Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

501Q1071389 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Nessa dança, os golpes da capoeira sugerem movimentos de ataque e defesa, como chutando de frente, pernada, abre-alas, rojão e tramela, passos firmes e agressivos. No abre-alas, por exemplo, parece que o passista está se preparando para brigar, dançando com as pernas abertas e os braços se movimentando para frente como se dessem socos no ar. No entanto, diferentemente do que ocorre na capoeira, no passo os dançarinos praticamente não se tocam e quase não há movimentos com as mãos no chão.
Adaptado de http://portal.iphan.gov.br/
O trecho descreve movimentos próprios da dança brasileira denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q1074973 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Augusto Boal em sua passagem pelo Arena, sobretudo na montagem de Arena Conta Zumbi e depois em Arena Conta Tiradentes, propõe o que chamou de “sistema coringa” conforme o fragmento abaixo:

“(…) O sistema coringa foi imaginado por Boal como uma “saída” para um teatro em crise econômica, como uma “solução” estética – a um só tempo dramatúrgica e de espetáculo, destinada a viabilizar a cena possível naquele momento.(…)”

O “sistema coringa” revela-se como o afunilamento de sistemas pregressos como as esquetes do Centro Popular de Cultura – CPC – e também:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

503Q1071683 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Técnico em Equipamento de Sonorização e Iluminação, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2022

Em iluminação cênica, a folha de material transparente, geralmente de poliéster ou policarbonato, que é posicionada em frente aos refletores para colorir ou filtrar luzes, é chamada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q1071950 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

O teatro é uma obra de arte social e comunal; nunca isso foi mais verdadeiro do que na Grécia antiga.
(BERTHOLD, 2011, p. 103.)

Em relação à tragédia grega, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os componentes dramáticos da tragédia arcaica eram um prólogo que explicava a história prévia, o cântico de entrada do coro, o relato dos mensageiros na trágica virada do destino e o lamento das vítimas.
( ) Seu enredo é composto pela peripécia, pelo reconhecimento e pela catástrofe. Seu objetivo é provocar a catarse, isto é, a purificação dos sentimentos.
( ) Os principais autores trágicos da antiguidade foram Ésquilo, Aristófanes e Sófocles.
( ) O traje do ator trágico consistia geralmente no quíton – túnica jônica ou dórica, usada na Grécia.
( ) As máscaras eram um item essencial no figurino e tinham um papel importante no clima da tragédia. Foi Ésquilo quem introduziu as máscaras de planos largos e solenes.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

505Q1073747 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Prefeitura de Rodrigues Alves AC, DECORP, 2025

Ao elaborar matriz de avaliação por competências para projeto de videoclipe, qual descritor relaciona expressão corporal à intencionalidade comunicativa de forma mensurável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

506Q1070934 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Laboratório, UFMG, UFMG

Quantos metros de tecido, aproximadamente, são necessários para se confeccionar uma cortina para cobrir um vão total de 4m de largura x 3m de altura?

Considere que o tecido tem 2m de largura e que serão necessárias 3 larguras para se conseguir o efeito frisado desejado com a cortina fechada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

507Q1071970 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025

O Teatro de Arena foi um dos principais movimentos teatrais brasileiros da década de 1950 e 1960, destacando-se por seu papel inovador na dramaturgia nacional e no debate político e social. Assinale a alternativa correta sobre o Teatro de Arena:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

508Q1071976 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Ensino Fundamental II Arte 24h, Prefeitura de Lavrinhas SP, AGIRH, 2025

Julgue as seguintes afirmativas sobre o teatro:
I. Consiste em manifestação artística que envolve a ação física.
II. Suas narrativas são construídas por meios exclusivamente verbais.
III. Normalmente, o teatro é desenvolvido de modo coletivo e colaborativo, embora também possa ser individual.
IV. É composto de elementos como as personagens, o espaço cênico, a ação e o público.
São corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

509Q1071468 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

A experiência no estágio curricular supervisionado em teatro constitui-se em um importante espaço pedagógico no percurso formativo dos licenciados em teatro, pois a atividade vincula-se à presença do futuro professor na sala de aula. Nela instaura-se a experiência docente, capaz de motivar um conjunto de discussões e de reflexões acerca da práxis do ensino de teatro no território escolar.

ALMEIDA JÚNIOR, J. S. de. Reflexões acerca do estágio curricular na formação do professor licenciado em teatro. In: Educação em Revista. Belo Horizonte/MG: Faculdade de Educação da UFMG, 2013, v. 29, n. 2, pp. 43-64, com adaptações.

Considerando o referido texto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q1071473 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

Spolin propõe a organização dos jogos teatrais no formato palco/plateia para que todos os jogadores passem pelas duas posições: ora são plateia (observadores), ora são jogadores em cena (atuantes). Essa forma de organização contribui tanto para o desenvolvimento de técnicas teatrais na formação do ator, como para a formação de plateia para o teatro, pois o educando/jogador vivencia o ser ator e o ser plateia, ambos (plateia e palco) com função definida no momento do jogo.


RAMALDES, Karine V. Os Jogos Teatrais de Viola Spolin: uma pedagogia da experiência. Dissertação de mestrado orientada pelo Prof. Dr. Robson Camargo. Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes Cênicas, Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, Goiânia, 2015, p. 83, com adaptações.

Tendo em vista as informações do texto, assinale a alternativa correspondente ao trabalho do professor de teatro por meio dos jogos no ensino básico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q1071989 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Produtor Cultural, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

O Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena, criado em 1958, em São Paulo, pelo diretor e dramaturgo Augusto Boal, sistematizou cursos informais de dramaturgia, focando na busca de uma linguagem brasileira. Em encontros semanais, integrantes e convidados liam e discutiam textos previamente compartilhados. Um dos projetos desenvolvidos ali foi a peça teatral Fogo Frio, que estreou em 1960, e apresentava o drama dos colonos de café no Paraná, utilizando uma linguagem realista para conectar dramas individuais a problemas sociais. A obra desse dramaturgo que ali iniciava sua carreira é marcada por uma forte consciência política, mesmo durante a ditadura militar, buscando sempre uma narrativa autenticamente brasileira. O trecho refere-se a qual dramaturgo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

512Q1048184 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre a linguagem da Arte, leia o trecho a seguir.

Chinolope vendia jornais e engraxava sapatos em Havana. Para deixar de ser pobre, foi-se embora para Nova Iorque. Lá, alguém deu de presente a ele uma máquina de fotografia. Chinolope nunca tinha segurado uma câmara nas mãos, mas disseram a ele que era fácil: — Você olha por aqui e aperta ah. E ele começou a andar pelas ruas. Tinha andado pouco quando escutou tiros e se meteu num barbeiro e levantou a câmara e olhou por aqui e apertou ali. Na barbearia tinham baleado o gângster Joe Anastasia, que estava fazendo a barba, e aquela foi a primeira foto da vida profissional de Chinolope. Pagaram uma fortuna por ela. A foto era uma façanha. Chinolope tinha conseguido fotografar a morte. A morte estava ali: não no morto, nem no matador. A morte estava na cara do barbeiro que a viu.

Adaptado de Eduardo Galeano. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002, p. 16- 17.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a relação entre tecnologia e produção de sentidos na arte para o autor citado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q1074811 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

A técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas, muito mais do que a decoração e a ornamentação, é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo, materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A esta técnica dá-se o nome de____________________ Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

514Q1074561 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Viola Spolin, autora americana, desenvolveu uma metodologia, cuja aprendizagem visa à representação teatral corporal consciente. Desse modo, estruturou uma série de jogos de regras que visam a organizar a atividade teatral em grupo. O jogo de regras estimula a imaginação criadora – jogo simbólico – combinado a uma prática construtora da forma estética.
Qual o nome dos jogos citados no exposto acima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q1072006 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

No contexto do teatro na educação, segundo Koudela (2017), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q1072014 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O Grupo Carmin (RN), uma das principais expressões da cena teatral potiguar, estabelece, na proposta estética de seus trabalhos artísticos, a relação entre o real e o ficcional. Um exemplo disso é o espetáculo Jacy, cuja história começou a ser construída a partir de uma frasqueira encontrada na rua. A interação com esse adereço, que continha em seu interior alguns objetos, e o contato com algumas experiências de Teatro Documental contribuíram para que o grupo começasse a revelar, a partir da frasqueira, a história política, econômica e cultural do estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, a dramaturgia, que parte de documentos históricos e audiovisuais, sugere uma estrutura em que o jogo cênico adquire momentos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

517Q1072018 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Durante as três primeiras décadas do século XX, um tipo de teatro no Brasil ganhou destaque e notoriedade. Para além das formas importadas, estabeleceu-se, no palco, um espaço importante de representação das ideias de constituição da pátria, contrariando a estética realista-naturalista. Um gênero que se servia do riso, da sátira, da representação de tipos populares, números musicais, esquetes, figurinos extravagantes e que abordava os principais acontecimentos do ano de forma crítica e bem-humorada. Essas características correspondem à perspectiva do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

518Q1072026 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O encenador inglês, Peter Brook (1925-2022), desenvolveu um conceito que ele definiu como “teatro vazio”. Essa estética teatral consiste na ideia de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

519Q1074863 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Considerando que o Teatro Contemporâneo evoluiu, em parte, das formas cênicas desenvolvidas pelos movimentos de arte de vanguarda do século XX, multiplicando, à luz da subjetividade multifacetada do novo século, as estéticas pós-guerras dos anos 1950 e 1960, assinale a alternativa correta a respeito desse tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q1071031 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

Para que uma aula de Teatro, no meio escolar, se realize de forma adequada, é de grande valia que se estreitem laços afetivos e compreensivos com essa área.
Nessa perspectiva, são necessários requisitos fundamentais, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.