Início

Questões de Concursos Arquivologia

Resolva questões de Arquivologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3561Q350088 | Arquivologia, Preservação, Analista Judiciário, TRE PB, FCC

A fim de criar uma atmosfera favorável à preservação e à conservação dos documentos, recorre-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3562Q135306 | Arquivologia, Gestão de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 17ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Desde o desenvolvimento da arquivologia como
disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada
a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os
desdobramentos práticos da gestão ou a administração de
documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para
alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias
e ainda restrito, como experiência, a poucos países.
José Maria Jardim. O conceito e a prática de gestão de documentos, 1987

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 61
a 65, a respeito da gestão de documentos aplicada aos arquivos
governamentais.

A identificação e a descrição das séries documentais, o estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, o arquivamento intermediário, a eliminação e o recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas são componentes da fase de produção da gestão de documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

3563Q350864 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TRE PB, FCC

A implantação de programas para transferência e recolhimento sistemáticos de documentos supõe, como ferramenta prévia, a elaboração de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3564Q137110 | Arquivologia, Arquivo Intermediário, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Records management e pré-archivage consagraram-se
como dois fenômenos marcantes da época do pós-guerra,
valorizando aspectos fundamentais dos arquivos - até então
pouco considerados pelo modelo historicista surgido com a
Revolução Francesa.
Armando Malheiro Silva et al. In: Arquivística. Teoria e prática de uma
ciência da informação. Porto: Afrontamento, 1999, p. 135 (com adaptações).

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os
itens que se seguem.

Os documentos transferidos aos arquivos intermediários são utilizados por seu valor secundário, principalmente por motivações jurídico-administrativas.

  1. ✂️
  2. ✂️

3565Q134043 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos princípios arquivísticos, julgue os itens subseqüentes

O princípio da proveniência se aplica em todas as fases do ciclo vital dos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

3566Q105124 | Arquivologia, Analista Administrativo Arquivologia, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Os elementos de metadados da estrutura de organização do e-ARQ Brasil são agrupados em entidades.
Assinale a opção em que é apresentada a descrição correta de uma dessas entidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3567Q137128 | Arquivologia, Normas de descrição de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, a respeito das normas nacionais e
internacionais de arquivo.

A área de identificação da Norma Internacional de Descrição de Funções é formada pelos seguintes elementos: datas, descrição e história.

  1. ✂️
  2. ✂️

3568Q350901 | Arquivologia, Atendente de Recepção, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Os documentos sigilosos são divididos por categorias, tendo cada uma delas um prazo de guarda. Quanto à natureza do assunto, esses documentos podem ser incluídos na categoria de

confidenciais.

  1. ✂️
  2. ✂️

3569Q99269 | Arquivologia, Princípios, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.

O segundo nível do princípio da proveniência, de acordo com os arquivistas canadenses, determina a observância do fluxo natural e orgânico com que foram acumulados os documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

3570Q836554 | Arquivologia, Internet, Prefeitura de Catanduvas PR Assistente Administrativo, FAUEL, 2021

Em relação à gestão de arquivos e recebimento e transmissão de informações, coloque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Possibilitam a preservação adequada de documentos e arquivos importantes. ( ) Possibilitam a otimização do processo de busca por informações. ( ) Possibilitam a redução do acúmulo desnecessário de dados digitais e também de papel.
A alternativa que apresenta de forma CORRETA a classificação das afirmações acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3571Q349903 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Técnico I, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca dos conceitos básicos adotados pelos arquivos públicos, julgue os itens a seguir.

Os documentos de arquivo possuem determinadas especificidades, incluindo seu valor primário e secundário.

  1. ✂️
  2. ✂️

3572Q136410 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Quanto ao aspecto formal, os autos de infração, as atas e os termos configuram-se como atos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3573Q350434 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Analista Administrativo, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, CESPE CEBRASPE

A respeito da análise diplomática e tipológica dos documentos de arquivo, julgue os itens subseqüentes.

Os documentos de ajuste são documentos pactuais, representados por acordos de vontade entre duas ou mais partes.

  1. ✂️
  2. ✂️

3574Q241134 | Arquivologia, Preservação, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto às tipologias documentais e aos suportes físicos, julgue os próximos itens.

O alisamento é uma das operações de restauração de documentos mais utilizadas em países tropicais.

  1. ✂️
  2. ✂️

3575Q351217 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivologista, UFABC, UFABC

Além dos conhecimentos teóricos e metodológicos, o profissional de arquivos deve apresentar as seguintes características para o bom desempenho de suas funções:

I- O arquivista deve ter habilidade em lidar com o público, dispensando a todos os usuários um tratamento cordial, empenhando-se em atendê-los com rapidez e eficiência.

II- O arquivista pode colecionar documentos originais, desde que não tenha sido retirado de fundos ou coleções sob custódia do arquivo onde trabalha.

III- O arquivista tem o dever de facilitar o acesso aos arquivos ao maior número possível de usuários, mas deve-se respeitar a legislação em vigor e não revelar informações contidas em documento cujo acesso é restrito por lei.

IV- O arquivista deve respeitar os limites impostos pela política das instituições, a legislação e a regulamentação, os direitos dos indivíduos e os acordos com os doadores, no que diz respeito à comunicabilidade dos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3576Q105205 | Arquivologia, Analista Administrativo Arquivologia, TCE ES, CESPE CEBRASPE

O documento que descreve conjuntos ou unidades documentais na ordem em que foram arranjados é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3577Q707092 | Arquivologia, Arquivista, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.


Assegurar de modo eficiente a produção, a administração e a destinação de documentos; garantir que a informação arquivística esteja disponível em tempo hábil; assegurar o uso adequado da reprografia, processamento automatizado de dados; assegurar a eliminação dos documentos que não apresentem valor primário e contribuir para o acesso e a preservação dos documentos que mereçam guarda permanente por seu valor histórico e científico são objetivos da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3578Q351274 | Arquivologia, Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Considere que a Procuradoria Geral do Distrito Federal (PRG-DF) adote o processo de microfilmagem para os documentos do acervo arquivístico. Nesse caso, julgue os itens a seguir.

É indicada a microfilmagem na íntegra dos fundos arquivísticos existentes a fim de subsidiar o acesso aos pesquisadores e como medida preventiva ao acervo.

  1. ✂️
  2. ✂️

3579Q351285 | Arquivologia, Preservação, Analista Administrativo, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, CESPE CEBRASPE

No tratamento técnico a ser dispensado aos acervos fotográficos, há que se identificar os processos utilizados na sua composição. Dessa maneira, julgue os itens subseqüentes, relativos aos primeiros processos utilizados na reprodução de fotografias.

O processo fotográfico que utilizava papel salgado na reprodução denomina-se calótipo ou talbótipo.

  1. ✂️
  2. ✂️

3580Q256821 | Arquivologia, Gestão de Documentos Arquivos Corrente e Intermediário, Técnico Judiciário Área Administrativa, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos
administrativos, julgue os itens a seguir.

A organização e a classificação dos documentos de uma organização devem ser feitas por tipo documental.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.