Questões de Concursos Artes Cênicas

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361Q1074253 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Koudela (2015), o ato de improvisar perpassa diferentes períodos da história do teatro no Ocidente, das representações dionisíacas e manifestações do teatro romano – como os mimos ou as atelanas – às formas populares medievais protagonizadas por saltimbancos e bufões. No entanto, uma prática a enaltecia, na qual uma preparação cuidadosa em termos de voz, música, acrobacia fazia do ator um verdadeiro autor teatral, que atuava de improviso, sobrepujando assim a primazia do texto.
Essa prática é
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362Q1070705 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte Educador, FUNPAPA, AOCP, 2018

Um indivíduo à sua frente cruza e descruza as pernas, vira a cabeça para o lado, coloca as palmas das mãos para baixo. Tudo isso se relaciona com o que passa no íntimo das pessoas e é chamado de
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363Q955255 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

O conceito de proscênio tem suas origens na Grécia Antiga e foi aprimorado durante o Renascimento, especialmente no teatro italiano, onde se consolidou como uma configuração padrão para as apresentações teatrais. Esse formato continua sendo uma das formas mais comuns de estrutura em teatros clássicos e modernos. Sobre o proscênio, é correto afirmar:
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364Q955256 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

É um termo usado no teatro para descrever a parte do palco que o público não vê. Tecnicamente faz referência às laterais do palco, atrás das cortinas, onde os atores se trocam, guardam seus objetos e esperam sua vez de entrar em cena. A qual espaço o texto está se referindo?
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365Q949954 | Artes Cênicas, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Leia o trecho abaixo e as proposições:
“No início do século XX d.c. o mundo passava por grandes conflitos. A teoria da psicanálise de Freud influenciava as artes, as revoluções e conflitos políticos criavam tensões sociais que culminariam em duas guerras mundiais e, nesse contexto turbulento, os músicos do Romantismo davam sinais de querer se libertar das formas estabelecidas pelos clássicos.” (Arte / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. – 336 p.)
I - Apesar dos limites entre elas não serem claros, tanto musical quanto teoricamente, há principalmente três subdivisões da música pós-tonal: a música atonal livre, a música de doze sons, e a música cêntrica (construída sobre uma nota central, mas não existem as funções harmônicas associadas com a tonalidade tradicional). II - Arnold Shöemberg (1874-1951), inovou criando novas formas de composição. É o mais conhecido representante do sistema dodecafônico, que consiste em se utilizar as doze notas da escala cromática (tons e semitons), fazendo com que nenhuma nota tenha mais importância do que a outra. Mesmo parecendo uma música estranha aos ouvidos desacostumados, ela marcou profundamente o século XX. III - Wolfgang Amadeus Mozart é um dos três grandes compositores do período, conhecidos como “Primeira Escola de Viena”, juntamente com Franz Joseph Haydn e Ludwig van Beethoven. IV - Talvez o aspecto mais caracteristicamente original da música do século XX está relacionado ao seu ritmo. Os vários procedimentos usados possuem um forte contraste com a métrica regular da prática musical comum com seus padrões rítmicos e funcionais (por exemplo, marcha ou dança) e frases regulares de quatro compassos.
Sobre a música moderna pós-tonal estão corretas:
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366Q1074435 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

A didática do ensino de teatro fundamenta-se na compreensão das características essenciais do jogo teatral como dispositivo metodológico. Considerando os princípios pedagógicos que orientam o planejamento flexível das experiências cênicas educativas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.O jogo teatral desenvolve a consciência estética e amplia a visão do sujeito sobre o fazer teatral e as circunstâncias sociais, promovendo um olhar dinâmico que rompe com perspectivas míopes e estimula a organização de discursos cênicos apurados através da experimentação criativa.

PORQUE

II.A liberdade de ação, a evasão da vida corrente e a ocupação temporal-espacial específica constituem características primordiais do jogo que devem ser preservadas no processo educativo, evitando objetivos diretivos que retirem sua vitalidade lúdica e potencial de transformação sensível e crítica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

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367Q1070866 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP, 2019

Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões apresentadas no documento. Uma última unidade temática explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

Essa unidade temática é designada como

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368Q955411 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Por meio do exercício de uma atenção sensível à gravidade, a pele torna-se lugar de partilha do sensível e da repartição dos apoios. A pele é trabalhada em sua espessura, animada e animando a tensão, essa escuta que se dá em movimentos, por estremecimentos. Ela pode se expandir ou se retrair em uma respiração própria desta escuta-composição que se dá na imediatez como tensão.

Fonte: Bardet, Marie. A Filosofia da Dança. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Conforme o texto acima, assinale a afirmativa correta acerca o modo como a consciência do peso parcial e global do corpo pode influenciar a dança em relação à gravidade.
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369Q1070878 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Agente Cultural, Prefeitura de Cruzeiro do Sul AC, IBFC, 2019

Somos marcados pelas nossas experiências. Partindo delas, formamos nossa memória, que muitas vezes é o conjunto das imagens que expressam o nosso sentido sobre a vida. Dessa forma, quando estamos diante de uma obra teatral, estamos diante de uma experiência do artista, do seu olhar redefinido e estruturado em uma determinada linguagem artística. O Teatro tem essa capacidade de representação da experiência. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
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370Q1072162 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Monitor Artístico, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2025

A dança contemporânea é uma manifestação artística que surgiu entre as décadas de 1950 e 1970, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. São características da dança contemporânea, EXCETO:
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371Q955253 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
A montagem do cenário e os efeitos especiais de um espetáculo envolvem diversas responsabilidades do técnico de palco, incluindo as seguintes tarefas:

I - Criar e montar mecanismos para efeitos especiais.
II - Posicionar os cenários corretamente no espaço cênico.
III - Montar cenários móveis e aéreos, assegurando sua segurança e estabilidade durante a apresentação.
IV - Fixar adereços e objetos necessários para a composição do cenário.
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372Q955257 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

A cenografia se dedica à criação e construção de cenários para diversas manifestações, como teatro, cinema, televisão, eventos e exposições. Sua função essencial é a de construir ambientes que contribuem de maneira significativa para a narrativa, transportando o público para novos mundos e intensificando a experiência sensorial e emocional de cada história. No teatro, a cenografia é responsável por criar o ambiente onde a peça será apresentada. Ela inclui os seguintes elementos, exceto:
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373Q979578 | Artes Cênicas, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O objetivo fundamental de suas pesquisas é estabelecer a total intimidade entre o ator e a personagem, para que haja a identificação de ambos. Narra o teórico, em Minha vida na arte, que os seus atores, para se impregnarem dos papéis, para “entrarem na pele das personagens”, escolhiam um dia para viver a vida delas, de acordo com as indicações do texto. Cada diálogo, cada observação, cada comportamento visava a reproduzir a psicologia da personagem, se o autor a surpreendesse naquela circunstância. Não pode haver mais proveitoso exercício para animação de um papel, do que aquele no qual o ator elabora, em todos os pormenores, o inteiro caráter retratado.

(Magaldi, 1985. Adaptado)

O texto descreve o método de interpretação elaborado por
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374Q955264 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

O controle de áudio em eventos ao vivo é uma atividade desafiadora que requer, além do uso de tecnologias avançadas, a competência do engenheiro de som em coordenar diversos aspectos simultaneamente. Cada escolha, desde o posicionamento dos microfones até a mixagem em tempo real, influencia diretamente a qualidade sonora, sendo essencial para proporcionar uma experiência auditiva envolvente e agradável para todos os presentes. Para garantir um som ao vivo de alta qualidade, os seguintes elementos são imprescindíveis:

I - Realizar um planejamento cuidadoso do sistema de áudio, considerando o tipo de evento, o tamanho do local, o número de canais de áudio necessários (microfones, instrumentos, etc.) e os equipamentos disponíveis. Isso inclui a escolha de amplificadores, caixas de som, mixers, microfones, e outros dispositivos como equalizadores e processadores de efeitos.
II - A passagem de som, também chamada de soundcheck, é uma das etapas mais importantes em eventos ao vivo. Durante esse processo, a equipe de áudio ajusta os níveis de som de todos os instrumentos, microfones e outros dispositivos para garantir que o sistema de amplificação esteja funcionando corretamente.
III - A mixagem de som ao vivo envolve o ajuste em tempo real de cada canal de áudio para criar uma mistura equilibrada que seja audível e agradável para o público. Isso é feito por meio de um mixer de áudio, onde o engenheiro de som ajusta os volumes, equaliza as frequências e aplica efeitos, como reverberação ou delay, conforme necessário.
IV - O feedback de som é um dos maiores desafios no áudio ao vivo. Ele ocorre quando o som amplificado de um alto-falante é captado pelo microfone e amplificado novamente, criando um loop de som que resulta em um ruído agudo e desconfortável.
V - O monitoramento de áudio no palco também é uma parte importante do controle de som ao vivo. Os artistas precisam se ouvir de forma clara para poderem se ajustar à música ou performance.
VI - Processadores de efeitos digitais, equalizadores gráficos, e sistemas de controle remoto não são necessários, pois não permitem ajustes mais precisos e flexíveis durante o evento. Além disso, sistemas de som distribuído, como os line arrays, proporcionam uma cobertura de som mais uniforme em grandes espaços, garantindo que a qualidade do áudio seja mantida em todos os pontos do local.

Analise as assertivas e marque a alternativa correta:
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375Q1072015 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O ator-pedagogo francês Jacques Lecoq (1921-1999) junto ao escultor e mascareiro italiano Amleto Sartori (1915-1962) desenvolveram, em suas pesquisas, uma máscara didática. Conhecida como máscara neutra, sua geometria é simétrica, cobre o rosto inteiro, é pintada de uma única cor e apresenta expressão suave. É considerada a máscara do silêncio, pois com ela não é possível utilizar o recurso da voz. Por ser uma máscara que foi desenvolvida como meio pedagógico, ela vem sendo utilizada em aulas do Ensino Fundamental, a fim de compreender melhor a ideia do corpo como veículo de expressão cênica. O contato entre o rosto e a máscara proporciona diferentes sensações, pois possibilita aos aprendizes uma conexão maior com o tempo presente, despertando a percepção de
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376Q1074970 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

O crítico e pesquisador Sábato Magaldi organiza a obra de Nélson Rodrigues em três grandes grupos: peças psicológicas, peças míticas e as tragédias cariocas. A sequência de peças que correspondem a esta classificação é, respectivamente:
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377Q1071647 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Qual é a principal função de um canhão seguidor em uma apresentação teatral?

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378Q1073754 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta a definição da Mímica, segundo Reverbel (1996).
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379Q955258 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Ao longo da história, podemos afirmar que as funções do figurino no teatro assumiram diversas formas. Sobre o tema, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:

I - Figurinos de época são aqueles criados para produções que retratam períodos históricos específicos.
II - O figurino realista é exatamente o que seu nome sugere: ele busca retratar com fidelidade a época em que a produção se passa, independentemente de ser um período atual ou histórico.
III - Os figurinos de fantasia desempenham um papel fundamental em produções fictícias, especialmente nos gêneros de alta fantasia e ficção científica. Essas peças se destacam pelo nível de detalhamento e criatividade, pois são responsáveis por representar mundos e narrativas imaginárias que não pertencem à realidade.
IV - O figurino à caráter, assim como os figurinos de fantasia, se destaca pela criatividade, incorporando elementos incomuns ou raramente vistos na moda comercial. Ele é projetado para expressar ideias e conceitos, muitas vezes desafiando as convenções tradicionais de vestuário.
V - O figurino conceitual abrange todos aqueles que seguem um tema ou conceito pré-existente, geralmente sem ser originais. Esses figurinos são criados para representar personagens ou ideias já conhecidos.
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380Q955263 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Os cabos utilizados nos equipamentos de som devem ser organizados e manuseados de maneira cuidadosa para garantir o bom funcionamento e a segurança durante a apresentação. Algumas práticas essenciais para o correto gerenciamento dos cabos incluem as seguintes alternativas, exceto:
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