Questões de Concursos Artes Cênicas

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561Q1072110 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Esse tipo de cena separa com nitidez os dois campos magnéticos do espetáculo: palco e plateia. O palco fechou-se numa caixa destinada a produzir ilusões, e os espectadores dispõem-se em cadeiras em face dele, afastados por uma rampa que delimita as áreas. A boca do palco funciona como verdadeira parede que, ao abrir- -se, faculta a indiscrição do público, espiando aquele universo autônomo. A caixa fechada, que se comunica internamente com espaços laterais, em profundidade e em altura, pode modificar-se a cada momento pela troca de cenários, vindos das diversas direções. (Magaldi, 1985. Adaptado)

A descrição de Magaldi (1985) define

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562Q1070841 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Em geral, utiliza-se o termo diversidade para advogar uma política de tolerância e respeito entre as diferentes culturas. Ele tem, entretanto, pouca relevância teórica, sobretudo por seu evidente essencialismo cultural, trazendo implícita a ideia de que a diversidade está dada, que ela pré-existe aos processos sociais pelos quais - em uma outra perspectiva - ela foi, antes de qualquer outra coisa, criada. Prefere-se, nesse sentido, o conceito de diferença, por enfatizar o processo social de produção da diferença e da identidade, em suas conexões, sobretudo com relações de poder e autoridade. Silva apud Candau, 2011. p. 245.
Vera Candau apresenta três grandes abordagens nos estudos do multiculturalismo: interativa ou interculturalidade; assimilacionista; e diferencialista ou monoculturalismo plural. A respeito dessas abordagens, assinale a alternativa correta.
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563Q955412 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Preservação, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

A cultura de massas e, principalmente, as redes sociais, privilegiam corpos específicos em detrimento de uma grande multiplicidade de fatores e diferenças que passam pelas questões étnico-raciais, de gênero, PcD’s (Pessoas com Deficiência) e intolerância aos idosos, apenas para citar alguns exemplos.
Os principais benefícios da dança para a inclusão social de grupos marginalizados se materializam na seguinte afirmativa:
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564Q955413 | Artes Cênicas, Formação do Espectador, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

A dança no Brasil faz parte da cultura e corporeidade de todos os povos. Sejam comunidades rurais ou urbanas, a participação coletiva pode variar entre dançarinos ou espectadores. Porém, mesmo os espectadores, de alguma forma, se beneficiam das danças.

Como em um riso louco, a dança se partilha, contagiosa; ver dançar é pôr-se a dançar: nenhuma parcela predefinida na divisão dos lugares entre aquele que observa e analisa e aquele que dança. Esse contágio do movimento dançado, pelos pés, é antes de tudo uma escuta, um compartilhamento do solo, da fúria de dançar.
Fonte: Bardet, Marie. A Filosofia da Dança. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Avalie se a importância de não somente praticar dança, mas também de assisti-la, se expressa das seguintes formas:

I. É importante reconhecer os mestres populares que comandam as danças tradicionais de nosso país, como o Cacuriá, Bumba-meu-boi, Congada, Maracatu, Coco, entre muitas outras.
II. A dança gera significados; ao serem compartilhadas, essas significações afetam e constituem a nossa visão de mundo.
III. A dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas, proporcionando interações, melhorando a saúde mental, a autoestima e o pertencimento na cultura.

Está correto o que se afirma em
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565Q1074979 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

O teatro de bonecos nos foi trazido pelos colonizadores europeus nos séculos XVI e XVII. A popularidade dos bonecos, inicialmente, está ligada às festas religiosas, tornando-se depois cada vez mais descontraído e profano, conforme pode-se verificar no comentário de Ana Maria Amaral e Valmor Beltrame.

“(…) Os bonecos são predominantemente de luva, com cabeças esculpidas em madeira: os traços faciais são marcados por narigões, bocas e lábios salientes pintados em cores vivas e sem preocupações naturalistas. Porém, são as características de conduta e caráter que os assemelham: são irreverentes, justiceiros, desafiam as autoridades, principalmente as judiciais, eclesiásticas e políticas, buscam provocar o riso na plateia e resolvem seus conflitos quase sempre com o recurso da pancadaria.(...)”

Os pesquisadores referem-se, especificamente, ao teatro de:

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566Q1072167 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025

Para Magaldi (1985), o teatro do Oprimido caracteriza-se por
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567Q1072169 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025

Espaço criado pelo jogo da interpretação do ator em cena, composto por seus gestos ou palavras, sua evolução dentro do elenco. Espaço gestual.

(Reverbel, 1996)

A definição trata do Espaço
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568Q1071412 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Nova Odessa SP, MetroCapital Soluções, 2023

Em 1963, a publicação de Improvisação para o Teatro introduziu pela primeira vez os jogos teatrais de Viola Spolin e sua filosofia para o teatro nos Estados Unidos. Spolin figura seguramente entre os maiores professores de teatro do mundo. Onde quer que seu método e seus ensinamentos tenham chegado, não importando o país ou a língua, eles fizeram escola. Improvisação para o Teatro, sua famosa coleção de jogos, exercícios de atuação e comentários, continua tão atual hoje quanto na época de sua aparição inicial, como sua crescente difusão na rede escolar brasileira vem comprovando. A respeito das múltiplas dimensões dos jogos teatrais e da abordagem de Viola Spolin para o ensino/aprendizagem é correto afirmar que:
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569Q1071686 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Técnico em Equipamento de Sonorização e Iluminação, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2022

Na linguagem cênica, as luzes na parte dianteira do palco, historicamente posicionadas entre o pano de boca e o lugar da orquestra, que serviam para iluminar a cena e em especial o rosto dos atores, é reconhecida como:

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570Q1071435 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Produtor Cultural, UFPE, FADE UFPE, 2023

Acerca da classificação indicativa de obras culturais, assinale a afirmativa incorreta.
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571Q1070935 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Laboratório, UFMG, UFMG

Considerando o tamanho padrão das chapas de compensado, qual é a quantidade necessária para se fabricar três cubos iguais, com faces de 70 cm x 70 cm, sem emenda?
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572Q1071964 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 1, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Sobre o uso do teatro como expressão e comunicação na educação, é correto afirmar que:
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573Q1071969 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025

O teatro brasileiro passou por várias fases desde o período colonial até os dias atuais, refletindo as transformações culturais, sociais e políticas do país. Um marco importante foi a criação do Teatro dos Sete, em 1959, e o surgimento de peças icônicas durante o período da ditadura militar.

Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre a história do teatro brasileiro:
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574Q1071716 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Especialista em Desenvolvimento Social, Prefeitura de Suzano SP, VUNESP

Os projetos culturais que conseguiram captar recursos entre os anos de 2010 e 2014 por meio do mecanismo “Incentivo a Projetos Culturais”, da Lei nº 8.313/91, distribuem-se, em média, da seguinte maneira entre as áreas culturais:

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575Q1074537 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2025

Em dança, a análise do movimento articula componentes do esforço para planejar sequências expressivas. Associe os itens da Coluna 1 aos pares de qualidades da Coluna 2, compondo o quadro de variação expressiva para a criação cênica.



Coluna 1 — Componentes

I. Peso.

II. Tempo.

III. Espaço.

IV. Fluência.



Coluna 2 — Qualidades

(__) Leve−pesado.

(__) Sustentado−súbito.

(__) Direto−indireto.

(__) Contido−livre.

A sequência CORRETA da coluna 2 é:

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576Q1074557 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Avalie as seguintes afirmações:

I - CUMBUCA: é uma dança tradicional do norte do Piauí, criada por escravizados negros da região. O mestre Zé Coelho aperfeiçoou o baião tradicional, criando o ritmo, a musicalidade e o repente do balandê.

II - BUMBA-MEU-BOI: é uma das manifestações culturais mais expressivas do Piauí, misturando elementos das culturas portuguesa, indígena e negra. A dança é protagonizada por um homem vestido de boi, que dança acompanhado de música regional.

III - CAVALO PIANCÓ: é uma dança folclórica popular do Piauí, a qual se caracteriza por ser uma dança de pares em círculo, em que os participantes imitam o trote de um cavalo manco.

IV - CONGADA: é uma dança dramática de inspiração náutica, de origem ibérica, com diversas denominações diferentes, de região para região. Denominada de Nau Catarineta, Barca, Fandango ou Chegança de Marujos.

V - REISADO: o Reisado é uma dança popular do Piauí que celebra o Dia de Reis, em 6 de janeiro, e marca o fim do período natalino. A dança é a principal manifestação do Reisado, que também é uma festa que envolve música e desfiles pelas ruas.


Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações corretas.
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577Q955262 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Para alcançar um som equilibrado e de alta qualidade em todo o local, é fundamental um trabalho meticuloso. A alternativa que não corresponde ao trabalho necessário são:
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578Q979585 | Artes Cênicas, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O maculelê é uma dança
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579Q1071490 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Monitor de Dança, Prefeitura de Santa Helena de Goiás GO, IV UFG, 2023

A dança é uma forma de arte que acontece em sintonia com alguma forma de música. No Ocidente, o oitavo se tornou o modo padrão de contagem do tempo dos movimentos de dança para acompanhar o ritmo das batidas da música, o famoso 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8. A contagem até 8 tempos é resultado

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