Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

621Q1071474 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

As aulas de teatro ou sessões com jogos teatrais propostas aqui tendem a seguir determinada rotina, uma espécie de ritual.

JAPIASSU, Ricardo Otoni Vaz. Metodologia do Ensino de Teatro. Campinas/SP: Papirus, 2001, p. 71, com adaptações.

Assinale a alternativa que indica uma etapa utilizada nas rotinas metodológicas de ensino de teatro para as séries iniciais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q992631 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Seu aparecimento se deve, conforme relatam quase todos os compêndios de história teatral, às cerimônias religiosas realizadas em louvor de Dionísio, deus simbolicamente ligado à cultura da uva, à produção do vinho e ao delírio místico (desrazão). A principal fonte a quem os historiadores costumam recorrer é o Aristóteles, que em sua obra Poética ou Arte Poética afirma que tanto a tragédia como a comédia, os dois principais gêneros do teatro , se originaram a partir de cantos e louvores feitos em homenagem a Dionísio, deus também conhecido pelos nomes de Évio, Íaco, Báquio, Brômio.
O texto faz referência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q1070967 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital 02, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2021

Sobre a História do Teatro Realista no século XIX, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

624Q1048183 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Quanto à unidade temática Teatro para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), assinale a opção que indica corretamente o objeto de conhecimento correspondente a elemento de linguagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q1071480 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Jundiaí SP, VUNESP, 2022

Para Marques (2002), no Brasil, as propostas de Rudolf Laban são compreendidas e divulgadas fundamentalmente no campo educacional ou mesmo no campo terapêutico, sendo que a preparação de dançarinos para espetáculos se dá posteriormente. Essa característica ocorre porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q1072003 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

No teatro contemporâneo, várias técnicas e abordagens são utilizadas para romper com as convenções tradicionais e explorar novas formas de expressão cênica. Entre essas técnicas, destaca-se o uso do espaço cênico de maneira não convencional, o que exige do ator uma interação diferenciada com o ambiente e com o público. Considerando essa abordagem, qual das seguintes estratégias cênicas seria mais coerente com os princípios do teatro contemporâneo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

627Q1074307 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Instrutor de Teatro, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A caracterização cênica envolve diversos elementos visuais. Sobre figurino e maquiagem teatral, analise as afirmativas:

I.O figurino deve sempre privilegiar a beleza em detrimento da funcionalidade.

II.A maquiagem teatral deve ser mais acentuada que a social devido à distância do público.

III.A caracterização deve estar em harmonia com a proposta estética do espetáculo.

IV.O figurino pode ser um elemento narrativo, contando a história da personagem.

Estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q1074308 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor de Teatro, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

O teatro pós-dramático, conceituado por Hans-Thies Lehmann, tem influenciado significativamente as práticas teatrais escolares contemporâneas, propondo novas relações entre texto, corpo, espaço e tempo cênico. Sobre a aplicação do teatro pós-dramático nas escolas e sua relação com elementos visuais, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q1074312 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Instrutor de Teatro, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Constantin Stanislavski desenvolveu um sistema de preparação do ator que influenciou profundamente o teatro mundial. Sobre o sistema stanislavskiano, analise:

I.A memória emotiva é uma técnica para acessar emoções verdadeiras.

II.As circunstâncias dadas incluem todos os elementos que cercam a personagem.

III.O subtexto é o que está por trás das palavras pronunciadas.

IV.A quarta parede é quebrada para incluir o público na ação.

Estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q1074314 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor de Teatro, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Na elaboração de um projeto teatral pedagógico, os elementos essenciais que devem ser considerados são:

I.Objetivos educacionais claros e específicos.

II.Metodologia adequada ao público-alvo.

III.Cronograma de atividades e ensaios.

IV.Recursos materiais e humanos necessários.

Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q1072020 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O Teatro de Mamulengo é uma forma brasileira de teatro de bonecos, cujos procedimentos recebidos e transmitidos vêm sendo disseminados ao longo de gerações por meio do ensinamento entre artistas. O gênero, que surgiu no interior do Pernambuco, em regiões economicamente mais pobres, mas, paradoxalmente, ricas em manifestações culturais, ainda é presente em diferentes regiões do país, entre elas, no estado do Rio Grande do Norte. Embora sua abordagem tenha pouca expressividade no currículo dos cursos de Teatro, o Mamulengo, gênero cômico popular, compreende uma série de procedimentos cênicos caracterizadas por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

632Q1071768 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

O malabarismo está presente na sociedade ocidental há séculos, tendo seu espaço garantido nos espetáculos circenses. De um modo geral, o malabarismo pode ser definido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q1072027 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O musical Ópera do Malandro, de Chico Buarque e Ruy Guerra, foi escrito em 1978. A peça, que estreou nesse mesmo ano, foi dirigida pelo irmão de José Celso, o encenador Luiz Antonio Martinez Côrrea, e tinha no elenco os artistas Otavio Augusto, Marieta Severo, Ary Fontoura, Elba Ramalho, entre outros. Ambientada na Lapa, famoso bairro boêmio do Rio de Janeiro, que na década de 1940 estava em decadência, a peça dá protagonismo a malandros, prostitutas, contrabandistas, policiais desonestos e empresários inescrupulosos. Na perspectiva de uma teatralidade popular, direta, crítica e divertida, os autores tiveram como base a obra teatral
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

634Q1074851 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

No que se refere às práticas pedagógicas teatrais contemporâneas, que consideram as relações entre a elaboração e a aprendizagem das linguagens cênicas e os aspectos do desenvolvimento humano, assinale a alternativa incorreta, considerando a construção das linguagens cênicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q1071784 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Cenografia, SESC DF, Quadrix, 2018

Gambiarra é uma palavra que se tornou popular na linguagem cotidiana para significar “fazer um arranjo” ou “dar um jeitinho” em alguma situação específica. O que muitos falantes da língua portuguesa não sabem é que esse termo tem um sentido distinto no vocabulário da cenotecnia. Com relação ao conceito de gambiarra, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q1071789 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Para ação cultural da arte intervencionista não é necessário que o atuante desenvolva uma segunda natureza corporal, que domine a técnica de interiorização, que adquira uma maneira apurada de caracterizar uma personagem, uma voz bem colocada e ressoante, deve, sim saber comunicar-se com a diversidade que se encontra na rua pois a cena que se inventará não é a realização de projetos de ensaios. Tal cena chega mais próxima das festividades populares do que dos teatros estéticos dos palcos fechados. Na rua o atuante se depara com o desconhecido que não pode ser previsto.
Fonte: ANDRÉ, Carminda Mendes. O Teatro Pós-dramático nas Escolas (adaptado).
Considerando o texto, analise as afirmativas:
I. Os experimentos de teatro intervencionista podem trabalhar com __________ e _________. II. O modo de expressão dos artistas brincantes de cortejos dramáticos como A caçada da Rainha, O bumba-meu-boi e Folia de Reis assemelha-se à atuação apresentada na ______________. III. Teatro pós-dramático trabalha com a persona em estado de _____________. IV. A cena em que um grupo de artistas entrega flores aos motoristas no sinal de trânsito é um_________________. V. Os teatros de rua e o circo, embora possam trabalhar com a construção de personagens, mantêm em comum com as práticas intervencionistas a presença da _____________ e do _____________.
Assinale a alternativa que complementa CORRETAMENTE as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q1071038 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2022

Acerca da gestão cultural e de eventos, julgue o item subsequente.

Nos espaços culturais em que sejam realizados hasteamento e(ou) arreamento de várias bandeiras de forma simultânea, a bandeira nacional será a última a atingir o topo e a primeira a descer, em demonstração de respeito e deferência a esse símbolo nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

639Q1071040 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2022

Acerca da gestão cultural e de eventos, julgue o item subsequente.

Considere-se que a um evento cultural realizado pela FUB, em Brasília, compareçam o ministro da Educação e o governador do Distrito Federal. Nesse caso, a autoridade a presidir o evento será o ministro, haja vista a precedência hierárquica das autoridades federais sobre as locais.

  1. ✂️
  2. ✂️

640Q1072071 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Oficineiro, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

Os direitos e deveres do oficineiro permeiam desde a postura ética até a responsabilidade com a integridade dos participantes. Como isso se aplica no contexto de uma oficina de teatro para adolescentes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.