Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

421Q955416 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Na atualidade, a dança educativa não se restringe apenas a transmissão de técnicas de dança, descrição de um tema ou fato. É importante estimular, encorajar e fortalecer o processo criativo dos estudantes de dança, em qualquer idade, para que criem estruturas coreográficas de sua própria autoria.
As principais etapas de criação de uma coreografia de dança são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

422Q1074969 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Os Comediantes, em 1943 estreiam “Vestido de Noiva”, de Nélson Rodrigues sob a direção de Ziembinski. É o marco do início do teatro moderno brasileiro. O cenário de Santa Rosa, para esta montagem, era formado por praticáveis que intercomunicavam três planos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

423Q1074972 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

O grupo Oficina, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa, encena em 1967 O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. Tornado um manifesto pelo grupo, O Rei da Vela inaugura um novo movimento artístico, aglutinando em forma de espetáculo, aquilo que nascia na música, nas artes plásticas e no cinema. É o início do seguinte movimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

424Q1071646 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Como você ajustaria a intensidade da iluminação usando um software de controle de luz para criar uma atmosfera dramática em uma cena de suspense?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q1070707 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte Educador, FUNPAPA, AOCP, 2018

Improvisação é um processo de criação, em que os artistas contam com a improvisação para fomentar suas investigações coreográficas. Na atualidade, muitos artistas utilizam-se da improvisação em seus processos coreográficos. A opção em se trabalhar nesse formato está ligada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q992632 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Gênero híbrido que misturava aspectos trágicos e cômicos. De acordo com Luiz Paulo Vasconcelos (2009, p. 100), “ neste gênero um personagem central, geralmente um dos heróis trágicos visto na trilogia precedente, era caricaturado numa situação ridícula qualquer”
O texto está falando sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q1074562 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Educação Física, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

A dança, antes do desenvolvimento da fala, pode ser uma forma de expressão e comunicação compreendida por todos os povos, por mais distantes que fossem. Era a possiblidade mais simples da representação de suas paixões, angústias, emoções, sentimentos, enfim, de seus pensamentos (Tadra, 2009).
Diante deste contexto, avalie as seguintes afirmações:

I. As danças religiosas, ao serem liberadas pelos sacerdotes ou, banidas dos templos, foram incorporando características populares e praticadas em vilas e praças públicas, transformando-se em danças folclóricas.

II. As danças milenares foram usadas para celebrar um ritual específico como as colheitas ou a chegada de uma estação do ano.

III. A dança na Idade Média era praticada pelos camponeses, em locais públicos, onde os mesmos saudavam suas crenças e m nifestações populares.

IV. A dança teatral é associada aos saltimbancos no Império Romano.


Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q1074310 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor de Teatro, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Viola Spolin desenvolveu um sistema de jogos teatrais que revolucionou o ensino do teatro. Sobre o método Spolin, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q1073547 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Dança Flamenca, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A dança flamenca é influenciada por diversas culturas ao longo da história. Qual das seguintes opções não representa uma influência cultural presente na formação da dança flamenca?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q1070744 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Teatro, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Em 1590, Londres possuía três teatros públicos. Nessa época, chegou à cidade o jovem William Shakespeare que, desde então, colabora grandemente para que a manifestação teatral se tornasse uma instituição na vida londrina. A partir desse contexto e considerando as ideias sobre o teatro elizabetano e a atuação de Shakespeare, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) Por meio do contexto em que atuou, em suas peças históricas Shakespeare mergulhou na própria história da Inglaterra e posicionou-se em relação aos problemas de poder e do destino. ( ) Temas como ascensão e queda abrupta, embriaguez do poder, crime, vingança e assassinatos são recorrentes nos textos de Shakespeare. A peça Ricardo III é um exemplo disso. ( ) Shakespeare superou as regras clássicas pela força de seu gênio poético. Assim, trouxe à vida períodos e lugares, ternura e rudeza na “arena” do teatro e corroborou para um novo panorama teatral. ( ) O jovem Shakespeare aparece no palco elizabetano em uma época na qual o ator ainda não tinha uma posição segura na sociedade e isso chega ironicamente em algumas de suas peças. A comédia Sonho de Uma Noite de Verão é um exemplo disso. Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

431Q1072025 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Em 1987, nos Estados Unidos, as artistas Anne Bogart e Tina Tendlau desenvolvem o treinamento Viewpoints, que nada mais é do que pontos de atentividade, para que o (a) criador (a) adquira mais vivacidade, escuta e presença cênica. São objetivos referentes a esse treinamento a possibilidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

432Q1009354 | Artes Cênicas, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Leia o texto a seguir que apresenta uma habilidade presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2017) para Arte nos anos iniciais da educação escolar:
(EF15AR12) Discutir, com respeito e sem preconceitos, experiências pessoais e coletivas de dança na escola, como fonte para a construção de vocabulário e repertórios próprios.

Para uma aula de dança do 4º ano, na qual um professor deseja incentivar os estudantes a desenvolver essa habilidade, qual das seguintes atividades o professor pode propor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q955397 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Uma característica comum às linguagens de dança, artes visuais e cinema na corrente do Expressionismo nas artes é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

434Q989461 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

A dança era muito valorizada entre _____________. Para eles, o ideal de perfeição estava na harmonia entre corpo e espírito, que deveria aparecer em um corpo bem moldado, adquirido graças ao esporte e à dança. As crianças eram educadas para a guerra e acreditavam que a dança contribuía para o equilíbrio da mente e aprimoramento do espírito, como também lhes daria a agilidade necessária para a vida militar.Ela era acessível a todos os cidadãos e, somente com o declínio da cultura, a dança passa apenas à esfera do entretenimento.
A asserção que completa o texto corretamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q955414 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Os fundamentos da dança educativa não priorizam estilos ou técnicas específicas de dança, mas, faz-se necessário explicar, estudar e desenvolver senso crítico sobre as expressões ao longo da história da dança.
Uma das principais diferenças entre a dança clássica e a dança contemporânea reside no fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

436Q989463 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Quando Catarina de Médicis deixou Florença para se casar com o Duque de Orleans, (futuro Henrique II, da França), e se tornar a rainha dos franceses, levou com ela um grande número de artistas italianos, influenciando definitivamente a arte produzida na França. Entre estes artistas estavam Leonardo da Vinci, já na maturidade e também Baldassaro de Belgiojoso, músico, bailarino e coreógrafo, que mais tarde passou a se chamar Balthasar de Beaujoyeux. Este preparou para o casamento do Rei de Navarra,(futuro Henrique IV da França) com Marguerite de Lorraine, filha de Catarina de Médicis e Henrique II, uma maneira nova de divertimento.
Estava criado o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q955419 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Para a montagem de um espetáculo de dança, é necessária uma equipe com vários participantes e não apenas os dançarinos. Muitos itens fazem parte de uma apresentação artística mesmo que seja simples.
Para compor uma equipe técnica mínima necessária para um espetáculo especificamente de dança num teatro com palco em formato “arena”, os seguintes profissionais seriam básicos e imprescindíveis, além dos dançarinos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

438Q1071391 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2023

“É evidente o quando a arte sempre esteve presente e ainda está na vida do ser humano, como uma característica da sua existencialidade cultural, porém os fatos, muitas vezes, mostram detalhes que evidenciam a não linearidade da evolução histórica, das manifestações artísticas”, afirma a pesquisadora Isabel Marques em Dançando na Escola (Cortez, 2003). Nas palavras da autora, a arte é uma construção humana e como tal se efetiva no corpo, pelo corpo e a partir da realidade do corpo, no percorrer da história da humanidade.
Especificamente a respeito da dança como forma de comunicação, segundo o conceito de Isabel Marques, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q1071650 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Como garantir a segurança ao manusear equipamentos de iluminação em altura?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q1071472 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

O ensino de teatro está ligado à educação simbólica e estética, que incide no desenvolvimento dos sentidos ao ler, capturar e significar a realidade, representando-a. Essa proposta de formação lida com outros modos de conhecer, de fazer e de se relacionar, que não sejam apenas resultantes do discurso verbal.


CANDA, Cilene Nascimento. Ensino de Teatro: fundamentos e didática (ebook). Salvador/BA: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2020, p. 54, com adaptações.

Acerca do tema do texto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.