Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

601Q1071325 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2021

No teatro, existe uma convenção dramática de atuação na qual uma parede imaginária invisível separa os atores do público. Embora o público possa ver através dessa "parede", a convenção pressupõe que os atores ajam como se a plateia não pudesse. Assinale a alternativa que apresente o nome dado à parede imaginária:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

602Q1070837 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Conforme a Lei Orgânica da Cultura (Lei Complementar n.º 934/2017), o sistema de financiamento cultural no DF é constituído por um conjunto de mecanismos diversificados e articulados entre as esferas pública e privada. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q1075190 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir.
Historicamente, a partir da invenção da luz elétrica, por Thomas Edison, houve uma revolução na encenação teatral ocidental e o teatro passou a considerar a literatura dramática como somente mais um de seus elementos.
  1. ✂️
  2. ✂️

604Q1071353 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

No ensino do teatro, existem diferentes objetos de conhecimento para cada conceito a ser trabalhado na linguagem teatral.
Nesse sentido, relacione as colunas abaixo:
Coluna 1 Conceitos 1. Ação dramática 2. Espaço da narrativa 3. Corpo, expressão e criação
Coluna 2 Objetos de conhecimento ( ) Improvisação Teatral, Técnicas de Interpretação, Composição de Ações. ( ) Repertório Corporal, Criação e vivência de Personagens / Papéis. ( ) Espaços Tradicionais, Espaços Alternativos, Possibilidades Criativas no Espaço.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q1075204 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Diretor de Produção, UFSC, UFSC, 2019

Assinale a questão correta no que tange ao universo da produção cultural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q1074967 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Diversos encenadores modernos se debruçaram sobre a música e a utilizaram como instrumento na busca de uma teatralidade que ratificasse seus conceitos artísticos. Bertold Brecht focou nos chamados songs. O principal objetivo do encenador e teórico alemão ao se utilizar dos songs foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

607Q1074457 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Descanso SC, AMEOSC, 2023

Considerando que um docente pretende promover a reflexão crítica e a transformação social entre os alunos, qual das seguintes técnicas teatrais seria a mais apropriada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

608Q989467 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Em 1945 - Chega ao Rio de Janeiro, um dos pilares da dança clássica no Brasil. De origem russa, Leskova nasceu em Paris onde estudou com Egorova, Kniasev e Obukhov. Foi bailarina na Ópera Comique de Paris, no Ballet de La Jeunesse e no famoso Original Ballet Russe. No Brasil, foi, diversas vezes, diretora do Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e criou o seu próprio grupo, o Ballet Society.
O texto faz referência a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

609Q1074974 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

No livro Teatralidades Contemporâneas, ao analisar o trabalho da companhia paulista O Teatro da Vertigem, Sílvia Fernandes destaca um ponto específico das pesquisas empreendidas pelo grupo, conforme transcrição abaixo.

“(…) A marca mais radical desta proposta é a concepção do teatro como pesquisa coletiva de atores, dramaturgo e encenador em busca de respostas a questões urgentes do país, especialmente das grandes metrópoles brasileiras (…) mantém a criação conjunta, mas preserva as diferenças, como se cada criador – ator, dramaturgo ou diretor – não precisasse abdicar de uma leitura própria do material experimentado em conjunto.(…)”

A principal técnica utilizada pelo grupo para montagens como Apocalipse 1,11 e O Livro de foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

610Q1072166 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025

Para Berthold (2000), com a Revolução Russa, o teatro soviético assistiu a uma ruptura das mais elementares, radicais e duradouras com a tradição. Nos anos imediatamente posteriores a 1917, intensa movimentação foi exercida para leva-lo à mobilização política em direção ao projeto comunista.

Um exemplo desse exercício, naquele período e localização, segundo a autora, foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

611Q1072168 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025

Para Reverbel (1996), a Ação Exterior é definida
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q1071403 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Disciplina Artes, SME do Recife PE, CESPE CEBRASPE, 2023

No que se refere ao teatro no Brasil, julgue o item a seguir.

Na década de 40 do século passado, surgiu, no Rio de Janeiro, o Teatro Experimental do Negro (TEN), idealizado por Abdias do Nascimento, pensador, multiartista, político e ativista dos direitos da população negra no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

614Q1072172 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

Conforme Gaspari (2017), a dança pode estar na escola de acordo com os pressupostos educacionais e ser adaptada conforme as necessidades e características do contexto escolar. Ao encontro disso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.No fim do século XV, começa a florescer um movimento contra a formalização da dança.
POIS,
II.As duas correntes, a moderna que surgia e a acadêmica tradicional, representada pelo balé, passam a possuir divergências estruturais em suas teorias filosóficas fundamentais, exigindo dos professores competências diferenciadas de ensino.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q1070921 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir:
I. O professor de Artes, ao desenvolver atividades relacionadas às artes cênicas, deve propiciar contatos com o teatro, o circo e os demais centros de produção de cultura formal, apenas, desestimulando a apreciação de manifestações cênicas não formais. II. No Ensino Fundamental, o professor de Artes deve evitar propor atividades que explorem a expressão corporal e a imaginação criadora. Ou seja, atividades a partir da leitura de histórias infantis, exercícios de imaginação, jogos e brincadeiras diversas que utilizem o corpo devem ser evitadas nesse momento da escolaridade.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

616Q1070931 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Laboratório, UFMG, UFMG

Sobre o palco, pode-se dizer que seu conceito vem sofrendo grandes ampliações no decorrer do século XX. Dentre as afirmativas abaixo, indique aquela que está de acordo com as percepções contemporâneas de palco.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

617Q1070938 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Laboratório, UFMG, UFMG

Nas artes da cena, palavras, gestos, ação e objetos são parte de uma rede que só funciona bem em conjunto. Do ponto de vista ético, qual das alternativas abaixo corresponde ao papel do cenotécnico diante dessa constatação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

618Q1071197 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

O teatro contemporâneo é permeado por novos modos de operação onde não existe predomínio do texto sobre a atuação ou encenação. A era do diretor, do autor ou do ator fundiu-se em processos integrados, partilhados e horizontais que funcionam de modos singulares em cada coletivo. A noção de coletivo contamina os procedimentos cênicos, articulando as funções como linhas de força. Tal noção mostra-se altamente eficiente na busca de um espetáculo que represente as vozes, ideias e desejos de todos que o constroem. A sentença ora descrita para a prática contemporânea refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q1071971 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025

A peça "Valsa Nº 6" (1951), de Nelson Rodrigues, é um marco do teatro brasileiro por explorar temas psicológicos e existenciais por meio de uma estrutura dramática inovadora. Sábato Magaldi que ela “penetra no subconsciente de sua protagonista, criando um monólogo onírico que é, ao mesmo tempo, um mistério e uma confissão."

Com base na citação de Sábato Magaldi e nos elementos da peça, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

620Q1071975 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025

Antunes Filho foi um dos mais importantes diretores de teatro do Brasil, reconhecido por sua incansável busca por inovação cênica. Ele desenvolveu um método próprio de interpretação, influenciando gerações de atores e diretores. Suas contribuições redefiniram a maneira como o teatro era concebido no país, rompendo com modelos tradicionais. Entre suas realizações destacam-se montagens que exploraram profundamente a cultura brasileira. Antunes buscava uma linguagem cênica única, unindo estética, técnica e identidade nacional. Seu trabalho transformou a visão sobre a direção e a atuação teatral, deixando um legado de pesquisa e experimentação na arte do teatro.

Sobre o autor e a obra, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.