Questões de Concursos Artes Cênicas Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Artes Cênicas Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 601Q1071325 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2021No teatro, existe uma convenção dramática de atuação na qual uma parede imaginária invisível separa os atores do público. Embora o público possa ver através dessa "parede", a convenção pressupõe que os atores ajam como se a plateia não pudesse. Assinale a alternativa que apresente o nome dado à parede imaginária: ✂️ a) Primeira Parede ✂️ b) Parede Invisível. ✂️ c) Parede de Vidro. ✂️ d) Quarta Parede. ✂️ e) Parede Virtual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 602Q1070837 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018Conforme a Lei Orgânica da Cultura (Lei Complementar n.º 934/2017), o sistema de financiamento cultural no DF é constituído por um conjunto de mecanismos diversificados e articulados entre as esferas pública e privada. São eles: ✂️ a) FPC; FAC; ICMS; IPVA; e outros mecanismos e fundos. ✂️ b) FAC; ICMS; e ISS. ✂️ c) dotações orçamentárias do DF destinadas anualmente à Secretaria de Cultura; FPC; FAC; ICMS; ISS; e outros mecanismos e fundos. ✂️ d) FPC; FAC; IOF; INSS; e outros mecanismos e fundos. ✂️ e) dotações orçamentárias do DF destinadas anualmente à Secretaria de Cultura; COFINS; ICMS; e ISS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 603Q1075190 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, SEDF, Quadrix, 2018No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir. Historicamente, a partir da invenção da luz elétrica, por Thomas Edison, houve uma revolução na encenação teatral ocidental e o teatro passou a considerar a literatura dramática como somente mais um de seus elementos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 604Q1071353 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021No ensino do teatro, existem diferentes objetos de conhecimento para cada conceito a ser trabalhado na linguagem teatral. Nesse sentido, relacione as colunas abaixo: Coluna 1 Conceitos 1. Ação dramática 2. Espaço da narrativa 3. Corpo, expressão e criação Coluna 2 Objetos de conhecimento ( ) Improvisação Teatral, Técnicas de Interpretação, Composição de Ações. ( ) Repertório Corporal, Criação e vivência de Personagens / Papéis. ( ) Espaços Tradicionais, Espaços Alternativos, Possibilidades Criativas no Espaço. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) 1 • 2 • 3 ✂️ b) 1 • 3 • 2 ✂️ c) 2 • 1 • 3 ✂️ d) 3 • 1 • 2 ✂️ e) 3 • 2 • 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 605Q1075204 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Diretor de Produção, UFSC, UFSC, 2019Assinale a questão correta no que tange ao universo da produção cultural. ✂️ a) Os projetos culturais podem contar apenas com as leis de incentivo à cultura através do repasse de recursos financeiros. É impossível realizar produções culturais recorrendo a outros meios, como a troca de serviços. ✂️ b) Compete ao produtor cultural mensurar e legislar sobre as leis de incentivo à cultura. ✂️ c) Dentre os recursos a que a produção cultural pode recorrer para divulgar seus eventos constam outdoors, banners, filipetas, mailing lists e mídias sociais. ✂️ d) A pré-produção de um espetáculo compreende tarefas tais como escrever os relatórios de prestação de contas e administrar a guarda dos materiais da montagem (figurinos, cenários etc). ✂️ e) Quando do deslocamento de uma companhia/grupo para apresentação de seu espetáculo em outra cidade, compete ao diretor do espetáculo realizar os contratos técnicos de luz, som, infraestrutura e transporte. Ao produtor compete apenas veicular o evento na mídia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 606Q1074967 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJDiversos encenadores modernos se debruçaram sobre a música e a utilizaram como instrumento na busca de uma teatralidade que ratificasse seus conceitos artísticos. Bertold Brecht focou nos chamados songs. O principal objetivo do encenador e teórico alemão ao se utilizar dos songs foi: ✂️ a) transitar entre a fala falada e a fala cantada evitando assim o comentário de maneira crítica ou irônica dos comportamentos dos personagens ✂️ b) romper a continuidade da ação, a naturalidade da interpretação e a identificação com o personagem gerando um distanciamento ✂️ c) deixar o personagem em “suspensão” gerando contradições para que a plateia construa um “efeito real” ✂️ d) anular o personagem criando assim o efeito de distanciamento ao mostrá-lo como uma imitação do real Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 607Q1074457 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Descanso SC, AMEOSC, 2023Considerando que um docente pretende promover a reflexão crítica e a transformação social entre os alunos, qual das seguintes técnicas teatrais seria a mais apropriada? ✂️ a) Teatro de Marionetes, desenvolvido na Grécia Antiga. ✂️ b) Teatro do Oprimido, desenvolvido pelo brasileiro Augusto Boal. ✂️ c) Teatro Físico, uma forma de teatro que se concentra no movimento corporal. ✂️ d) Teatro de Sombras, uma forma de teatro em que figuras ou objetos são projetados em uma tela. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 608Q989467 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Em 1945 - Chega ao Rio de Janeiro, um dos pilares da dança clássica no Brasil. De origem russa, Leskova nasceu em Paris onde estudou com Egorova, Kniasev e Obukhov. Foi bailarina na Ópera Comique de Paris, no Ballet de La Jeunesse e no famoso Original Ballet Russe. No Brasil, foi, diversas vezes, diretora do Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e criou o seu próprio grupo, o Ballet Society. O texto faz referência a: ✂️ a) Eugênia Feodorova. ✂️ b) Marika Gidali ✂️ c) Tatiana Leskova ✂️ d) Marika Gidali ✂️ e) Vera Grabinska. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 609Q1074974 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJNo livro Teatralidades Contemporâneas, ao analisar o trabalho da companhia paulista O Teatro da Vertigem, Sílvia Fernandes destaca um ponto específico das pesquisas empreendidas pelo grupo, conforme transcrição abaixo. “(…) A marca mais radical desta proposta é a concepção do teatro como pesquisa coletiva de atores, dramaturgo e encenador em busca de respostas a questões urgentes do país, especialmente das grandes metrópoles brasileiras (…) mantém a criação conjunta, mas preserva as diferenças, como se cada criador – ator, dramaturgo ou diretor – não precisasse abdicar de uma leitura própria do material experimentado em conjunto.(…)” A principal técnica utilizada pelo grupo para montagens como Apocalipse 1,11 e O Livro de Jó foi: ✂️ a) a criação coletiva ✂️ b) a metalinguagem ✂️ c) o processo colaborativo ✂️ d) a encenação hiper-realista Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 610Q1072166 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025Para Berthold (2000), com a Revolução Russa, o teatro soviético assistiu a uma ruptura das mais elementares, radicais e duradouras com a tradição. Nos anos imediatamente posteriores a 1917, intensa movimentação foi exercida para leva-lo à mobilização política em direção ao projeto comunista. Um exemplo desse exercício, naquele período e localização, segundo a autora, foi ✂️ a) o teatro do Absurdo. ✂️ b) o happening. ✂️ c) o agit-prop. ✂️ d) a performance. ✂️ e) o teatro Pobre. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 611Q1072168 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025Para Reverbel (1996), a Ação Exterior é definida ✂️ a) pela pose ou gesto do ator, visível para o espectador. ✂️ b) pelo pensamento que precede o movimento e a fala do ator em cena. ✂️ c) pela evolução do conflito dramático até chegar ao apogeu. ✂️ d) pela habilidade de manter-se fixado num ponto sem desviar a atenção. ✂️ e) pelo ato de relaxamento muscular e de desinibição, habilidade essencial ao jogo do ator. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 612Q1071402 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Disciplina Artes, SME do Recife PE, CESPE CEBRASPE, 2023No que se refere ao teatro no Brasil, julgue o item a seguir.O nacionalismo, elemento presente em obras do dramaturgo Martins Pena, é uma das características predominantes no teatro produzido durante o Romantismo no Brasil. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 613Q1071403 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Disciplina Artes, SME do Recife PE, CESPE CEBRASPE, 2023No que se refere ao teatro no Brasil, julgue o item a seguir.Na década de 40 do século passado, surgiu, no Rio de Janeiro, o Teatro Experimental do Negro (TEN), idealizado por Abdias do Nascimento, pensador, multiartista, político e ativista dos direitos da população negra no Brasil. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 614Q1072172 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024Conforme Gaspari (2017), a dança pode estar na escola de acordo com os pressupostos educacionais e ser adaptada conforme as necessidades e características do contexto escolar. Ao encontro disso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I.No fim do século XV, começa a florescer um movimento contra a formalização da dança. POIS, II.As duas correntes, a moderna que surgia e a acadêmica tradicional, representada pelo balé, passam a possuir divergências estruturais em suas teorias filosóficas fundamentais, exigindo dos professores competências diferenciadas de ensino. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: ✂️ a) As asserções I e II são proposições falsas. ✂️ b) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. ✂️ c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. ✂️ d) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. ✂️ e) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 615Q1070921 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2019Leia as afirmativas a seguir: I. O professor de Artes, ao desenvolver atividades relacionadas às artes cênicas, deve propiciar contatos com o teatro, o circo e os demais centros de produção de cultura formal, apenas, desestimulando a apreciação de manifestações cênicas não formais. II. No Ensino Fundamental, o professor de Artes deve evitar propor atividades que explorem a expressão corporal e a imaginação criadora. Ou seja, atividades a partir da leitura de histórias infantis, exercícios de imaginação, jogos e brincadeiras diversas que utilizem o corpo devem ser evitadas nesse momento da escolaridade. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 616Q1070931 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Laboratório, UFMG, UFMGSobre o palco, pode-se dizer que seu conceito vem sofrendo grandes ampliações no decorrer do século XX. Dentre as afirmativas abaixo, indique aquela que está de acordo com as percepções contemporâneas de palco. ✂️ a) O palco representa um lugar e, para tal, deve ter uma materialidade que remeta à realidade desse lugar e ser idêntico a ele. ✂️ b) O palco é uma construção, mas o que o define é o fato de que nele se desenvolve uma ação cênica, e não seu formato arquitetônico. ✂️ c) O palco se mantém fixo no edifício teatral e não é possível desenvolver a ação cênica fora dele. ✂️ d) Um corpo num espaço num tempo determinado não se configura como ação cênica, se não houver um palco para lhe dar suporte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 617Q1070938 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Laboratório, UFMG, UFMGNas artes da cena, palavras, gestos, ação e objetos são parte de uma rede que só funciona bem em conjunto. Do ponto de vista ético, qual das alternativas abaixo corresponde ao papel do cenotécnico diante dessa constatação: ✂️ a) Frequentar a vida artística de sua comunidade; buscar a liderança nas equipes em que trabalha; escolher os projetos em que trabalha, principalmente em função do sucesso financeiro que prometem; evitar o aspecto político da arte da cena. ✂️ b) Reconhecer que se trata de um campo de trabalho coletivo, no qual cada um dos participantes tem uma função e deve ser respeitado nas suas ideias, necessidades e habilidades; respeitar encenadores, personagens, atores e empregadores; reconhecer as hierarquias do processo criativo e lidar com elas de forma saudável. ✂️ c) Frequentar a vida teatral de sua comunidade; escolher os projetos de trabalho segundo os aspectos políticos deles; enfrentar a hierarquia do processo criativo, considerando uma ética individual, ao invés da ética de grupo. ✂️ d) Escolher um repertório artístico coerente com suas opções políticas e manter sua atuação profissional segundo essa opção; confrontar os encenadores e diretores; ausentar-se da convivência com o espectador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 618Q1071197 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF PB, IDECAN, 2019O teatro contemporâneo é permeado por novos modos de operação onde não existe predomínio do texto sobre a atuação ou encenação. A era do diretor, do autor ou do ator fundiu-se em processos integrados, partilhados e horizontais que funcionam de modos singulares em cada coletivo. A noção de coletivo contamina os procedimentos cênicos, articulando as funções como linhas de força. Tal noção mostra-se altamente eficiente na busca de um espetáculo que represente as vozes, ideias e desejos de todos que o constroem. A sentença ora descrita para a prática contemporânea refere-se ✂️ a) à criação autônoma de processos da performance. ✂️ b) ao Teatro amador. ✂️ c) Ao Work in process. ✂️ d) ao Processo Colaborativo. ✂️ e) ao Programa Performativo Coletivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 619Q1071971 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025A peça "Valsa Nº 6" (1951), de Nelson Rodrigues, é um marco do teatro brasileiro por explorar temas psicológicos e existenciais por meio de uma estrutura dramática inovadora. Sábato Magaldi que ela “penetra no subconsciente de sua protagonista, criando um monólogo onírico que é, ao mesmo tempo, um mistério e uma confissão." Com base na citação de Sábato Magaldi e nos elementos da peça, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A protagonista de Valsa Nº 6 representa uma mulher adulta que enfrenta dilemas cotidianos, sem qualquer referência a traumas ou memórias reprimidas. ✂️ b) A peça é marcada pelo realismo e linearidade, apresentando um enredo objetivo e desprovido de ambiguidades psicológicas. ✂️ c) A estrutura de Valsa Nº 6 reflete um devaneio conduzido por uma adolescente morta que revisita fragmentos de suas memórias. ✂️ d) Em Valsa Nº 6, Nelson Rodrigues rejeita o uso de simbolismos, focando exclusivamente em diálogos racionais e objetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 620Q1071975 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025Antunes Filho foi um dos mais importantes diretores de teatro do Brasil, reconhecido por sua incansável busca por inovação cênica. Ele desenvolveu um método próprio de interpretação, influenciando gerações de atores e diretores. Suas contribuições redefiniram a maneira como o teatro era concebido no país, rompendo com modelos tradicionais. Entre suas realizações destacam-se montagens que exploraram profundamente a cultura brasileira. Antunes buscava uma linguagem cênica única, unindo estética, técnica e identidade nacional. Seu trabalho transformou a visão sobre a direção e a atuação teatral, deixando um legado de pesquisa e experimentação na arte do teatro. Sobre o autor e a obra, é possível afirmar que: ✂️ a) Antunes Filho foi o criador do Teatro de Arena em São Paulo, onde consolidou sua abordagem política e realista do teatro, sendo conhecido por sua parceria com autores como Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal. ✂️ b) Antunes Filho dirigiu montagens memoráveis, como Macunaíma (1978), em que explorou uma linguagem cênica que combinava elementos da cultura brasileira e referências antropológicas, marcando uma ruptura com o realismo tradicional. ✂️ c) Um dos princípios centrais de Antunes Filho era o foco exclusivo na improvisação como base da atuação, rejeitando a análise textual e qualquer formalização de métodos em suas produções. ✂️ d) Antunes Filho foi conhecido por sua defesa do teatro épico, desenvolvendo um método baseado no distanciamento crítico inspirado diretamente nas teorias de Bertolt Brecht. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
601Q1071325 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2021No teatro, existe uma convenção dramática de atuação na qual uma parede imaginária invisível separa os atores do público. Embora o público possa ver através dessa "parede", a convenção pressupõe que os atores ajam como se a plateia não pudesse. Assinale a alternativa que apresente o nome dado à parede imaginária: ✂️ a) Primeira Parede ✂️ b) Parede Invisível. ✂️ c) Parede de Vidro. ✂️ d) Quarta Parede. ✂️ e) Parede Virtual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
602Q1070837 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018Conforme a Lei Orgânica da Cultura (Lei Complementar n.º 934/2017), o sistema de financiamento cultural no DF é constituído por um conjunto de mecanismos diversificados e articulados entre as esferas pública e privada. São eles: ✂️ a) FPC; FAC; ICMS; IPVA; e outros mecanismos e fundos. ✂️ b) FAC; ICMS; e ISS. ✂️ c) dotações orçamentárias do DF destinadas anualmente à Secretaria de Cultura; FPC; FAC; ICMS; ISS; e outros mecanismos e fundos. ✂️ d) FPC; FAC; IOF; INSS; e outros mecanismos e fundos. ✂️ e) dotações orçamentárias do DF destinadas anualmente à Secretaria de Cultura; COFINS; ICMS; e ISS. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
603Q1075190 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, SEDF, Quadrix, 2018No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir. Historicamente, a partir da invenção da luz elétrica, por Thomas Edison, houve uma revolução na encenação teatral ocidental e o teatro passou a considerar a literatura dramática como somente mais um de seus elementos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
604Q1071353 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021No ensino do teatro, existem diferentes objetos de conhecimento para cada conceito a ser trabalhado na linguagem teatral. Nesse sentido, relacione as colunas abaixo: Coluna 1 Conceitos 1. Ação dramática 2. Espaço da narrativa 3. Corpo, expressão e criação Coluna 2 Objetos de conhecimento ( ) Improvisação Teatral, Técnicas de Interpretação, Composição de Ações. ( ) Repertório Corporal, Criação e vivência de Personagens / Papéis. ( ) Espaços Tradicionais, Espaços Alternativos, Possibilidades Criativas no Espaço. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) 1 • 2 • 3 ✂️ b) 1 • 3 • 2 ✂️ c) 2 • 1 • 3 ✂️ d) 3 • 1 • 2 ✂️ e) 3 • 2 • 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
605Q1075204 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Diretor de Produção, UFSC, UFSC, 2019Assinale a questão correta no que tange ao universo da produção cultural. ✂️ a) Os projetos culturais podem contar apenas com as leis de incentivo à cultura através do repasse de recursos financeiros. É impossível realizar produções culturais recorrendo a outros meios, como a troca de serviços. ✂️ b) Compete ao produtor cultural mensurar e legislar sobre as leis de incentivo à cultura. ✂️ c) Dentre os recursos a que a produção cultural pode recorrer para divulgar seus eventos constam outdoors, banners, filipetas, mailing lists e mídias sociais. ✂️ d) A pré-produção de um espetáculo compreende tarefas tais como escrever os relatórios de prestação de contas e administrar a guarda dos materiais da montagem (figurinos, cenários etc). ✂️ e) Quando do deslocamento de uma companhia/grupo para apresentação de seu espetáculo em outra cidade, compete ao diretor do espetáculo realizar os contratos técnicos de luz, som, infraestrutura e transporte. Ao produtor compete apenas veicular o evento na mídia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
606Q1074967 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJDiversos encenadores modernos se debruçaram sobre a música e a utilizaram como instrumento na busca de uma teatralidade que ratificasse seus conceitos artísticos. Bertold Brecht focou nos chamados songs. O principal objetivo do encenador e teórico alemão ao se utilizar dos songs foi: ✂️ a) transitar entre a fala falada e a fala cantada evitando assim o comentário de maneira crítica ou irônica dos comportamentos dos personagens ✂️ b) romper a continuidade da ação, a naturalidade da interpretação e a identificação com o personagem gerando um distanciamento ✂️ c) deixar o personagem em “suspensão” gerando contradições para que a plateia construa um “efeito real” ✂️ d) anular o personagem criando assim o efeito de distanciamento ao mostrá-lo como uma imitação do real Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
607Q1074457 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Descanso SC, AMEOSC, 2023Considerando que um docente pretende promover a reflexão crítica e a transformação social entre os alunos, qual das seguintes técnicas teatrais seria a mais apropriada? ✂️ a) Teatro de Marionetes, desenvolvido na Grécia Antiga. ✂️ b) Teatro do Oprimido, desenvolvido pelo brasileiro Augusto Boal. ✂️ c) Teatro Físico, uma forma de teatro que se concentra no movimento corporal. ✂️ d) Teatro de Sombras, uma forma de teatro em que figuras ou objetos são projetados em uma tela. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
608Q989467 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024Em 1945 - Chega ao Rio de Janeiro, um dos pilares da dança clássica no Brasil. De origem russa, Leskova nasceu em Paris onde estudou com Egorova, Kniasev e Obukhov. Foi bailarina na Ópera Comique de Paris, no Ballet de La Jeunesse e no famoso Original Ballet Russe. No Brasil, foi, diversas vezes, diretora do Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e criou o seu próprio grupo, o Ballet Society. O texto faz referência a: ✂️ a) Eugênia Feodorova. ✂️ b) Marika Gidali ✂️ c) Tatiana Leskova ✂️ d) Marika Gidali ✂️ e) Vera Grabinska. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
609Q1074974 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJNo livro Teatralidades Contemporâneas, ao analisar o trabalho da companhia paulista O Teatro da Vertigem, Sílvia Fernandes destaca um ponto específico das pesquisas empreendidas pelo grupo, conforme transcrição abaixo. “(…) A marca mais radical desta proposta é a concepção do teatro como pesquisa coletiva de atores, dramaturgo e encenador em busca de respostas a questões urgentes do país, especialmente das grandes metrópoles brasileiras (…) mantém a criação conjunta, mas preserva as diferenças, como se cada criador – ator, dramaturgo ou diretor – não precisasse abdicar de uma leitura própria do material experimentado em conjunto.(…)” A principal técnica utilizada pelo grupo para montagens como Apocalipse 1,11 e O Livro de Jó foi: ✂️ a) a criação coletiva ✂️ b) a metalinguagem ✂️ c) o processo colaborativo ✂️ d) a encenação hiper-realista Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
610Q1072166 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025Para Berthold (2000), com a Revolução Russa, o teatro soviético assistiu a uma ruptura das mais elementares, radicais e duradouras com a tradição. Nos anos imediatamente posteriores a 1917, intensa movimentação foi exercida para leva-lo à mobilização política em direção ao projeto comunista. Um exemplo desse exercício, naquele período e localização, segundo a autora, foi ✂️ a) o teatro do Absurdo. ✂️ b) o happening. ✂️ c) o agit-prop. ✂️ d) a performance. ✂️ e) o teatro Pobre. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
611Q1072168 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025Para Reverbel (1996), a Ação Exterior é definida ✂️ a) pela pose ou gesto do ator, visível para o espectador. ✂️ b) pelo pensamento que precede o movimento e a fala do ator em cena. ✂️ c) pela evolução do conflito dramático até chegar ao apogeu. ✂️ d) pela habilidade de manter-se fixado num ponto sem desviar a atenção. ✂️ e) pelo ato de relaxamento muscular e de desinibição, habilidade essencial ao jogo do ator. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
612Q1071402 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Disciplina Artes, SME do Recife PE, CESPE CEBRASPE, 2023No que se refere ao teatro no Brasil, julgue o item a seguir.O nacionalismo, elemento presente em obras do dramaturgo Martins Pena, é uma das características predominantes no teatro produzido durante o Romantismo no Brasil. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
613Q1071403 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Disciplina Artes, SME do Recife PE, CESPE CEBRASPE, 2023No que se refere ao teatro no Brasil, julgue o item a seguir.Na década de 40 do século passado, surgiu, no Rio de Janeiro, o Teatro Experimental do Negro (TEN), idealizado por Abdias do Nascimento, pensador, multiartista, político e ativista dos direitos da população negra no Brasil. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
614Q1072172 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024Conforme Gaspari (2017), a dança pode estar na escola de acordo com os pressupostos educacionais e ser adaptada conforme as necessidades e características do contexto escolar. Ao encontro disso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I.No fim do século XV, começa a florescer um movimento contra a formalização da dança. POIS, II.As duas correntes, a moderna que surgia e a acadêmica tradicional, representada pelo balé, passam a possuir divergências estruturais em suas teorias filosóficas fundamentais, exigindo dos professores competências diferenciadas de ensino. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: ✂️ a) As asserções I e II são proposições falsas. ✂️ b) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. ✂️ c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. ✂️ d) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. ✂️ e) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
615Q1070921 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2019Leia as afirmativas a seguir: I. O professor de Artes, ao desenvolver atividades relacionadas às artes cênicas, deve propiciar contatos com o teatro, o circo e os demais centros de produção de cultura formal, apenas, desestimulando a apreciação de manifestações cênicas não formais. II. No Ensino Fundamental, o professor de Artes deve evitar propor atividades que explorem a expressão corporal e a imaginação criadora. Ou seja, atividades a partir da leitura de histórias infantis, exercícios de imaginação, jogos e brincadeiras diversas que utilizem o corpo devem ser evitadas nesse momento da escolaridade. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
616Q1070931 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Laboratório, UFMG, UFMGSobre o palco, pode-se dizer que seu conceito vem sofrendo grandes ampliações no decorrer do século XX. Dentre as afirmativas abaixo, indique aquela que está de acordo com as percepções contemporâneas de palco. ✂️ a) O palco representa um lugar e, para tal, deve ter uma materialidade que remeta à realidade desse lugar e ser idêntico a ele. ✂️ b) O palco é uma construção, mas o que o define é o fato de que nele se desenvolve uma ação cênica, e não seu formato arquitetônico. ✂️ c) O palco se mantém fixo no edifício teatral e não é possível desenvolver a ação cênica fora dele. ✂️ d) Um corpo num espaço num tempo determinado não se configura como ação cênica, se não houver um palco para lhe dar suporte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
617Q1070938 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Laboratório, UFMG, UFMGNas artes da cena, palavras, gestos, ação e objetos são parte de uma rede que só funciona bem em conjunto. Do ponto de vista ético, qual das alternativas abaixo corresponde ao papel do cenotécnico diante dessa constatação: ✂️ a) Frequentar a vida artística de sua comunidade; buscar a liderança nas equipes em que trabalha; escolher os projetos em que trabalha, principalmente em função do sucesso financeiro que prometem; evitar o aspecto político da arte da cena. ✂️ b) Reconhecer que se trata de um campo de trabalho coletivo, no qual cada um dos participantes tem uma função e deve ser respeitado nas suas ideias, necessidades e habilidades; respeitar encenadores, personagens, atores e empregadores; reconhecer as hierarquias do processo criativo e lidar com elas de forma saudável. ✂️ c) Frequentar a vida teatral de sua comunidade; escolher os projetos de trabalho segundo os aspectos políticos deles; enfrentar a hierarquia do processo criativo, considerando uma ética individual, ao invés da ética de grupo. ✂️ d) Escolher um repertório artístico coerente com suas opções políticas e manter sua atuação profissional segundo essa opção; confrontar os encenadores e diretores; ausentar-se da convivência com o espectador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
618Q1071197 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF PB, IDECAN, 2019O teatro contemporâneo é permeado por novos modos de operação onde não existe predomínio do texto sobre a atuação ou encenação. A era do diretor, do autor ou do ator fundiu-se em processos integrados, partilhados e horizontais que funcionam de modos singulares em cada coletivo. A noção de coletivo contamina os procedimentos cênicos, articulando as funções como linhas de força. Tal noção mostra-se altamente eficiente na busca de um espetáculo que represente as vozes, ideias e desejos de todos que o constroem. A sentença ora descrita para a prática contemporânea refere-se ✂️ a) à criação autônoma de processos da performance. ✂️ b) ao Teatro amador. ✂️ c) Ao Work in process. ✂️ d) ao Processo Colaborativo. ✂️ e) ao Programa Performativo Coletivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
619Q1071971 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025A peça "Valsa Nº 6" (1951), de Nelson Rodrigues, é um marco do teatro brasileiro por explorar temas psicológicos e existenciais por meio de uma estrutura dramática inovadora. Sábato Magaldi que ela “penetra no subconsciente de sua protagonista, criando um monólogo onírico que é, ao mesmo tempo, um mistério e uma confissão." Com base na citação de Sábato Magaldi e nos elementos da peça, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A protagonista de Valsa Nº 6 representa uma mulher adulta que enfrenta dilemas cotidianos, sem qualquer referência a traumas ou memórias reprimidas. ✂️ b) A peça é marcada pelo realismo e linearidade, apresentando um enredo objetivo e desprovido de ambiguidades psicológicas. ✂️ c) A estrutura de Valsa Nº 6 reflete um devaneio conduzido por uma adolescente morta que revisita fragmentos de suas memórias. ✂️ d) Em Valsa Nº 6, Nelson Rodrigues rejeita o uso de simbolismos, focando exclusivamente em diálogos racionais e objetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
620Q1071975 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025Antunes Filho foi um dos mais importantes diretores de teatro do Brasil, reconhecido por sua incansável busca por inovação cênica. Ele desenvolveu um método próprio de interpretação, influenciando gerações de atores e diretores. Suas contribuições redefiniram a maneira como o teatro era concebido no país, rompendo com modelos tradicionais. Entre suas realizações destacam-se montagens que exploraram profundamente a cultura brasileira. Antunes buscava uma linguagem cênica única, unindo estética, técnica e identidade nacional. Seu trabalho transformou a visão sobre a direção e a atuação teatral, deixando um legado de pesquisa e experimentação na arte do teatro. Sobre o autor e a obra, é possível afirmar que: ✂️ a) Antunes Filho foi o criador do Teatro de Arena em São Paulo, onde consolidou sua abordagem política e realista do teatro, sendo conhecido por sua parceria com autores como Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal. ✂️ b) Antunes Filho dirigiu montagens memoráveis, como Macunaíma (1978), em que explorou uma linguagem cênica que combinava elementos da cultura brasileira e referências antropológicas, marcando uma ruptura com o realismo tradicional. ✂️ c) Um dos princípios centrais de Antunes Filho era o foco exclusivo na improvisação como base da atuação, rejeitando a análise textual e qualquer formalização de métodos em suas produções. ✂️ d) Antunes Filho foi conhecido por sua defesa do teatro épico, desenvolvendo um método baseado no distanciamento crítico inspirado diretamente nas teorias de Bertolt Brecht. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro