Questões de Concursos Artes

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q352212 | Artes, Elementos da linguagem visual, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Quanto aos efeitos de luz, sombra e volume utilizados em pinturas e desenhos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13 Q351635 | Artes, Fotografia Fotógrafo, Fotógrafo, ITAIPU Binacional, UFPR

Quando se compara o uso da fotografia analógica e o da fotografia digital, percebe-se que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14 Q933788 | Artes, Arte Contemporânea

Qual dos seguintes artistas é conhecido por sua contribuição para a arte contemporânea?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15 Q352046 | Artes, Elementos da linguagem visual, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Quando se fala textura, pode-se estar fazendo referência ao tato ou à visão. Acerca dos tipos de textura, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16 Q351706 | Artes, Teoria em Arte, Projetista, Casa da Moeda, CESGRANRIO

A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933, na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. Nessa perspectiva, a Bauhaus

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17 Q351590 | Artes, Fotografia Fotógrafo, Fotógrafo, ITAIPU Binacional, UFPR

Tecnicamente, a fotografia deveu muito a outra invenção usada há muito tempo por pintores e desenhistas. Que invenção foi essa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18 Q316670 | Artes, Teoria em Arte

A Arte deve ser compreendida como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Sobre as afirmações abaixo, ocorridas a partir da segunda metade do século XX, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

I. ( ) Surgiram os cursos de História da Arte, ultrapassando as hegemonias do Desenho Geométrico, do Desenho Técnico, da Geometria Descritiva e do Desenho Pedagógico.

II. ( ) O ensino da música, antes predominantemente baseado no Canto Orfeônico, começou a ser modificado nos anos de 1960 com a introdução de novos métodos da Educação Musical no trabalho escolar.

III. ( ) A Lei 5692/71, responsável pela reforma do ensino de 1º e 2º graus no Brasil, passou a considerar a Arte como experiência de sensibilização e conhecimento genérico.

IV. ( ) Com o estabelecimento da Lei 5692/71, nas escolas, a Arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar. Além disso, os professores de Arte deveriam atender a todas as linguagens artísticas com um sentido de prática polivalente.

V. ( ) Para ajudar no enfrentamento e na superação dos problemas, ausências e distorções do Ensino da Arte, foram organizadas, a partir de 1972, as Associações de Arte-Educadores em diversos estados do Brasil.

Marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19 Q860082 | Artes, Teoria em Arte

O que é perspectiva na arte?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20 Q351461 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, foi desencadeada, principalmente, pelo artigo escrito por Monteiro Lobato intitulado "Paranóia ou mistificação?". Nesse texto ele repudia a exposição da artista plástica Anita Malfatti, dizendo haver "...duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem normalmente as coisas e em conseqüência disso fazem arte pura, guardando os eternos ritmos da vida, e adotados para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. [...] A outra espécie é formada pelos que vêem anormalmente a natureza, e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva". Em resposta a esse texto, de que forma revidaram os artistas, chocados pela agressão?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.