Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

321Q1074436 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

A pedagogia teatral contemporânea na educação básica fundamenta-se em princípios que transcendem a mera reprodução de modelos tradicionais de apresentação. Considerando os fundamentos da prática teatral escolar, analise as dimensões pedagógicas apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)A concepção contemporânea do fazer teatral escolar valoriza tanto a prática quanto a recepção teatral, superando visões reducionistas centradas na apresentação como produto final.

(__)O desenvolvimento de criações cênicas coletivas promove o senso cooperativo através da negociação entre perspectivas individuais e necessidades grupais na construção artística.

(__)A exposição das produções cênicas estudantis constitui estratégia pedagógica que fortalece a autonomia criativa e desenvolve sujeitos autoconfiantes e responsáveis

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q955401 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Os movimentos na dança se manifestam na riqueza dos gestos e nos passos utilizados no dia-a-dia: em qualquer ação o homem faz uso de movimentos leves ou fortes, diretos ou flexíveis, lentos ou súbitos, controlados ou livres.
Laban, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Rio de Janeiro: ICONE, 1990.

Em seu trabalho Dança Educativa Moderna (1990), Laban descreve a riqueza de movimentos da dança e sua ressignificação de movimentos automatizados e cotidianizados. Esses fatores são valiosos aliados do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a dança
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

323Q955375 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

As lesões por esforço repetitivo (LER) surgem em detrimento de movimentos físicos repetitivos que acumulam modificações gradativas e prejudicam tecidos moles do corpo ligados ao movimento.
Para uma LER pulsar resultante de uso de baquetas por um percussionista, esse tipo de lesão afetará diretamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

324Q955393 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O autor Paul Bourcier, em sua obra História da Dança no Ocidente, declara que “A primeira dança foi um ato sagrado. O primeiro dançarino teria 14.000 anos – O neolítico inventa a dança ritual” (Bourcier, 2001, p.1).

Fonte: Bourcier, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001

Diante da premissa de que a dança é uma expressão humana e uma das atividades sociais mais antigas da humanidade, é correto considerar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

325Q1071388 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

O Teatro de Cultura Popular (TCP) foi um grupo de teatro criado pelo Movimento de Cultura Popular (MCP), em Recife, no contexto do projeto cultural e educacional do governo Miguel Arraes (1962-64), em sintonia com os ideais de Paulo Freire, de uma educação conscientizadora. Em um artigo para o jornal Última Hora – Nordeste, o ator José Wilker, então membro do MCP, esclareceu: Cultura popular expressa a necessidade de transformar em cidadãos brasileiros a imensa massa de camponeses de nosso Nordeste, quase que imensamente analfabeta; a necessidade de transformar nossa cultura num instrumento acessível a todo o povo, e não um privilégio das elites; a necessidade de transformação radical do estado de coisas que ainda permanece no Brasil.
APEJE. Hemeroteca. Jornal Última Hora-Nordeste, 10/11/1963.
A respeito do sentido atribuído à ação artística por grupos de educação e cultura popular organizados por intelectuais e artistas no início da década de 1960, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A arte é um instrumentos de mobilização política e social, que permite a inclusão das camadas populares por intermédio da alfabetização de adultos, por exemplo.
( ) Aproximar o teatro das camadas operárias e camponesas, pressupõe conceber a cultura popular não apenas como a cultura que vem do povo, mas sim a que se faz pelo povo.
( ) A cultura popular é considerada um meio para educar as classes economicamente e culturalmente desfavorecidas, desenvolvendo a sua consciência política e social.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q955405 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Das seguintes abordagens, a mais eficaz para promover a educação inclusiva na dança é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

327Q1070877 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2018

O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam à catequização dos indígenas, bem como, a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

328Q955266 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

O modo de captação em todas as direções é utilizado para gravar áudio de forma ampla, sendo útil em ambientes onde o som não pode ser controlado com precisão, como em conferências de imprensa. Embora capte diversos sons simultaneamente, esse modo é flexível e pode ser usado como complemento na gravação. É frequentemente encontrado em microfones de lapela, fixados na roupa para captar o áudio de perto. O texto se refere a qual modelo de captação de um microfone?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q955400 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O conhecimento da dança e sua ciência não podem ficar presos a uma lógica linear do pensamento positivista, deve abrir-se para a intuição e buscar o ser integral. Nesta visão, a dança, como linguagem artística, necessita de um corpo de conhecimento que procure fundamentar-se por eixos abertos, inerentes aos vários aspectos da corporeidade humana. Deste modo, uma ciência para a dança não deve ser restrita a um positivismo-somático. Esta ciência deve procurar extrair princípios que possam dar suporte ao desenvolvimento da sensibilidade em interação com múltiplos aspectos mentais, a partir de um desvelar irrestrito da fisicalidade.

Garcia, E. M., Earp, H. S., Vieyra, A. R., Earp, A. C. S., & de Lima, A. M. A. (2009). Dança e Ciência: uma reflexão preliminar acerca de seus princípios filosóficos. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRRJ, 2(1), 63.

Para os autores do trecho acima, uma ciência da dança deve estar calcada sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

330Q1073674 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Augusto Boal (1931-2009) foi um dos dramaturgos que mais contribuiu para a criação de um teatro genuinamente brasileiro e latino-americano. Sua preocupação foi a de criar uma linguagem que pudesse traduzir a realidade do seu país, uma maneira brasileira de falar, sentir e pensar.
Fonte: Site Augusto Boal <http://augustoboal.com.br/vida-e-obra/>.

Sobre esse importante dramaturgo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q1043350 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre uma forma teatral desenvolvida no século XX, leia o trecho a seguir.

Nessa linguagem teatral, prevalece a exposição dos acontecimentos ao invés da tentativa de reconstituí-los pela verossimilhança, como no teatro dramático. É um teatro que utiliza instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, como a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta e como um agente da história. Nesse teatro, o espectador é o destinatário ativo da representação de questões políticas ou sociais, que dizem respeito ao coletivo da sociedade.

O trecho caracteriza a linguagem cênica desenvolvida pelo(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q1074437 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

O ensino de teatro na educação básica articula múltiplas dimensões formativas que contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona competências desenvolvidas pelo teatro com suas manifestações pedagógicas específicas:

Primeira coluna: competências desenvolvidas

1.Autoconhecimento e descoberta de potencialidades

2.Desenvolvimento de habilidades sociais e éticas

3.Articulação interdisciplinar curricular

Segunda coluna: manifestações pedagógicas específicas


(__)Incorporação do teatro por diferentes áreas do currículo escolar, tratando conceitos curriculares através da articulação entre pensamento, ação e temporalidade.

(__)Experimentação de limites pessoais e revelação de talentos que frequentemente passam despercebidos em outras disciplinas escolares.

(__)Cultivo de hábitos organizacionais, responsabilidade com tarefas coletivas e exercício do diálogo, crítica construtiva e participação cidadã.


Assinale a alternativa queapresenta a correta associação entre as colunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q955406 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Os principais benefícios da prática de dança especificamente para o controle e autorregulação do tônus muscular incluem os a seguir elencados, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

334Q955417 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Numa coreografia infantil de grupo, deseja-se que todas as pequenas crianças possam ser vistas na frente ou no centro do palco no formato italiano, nem que seja apenas por alguns minutos. Os ensaios devem ocorrer de forma tranquila e alegre para que o processo de memorização dos passos, com as estruturas musicais e o espaço sejam paulatinamente incorporados.
O nome técnico dado à área na frente do palco é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

335Q679467 | Artes Cênicas, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Atuais estudos na área da recepção, a exemplo de Jauss (1994) e Soares (2010), apresentam similaridades com a proposta de Teatro-fórum, de Augusto Boal, especialmente no sentido de rever a ideia de um receptor passivo de uma obra acabada. A compreensão de leitura da obra de arte, no presente texto, é amparada por Pareyson (1997), ao conferir um lugar produtivo à leitura da obra de arte e não meramente receptivo. Assim, o sentido dado à obra artística dependerá da realidade sensível do espectador, do seu repertório de experiências sociais e estéticas, e não somente dos elementos técnicos produzidos, a priori, pelo artista.


Esse pressuposto afina-se à ideia de Boal de compreensão do espect-ator como sujeito ativo capaz de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

336Q1071968 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025

Sobre o teatro, afirma Brecht: “O espectador no teatro épico não deve ser conduzido a uma identificação emocional completa com os personagens ou a história que se desenrola diante dele. Deve, ao contrário, ser encorajado a manter uma distância crítica, a observar o que acontece e a refletir sobre o seu significado. Não se trata de fazer o público esquecer sua realidade para viver, por algumas horas, em um mundo fictício, mas sim de lembrá-lo constantemente de que está assistindo a uma peça teatral e que esta peça está intimamente ligada às contradições da sua realidade. Queremos que o público veja o mundo não como algo imutável, mas como algo que pode ser transformado."

Assinale a alternativa que melhor reflete os objetivos do teatro épico de Brecht:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

337Q1074179 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Educador Social Sexo Feminino com Atuação em Abrigo, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2023

Considere as afirmativas relacionadas ao papel das artes e do esporte no desenvolvimento humano, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(_)A música e a dança contribuem apenas para o desenvolvimento cultural, sem efeitos significativos no bem-estar emocional e físico dos indivíduos.
(_)As artes visuais e o teatro favorecem o desenvolvimento da criatividade e a expressão pessoal, mas não influenciam habilidades de resolução de problemas.
(_)A prática esportiva regular auxilia na prevenção de doenças crônicas e na melhoria da saúde mental, além de promover a socialização.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q1075203 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Diretor de Produção, UFSC, UFSC, 2019

Assinale a alternativa correta sobre o universo do teatro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q1074965 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

“Nos últimos anos do século XIX ocorreram dois fenômenos, ambos resultantes da revolução tecnológica, de uma importância decisiva para a evolução do espetáculo teatral, na medida em que contribuíram para aquilo que designamos como o surgimento do encenador.”

Esta afirmação é de Jean-Jacques Roubine e os dois fenômenos aos quais ele se refere são respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

340Q955421 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Dos seguintes fatores, o que é essencial para promover a organização motora em pessoas com deficiência é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.