Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

541Q1071463 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Ensino de Arte, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Foi uma das grandes artistas da história da dança e era conhecida por contar histórias em suas coreografias. Por isso, suas obras eram baseadas nas histórias de vida de seus bailarinos. É reconhecida como um dos principais expoentes da dança-teatro no mundo. Essas características se referem a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

542Q1075048 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, SEDF, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da atuação teatral e dos elementos da linguagem teatral, julgue o item subsequente.

No teatro moderno, a quebra da quarta parede representou uma mudança de paradigma por meio da interação dos atores com o público.

  1. ✂️
  2. ✂️

544Q1071467 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

De acordo com o Documento Curricular para Goiás-Ampliado (DC-GO Ampliado), subcapítulo Arte, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q1071470 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

Com relação à obra Jogos Teatrais: fichário de Viola Spolin, assinale a alternativa que apresenta o conteúdo das fichas de jogos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q1071471 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

O ensino de teatro para os estudantes do ensino médio fundamenta-se na concepção do teatro como linguagem e conhecimento que possuem natureza e sentido próprios, demandando procedimentos pedagógicos específicos para a respectiva efetivação no ambiente escolar.

Disponível em: <www.cee.go.gov.br/files/DOCUMENTO-CURRICULAR-PARA- GOIAS-ETAPA-ENSINO-MEDIO.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2022, com adaptações.

De acordo com o Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

547Q1071990 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O teatro, como uma arte performática, envolve vários elementos que se combinam para criar uma experiência sensorial e emocional para o público. A interação entre texto, encenação, figurino, cenografia e iluminação é fundamental para a transmissão do conteúdo e a criação da atmosfera desejada.
Assinale a alternativa CORRETA sobre os elementos do teatro e suas funções na construção de uma produção teatral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q992635 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Alguns estudos sobre a história do teatro definem ____________ como um tipo rústico de farsa surgido na Sicília e que, posteriormente, desenvolveu-se na Grécia. Lá ele teria adquirido, inclusive, forma literária, pelas mãos de poetas como Sófron e Epicarmo, valendo-se de assuntos retirados do cotidiano e apresentados de modo burlesco. Segundo Margot Berthold (2010), as personagens eram pessoas anônimas do povo, tais como trapaceiros, estalajadeiras, alcoviteiras e cortesãs.
A asserção que completa o texto corretamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q992636 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

O reaparecimento do teatro na Idade Média pelos canais da religião cristã-católica teria reproduzido, de certa forma, o processo já visto nos ritos gregos em louvor a Dionísio.
O drama cristão primitivo surgiu a partir do desenvolvimento adquirido pela liturgia católica na celebração da páscoa, momento simbolicamente ligado à paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A transposição visual dos evangelhos, que começara nas artes plásticas, adentrava agora no campo das artes cênicas.
Em meados do século IX, um diálogo foi inserido nas sequências mudas da missa de Páscoa, em torno do tema da ressurreição, gerando uma variação da liturgia original.

O texto faz menção a um tipo de diálogo do teatro na idade média conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

550Q1074309 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Instrutor de Teatro, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

O teatro de animação abrange diversas técnicas e modalidades. Sobre esta linguagem teatral, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

551Q1074313 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Instrutor de Teatro, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A iluminação é elemento fundamental na linguagem teatral. Sobre técnicas e conceitos de iluminação cênica, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

552Q1070745 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Inicialmente, Patrice Pavis apresenta em seu Dicionário de Teatro uma ideia de dramaturgia ligada à peça escrita: o texto verbal escrito, suas características e técnicas específicas. Entretanto, em outro momento e no mesmo dicionário, esse autor amplia a noção que descreve o conceito de Dramaturgia para além da atividade do escritor de peças de teatro. Assinale a alternativa que apresenta uma ideia reducionista, ainda atrelada ao texto, com relação ao sentido do conceito e o lugar da dramaturgia no ato teatral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

553Q1071772 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Quanto à formação do malabarista, analise as afirmativas a seguir, considerando F para a(s) falsa(s) e V para a(s) verdadeira(s): I. Ao contrário do que acontece com o acrobata ou o aerialista (trapezista, por exemplo), a formação do malabarista requer menor atenção na preparação corporal e foco na pesquisa e elaboração do número. II. Os malabaristas devem dedicar a maior parte do seu tempo treinando as técnicas específicas que o objeto e o projeto artístico requerem. O condicionamento físico acontecerá de modo natural, sem a necessidade de uma atenção especial. III. O artista malabarista necessita de constante preparação corporal, que envolve alongamentos e condicionamento físico específico, aliado a outras atividades criativas e de formação expressiva. A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

554Q1074857 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Considerando a ação, o espaço e o tempo, elementos constitutivos da experiência teatral, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

555Q1071024 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

Qualquer jogo tradicional é realizado tendo, como suporte, certo número de regras aceitas para colocá-lo em movimento. Os Jogos Teatrais apresentam como pressupostos básicos a combinação de regras que são estabelecidas entre os jogadores. Para que o jogo se encaminhe de forma satisfatória, é necessário que haja
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q1072050 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Produção Teatral, UNICAMP, VUNESP, 2024

Em 2008, a United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) publicou o relatório Creative Economy, identificando parâmetros e análise de dados globais do setor, oferecendo ferramentas para a formulação de políticas públicas. Nesse trabalho, foram apresentadas as quatro categorias em que as indústrias criativas são divididas.

São as categorias apontadas naquele documento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q1070782 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, IFB, IFB

Sobre o “Teatro Pós-dramático”, observe as seguintes afirmações.
I) É o mesmo que Teatro Épico.
II) O termo, cunhado por Josette Ferral, diz respeito ao Teatro Contemporâneo pós-anos 90.
III) O Teatro Contemporâneo passou por uma trajetória de consolidação da linguagem cênica durante o Século XX, desde o advento das Vanguardas até a enunciação dos princípios do Teatro Pós-dramático por Hans-Thies Lehmann.
IV) O Teatro pós-dramático se configura como um campo de experimentação e reflexão sobre o Teatro Contemporâneo.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q1072069 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2025

Quanto ao percurso histórico das concepções teatrais, identifique a corrente que rompe com a divisão tradicional entre atores e espectadores, criando o conceito de "espect-ator" - aquele que observa e tem participação ativa como agente transformador na cena.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

560Q1072108 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Três Barras SC, Unesc, 2024

O teatro elisabetano refere-se ao estilo de teatro que floresceu na Inglaterra durante o reinado da Rainha Elizabeth I (1558-1603). Qual das seguintes características é verdadeira sobre o teatro elisabetano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.