Início

Questões de Concursos Arquivologia

Resolva questões de Arquivologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3001Q104813 | Arquivologia, Princípios, Analista Administrativo Arquivologia, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos fundamentais de
arquivologia.

O princípio da territorialidade é considerado pelos arquivistas canadenses um segundo nível de aplicação do princípio da proveniência.

  1. ✂️
  2. ✂️

3002Q351391 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Quadro de arranjo é uma representação intelectual de um fundo de arquivo. Um arquivista, no processo de elaboração de um quadro de arranjo, precisa levar em conta certos procedimentos e critérios para ser bem-sucedido. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.

A história administrativa das instituições públicas pode ser localizada na legislação específica, mas também nos seus relatórios de atividades e atas de reuniões.

  1. ✂️
  2. ✂️

3003Q157350 | Arquivologia, Descrição, Arquivologista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto ao programa descritivo em arquivos, julgue os itens de
35 a 41.

A descrição consiste em um conjunto de ferramentas e de tarefas orientadas para informar acerca do conteúdo dos documentos, desde a peça simples até o agrupamento maior, o fundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

3004Q667827 | Arquivologia, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
Em relação a protocolo, julgue o item.
O setor de registro e movimentação funciona como um centro de distribuição e redistribuição de documentos, em que o primeiro passo é preparar a ficha de protocolo em duas vias.
  1. ✂️
  2. ✂️

3005Q138197 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ GO, FGV

Observe os seguintes exemplos de codificação de documentos:

I – 56.29.32
II – 2.1.3
III – 6532/2004

Eles são usados respectivamente nos seguintes métodos de classificação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3006Q196065 | Arquivologia, Microfilmagem, Analista Arquivologia, CVM, ESAF

Acerca da microfiagem, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3007Q258025 | Arquivologia, Arquivo Intermediário, Técnico Judiciário Área Administrativa, TSE, CESPE CEBRASPE

O arquivo intermediário é uma das fases do ciclo de vida dos documentos de arquivo. Constitui objetivo do arquivo intermediário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3008Q351210 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Técnico Judiciário, TRE SE, FCC

Contrato, contrato de prestação de serviços, minuta, disco magnético e livro são, respectivamente, exemplos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3009Q204783 | Arquivologia, Arquivo Permanente, Escrivão da Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de arquivologia, julgue os itens a seguir.

Um dos critérios para que uma instituição pública ou privada constitua um fundo de arquivo é possuir atribuições precisas e estáveis, definidas por um texto com valor legal ou regulamentar.

  1. ✂️
  2. ✂️

3010Q157427 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivologista, Senado Federal, FGV

A transferência da propriedade legal de arquivos, resultante de mudanças da soberania territorial, da divisão administrativa de estados e municípios ou do direito de sucessão, próprio das pessoas físicas e jurídicas, é denominada de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3011Q40179 | Arquivologia, Agente Administrativo, TCE RO, CESPE CEBRASPE

No que se refere à arquivologia, julgue os itens que se seguem.

Os documentos de arquivo de valor permanente acumulados pelo TCE/RO devem ser recolhidos ao Arquivo Nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

3012Q692724 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

No que concerne à análise tipológica de documentos de arquivo e suas aplicações no tratamento de documentos arquivísticos, julgue o próximo item. A análise tipológica é útil à descrição arquivística pela identificação de metadados fixos para determinados formatos jurídicos. 
  1. ✂️
  2. ✂️

3013Q710914 | Arquivologia, Arquivista, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP, 2019

Considerando o conceito de autenticidade de documentos, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Documentos historicamente autênticos são aqueles que foram escritos de acordo com a prática do tempo e lugar indicados no texto, além de serem assinados pela(s) pessoa(s) competente(s) para produzi-los.

( ) Documentos diplomaticamente autênticos são aqueles que dão testemunhos sobre si mesmos em virtude da intervenção, durante ou após sua produção, de uma autoridade pública representativa, garantindo sua genuinidade.

( ) Documentos legalmente autênticos são aqueles que atestam eventos que de fato aconteceram, ou informações verdadeiras.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3014Q133131 | Arquivologia, Lei nº 12527 2011 Lei de Acesso às Informações Públicas, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

A respeito da Lei de Acesso à Informação, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3015Q134162 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Judiciário Arquivologia, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a
seguir.

Uma característica do documento de arquivo é o seu inter-relacionamento com outros documentos e com a atividade da qual ele é resultado.

  1. ✂️
  2. ✂️

3016Q101657 | Arquivologia, Princípios da Administração Pública, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

Acerca dos novos conceitos trazidos pela Lei do Acesso à Informação, correlacione as colunas abaixo e, ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta para a Coluna II.



Imagem 010.jpg

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3019Q349751 | Arquivologia, Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos, Bibliotecário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta no que se refere à adoção da microfilmagem e da digitalização como técnicas de preservação de documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3020Q351038 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivologista, MinC, FGV

O art. 26 da Lei 8.159/91 determina que o órgão central do sistema nacional de arquivos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.