Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

481Q1073553 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico Sociocultural, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Qual é o papel do iluminador ou iluminadora teatral no processo de criação de um espetáculo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

482Q1073555 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Técnico Sociocultural, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

A produção executiva no processo de criação de uma obra artística apresenta diversas responsabilidades e tarefas. Assinale a opção incorreta em relação às atribuições de um produtor ou produtora executiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

483Q1072024 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Fundado em 1898, na Rússia, o Teatro de Arte de Moscou, coordenado por Constantin Stanislavski e Niemiróvitch-Dântchenko, introduziu o “trabalho de mesa” como a base dos estudos sobre uma peça. Anteriormente aos ensaios, havia uma criteriosa investigação do texto. São elementos do “Sistema” para análise de texto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

484Q1073563 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor a de Artes, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2024

Considerando os elementos formais da representação cênica no teatro, qual é a função principal do espaço cênico na produção teatral?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

485Q1071782 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Cenografia, SESC DF, Quadrix, 2018

As reuniões técnicas acontecem pela solicitação de diretores, coreógrafos e, em grande parte das vezes, dos próprios designers de iluminação, de cenografia, de sonoplastia, de figurinos, de maquiagens, de efeitos especiais etc. Em relação às reuniões da equipe técnica, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q1072038 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Gestão Orçamentária, UNICAMP, VUNESP, 2024

Na elaboração de um orçamento para projetos teatrais é necessário que se faça a listagem de despesas, também denominadas rubricas do orçamento. No que diz respeito a essa listagem, assinale a alternativa que indica uma das variáveis do detalhamento das rubricas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q1074855 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

A respeito das especificidades da linguagem teatral, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q1071021 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Teatro, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

O dramaturgo e teatrólogo Bertold Brecht é uma das fortes influências da linguagem teatral. Suas experimentações são consideradas referências para os estudos teatrais. Brecht chegou a um conceito próprio de epopeia para tornar o espetáculo mais eficaz na luta social, fornecendo meios para a realização do Teatro político, denominado Teatro Épico.

Como forma de narrativa, o Teatro Épico é caracterizado, principalmente, a partir de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q1071790 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre as teorias e a prática da encenação, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q1071023 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

O conceito de Ações Físicas, elaborado e colocado em prática por Stanislavski, pressupõe que o ator, para a construção de personagens, utilize elementos que abrangem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q1071027 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

Segundo os PCN de ARTE, a experiência do Teatro na escola amplia a capacidade de dialogar, a negociação, a tolerância e a convivência com a ambiguidade. No processo de construção dessa linguagem, o jovem estabelece com os seus pares uma relação de trabalho combinando sua imaginação criadora com a prática e conscientizando-se disso por meio da observação de regras. O Teatro, como diálogo entre palco e plateia, pode-se tornar um dos parâmetros de orientação educacional. As aulas de Teatro, para tanto, deverão integrar-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q995007 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O teatro na educação é uma ferramenta poderosa para promover aprendizado, desenvolvimento pessoal e social e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental - Anos Finais, os objetos de conhecimento especificados para a unidade temática de Teatro no componente curricular Arte são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q1009355 | Artes Cênicas, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Na primeira aula da unidade "Danças Afro-Brasileiras" em uma escola de ensino fundamental do 8º ano, os estudantes assistiram a vídeos de diferentes danças, selecionaram capoeira e revisaram os passos da coreografia. Para a próxima aula, o professor realizará uma avaliação formativa em grupo com o seguinte objetivo: “Executar os passos básicos da capoeira”.

Para avaliar o objetivo declarado, qual das seguintes estratégias de avaliação é apropriada para o professor usar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q1070840 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Conforme o art. 2.º da Lei Rouanet, o Pronac foi implementado por meio dos seguintes mecanismos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q1073675 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Italiano, arena, múltiplo, ao ar livre, arquitetônico alternativo, teatro de ópera, café concerto e elisabetano são exemplos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q955409 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Na atualidade, a tecnologia faz parte do nosso cotidiano. As expressões artísticas têm trazido a presença tecnológica em muitos suportes variados. Na dança, o próprio corpo tem se beneficiado com a tecnologia para aumentar a abrangência artística de seus realizadores. Cadeiras de rodas mais leves e motorizadas, próteses variadas, além dos recursos de vídeo, audiodescrição e tradução em libras.
Avalie se os seguintes recursos multimídias podem ser utilizados na dança para criar uma experiência imersiva e interativa com o público:

I. Iluminação cênica.
II. Projeção de vídeo.
III. Áudio 3D.

Está correto o que se apresenta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

498Q989460 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Nessas eras, a dança estava diretamente relacionada à sobrevivência, no sentido de que os homens, vivendo em tribos isoladas e se alimentando de caça e pesca e de vegetais e frutos colhidos da natureza, criavam rituais em forma de dança que impediriam eventos naturais de prejudicar essas atividades. Em cavernas como as da Serra da Capivara, no Piauí, no Brasil, Fulton’s Rock, na África do Sul, Altamira, na Espanha e Lascaux, na França, podemos conhecer muitos desenhos dessas eras. Eles representam cenas de pessoas em roda, dançando em volta de animais e vestidas com suas peles; são figuras correndo e saltando, imitando as posturas e movimentos desses animais.
O texto apresentado se refere a uma parte histórica da dança conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q1071389 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Nessa dança, os golpes da capoeira sugerem movimentos de ataque e defesa, como chutando de frente, pernada, abre-alas, rojão e tramela, passos firmes e agressivos. No abre-alas, por exemplo, parece que o passista está se preparando para brigar, dançando com as pernas abertas e os braços se movimentando para frente como se dessem socos no ar. No entanto, diferentemente do que ocorre na capoeira, no passo os dançarinos praticamente não se tocam e quase não há movimentos com as mãos no chão.
Adaptado de http://portal.iphan.gov.br/
O trecho descreve movimentos próprios da dança brasileira denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q1074973 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Augusto Boal em sua passagem pelo Arena, sobretudo na montagem de Arena Conta Zumbi e depois em Arena Conta Tiradentes, propõe o que chamou de “sistema coringa” conforme o fragmento abaixo:

“(…) O sistema coringa foi imaginado por Boal como uma “saída” para um teatro em crise econômica, como uma “solução” estética – a um só tempo dramatúrgica e de espetáculo, destinada a viabilizar a cena possível naquele momento.(…)”

O “sistema coringa” revela-se como o afunilamento de sistemas pregressos como as esquetes do Centro Popular de Cultura – CPC – e também:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.