Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

441Q1071985 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Sobre o teatro épico de Bertolt Brecht, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q1070708 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte Educador, FUNPAPA, AOCP, 2018

O aprendizado do ambiente lúdico e prazeroso do jogo, quando corretamente desenvolvido, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q955252 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Em relação à operação de maquinário e ajustes no cenário, as responsabilidades do técnico de palco incluem as seguintes afirmativas, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q1048185 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A atividade da dança na escola pode desenvolver na criança a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poderá usá-lo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 67.

Da leitura do trecho decorre que um dos objetivos educacionais da dança é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q955261 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Para evitar o feedback de som em um evento, é essencial tomar algumas medidas preventivas durante a passagem de som e ao longo da performance. Essas ações garantem que o som seja claro e sem distorções, proporcionando uma experiência sonora de alta qualidade para o público e os artistas. Algumas dessas medidas incluem, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q1074560 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Ao criar o teatro do oprimido, Augusto Boal articulou uma série de metodologias que tinham como objetivo tornar o espectador (espectaATOR) ativo e transformador da ação dramática. As técnicas teatrais podem ser úteis para desenvolver a criatividade, a autoconfiança e a expressão corporal e facial.
Sobre as técnicas teatrais avalie as seguintes afirmações:

I. O Teatro do invisível é uma técnica teatral que consiste em apresentar uma cena em um local público, sem que o público saiba que se trata de uma encenação.

II. As interações dramáticas são baseadas em fatos reais e mostram conflitos entre personagens oprimidos e opressores.

III. Teatro fórum é o termo utilizado para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático, cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras.

IV. O Teatro imagem é uma técnica teatral que busca ensaiar uma transformação da realidade através do uso da imagem corporal.


Assinale APENAS a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q955265 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Um dos primeiros tipos criados após a invenção do microfone foi o microfone de fita, que ganhou grande notoriedade durante o período das transmissões radiofônicas. Nos modelos iniciais, esses microfones eram altamente delicados, e a fita interna corria o risco de se rasgar dependendo de como fosse manipulada. A descrição mencionada refere-se a qual microfone?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q955269 | Artes Cênicas, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Os eventos online têm se consolidado como uma tendência em ascensão, com a expectativa de que essa modalidade continue a crescer nos próximos anos, impulsionada pela demanda por soluções práticas e de fácil acesso. Para assegurar uma transmissão de alta qualidade, é necessário adotar algumas precauções essenciais. A seguir, apresentamos a alternativa que corresponde aos elementos indispensáveis para uma transmissão eficaz:

I - Imagem: Realize testes antes do evento e verifique se a imagem da câmera do seu computador está adequada. Se possível, tenha uma câmera reserva para evitar imprevistos e garantir que nada saia errado no momento da transmissão.
II - Iluminação: Uma boa iluminação é fundamental para capturar imagens de qualidade. A luz natural é uma excelente opção, mas caso não seja possível gravar em um ambiente bem iluminado, você pode investir em equipamentos como softbox e rebatedores de luz para melhorar a qualidade visual.
III - Áudio: Verifique se o som está claro e sem falhas. Uma dica importante é usar um fone de ouvido durante a transmissão, o que ajuda a melhorar a captação do áudio e a minimizar ruídos indesejados.
IV - Internet: Certifique-se de que sua conexão de internet seja estável e identifique possíveis horários em que a rede pode oscilar. Dessa forma, você pode agendar o evento em um momento mais adequado, garantindo que não haja interrupções ou quedas durante a transmissão.

Analise as assertivas e marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q1073556 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico Sociocultural, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

O Teatro de Animação é um gênero artístico das artes cênicas que possui características específicas em relação a sua encenação. Assinale a alternativa que não se refere ao Teatro de Animação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

450Q1071022 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Teatro, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

A atuação do ator na Europa do século XIX era concretizada pelo representar, seguindo certos códigos, constituídos por poses e gestos que corresponderiam a situações, sentimentos, etc. A partir das pesquisas e experimentos de Delsarte e Stanislavski, entre outros, efetua-se um deslocamento conceitual fundamental que passa a conceber a passagem da representação à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q995006 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Augusto Boal, dramaturgo brasileiro, fundador do “Teatro do Oprimido,” acreditava que os três instrumentos da arte (palavra, som, imagem), poderiam ser agentes de opressão, objetos de ação e de libertação.
Assinale a alternativa correta sobre uma atividade cênica tendo o Teatro do Oprimido, como estratégia, em sala de aula.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q1009347 | Artes Cênicas, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Uma professora que planeja uma aula para a turma do 7º ano estabelece como objetivo de aprendizagem que seus estudantes executem uma coreografia baseada no carimbó. Há um estudante na turma que usa cadeira de rodas, então o professor decide propor uma adaptação para ele. Que atividade poderia ajudar esse estudante a atingir o objetivo da aula?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q1009356 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

“A Sequência Didática é uma forma de planejamento pedagógico que possui inúmeras vantagens para a promoção da aprendizagem ativa. No que diz respeito às escolhas metodológicas realizadas pelo professor, é possível incluir diferentes abordagens para o trabalho pedagógico.”

Adaptado de Cadernos Pedagógicos: Ensino Fundamental Anos Iniciais. SEDUC MT-2018.p.8.

Ao iniciar uma proposta teatral para a Mostra Cultural, cabe ao professor desenvolver uma sequência didática com a finalidade de encorajar os estudantes a sentir prazer, adquirir conhecimento e se desenvolver gradativamente no processo.
Ordene as propostas que o professor deve seguir.

1.Fazer uma montagem teatral a partir de textos literários.
2.Trabalhar o aquecimento, desinibição, interação entre os estudantes.
3.Sugerir jogos teatrais com improvisação.

A sequência didática correta é.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q1071071 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022

No que se refere aos jogos dramáticos e aos jogos teatrais, propostos por Viola Spolin, aplicados como atividades da linguagem do teatro no ensino da Arte, considere as afirmativas.

I- A improvisação é um recurso essencial para a integração do grupo; o caráter repentino e de surpresa desta atividade impossibilita a participação de alguns atores.

II- Os jogos teatrais fundamentam-se no improviso das ações, propiciando a aprendizagem pela experiência.

III- O local apropriado e um ambiente prazeroso favorecem a realização exitosa de oficinas de jogos teatrais.

IV- Com a prática de jogos teatrais, é possível despertar a criatividade além de incentivar a socialização entre os participantes.

V- Os jogos teatrais envolvem uma dimensão lúdica, estimulando a espontaneidade, imaginação e criatividade.

As afirmativas verdadeiras são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

455Q1070835 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Segundo o cap. IV da Lei Rouanet, que trata do incentivo a projetos culturais, os contribuintes poderão deduzir do imposto de renda, por meio de doações e patrocínio, as quantias efetivamente despendidas nos projetos elencados. Essas doações e esses patrocínios atenderão exclusivamente aos seguintes segmentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q1073655 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Contador Legislativo, Câmara de Piedade SP, PUBLICONSULT, 2025

"____________ levou prêmio em Cannes de melhor diretor pelo filme 'O Agente Secreto'. Essa é a primeira vitória do Brasil nesta categoria no festival desde Glauber Rocha, em 1969”

(https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2025/05/24/)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

457Q1075200 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2018

Augusto Boal afirma que o corpo humano deve ser a primeira palavra do vocabulário teatral, uma vez que é nossa principal fonte de som e movimento. Para o autor, precisamos conhecer primeiramente nosso corpo, para somente depois sermos capazes de torná-lo expressivo. Esse conhecimento deve ser dominado pelo “espectador”, que somente depois de ter este autoconhecimento corporal estará habilitado a praticar formas teatrais que, por etapas, ajudem-no a liberar-se de sua condição de espectador.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização, 2010, p.138.

Partindo desse pressuposto, Boal elaborou um plano geral de conversão do espectador em ator que consiste, sistematicamente, no seguinte esquema geral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

458Q1075201 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Diretor de Produção, UFSC, UFSC, 2019

A respeito do texto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

O que é teatro? Uma espécie de máquina cibernética. Em repouso, esta máquina esconde-se por detrás de um reposteiro, mas assim que fica descoberta começa a enviar-nos mensagens. Estas mensagens têm de característico o fato de serem simultâneas e, todavia, terem diferentes ritmos; em determinada altura do espetáculo recebemos ao mesmo tempo seis ou sete informações (provenientes do cenário, do figurino, da iluminação, da colocação dos atores dos seus gestos, mímica, falas), mas algumas delas permanecem (como acontece com cenário) enquanto outras se vão modificando (as palavras, os gestos); estamos, portanto, perante uma verdadeira polifonia informativa, é isto que constitui a teatralidade: uma densidade de signos (GIRAUD; OUELLET, 1980, p. 25).

I. O figurino e a fala, por se modificarem no transcorrer da ação dramática, são elementos principais numa peça, tornando os demais elementos secundários.

II. O texto sugere que o cenário não é modificado, “permanecendo durante toda a representação”. Essa afirmação não traduz o panorama do teatro feito nos dias atuais.

III. A iluminação no teatro contemporâneo pode ter outras funções além de trazer luz aos atores e ao cenário, podendo ela mesma criar um ambiente cenográfico.

IV. Embora receba muitas informações numa representação, o público não é apenas um receptor, mas um importante componente da representação, pois sem ele esta não existiria.

V. Constantin Stanislavski é autor de uma obra extensa sobre a preparação do ator, das ações psicofísicas à criação do personagem. Corpo, voz, movimento e imaginação são elementos imprescindíveis para o ator nesse processo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q955404 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Segundo Rudolf Laban, educador, analista de movimento e autor do livro “Dança Educativa Moderna”, o ensino da dança precisaria desenvolver uma consciência precisa dos diferentes esforços do movimento humano:

A ideia básica na aprendizagem de uma nova dança é que as ações, em todo tipo de atividade humana e por conseguinte também na dança, consistem em sucessões de movimentos onde um esforço definido do sujeito acentua cada um deles.
A diferenciação de um esforço específico é possível porque cada ação consiste em uma combinação de elementos de esforço que provém das atitudes das pessoas que se movem seguindo os fatores de movimento.

Fonte: Laban, Rudolf. Dança Educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

De acordo com esse ponto de vista, os fatores de movimento humano aos quais Rudolf Laban se referiu são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

460Q1074456 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Descanso SC, AMEOSC, 2023

Na encenação de uma peça teatral objetiva-se explorar profundamente os elementos formais da representação cênica: texto, corpo e espaço cênico. Qual das opções a seguir representa uma abordagem eficaz e inovadora para integrar esses elementos de forma coesa e impactante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.