Início

Questões de Concursos Artes

Resolva questões de Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q351681 | Artes, Desenho Desenhista, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

No desenvolvimento dos desenhos de arquitetura, engenharia ou de mecânica, o uso da escala permite aumentar, diminuir ou manter o tamanho do objeto em função de cada situação. Julgue os seguintes itens, referentes ao uso das escalas.

A escala é uma razão de semelhança entre as medidas do desenho e as medidas do objeto. Na escala 5:1, uma unidade do desenho corresponde a cinco unidades do objeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

842Q351730 | Artes, Fotografia Fotógrafo, Técnico Administrativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, VUNESP

                                       CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto. "Em uma situação ideal de estúdio, o fotógrafo trabalha com fontes ________ de luz como ________. O tipo de luz assim obtida é basicamente ________."

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

843Q351969 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A avaliação escolar, em Arte, numa perspectiva crítica enfatiza que:

I- Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros (sonoros, textuais, audiovisuais, informatizados).

II- Os alunos não devem participar da avaliação do processo de cada colega.

III- A avaliação em arte constitui uma situação de aprendizagem em que o aluno pode verificar o que aprendeu, re-trabalhar os conteúdos, assim como o professor pode avaliar como ensinou e o que seus alunos aprenderam .

IV- A avaliação pode se basear, apenas e tão somente, no gosto pessoal do professor, mas deve estar fundamentada em certos critérios definidos e definíveis e os conceitos emitidos pelo professor devem ser, meramente, quantitativos.

O correto está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

844Q351472 | Artes, Linguagens, Instrutor de Artes Plásticas e Artesanato, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

São pontos de bordado em tapeçaria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

845Q352076 | Artes, Teoria em Arte, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Para Nelson Goodman, filósofo norte-americano, a forma de se olhar uma imagem dependerá principalmente do (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

846Q351897 | Artes, Teoria em Arte, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à estética e à arte, julgue os itens a seguir.

A estética torna o artista e o crítico mais conscientes do seu respectivo trabalho, podendo influir de modo expressivo no seu gosto e modo de criar, juízo e modo de interpretar.

  1. ✂️
  2. ✂️

847Q352179 | Artes, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Quanto à saída, para o exterior, de obras de arte e ofícios produzidos no Brasil de que trata a Lei n.° 4845, de 19 de novembro de 1965, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

848Q351949 | Artes, Desenho Desenhista, Técnico Industrial de Engenharia, ELETRONORTE, NCE

É mais indicada para uma planta cadastral no formato A0, representando arruamentos, divisas de terrenos e topografia de um loteamento que ocupa uma área de 1,0 x 0,5 km, a seguinte escala:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

849Q352333 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A pedagogia da "Escola Nova" se situa na história da educação artística brasileira como uma linha pedagógica que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

850Q352342 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as afirmativas abaixo.

I- A arte na escola já foi considerada matéria, disciplina, atividade, mas sempre mantida à margem das áreas curriculares tidas como mais "nobres".

II- Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte foi incluída, no currículo escolar, com o título de Educação Artística, considerada "atividade educativa", mas não como disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.

III- A introdução da Educação Artística, no currículo escolar, não foi um avanço, principalmente, pelo aspecto de sustentação legal.

IV- Pode-se dizer que, nos anos 80, do ponto de vista da arte, em seu ensino e aprendizagem, foram mantidas as decisões curriculares oriundas do ideário do início e meados do século XX. O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

851Q352343 | Artes, Área Gráfica Desenho Desenhista

Segundo as diretrizes do eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), o atalho de teclado padrão no navegador Chrome que leva à busca interna em qualquer página do Governo Federal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

852Q351576 | Artes, Arte Educação

No transcorrer do ensino fundamental, espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, diante da sua produção de arte e no contato com o patrimônio artístico. Neste sentido, o ensino de Arte deverá organizar-se de modo que, ao longo do ensino fundamental, os alunos sejam capazes de

I. identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no seu entorno.

II. compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude apenas de busca coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

III. experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em arte, de modo que os utilize nos trabalhos pessoais, identifique-os e interprete-os na apreciação e contextualize-os culturalmente.

IV. identificar, investigar e organizar informações sobre a arte, reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

853Q352344 | Artes, Desenho Desenhista, Agente Técnico, MPE AM, CESPE CEBRASPE

O projeto de uma cartilha institucional deve ser produzido e impresso em offset e em sistemas de cadernos de 16 páginas. Várias escolhas devem ser feitas: papel mais adequado, melhor formato, tipo de leiaute mais apropriado, número de páginas e como consorciar as escolhas estéticas, ergonômicas e de custo. Nessa situação, considerando a melhor solução para confecção da referida cartilha, julgue os itens subseqüentes.

O papel cuchê proporciona imagens com maior qualidade de impressão quando comparadas às mesmas imagens impressas sobre o papel kraft.

  1. ✂️
  2. ✂️

854Q351864 | Artes, Fotografia Fotógrafo, Técnico Administrativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, VUNESP

Muitos bancos de imagens aplicam a marca d´água em suas imagens na web. Esse efeito é obtido principalmente para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

855Q352180 | Artes, Arte Educação, Professor de Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao papel da representação gráfica no desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. Em uma atividade plástica global coletiva, o professor pode orientar os alunos de forma a integrar as diferentes criações individuais com o objetivo de obter um resultado único.
  1. ✂️
  2. ✂️

856Q352207 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmações abaixo.

I. A música de concerto contemporânea explorou conscientemente dimensões do tempo que contestam a escuta linear, negam a repetição e questionam o pulso rítmico.

II. O canto gregoriano é uma música para ser cantada, em princípio, por vozes masculinas em uníssono, à capela, na caixa de ressonância da igreja, sem acompanhamento instrumental.

III. Em 1913 foi apresentada no Teatro dos Champs- Elisées a Sagração da Primavera, diante da revolta e assombramento da platéia. Seu compositor, que insistia que �temos um dever com a música: o de inventá-la� foi Igor Stravinski.

IV. O processo de aproximação entre a música moderna do Ocidente e a tradição modal do Oriente começou sutilmente com Debussy, que conheceu músicas chinesas, javanesas, indianas, vietnamitas na Feira Mundial de Paris, por ocasião do centenário da Revolução Francesa. É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

857Q351490 | Artes, Área Gráfica Desenho Desenhista

Em 1932, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque apresentou sua primeira exposição arquitetônica, introduzindo aos americanos um novo estilo de arquitetura, que passou a ser chamado de Estilo Internacional.

Com largas influências tanto na arquitetura quanto no design, o Estilo Internacional é caracterizado por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

858Q935685 | Artes, Literatura do século XX

"Festa no Covil" é uma obra de qual autor latino-americano?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

859Q351548 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Qual das alternativas abaixo expressa corretamente o que é planejamento de ensino?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

860Q352183 | Artes, Desenho Desenhista, Desenhista, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A medida padrão para os levantamentos é o metro (m), para facilitar a sua leitura são usadas as suas subdivisões, entre eles o decâmetro (dam), quilômetro (km) e hectômetro (hm). Dada a distância de 4550m, marque a alternativa que representa essa medida em decâmetro, quilômetro e hectômetro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.