Início

Questões de Concursos Arquitetura

Resolva questões de Arquitetura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q845757 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Arquiteto, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os revestimentos devem ser executados estritamente de acordo com as determinações do projeto arquitetônico, no que diz respeito aos tipos de acabamentos a serem utilizados.

II. Os revestimentos devem ser executados rigorosamente de acordo com as especificações técnicas ou, em casos não especificados, de acordo com as recomendações dos respectivos fabricantes e/ou da fiscalização.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

882Q715471 | Arquitetura, Agente de Defensoria, DPE SP, FCC

Projetos sustentáveis, incluem:

I. reúso da água utilizada e aproveitamento da água da chuva.

II. baixo consumo de energia.

III. conforto térmico por meios mecânicos.

IV. reciclagem de materiais e uso racional de fontes naturais.

V. impermeabilização das áreas descobertas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

883Q720390 | Arquitetura, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de Vinhedo SP, IBFC

Sobre o tema “Noções de Conforto Ambiental nas Edificações” atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmações que seguem.

I. A caixilharia é o ponto fraco em termos de isolamento acústico. Uma janela guilhotina, tão comum nos dormitórios há 40 ou 50 anos atrás, tem isolamento acústico próximo a zero.

II. Uma parede leve de tijolo furado ou drywall, tem bom isolamento acústico, sempre superior a 90 dB.

III. Massa de vegetação espessa entre a rua e a edificação também ajuda, mas muito pouco: cerca de 1 dB a cada 10 metros de vegetação cerrada.

De cima para baixo, tem-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

884Q715319 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV

Como no projeto de instalação elétrica de uma cozinha industrial, o arquiteto teve que prever pontos de tomada de uso específico, sem ter conhecimento da potência do equipamento a ser alimentado, precisou atribuir a esses pontos de tomada a potência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

885Q719185 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

As funções GRID, ORTHO e SNAP do programa AutoCAD permitem fazer desenhos com muita rapidez, facilidade e precisão, podendo, inclusive, ser também ativados com o auxílio do mouse. Com relação a essas funções, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a verdadeira e F para a falsa:

( ) GRID é um modo que mostra a tela pontilhada para ajudar na colocação de objetos.

( ) ORTHO é um modo que permite somente serem desenhadas linhas horizontais e paralelas.

( ) SNAP é um modo que restringe o cursor a pontos fixos.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

886Q193949 | Arquitetura, Agente Técnico Legislativo Especializado Arquitetura, AL SP, FCC

Estimativas por analogia, simulações, diagramas de rede, diagramas de barras (Gantt) e softwares para programação de prazos PERT (Program Evaluation and Review Technique) e CPM (Critical Path Method) se referem as ferramentas e técnicas empregadas no processo de projeto para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

887Q138734 | Arquitetura, ConfeaConselho Federal de Engenharia, Analista Judiciário Arquitetura, TRT 18a Região, FCC

A profissão de arquiteto é regulamentada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

888Q720116 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV

Ao analisar as propriedades do gesso para utilizá-lo como revestimento num de seus projetos, o arquiteto verificou que o material:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

889Q716344 | Arquitetura, Conforto ambiental, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Para o bom desempenho térmico das construções em cidades de clima tropical, quente e úmido, o arquiteto deve considerar alguns aspectos no desenvolvimento do projeto. Esses aspectos incluem

I prever aberturas suficientemente grandes para permitir a ventilação nas horas do dia em que a temperatura externa está mais baixa que a interna.

II proteger as aberturas da radiação solar direta, sem que os elementos de proteção sejam bloqueadores dos ventos.

III escolher materiais que possuam grande inércia térmica.

IV considerar o movimento dos ventos dominantes.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

890Q715380 | Arquitetura, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Acerca das definições e normas para desenho técnico arquitetônico, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

891Q715658 | Arquitetura, Projeto, Arquiteto, SANEAGO GO, IBEG

A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema. Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. Sobre ergonomia é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

892Q718299 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Técnico Municipal Nível Superior Nível IX, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao sistema construtivo e estrutural, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q719071 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, UFPB PB, IDECAN

A largura da calçada pode ser dividida em três faixas distintas de uso. Analise-as.

I. Faixa de serviço: serve para acomodar o mobiliário, os canteiros, as árvores e os postes de iluminação ou sinalização. Nas calçadas a serem construídas, recomenda-se reservar uma faixa de serviço com largura mínima de 0,70 m.

II. Faixa livre ou passeio: consiste no espaço de passagem da área pública para o lote. Esta faixa é possível apenas em calçadas com largura superior a 2,00 m. Serve para acomodar a rampa de acesso aos lotes lindeiros sob autorização do município para edificações já construídas.

III. Faixa de acesso: destina-se exclusivamente à circulação de pedestres, deve ser livre de qualquer obstáculo, ter inclinação transversal até 3 %, ser contínua entre lotes e ter, no mínimo, 1,20 m de largura e 2,10 m de altura livre.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

894Q720380 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

No mesmo ano de 1921, quando um novo movimento ganhava adeptos entre os arquitetos de mais evidência no Brasil , a Revista ?Fon-Fon? consignava a índole do ?Movimento tradicionalista, palpitante de aspirações nacionais (...), de acordo com a história, a raça, a alma da nação, em todas as nossas manifestações artísticas?. Trata-se do Movimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

895Q716293 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, TERRACAP DF, FUNIVERSA

Assinale o termo ou a expressão a seguir que se refere à divisão de um território em zonas, objetivando a preservação e a recuperação do equilíbrio ecológico do meio ambiente, pela fixação dos usos mais adequados do solo para cada zona e declaração de usos desconformes ou não permissíveis em cada uma delas ou em todo seu território.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

896Q717086 | Arquitetura, Normas e Legislação, Arquiteto, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a normas do código de edificações, julgue os itens subseqüentes.

A carta de habite-se é o documento expedido nos casos de obra inicial e obra de modificação com acréscimo ou decréscimo de área, executadas de acordo com os projetos aprovados ou visados, que pode ser parcial ou em separado.

  1. ✂️
  2. ✂️

897Q138534 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRF 4a, FCC

As instalações hidráulicas prediais frias devem seguir padrões de projeto que satisfaçam os seguintes requisitos:

I. preservar sempre a potabilidade da água servida.
II. garantir o fornecimento de forma contínua.
III. possibilitar o fornecimento em quantidade adequada, de forma contínua, com pressão e velocidade compatíveis com os equipamentos sanitários.
IV. proporcionar conforto na utilização, localização e facilidade de operação do sistema.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

898Q717868 | Arquitetura, Analista Judiciário, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

O correto equilíbrio preconizado pelo tripé Vitruviano — forma, função e construção — é importante, até hoje, para um bom projeto. Nesse contexto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

899Q195132 | Arquitetura, Analista Arquitetura, METRÔ SP, FCC

São exemplos de cargas superficiais:

I. o peso próprio de uma laje.
II. o empuxo de um líquido sobre as paredes do recipiente.
III. o peso próprio de uma viga.
IV. as cargas depositadas por uma laje sobre as vigas.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

900Q114777 | Arquitetura, Analista de Planejamento Arquitetura, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a projeto e construção de edifícios, julgue os próximos itens.

No lançamento de concreto, a queda vertical livre, acima de dois metros, só será permitida caso o lançamento não seja contínuo e as interrupções não sejam superiores ao tempo de pega do concreto.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.