Início

Questões de Concursos Arquivologia

Resolva questões de Arquivologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1461Q6416 | Arquivologia, Assistente de Defensoria Pública, DPE TO, COPESE

Relativamente ao tema documentação assinale a alternativa CORRETA:

I. Do ponto de vista bibliográfico, documento é qualquer obra manuscrita ou impressa;

II. Com o surgimento da informática a documentação perdeu importância no processo de tomada de decisão;

III. No passado a documentação era estática, funcionava como um simples arquivo;

IV. A documentação, juridicamente falando, representa uma prova em favor de fato ou informação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1462Q137236 | Arquivologia, Certificação Digital, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 1ª REGIÃO, FCC

Nos sistemas de gestão de documentos eletrônicos, a criptografia assimétrica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1463Q217627 | Arquivologia, Descrição, Oficial Técnico de Inteligência Área de Arquivologia, ABIN, CESPE CEBRASPE

A grande acumulação de documentos públicos, aliada às necessidades da pesquisa e da divulgação, exige o estabelecimento de políticas de descrição que se concretizem em programas descritivos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O estabelecimento de uma política de descrição arquivística depende do estabelecimento de uma eficiente política pública arquivística.

  1. ✂️
  2. ✂️

1464Q136989 | Arquivologia, Documentos eletrônicos digitais, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 23ª REGIÃO, FCC

Quanto maior o número de pixels utilizados no processo de captura digital de determinada imagem,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1465Q33565 | Arquivologia, Assistente Administrativo, DPE MT, FGV

Com vistas a assegurar a preservação durante o prazo de guarda, estabelecido na tabela de temporalidade e destinação, devem ser observados procedimentos específicos de acordo com os diferentes gêneros documentais.

A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Os papeis das capas de processos devem ser neutros.
( ) As presilhas devem ser em plástico ou em metal não oxidável.
( ) As capas dos processos devem conter fibra curta.
( ) As práticas de grampear e de colar documentos devem ser evitados.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1466Q50463 | Arquivologia, Arquivos Corrente e Intermediário, Arquivista, MPOG, CESPE CEBRASPE

No que se refere a conceitos e procedimentos aplicados à gestão de documentos, julgue o seguinte item.

A expedição de correspondência particular, que deve estar explícita nas normas internas de protocolo, fica a critério de cada órgão ou entidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

1467Q847409 | Arquivologia, Gestão de Documentos Arquivos Corrente e Intermediário, Câmara de Divino MG Recepcionista, GUALIMP, 2020

Qual o tipo de arquivamento em que os documentos são colocados lado a lado, um atrás do outro sendo possível retirar o documento desejado sem retirar os outros do arquivo, mas que, no entanto, acaba por prejudicar a conservação dos documentos, pois o papel tende a amassar quando guardado dessa forma?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1469Q218453 | Arquivologia, Certificação Digital, Oficial Técnico de Inteligência Área de Arquivologia, ABIN, CESPE CEBRASPE

Em relação às tecnologias aplicadas aos arquivos, julgue os itens de 82 a 91.

A Infraestrutura de Chaves Públicas no Brasil (ICP-Brasil) define procedimentos para a realização de dois serviços complementares de certificação digital com algoritmos de criptografia assimétrica: assinatura digital e criptografia de sigilo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1470Q29788 | Arquivologia, Técnico de Administração, CONDER, FGV

O valor secundário refere-se ao uso para outros fins que não aqueles para os quais os documentos foram criados.

O documento, para que tenha valor secundário, deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1471Q351155 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O arquivista responsável pelo acervo documental do Departamento de Polícia Federal (DPF), em Brasília, localizou uma massa documental, produzida pelo próprio departamento, acumulada nas dependências do órgão.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, de acordo com os princípios arquivísticos e à luz da legislação arquivística em vigor.

Os documentos de caráter intermediário que devem cumprir prazo de guarda serão mantidos nas dependências do DPF ou transferidos ao Arquivo Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

1472Q7383 | Arquivologia, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

O diagnóstico de um acervo fotográfico deve levar em consideração o volume documental. A quantificação dos negativos fotográficos devem ser feita por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1473Q350690 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Com referência a aspectos a serem observados na elaboração de um sistema de classificação, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1474Q21237 | Arquivologia, Técnico de Suporte Administrativo, BACEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da função documentação, julgue os itens subsecutivos.
A tabela de temporalidade de documentos é instrumento de gestão aprovado por autoridade competente que permite gerenciar a massa documental acumulada e avaliar o prazo de guarda e a destinação final dos documentos produzidos ou recebidos por uma instituição.
  1. ✂️
  2. ✂️

1475Q99847 | Arquivologia, Descrição, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

A enorme quantidade de documentos que caracteriza o arquivo permanente público versus a necessidade urgente de pesquisa e divulgação motiva o estabelecimento de políticas de descrição que se concretizem em programas descritivos viáveis e eficazes.

Heloisa Liberalli Bellotto. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991. p. 141 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos.

O estabelecimento de uma política de descrição de documentos depende de informações sobre recursos humanos e financeiros, preparação técnica e científica do pessoal capacitado, qualidade dos recolhimentos, perfil do usuário e sua demanda, tendências da historiografia e estado físico da documentação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1476Q134668 | Arquivologia, Tabela de temporalidade avaliação eliminação, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 3ª Região, FCC

Em palestra proferida no II Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho (Campinas, 2007), o historiador Fernando Teixeira da Silva afirmou: A Justiça do Trabalho já descartou demais. Chega! Além de mencionar eliminações de documentos feitas sem qualquer critério, manifestou-se contrário ao método de amostragem preconizado pelo Conselho da Justiça Federal para a avaliação dos arquivos. De acordo com esse método,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1477Q136730 | Arquivologia, Gestão de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Records management e pré-archivage consagraram-se
como dois fenômenos marcantes da época do pós-guerra,
valorizando aspectos fundamentais dos arquivos - até então
pouco considerados pelo modelo historicista surgido com a
Revolução Francesa.
Armando Malheiro Silva et al. In: Arquivística. Teoria e prática de uma
ciência da informação. Porto: Afrontamento, 1999, p. 135 (com adaptações).

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os
itens que se seguem.

A preservação da memória institucional e o apoio à administração são os dois objetivos principais da gestão de documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1478Q351008 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivologista, CEFET RJ, CONSULPLAN

Conforme a Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, são atribuições dos Arquivistas, julgue as proposições abaixo:

I. Planejamento, organização e direção de serviços de Arquivo.

II. Planejamento, orientação e acompanhamento do processo documental e informativo.

III. Planejamento, orientação e direção das atividades de identificação das espécies documentais e participação no planejamento de novos documentos e controle de multicópias.

IV. Recebimento, registro e distribuição dos documentos, bem como controle de sua movimentação.

V. Classificação, arranjo, descrição e execução de demais tarefas necessárias à guarda e conservação dos documentos, assim como prestação de informações relativas aos mesmos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1479Q349477 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

“Ata é o documento em que se narra o que se disse ou se fez numa reunião ou sessão” (Regulamento de Correspondência do Exército – art.173, In: Kaspary, 2007) Sobre a elaboração de uma ata, é correto afirmar que:

I. Na ata, não se fazem parágrafos ou alíneas.

II. Na ata, não se admitem rasuras.

III. Na ata, a linguagem deve ser simples e despretensiosa, clara e concisa.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1480Q187174 | Arquivologia, Protocolo, Agente Administrativo, MEC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos procedimentos administrativos, julgue os itens
subsequentes.

Para que ocorra a expedição de documentos, os setores de trabalho devem encaminhar o original, acompanhado de uma cópia, ao setor de protocolo, que faz o devido registro, arquiva o original e expede a cópia do documento ao destinatário.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.