Início

Questões de Concursos Arquivologia

Resolva questões de Arquivologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1181Q135755 | Arquivologia, CONARQ, Analista Judiciário Arquivologia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na legislação arquivística federal, julgue os itens
subsecutivos.

É de competência do CONARQ estimular a implantação de sistemas de arquivos no Poder Judiciário da União, dos estados e do Distrito Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1182Q48729 | Arquivologia, Microfilmagem e Automação, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue o item.

De acordo com a legislação arquivística brasileira, os documentos de valor permanente que foram reformatados (microfilmados ou digitalizados) podem ser eliminados após um período precaucional de cinco anos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1183Q50288 | Arquivologia, Técnico Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Considerando as medidas adequadas para a preservação e o acesso aos documentos, julgue os itens seguintes

O controle da estabilidade de temperatura e umidade é importante para a preservação dos documentos. Variações grandes ou rápidas desses parâmetros favorecem a deterioração dos suportes.
  1. ✂️
  2. ✂️

1184Q195189 | Arquivologia, Gestão de Documentos Arquivos Corrente e Intermediário, Analista Arquivologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerado a ordenação e a descrição de documentos, julgue os
itens que se seguem.

O nível de classificação denominado classe resulta do princípio de classificação que dá origem às unidades de classificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1185Q350848 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às medidas preventivas a serem adotadas no acervo arquivístico da PRG-DF, julgue os itens subseqüentes.

A incineração de documentos é indicada no Brasil somente quando forem descartados os documentos classificados anteriormente como sigilosos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1186Q62085 | Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, 2019

Na NOBRADE (2005), o item 5.2, referente à existência e localização de cópias, determina que se existir cópia do documento de arquivo em outra entidade, para facilitar sua recuperação, a descrição arquivística deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1187Q133799 | Arquivologia, Gestao Documental, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A informação governamental é um dos principais
componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático
que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo,
que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial
intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas
específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a
construção de governo eletrônico na administração pública federal
do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da
informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos
governamentais, julgue os itens de 85 a 101.
A produção, a organização e a manutenção da informação governamental são fortemente influenciadas pelas características da administração pública brasileira.
  1. ✂️
  2. ✂️

1188Q14772 | Arquivologia, Arquivista, UFRJ, PR 4

Sérgio de Albite Silva em seu livro A Preservação da informação arquivística governamental nas Políticas Públicas do Brasil, cita Lavoie (2005) e sua abordagem econômica para a preservação no século XXI. As três áreas que redefnirão a preservação neste século, segundo Lavoie são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1189Q14782 | Arquivologia, Arquivista, UFRJ, PR 4

Geoffrey Yeo, em seu artigo Falando sobre diferença: percepções sobre unicidade e identidade nos arquivos, publicado na Revista Arquivo & Administração, em 2011, declara que não é somente o contexto documentário que distingue uma fonte arquivística da outra, como se pensava no passado. De acordo com este autor, outros contextos contribuem para essa distinção. Assinale a opção que identifica corretamente esses contextos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1190Q9665 | Arquivologia, Agente Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de documentos.
A gestão de documentos é aplicada no momento em que os documentos alcançam o valor secundário e passam a constituir importantes fontes para a pesquisa histórica.
  1. ✂️
  2. ✂️

1191Q20420 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A descrição dos documentos de arquivo constitui a parte final do trabalho arquivístico e coincide, exatamente em sua finalidade, com a da própria documentação: informar.

José Ramón Cruz Mundet. Manual de archivistica. Madrid: Fundación German Sanchez Ruiperez, 2001, p. 255 (com adaptações).

Considerando o texto apresentado, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo.
A norma internacional de registro de autoridade para entidades coletivas, pessoas e famílias - ISAAR (CPF) - estabelece diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades - entidades coletivas, pessoas e famílias - relacionadas à produção e manutenção de arquivos. Essa norma não mantém relação direta com a norma internacional de descrição arquivística - ISAD(G).
  1. ✂️
  2. ✂️

1192Q848581 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Prefeitura de Bagé RS Arquivista, FUNDATEC, 2020

No que se refere às normas brasileiras e internacionais de descrição arquivística, analise as afirmações abaixo:
1. De acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivísica (NOBRADE), todos os elementos de descrição apresentam título, autor, resumo, data, temporalidade e procedimentos. 2. Dentre os 28 elementos de descrição disponíveis na NOBRADE, cinco deles são obrigatórios: código de referência, autor, resumo, data, dimensão e suporte. 3. A ISAD(G) dá diretrizes para a preparação de registros de autoridade arquivística. 4. A norma internacional para descrição de funções, a ISDF, fornece diretrizes para associar descrições de funções a registros de autoridade que descrevem produtores de documentos e/ou descrições de documentos arquivísticos. 5. A norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico, a ISDIAH, dá orientações acerca do relacionamento de informação sobre instituições com acervo arquivístico a descrições multinível, segundo a ISAD(G), e descrições de entidades coletivas, famílias e pessoas como produtoras de material arquivístico, conforme a ISAAR(CPF).
O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1193Q136199 | Arquivologia, Princípios, Analista Judiciário Arquivologia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos princípios arquivísticos, julgue os itens a seguir.

Quando o princípio da pertinência é aplicado, deve-se reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desses documentos e a sua classificação original.

  1. ✂️
  2. ✂️

1195Q31756 | Arquivologia, Agente Administrativo, CRF RJ, QUADRIX

A escolha do método de arquivamento a ser adotado em um arquivo deverá ser precedida de uma análise minuciosa dos documentos a serem arquivados e da estrutura da instituição que está sendo organizada. Consideram-se diretos os métodos que permitem que a busca do documento se dê no próprio local em que o mesmo está arquivado, sem a necessidade de um índice auxiliar. É uma característica dos métodos (listados a seguir) que organizam por nome, com exceção de um. Qual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1196Q51513 | Arquivologia, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação a preservação e conservação de documentos de arquivo, julgue o item a seguir. 

Uma política institucional de preservação de documentos de arquivo restringe-se aos documentos físicos, em suporte papel, podendo considerar a restauração de suportes, a fim de manter disponíveis as informações e os dados registrados. 
  1. ✂️
  2. ✂️

1197Q51515 | Arquivologia, Auxiliar Institucional, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A manutenção das instituições arquivísticas e dos documentos arquivísticos requer uma série de intervenções, que vão desde a construção (ou adaptação) de instalações para o seu funcionamento até o acondicionamento dos documentos físicos e em outros suportes. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.

O profissional responsável pelo acondicionamento de determinado documento ou acervo documental deve conhecer o acervo em tratamento e os documentos a serem preservados, além de ter ciência de que seu objetivo é guardar e proteger os documentos e facilitar seu manuseio, observados os critérios estabelecidos. 
  1. ✂️
  2. ✂️

1198Q351301 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Técnico do Ministério Público, MPE SC, ACAFE

O Código de Classificação de Documentos de Arquivo é um instrumento de trabalho utilizado nos arquivos correntes para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades. Quanto à classificação de Documentos de Arquivo está correta a afirmação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1199Q218187 | Arquivologia, Microfilmagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, que tratam de políticas, planejamento e técnicas de microfilmagem aplicadas aos arquivos.

Ao utilizar a técnica micrográfica para preservar documentos históricos, há que se garantir a produção de, pelo menos, três filmes: filme original em sais de prata, matriz a ser reservada para sempre; uma cópia (filme de segunda geração), em prata, positivo, para fazer reproduções; e outra, em prata, diapositivo, para consulta e leitura local.

  1. ✂️
  2. ✂️

1200Q217940 | Arquivologia, Tabela de Temporalidade Avaliação Eliminação, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com relação à avaliação de documentos, julgue os itens subsequentes.

No âmbito da administração pública, a comissão de avaliação de documentos deve ser formada por um grupo multidisciplinar, encarregado da avaliação de documentos de um arquivo, que tenha como uma de suas atividades o estabelecimento de prazos de temporalidade para os documentos arquivísticos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.