Início

Questões de Concursos Arquitetura

Resolva questões de Arquitetura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4121Q719289 | Arquitetura, Analista Judiciário, TRF 2a, FEC

De acordo com a lei 8666/93, no seu artigo 22, são modalidades de licitação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4122Q718275 | Arquitetura, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Ainda com relação à NR 8, que define procedimentos observados nas obras, julgue os itens subseqüentes.

Estaiamento é um sistema de vedação que impede a entrada ou a saída de líquido.

  1. ✂️
  2. ✂️

4123Q715720 | Arquitetura, Arquiteto, INFRAERO, NCE

Na elaboração de um plano diretor, a definição do zoneamento para implantação de aeroporto deve priorizar os seguintes fatores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4124Q718539 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

O Corpo de Bombeiros Militar define uma série de Instruções Técnicas para prevenção e combate ao incêndio. Sobre o “Sistema de proteção por extintores de incêndio” é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4125Q719829 | Arquitetura, Arquiteto, SAP SP, VUNESP

No planejamento e controle de custos de uma obra, a chamada Curva ABC é utilizada para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4126Q720344 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

No âmbito da infraestrutura urbana, quando um loteamento é projetado, os municípios exigem apenas que o projeto de esgotos pluviais seja eficiente no sentido de drenar a água do próprio loteamento. Do ponto de vista “técnico”, esse procedimento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4127Q718298 | Arquitetura, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Com base nas disposições constantes na NBR 10.068 que padroniza as características dimensionais das folhas para desenho técnico, julgue os itens a seguir, sabendo-se que o A0 tem aproximadamente 1,00 m2.

A folha A0 apresenta o formato básico para desenhos técnicos, cuja bipartição sucessiva gera os demais formatos.

  1. ✂️
  2. ✂️

4128Q717279 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

O tombamento consiste na figura jurídica destinada a assegurar a preservação de bens culturais imóveis e móveis que constituem a Memória Nacional, cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. Por meio de processos legais próprios, o bem é tombado por inscrição em um ou mais dos 4 Livros do Tombo (Arqueológico, Histórico, das Belas Artes e das Artes Aplicadas) e os seus efeitos são disciplinados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. São de nível nacional, quando decretados pelo IPHAN; ou de nível estadual, quando decretados por órgãos congêneres do Estado; ou ainda, de proteção municipal, em municípios que possuam legislação específica. Qual o decreto que legitima o tombamento de bens no Brasil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4129Q135652 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a NBR 6.492/1994, suas normas correlatas e complementares e demais temas que possa suscitar, julgue os itens seguintes.

De acordo com a referida norma, o desenho à mão livre é uma técnica empregada na fase de croqui e de estudo preliminar.

  1. ✂️
  2. ✂️

4130Q718053 | Arquitetura, Analista do Ministério Público, MPE RN, FCC

Denomina-se recalque a deformação que ocorre no solo quando submetido à cargas. Essa deformação provoca movimentação na fundação que, dependendo da intensidade, pode resultar em sérios danos à superestrutura. Quando os recalques são de intensidades diferentes, de um apoio para outro, podem chegar a extremos e levar a estrutura à ruína parcial ou total. Esse tipo de deformação denomina-se recalque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4131Q715504 | Arquitetura, Normas e Legislação, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

No que se refere a especificação, vedação e detalhes executivos de esquadrias utilizadas em edificações, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4132Q717296 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

As etapas de execução de atividade técnica do projeto de arquitetura seguem uma sequência pré-determinada. Entre as etapas de estudo de viabilidade de arquitetura e de anteprojeto de arquitetura, é necessária a elaboração do:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4133Q718832 | Arquitetura, Arquiteto, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue os itens a seguir.

O desenho auxiliado por computador é atualmente uma ferramenta essencial em muitos aspectos da arquitetura contemporânea, mas a natureza particular do desconstrutivismo faz o uso de computadores especialmente pertinente. Modelagem tridimensional e animação auxiliam na concepção de espaços muito complexos, enquanto a habilidade em relacionar modelos computacionais para fabricar gabaritos permite a produção em massa de elementos modulares sutilmente diferentes a preços acessíveis. A arquitetura desconstrutivista tem como principais seguidores os arquitetos Peter Eiseman, David Liebskind, Bernard Tschumi e Zaha Hadid.

  1. ✂️
  2. ✂️

4134Q720114 | Arquitetura, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir.

I O uso do Algoritmo de Iluminação Global permite simular o transporte dos raios de luz, inclusive a sua inter-reflexão nas superfícies difusas da cena. O AutoCAD 2007 oferece essa ferramenta como parte integrante original e não como um plug-in a ser adquirido a parte.

II Gerar animações a partir de modelos tridimensionais é umas das facilidades mais importantes oferecidas pelos sistemas CAD. Em geral, desenha-se uma linha, círculo ou arco, que define o caminho da câmera virtual a ser animada. Em seguida, o sistema gera a animação que simula um passeio por dentro ou fora do modelo, podendo essa tarefa ser gravada para reprodução posterior. Essas facilidades são conhecidas como walkthrough e estão disponíveis na maioria dos sistemas CAD atuais.

III A tarefa de elaborar uma biblioteca com os símbolos arquitetônicos usuais pode ser muita extensa e cansativa. Em alguns sistemas CAD recentes, pode-se destacar os blocos dinâmicos da versão 2006 do AutoCAD, que permitem ajustar o bloco no próprio desenho.

IV Poucos sistemas CAD não oferecem ferramentas que auxiliem o usuário a customizar a sua interface para executar tarefas repetitivas, como criar blocos, componentes etc. O AutoCAD oferece a linguagem de scripts AutoLISP para executar tais customizações. Contudo, alguns sistemas CAD menos onerosos financeiramente não oferecem facilidades tais como o Sketch Up.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4135Q718580 | Arquitetura, Arquiteto, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas construtivos industrializados, a fase que se desenvolveu nos fins dos anos 60 do século passado caracteriza-se pela chamada industrialização de ciclo fechado, em que uma mesma empresa ou grupo de empresas coligadas executava inteiramente, com seus próprios meios e em suas próprias usinas, o produto final, o edifício completo. Um exemplo dessa fase refere-se a edifícios habitacionais subdivididos em grandes elementos, em geral painéis parede, fabricados por uma empresa em usinas fixas ou móveis ao pé dos canteiros, e montados por meio de gruas, com equipes reduzidas de operários semi-especializados. Na industrialização de ciclo aberto, é preciso que os componentes, feitos dos mais diversos materiais, possuam as características básicas de um sistema de ciclo aberto, ou seja: que sejam substituíveis, por outros de diferentes origens; intercambiáveis, que possam assumir diferentes posições dentro de uma mesma obra; combináveis, que formem conjuntos maiores (aditividade de termos); permutáveis por uma peça maior ou por um número de peças menores. A coordenação modular resulta da necessidade de se estabelecer um acordo pelo qual seja possível coordenar os elementos de uma construção produzidos industrialmente.

Tendo como referência inicial o texto apresentado, julgue os itens a seguir.

O arquiteto Le Corbusier, no início de sua carreira, se ocupou da industrialização das construções. Uma de suas utopias é a Casa Dom-ino, um exemplo que encerra perfeitamente o conceito de construção de ciclo fechado.

  1. ✂️
  2. ✂️

4136Q716277 | Arquitetura, Iluminação, Arquiteto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A prevenção e o combate ao incêndio e pânico exigem um conjunto de medidas que devem ser ponderadas desde a execução dos projetos de arquitetura. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens. Para garantir a segurança, o projeto do sistema de iluminação deve prever a distribuição de pontos de luz em todos os ambientes, atendendo a proporção média de nível de iluminância entre áreas claras e escuras de, no máximo, 20:1.
  1. ✂️
  2. ✂️

4137Q716278 | Arquitetura, Arquiteto, SPU, CESPE CEBRASPE

A fim de que as normas de acessibilidade definidas pela NBR 9050 sejam atendidas, a reforma da sede de um órgão público foi feita de acordo com as recomendações a seguir.

< Devido à falta de recursos financeiros, as entradas de serviço e as áreas de acesso restrito não foram adaptadas para garantir a acessibilidade.

< Nas áreas de transferência de pessoas com cadeira de rodas, os assentos foram posicionados a uma altura inferior à da cadeira de rodas.

< Para atender à largura mínima das rampas, os corrimãos foram fixados rentes às paredes.

< As maçanetas em forma de alavanca foram trocadas pelo tipo bola.

< Todas as sinalizações em braile receberam também sinalização visual com caracteres e figuras em relevo.

< Os alarmes sonoros e vibratórios foram sincronizados com os alarmes visuais intermitentes.

< Realizou-se instalação de sinalização táctil direcional lisa nos pisos externos.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, conforme a NBR 9050.

A sinalização táctil direcional lisa é recomendada caso o piso adjacente tenha textura.
  1. ✂️
  2. ✂️

4138Q246263 | Arquitetura, Técnico Científico Arquitetura, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Sabe-se que a influência do positivismo representa, para a arquitetura brasileira, o estímulo ao desenvolvimento tecnológico e que o ecletismo, como um movimento de conciliação, facilitava a transformação provocada pelo positivismo. Com relação ao ecletismo, julgue os itens subsequentes.


O arquiteto italiano Antonio Landi, autor de projetos para igrejas e reformas de palácios em Manaus, foi o grande representante do período arquitetônico eclético na Amazônia

  1. ✂️
  2. ✂️

4139Q138232 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que as cores podem contribuir para modificar a aparência dos ambientes, julgue os itens seguintes.

Cores escuras fazem o ambiente parecer mais amplo e sofisticado. Paredes brilhantes são mais reflexivas, dão a sensação de local aberto e arejado e potencializam o efeito criado pela luz.

  1. ✂️
  2. ✂️

4140Q718590 | Arquitetura

Relacione as colunas, e depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.

A. Os objetos situados dentro desta área podem ser visualizados continuamente, praticamente sem nenhum movimento dos olhos.

B. É a visão que se consegue, movimentando-se somente os olhos sem movimentar a cabeça.

C. Campo visual que se consegue atingir com o movimento de cabeça.

D. Exigem-se movimentos corporais maiores, como estender o pescoço, girar o tronco ou levantar-se da cadeira.

( ) Visão ampliada.

( ) Visão ótima.

( ) Visão estendida.

( ) Visão máxima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.