Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

461Q1074971 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

“O universo popular dos cordelistas, dos mamulengos, da linguagem dos folguedos como o reisado e o bumba-meuboi, está presente na obra de Suassuna, somado a influências do teatro religioso medieval e das tradições da Commedia dell’Arte”.

Chicó e João Grilo são os personagens principais da trama “O Auto da Compadecida” e são os chamados “amarelinhos”. Eles ludibriam seus patrões, usam de esperteza para angariarem vantagens, da mesma forma, como os criados da Commedia dell’Arte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

462Q1071649 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Para criar um efeito de descentralização na iluminação cênica, você deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q1072171 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025

Dança dramática de origem africana e motivo guerreiro. Os dançarinos manejam bastões, batendo-os nos dos companheiros, conforme a música e a evolução da dança. A melodia não possui esquema rítmico preciso, chegando a ser quase um cantar declamado.

(Jeandot, 1993. Adaptado)

A descrição apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q1071434 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Produtor Cultural, UFPE, FADE UFPE, 2023

Assinale a alternativa em que todos os elementos constituem exemplos de equipamentos culturais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q1070929 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Laboratório, UFMG, UFMG

A cenotecnia é uma técnica e uma arte. De acordo com as definições correntes, marque a alternativa mais completa para sua definição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

466Q1071966 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025

Antonin Artaud (1896–1948) foi um dramaturgo, ator, poeta e teórico francês, conhecido por sua visão radical sobre o teatro. Criador do conceito de Teatro da Crueldade, ele defendia um teatro que impactasse profundamente o público, explorando emoções primais. Sua obra influenciou o teatro moderno e as artes performáticas, desafiando convenções tradicionais. No trecho a seguir, extraído da obra O Teatro e Seu Duplo, de 1937, o autor estabelece uma analogia entre o teatro e a peste: “a peste é como o teatro, porque a suprema noção de contágio está ligada à de liberdade, porque, como o teatro, a peste refaz orgulhosamente o equilíbrio entre o que é e o que não é, entre a virtualidade e a vida."

Com base nos conceitos de Artaud, pode-se afirmar que a comparação entre teatro e peste:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

467Q1071972 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025

O teatro catarinense combina heranças culturais das imigrações europeias com expressões populares regionais. Segundo o pesquisador Almir Ribeiro, a produção teatral local ganhou força na segunda metade do século XX, com a criação de grupos voltados para temáticas sociais e culturais do estado. Além disso, Rita de Cássia Natalino destaca o impacto das manifestações populares na formação de uma dramaturgia que dialoga com tradições locais e questões contemporâneas.
Sobre o teatro catarinense, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

468Q1071974 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025

Constantin Stanislavski, considerado um dos maiores teóricos e praticantes do teatro moderno, desenvolveu um sistema que influenciou profundamente a formação de atores e a concepção do realismo cênico. Sua abordagem foi aplicada amplamente na Rússia e fora dela. Sobre sua vida, obra e contribuições ao teatro, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

469Q1070704 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Matutino, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2019

Escritora e dramaturga brasileira, autora de famosas peças infantis e fundadora do Tablado, escola de teatro do Rio de Janeiro. Em 1953, produzia sua primeira peça de sucesso direcionada ao público infantil, com o nome: “O Boi e o Burro a Caminho de Belém” um auto de Natal. Em seguida, ganhou dois prêmios em dramaturgia pela prefeitura do Rio de Janeiro com as peças: “A Bruxinha que era Boa” e o “O Rapto das Cebolinhas”. Em 1955, escreveu aquela que é considerada até hoje sua obra principal: “Pluft, o Fantasminha”. Possui todas as suas peças publicadas e muito de suas obras também foram montadas no exterior. Está se falando de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q1070710 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte Educador, FUNPAPA, AOCP, 2018

Em relação à maquiagem teatral e à mímica em atuação teatral, quais são os signos respectivamente desenvolvidos por essas práticas associadas aos músculos da face?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q1071478 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Jundiaí SP, VUNESP, 2022

Na definição de Viola Spolin, sua abordagem para ensino de teatro pode ser definida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q955254 | Artes Cênicas, Práticas Pedagógicas em Artes Cênicas, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Fisicamente, o teatro pode ser composto por diversos elementos estruturais e espaços que trabalham em conjunto para proporcionar uma experiência completa ao público e aos artistas. Esses componentes incluem, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q992633 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Procura imitar o homem ou em sua própria medida ou, o que é mais comum, de maneira inferior a esta, ressaltando seus traços mais baixos e ridículos. Propõe uma reprodução mais realista, na qual os enredos são inventados pelos próprios autores e não retirados de mitologias ancestrais.
O texto se relaciona:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q992634 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Sobre a Cena Grega podemos afirmar:

I. Tanto a tragédia como a comédia eram encenadas por atores mascarados.
II. As personagens femininas eram interpretadas por mulheres, pois somente estas tinham autorização para atuar.
III. Além das máscaras, que cobriam todo o rosto, os atores trágicos paramentavam-se com uma vestimenta de mangas largas e cores variadas chamada quíton.
IV. Para realçar suas presenças cênicas, conferindo-lhes maior estatura, calçavam pernas de pau com solas altas.
V. Na construção da cena, três atores se revezavam: o primeiro, conhecido como protagonista; o segundo, o antagonista; e o terceiro, o tritagonista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q1074306 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Instrutor de Teatro, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Aristóteles, em sua "Poética", estabeleceu conceitos fundamentais para a teoria teatral. Sobre a teoria aristotélica do teatro, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q1072013 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Atualmente, pode-se considerar que o termo “Teatro Negro” deve ser visto de uma forma plural, pois a presença expressiva do negro na cena permitiu que esses (essas) artistas assumissem um lugar de protagonismo. Sendo assim, é possível identificar características que têm sido comuns nesse tipo de produção artística, como, por exemplo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

478Q1072016 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Autora de mais de cem textos teatrais, Lourdes Ramalho (1923-2019), dramaturga nascida no Rio Grande do Norte, mas radicada na Paraíba, foi uma das principais responsáveis por imprimir em sua escrita a ideia do Nordeste e do nordestino, porém não mais vinculada àquela imagem estilizada e/ou estereotipada que é como essa região costuma ser vista pelo restante do país. Em suas obras, é possível identificar traços de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

479Q1073552 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico Sociocultural, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Qual é a função do cenógrafo na produção de um espetáculo de Artes Cênicas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

480Q1032848 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

O Teatro instaura a experiência artística multissensorial de encontro com o outro em performance. Nessa experiência, o corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios, por meio do verbal, do não verbal e da ação física. Os processos de criação teatral passam por situações de criação coletiva e colaborativa, por intermédio de jogos, improvisações, atuações e encenações, caracterizados pela interação entre atuantes e espectadores. O fazer teatral possibilita a intensa troca de experiências entre os estudantes e aprimora a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão e a emoção.

Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempointegral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf

Um dos principais benefícios do ensino de teatro na educação no ensino fundamental é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.