Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q318731 | Artes Cênicas, Gestor em Cultura, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Teatro épico tem como função tirar o disfarce do teatro, o espectador deve estar todo tempo consciente de que a história que se passa no palco é só de “mentirinha propositada”, são pensamentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q318873 | Artes Cênicas, Gestor em Cultura, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

É uma prática coletiva que reúne um grupo de atores, que improvisam coletivamente de acordo com um tema preestabelecido, com objetivo de levar os participantes à compreensão dos mecanismos teatrais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q318793 | Artes Cênicas, Monitor de Dança, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Marque a opção que apresenta a linha do tempo na ordem cronológica dos estilos que marcaram a trajetória da dança (de seu surgimento até os dias atuais).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q318720 | Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Em relação ao jogo na educação, analise.

I. A atenção ao estudo do jogo torna-se mais forte nos séculos XVII e XVIII.

II. Oferece um espaço privilegiado em que se exerce a inteligência humana, segundo Leibniz.

III. O jogo serve apenas como diversão, segundo Rousseau.

IV. Kant iniciou a relação entre o jogo e a estética.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q318722 | Artes Cênicas, Gestor em Cultura, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

É um fundo público constituído de recursos destinados exclusivamente à execução de programas, projetos ou ações culturais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q318742 | Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

“Espaço que engloba o espaço cênico e o dos espectadores; define-se pela relação entre os dois e pela maneira como a sala (plateia) percebe a cena e esta se manifesta ao público.” Essas características definem o espaço

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q840498 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Prefeitura de Barão de Cocais MG Professor Map II Artes, Gestão de Concursos, 2020

Conforme os PCN - Arte (1997, p. 86), o professor deve organizar as aulas numa sequência, oferecendo estímulos por meio de jogos preparatórios com o intuito de desenvolver habilidades necessárias para o teatro, como atenção, observação, concentração, e preparar temas que instiguem a criação do aluno em vista de um progresso e domínio da linguagem teatral.
São objetivos que devem ser adotados pelo professor na condução das atividades, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q318974 | Artes Cênicas, Professor de Dança, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Os objetivos de ensino da dança podem organizar-se em três pilares: dança na expressão e na comunicação humana; dança como manifestação coletiva; e dança como produto cultural e apreciação estética. Marque a alternativa que apresenta corretamente um exemplo da dança enquanto produto cultural e de apreciação artística.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q318837 | Artes Cênicas, Gestor em Cultura, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Apresentação em locais públicos, como praças ou terminais rodoviários e essa prática tem como função fazer com que a sociedade discuta questões conflitantes, expondo suas críticas, é o teatro:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q843230 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Prefeitura de Santo Augusto RS Professor III Arte, FUNDATEC, 2020

Analise as assertivas abaixo sobre a história do ensino de arte no Brasil:

I. O ensino de música nas escolas substituiu o Canto Orfeônico em meados da década de 1960, através da Educação Musical, focando no ensino do sentir, tocar, dançar, além de cantar as músicas.

II. Na primeira metade do século XX, o teatro e a dança não estavam incluídos no currículo escolar como práticas obrigatórias e eram tratados com a finalidade específica de apresentação.

III. A Lei de Diretrizes e Bases de 1971 incluiu a arte no currículo escolar, considerando-a disciplina com conhecimentos específicos e definidos.

IV. A implantação da Educação Artística na década de 1970 abriu um novo capítulo no ensino de arte na escola e foi marcada pela prática da polivalência.

V. Os anos 1980 foram marcados pela discussão da nova Lei de Diretrizes e Bases e pelas práticas pedagógicas baseadas nos estudos da Psicologia Cognitiva, da Psicanálise e da Gestalt.

VI. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, passa a considerar a arte obrigatória na educação básica, definindo-a como componente curricular obrigatório.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q318764 | Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Aristóteles propõe uma poética em que os espectadores delegam poderes ao personagem para que este atue e pense em seu lugar, produzindo a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q318741 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, em relação ao processo de realização de obra audiovisual.

Desenvolvimento, pré-produção, produção, pós-produção e comercialização são as etapas para a realização completa de um produto audiovisual. Na etapa de desenvolvimento, o produtor encomenda um roteiro, submete-o à análise técnica competente, orça os custos para a sua realização e chega a um projeto final a ser apresentado ao mercado para a devida captação de recursos.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q318723 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Observa-se, na cadeia do audiovisual, um processo de internacionalização e tendências à concentração. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 114 a 116.

As grandes distribuidoras norte-americanas têm considerável participação na distribuição de filmes, concentrando grande parcela de renda e público, o que permite que os filmes norte-americanos predominem inclusive no mercado brasileiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q318721 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, em relação ao processo de realização de obra audiovisual.

Desenvolvimento, pré-produção, produção, finalização e comercialização constituem as etapas de elaboração da estimativa de custos financeiros de um projeto de obra audiovisual.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q931918 | Artes Cênicas, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
Se, na Grécia antiga, o teatro começou com os rituais para Dionísio, no Brasil, a história do teatro nasceu com os rituais indígenas e suas celebrações antropofágicas. Depois chegaram os jesuítas e seus autos de catequização, os escravos e seus rituais para celebrar divindades, a Corte e o luxo das óperas estrangeiras. O teatro com grupos formados por atores brasileiros só se estabeleceu a partir do século XIX, o que estimulou o florescimento da comédia de costumes e do teatro burlesco. No século XX, com os grupos universitários, nosso teatro se modernizou; nas décadas de 60 e 70, houve um ápice criativo urgente e penetrante. Veio a censura. Tempo de exílio. Na reabertura política, a virada para o contemporâneo. Encenadores experimentais, seguidos de grandes musicais e teatro comercial.
Internet: <www.revistas.ufg.br> e <www.redeglobo.com> (com adaptações).
Considerando esse texto como referência inicial, julgue o item seguinte, relativos ao teatro brasileiro, aos seus desafios e à sua história.
Os denominados musicais engajados — como Roda viva, Calabar e Ópera do malandro, de Chico Buarque de Holanda — romperam com a tradição do teatro musical brasileiro, considerado entretenimento das massas pelos autores que surgiam.
  1. ✂️
  2. ✂️

36Q318744 | Artes Cênicas, Gestor em Cultura, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Antes mesmo de desenvolver a palavra escrita ou falada, o homem já utilizava de outros recursos de comunicação, para transmitirem suas mensagens, através da expressão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q318979 | Artes Cênicas, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos elementos arquitetônicos do espaço cênico, julgue os próximos itens.

Denomina-se coxia uma das paredes laterais da caixa cênica onde são instaladas as maquinarias das varas manuais ou contrapesadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q318914 | Artes Cênicas, Gestor em Cultura, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Com seu diálogo, estava oficialmente nascido o teatro, o primeiro dramaturgo grego que montou seu teatro em carroções, percorrendo cidades, levando seus espetáculos ao povo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q318980 | Artes Cênicas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

A respeito de notação musical, julgue os itens que se seguem.

Na notação musical moderna, são utilizadas apenas duas claves: clave de sol (na segunda linha) e clave de fá (na terceira ou na quarta linha).

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q318724 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

A respeito das fontes de financiamento da atividade audiovisual, da distribuição e da comercialização de obras audiovisuais, julgue os itens seguintes.

Os Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional (FUNCINES) — mecanismos de investimento na atividade audiovisual — não concedem incentivos fiscais a seus investidores.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.