Questões de Concursos Artes Cênicas

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661Q1071684 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Técnico em Equipamento de Sonorização e Iluminação, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2022

Em iluminação cênica, o refletor bastante potente que é utilizado para projeções de luz bem focalizadas em atores e cenário e que geralmente é manuseado manualmente sobre um tripé de apoio e normalmente possui sistema de cores e potência internos, é denominado:

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663Q1071444 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

Tratava-se de trazer para o nosso palco a ideia “de desembaraçar a cena de qualquer caráter descritivo, de qualquer imitação realista, para exprimir a ‘essência do drama’ pela representação antinaturalista do ator, pelo simbolismo do objeto, da linha, da cor e da iluminação técnica”.
(JÚNIOR, 1963.)

A produção de “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, em 1943, foi um marco simbólico para o teatro moderno no Brasil. Com direção de Ziembinski e com cenário de Tomás Santa Rosa, a montagem atribui uma nova significação no que diz respeito à iluminação na cena teatral brasileira, tendo como estética:
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664Q1070939 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Itambaracá PR, Prefeitura de Itambaracá PR, 2020

Essa descrição pertence ao projeto Teatro de Bonecos (cabeça de coco): “utilização de materiais recicláveis para a produção de bonecos. Em sua maleta criativamente decorada, encontram-se bonecos com cabeças feitas da casca do coco seco, o corpo confeccionado com restos de trapos velhos, o nariz feito com tampa de esmalte, os olhos com tampinhas de shampoo e bolinhas de gude e seus cabelos são retalhos de fios. Uma ideia simples, sustentável, lúdica e muito criativa.” Quem é o artista paranaense responsável por esse projeto?
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665Q1073756 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua característica híbrida, essa forma teatral transita entre a performance, a pintura, a escultura e a arte do objeto no espaço, enfatizando a imaginação onírica do espectador. Dentro dessa perspectiva, diferentes sequências de movimentos, de deslocamentos de cena, de ritmos que podem ir do lento ao frenético, do desaparecimento e do aparecimento dos objetos, das projeções de silhuetas, transformam o espaço cênico em uma paisagem em movimento, numa dramaturgia visual. (Koudela, 2015. Adaptado) O excerto descreve o

(Koudela, 2015. Adaptado)

O trecho descreve o
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666Q1073758 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

É o conjunto das propostas relacionadas à utilização do jogo teatral como mediador da emergência de soluções cênicas diversas, nas quais a participação dos jogadores se torna constitutiva do resultado final. Essa proposta, considerando que “a necessidade de criar parceria e ao mesmo tempo de garantir o toque do diretor [encenador] sobre a produção exige uma abordagem não autoritária”, afirma, propositivamente, que “a direção não vem de fora, mas das necessidades dos jogadores e das necessidades teatrais do momento”. Ao se colocar como participante de uma equipe de jogo, o professor-encenador pode encontrar um equilíbrio entre a necessidade de coordenar e a importância de compartilhar. O horizonte descortinado pela multiplicidade de funções externas para um objetivo comum reavivar o desejo de se estabelecerem bases mais democráticas de construção de uma coletividade que não anule as individualidades. (Koudela, 2015. Adaptado) A definição aponta para as propostas educacionais de

(Koudela, 2015. Adaptado)

A definição aponta para as propostas educacionais de
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667Q1071204 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

A construção do conhecimento sensível, relativa à prática cênica, far-se-á mediante uma experiência perceptiva, seja de ver ou fazer teatro, no contato com os signos e objetos estéticos próprios à linguagem. Neste sentido, é possível estimular a educação estética por meio de mediações culturais, ações que colocam o público em contato com os elementos específicos da cena, visando incrementar as experiências teatrais, articulando as ao ver-fazer. Aplicada as práticas de formação de plateia, a sentença reflete o conceito de
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668Q1070698 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Guararapes SP, VUNESP, 2018

O sistema de jogos teatrais, difundido a partir dos anos 1960, enfatizava a dimensão improvisacional do fazer teatral e destacou a importância das interações intersubjetivas na construção do sentido da representação cênica e na apropriação de algumas convenções teatrais. Seu criador foi
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669Q1074802 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGV

A coxia é o local destinado a:
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670Q1070963 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Itambaracá PR, Instituto UniFil, 2021

O teatro possui também uma responsabilidade social, fazer a integração de indivíduos e oportunizar-lhes exercer seus direitos de subjetividade, como também, saber viver em conjunto. Na apresentação teatral notam-se profundamente as dimensões que envolvem a arte de atuar, tais como:
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671Q1071988 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Produtor Cultural, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

A didática do diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro Augusto Boal, que consiste numa série de fundamentos teóricos e técnicos desenvolvidos com o objetivo de romper com a passividade social, sensibilizar o público sobre as formas de dominação, incentivar a reflexão e o debate sobre questões do cotidiano e converter o espectador em um agente ativo, é chamada de:
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672Q1073787 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Marques (2018), no Brasil, as teorias de Laban começaram a ser estudadas a partir da década de 1940, que influenciou os rumos do ensino de dança para crianças/adolescentes.
Tal situação se dá a partir da vinda para o Brasil de
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673Q1073788 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Koudela (2015) indica que a Coreologia foi, após a morte de R. Laban, fragmentada em áreas distintas.
Entre essas áreas, qual se caracteriza por sua ligação mais direta com o contexto educacional e conecta as propostas de estudo de movimento de Laban ao estudo do intérprete da dança, do espaço cênico e das sonoridades que compõem a arte da dança?
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674Q1071997 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte Educadora, SEMUL de Recife PE, UPENET IAUPE, 2024

Uma das grandes figuras do teatro brasileiro, falecido em maio de 2009, foi o criador do Teatro do Oprimido, que consiste num sistema de exercícios, jogos e técnicas teatrais que visa à desmecanização física e intelectual de seus praticantes. Para esse diretor, a linguagem teatral pode ser desenvolvida por todos, sem distinção, propondo condições para que o oprimido se aproprie dos meios do fazer teatral, ampliando suas possibilidades de expressão. No Teatro do Oprimido, o espectador é convidado a substituir o protagonista e mudar a condução, ou mesmo, o fim da história, conforme o olhar interpretativo e contextualizado do receptor.
Trata-se de
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675Q1074559 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Klauss Vianna foi preparador corporal, coreógrafo, professor e bailarino. Responsável por trazer estudos anatômicos para a sala de aula, busca compreender, por meio do corpo, o que seria “uma dança brasileira” – ideal modernista de sua trajetória.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a técnica de dança utilizada por Klauss Vianna.
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676Q1071488 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Monitor de Dança, Prefeitura de Santa Helena de Goiás GO, IV UFG, 2023

Todo estilo de dança constitui uma tradição específica que caracteriza movimentos, técnicas, coreografias e artistas. À qual tradição de dança pertence as correntes estéticas “de corte”, “barroco”, “de ação”, “romântico”, “clássico” e “neoclássico”?

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678Q1074819 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Artes Cênicas, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

Assinale a alternativa que apresenta as características da criação coletiva e do processo colaborativo, no Brasil, respectivamente:
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679Q955267 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Há diferentes tipos de padrões de captação em microfones, os quais permitem ajustar a intensidade com que o som é captado no ambiente. Em geral, existem seis padrões principais de captação. São estes:
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680Q1072004 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Acerca do sistema de exercícios e jogos do Teatro do Oprimido abordados na obra “Jogos para atores e não atores”, de Augusto Boal (2000), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os exercícios visam a um melhor conhecimento do corpo, seus mecanismos, suas atrofias, suas hipertrofias, sua capacidade de recuperação, reestruturação, re-harmonização. O exercício é uma reflexão física sobre si mesmo. Um monólogo, uma introversão.

( ) Os jogos tratam da expressividade dos corpos como emissores e receptores de mensagens. Os jogos são um diálogo, exigem um interlocutor, são extroversão.

( ) Os jogos e exercícios abordados na obra são descritos separadamente, sem que um influencie o outro.

( ) Nada no Teatro do Oprimido é opcional, porque cada exercício, jogo ou técnica tem objetivos próprios específicos e depende da execução completa de todos os passos para conter a totalidade do processo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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