacional de pessoas com deficiência visual consiste em um pictograma inserido em um quadrado, que apresenta uma pessoa em pé e de perfil, segurando uma bengala voltada para a direita.

  1. ✂️
  2. ✂️

2588Q720270 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Material largamente utilizado em construções e estruturas, a madeira tem propriedades físicas diversas, conforme as diferentes direções em que suas fibras são solicitadas. Essa característica é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2589Q682128 | Arquitetura, Analista de Gestão de Resíduos Sólidos Arquitetura, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
Acerca de organização e projeto de canteiro de obras, julgue os itens seguintes.
A falta de qualificação técnica de operários envolvidos é o principal fator de grandes perdas em canteiros de obras de grande porte, apesar da criteriosa organização de leiaute e boa armação logística desses locais.
  1. ✂️
  2. ✂️

2590Q246695 | Arquitetura, Técnico Científico Arquitetura, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Do mesmo modo que os edifícios são caracterizados por paredes, pisos e tetos, nos projetos de paisagismo, os espaços livres também são caracterizados morfologicamente pelos planos horizontais e verticais, por paredes, pisos e tetos. Relativamente à arquitetura de paisagismo, julgue o item seguinte.


Quando se trata de espaços livres, os planos paredes e tetos são formados por elementos naturais, tais como as encostas dos morros, os arvoredos, os arbustos. Os planos horizontais, pisos, são constituídos por diferentes tipos de pavimentos, incluindo gramas, e até por superfícies de água e céu, formando horizontes.

  1. ✂️
  2. ✂️

2591Q134056 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRF 4a, FCC

Conforme normas do Corpo de Bombeiros, as distâncias máximas a serem percorridas para atingir um local seguro (espaço livre exterior, área de refúgio, escada comum de saída de emergência, protegida ou à prova de fumaça), tendo em vista o risco à vida humana decorrente do fogo e da fumaça, devem considerar:

I. o acréscimo de risco quando a fuga é possível em apenas um sentido.
II. o acréscimo de risco em função das características construtivas da edificação.
III. a redução de risco em caso de proteção por chuveiros automáticos ou detectores.
IV. a redução de risco pela facilidade de saídas em edificações térreas.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2592Q232106 | Arquitetura, Profissional Básico Arquitetura, BNDES, CESGRANRIO

Você está analisando um projeto para a implantação, em um centro cultural, de um teatro com capacidade total de 180 assentos. Para que esse projeto esteja de acordo com a NBR 9.050/2004 (Acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), a quantidade de espaços para pessoas em cadeira de rodas e de assentos para pessoas com mobilidade reduzida, respectivamente, deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2593Q703917 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

O paisagismo e a arborização urbana possibilitam a criação planejada de ambientes construídos com elementos vivos, de modo a promover o bem-estar das pessoas que por eles transitam ou que neles se reúnem. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2594Q139450 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ergonomia (ou fatores humanos) é a disciplina que trata das interações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema e que aplica teorias, princípios, dados e métodos a projetos que visam otimizar o bem-estar humano e o desempenho global dos sistemas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A ergonomia tem por objetivo tornar o ambiente mais bonito.

  1. ✂️
  2. ✂️

2595Q137157 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRT 3ª Região, FCC

São órgãos envolvidos no orçamento público federal:

I. Departamento das Estatais.

II. Secretaria de Política Econômica ? SPE.

III. Comissão Mista de Orçamentos ? CMO.

IV. Tribunal de Contas da União ? TCU.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2596Q718805 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Itaúna MG

A acessibilidade está atualmente mais inserida no meio em que vivemos e para isso várias normas foram criadas para tornar esse acesso bem mais viável. Quais são as normas de acessibilidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2597Q715740 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca de instalações elétricas e hidrossanitárias, julgue os itens subseqüentes.

Em uma parede hidráulica que contenha espaços verticais para a instalação de equipamentos, o uso do ladrão para o escoamento do excesso de líquidos é fundamental, visto que podem ocorrer infiltrações, prejudicando a alvenaria e a pintura.

  1. ✂️
  2. ✂️

2598Q720621 | Arquitetura, Desenho técnico, Arquiteto, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 64 a 70 à luz das normas técnicas pertinentes aos parâmetros a serem seguidos quando da elaboração de desenhos técnicos.

Um vão passante quadrado, na parte plana de determinada vista, sem o auxílio de seções adicionais, deve ser indicado por diagonais traçadas em linhas contínuas estreitas.

  1. ✂️
  2. ✂️

2599Q717558 | Arquitetura, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

A planta do levantamento planialtimétrico de um imóvel deverá conter informações referentes

I. à topografia.

II. aos acidentes físicos.

III. à vizinhança.

IV. aos logradouros.

Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2600Q231932 | Arquitetura, Profissional Básico Arquitetura, BNDES, CESGRANRIO

Você detectou o seguinte erro de representação numa planta de esgoto: o coletor predial desenhado com linha tracejada. Para adequá-la à representação comumente utilizada e recomendada por Creder (1999), você solicitou ao projetista da instalação que fizesse a representação com linha _______, pois a linha tracejada é utilizada para tubulações ______________.

A sentença é correta se as lacunas forem preenchidas, respectivamente, com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.