Início

Questões de Concursos Arquivologia

Resolva questões de Arquivologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q197888 | Arquivologia, Normas de descrição de documentos, Analista Arquivologia, EBC, CESPE CEBRASPE

Com base no que dispõe a norma brasileira de descrição arquivística, julgue os itens a seguir.

Dossiê, ou processo, é um dos níveis de descrição utilizados na Norma Brasileira de Descrição Arquivística.

  1. ✂️
  2. ✂️

343Q114953 | Arquivologia, Gestao documental, Analista de Planejamento Arquivologia, IBGE, CESGRANRIO

Para organizar adequadamente um acervo, o arquivista deve conhecer a origem que dita o fundo, a evolução institucional que lhe permite detectar alterações, acréscimos e supressões de órgãos internos, etc. Nessa direção, o arquivista analisa o material em termos de:

I - proveniência
II - história da entidade
III - origens funcionais
IV - conteúdo
V - tipos de material

Ele observa que somente dois desses cinco itens podem ser detectados a partir do exame direto da documentação. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q217380 | Arquivologia, Sistemas Informatizados de Gestão, Oficial Técnico de Inteligência Área de Arquivologia, ABIN, CESPE CEBRASPE

Em relação às tecnologias aplicadas aos arquivos, julgue os itens de 82 a 91.

O carimbo de tempo, código binário que registra data e hora em que ocorreu um evento ligado a um documento, é uma forma de autenticação do documento.

  1. ✂️
  2. ✂️

345Q158241 | Arquivologia, Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo, Assistente de Administração, UFAL, COPEVE UFAL

Método de arquivamento é um plano preestabelecido de colocação dos documentos que visa à facilidade de guarda e pesquisa. Nessa direção, qual é a opção abaixo em que a indicação do método está correta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q20796 | Arquivologia, Avaliação de Documentos, Técnico Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão de documentos, julgue os itens seguintes.

De acordo com a tabela de temporalidade, os documentos de arquivo podem ser eliminados nas fases arquivísticas corrente, intermediária ou permanente.
  1. ✂️
  2. ✂️

348Q197186 | Arquivologia, Arquivamento e ordenação dos documentos, Analista Arquivologia, CVM, ESAF

A disposição de documentos de uma unidade de classificação, a partir de elemento convencionado para sua recuperação é a definição de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q191267 | Arquivologia, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

Considerando a terminologia arquivística e as características e atributos dos documentos arquivísticos, é correto afirmar que sigiloso, atestado de frequência, certidão, textual, caderneta, rascunho e pergaminho são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q133064 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os
itens a seguir.
Na arquivologia, diferentemente do que ocorre na biblioteconomia, não se trabalha com documentos múltiplos nem com tipologias uniformes, passíveis de se submeterem a uma estrita normalização de processamento técnico.
  1. ✂️
  2. ✂️

351Q48728 | Arquivologia, Microfilmagem e Automação, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

     Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta coma organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto)de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento;microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

Luis Carlos Lopes. A informação e os arquivos. Teorias e práticas. Niterói: Ed UFF, 1996, p. 70-1 (com adaptações).

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes itens.
 
Documentos microfilmados ou digitalizados possuem validade legal e, portanto, os originais podem ser substituídos por eles. Mas essas tecnologias (microfilmagem e digitalização) não devem ser usadas em acervos desorganizados como o descrito no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️

352Q9220 | Arquivologia, Oficial Administrativo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CEPERJ

Texto associado.
CONSIDERE AS OBRAS CORRESPONDÊNCIA – TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO CRIATIVA (MEDEIROS) E MANUAL DA SECRETÁRIA (MEDEIROS E HERNANDES) E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE Nº 21 A 30.
A NBR 9578:1986 estabelece normas que devem ser utilizadas na terminologia relativa a arquivos em geral. De acordo com essa norma, “arquivo em depósito” é o nome dado a um conjunto de documentos que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

353Q4247 | Arquivologia, Papiloscopista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A organização de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituições, possibilita a tomada de decisão segura e o atendimento rápido das demandas dos usuários. Considerando essa informação, julgue os próximos itens, referentes a arquivologia.
Como medida preventiva contra o acúmulo de poeira em documentos de arquivo em suporte papel, recomenda-se a higienização do documento com uma borracha fina em pó.
  1. ✂️
  2. ✂️

354Q350986 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Técnico, MinC, FGV

"Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso."

A definição acima refere-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q199424 | Arquivologia, Administração de Arquivos, Analista Arquivologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de diagnóstico da situação arquivística, julgue os itens que
se seguem.

O Cadastro Nacional de Arquivos Federais, publicado pelo Arquivo Nacional em 1990, é típico exemplo de diagnóstico minimalista.

  1. ✂️
  2. ✂️

356Q137284 | Arquivologia, Sistemas Informatizados de Gestão, Analista Judiciário Arquivologia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos,
julgue os próximos itens.

O conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos e processado por computador, e que pode, ainda, compreender um software particular ou determinado número de softwares integrados, é o que se entende por Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

357Q14783 | Arquivologia, Arquivista, UFRJ, PR 4

O Glossário da Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias, ISAAR-CPF, define descrição arquivística como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q349698 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A avaliação é um processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. Assinale a opção correta em relação à avaliação de documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

360Q139041 | Arquivologia, Tabela de temporalidade avaliação eliminação, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos arquivos correntes e intermediários, julgue os itens de
71 a 80.

A tabela de temporalidade é um instrumento de gestão dos prazos de guarda dos documentos aplicada inicialmente no arquivo intermediário.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.