Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

681Q1072007 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Bertolt Brecht criou uma proposta pedagógica de encenação que enfatizava uma representação crítica da situação apresentada, visando estimular a educação estética e política. Qual é o nome dessa proposta de Brecht?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q1074311 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor de Teatro, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Na pedagogia teatral contemporânea, as ações físicas constituem elemento estruturante fundamental da arte da atuação, conceito desenvolvido por Stanislavski em sua fase final e aprofundado por seus seguidores. Sobre a aplicação das ações físicas e jogos teatrais no ensino teatral, analise as afirmativas:

I.As ações físicas devem sempre partir do movimento corporal para depois encontrar a justificativa psicológica.

II.No sistema de jogos teatrais, a avaliação deve focar no resultado artístico final, não no processo.

III.A linha de ações físicas conecta objetivo, obstáculo e conflito na construção da personagem.

IV.Os jogos de improvisação dispensam completamente a preparação técnica do ator.

V.A integração entre ação física e palavra falada é fundamental na construção cênica.

Estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q1072009 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Teatro I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Acredita-se que o teatro de Epidauro foi construído entre 330 e 350 a.C. pelo arquiteto e escultor Policleto. Após um período de desuso, ele ficou escondido sob uma camada de cerca de seis metros de terra e vegetação. Sua redescoberta no século XIX deve-se ao geógrafo Pausânias, que mencionou que "em Epidauro fica o mais notável teatro do Mundo Antigo". Motivado por essa informação, o arqueólogo Panagís Kavadias iniciou suas pesquisas e localizou o teatro em 1881. Após seis anos de escavações, o teatro emergiu praticamente intacto, ao contrário de outros que estavam parcialmente destruídos ou reformados. O principal motivo de reconhecimento do teatro de Epidauro é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q1032847 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, dentre as habilidades necessárias ao ensino de teatro uma se destaca. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

685Q1073560 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Jazz, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

O "Grupo Raça" é uma renomada companhia de dança de São Paulo, conhecido por sua fusão do Jazz Dance com o Contemporâneo, criando um estilo próprio. Quem foi o(a) importante coreógrafo(a) que fundou esta Companhia de Dança Brasileira, em 1984?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

686Q1071769 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Embora não seja um tema recente, foi principalmente a partir das últimas duas décadas que o ensino do circo alcançou maior destaque como conteúdo programático de instituições educacionais (projetos sociais; escolas regulares; ONGs, universidades, etc.). Nesse sentido, o ensino das artes circenses para além das escolas profissionalizantes de circo pode:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q1072031 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

As expressões artísticas teatrais, na Grécia Antiga, ocorreram na cidade-estado de Atenas, no século VI a.C., durante as festas em homenagem ao deus Dioniso, divindade do vinho, da vegetação e do crescimento, da procriação e da vida exuberante. Quando os ritos dionisíacos evoluíram para a construção cênica de tragédia e de comédia, Dioniso passou a ser conhecido, também, como o deus do teatro. Sendo assim, no Teatro Grego,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

688Q1074854 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

A proposta teórico-metodológica teatral definida como Teatro do Oprimido, caracterizou-se pelos vínculos concretos e históricos de seu autor, Augusto Boal, com os contextos sociais nos quais se viu inserido e pelo fato de seus princípios serem calcados nas peculiaridades da linguagem teatral propriamente dita. A respeito das abordagens teórico-metodológicas para o ensino das Artes Cênicas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q1070761 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Marques (2012) indica como característica da dança de Isadora Duncan
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q1070762 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Segundo os PCN-Arte (1998), na primeira metade do século XX, “as atividades de teatro e dança não estavam incluídas no currículo escolar como práticas obrigatórias, e somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares na celebração de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar”. Ainda segundo o documento, o teatro era tratado com a única “finalidade de apresentação, na qual os alunos decoravam os textos, e os movimentos cênicos eram marcados com rigor. Apesar da rigidez gestual e vocal dessa atividade, a relação com a plateia era de alguma forma contemplada, tanto que se privilegiava a aprendizagem da dicção”.

No caso da dança, o documento indica que era

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q1071787 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Leia o texto a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.
Considere uma situação hipotética de uma atividade na escola denominada por Laboratório Sensorial do Corpo Sensível, no qual os estudantes vão experimentar os cinco sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição) exercitando habilidade de expressar sensações, relacionando o corpo e o espaço, é possível fazer usos adequados e seguros de materiais tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

693Q1070771 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Cerquilho SP, VUNESP, 2019

Para Martins, Picosque & Telles (1988), as gramáticas das linguagens da arte muitas vezes são imbricadas em inventivas formas poéticas que dão novas feições a cada uma delas. Como exemplo, são produções artísticas que combinam elementos do teatro, da dança, da música e das artes visuais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q1071028 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

Dentre os conteúdos que fazem parte de um planejamento para o ensino de Teatro para crianças e jovens, pressupõe-se que os estudantes possam ter acesso aos procedimentos metodológicos diversificados, que envolvem a participação em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q1072054 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor MAMPB Artes, Prefeitura de Presidente Kennedy ES, SECPLAN, 2025

Como forma de democratizar o acesso ao palco, transformando o espectador em ator, Augusto Boal elabora um plano estruturado em quatro etapas, dentre elas está “O Teatro como discurso”. Uma das formas de atuação listada nesta etapa é o Teatro jornal, que consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

696Q1072070 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Profissional de Educação Física, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

As Lutas podem ser compreendidas como uma manifestação cultural, dependendo da maneira como é aplicada, pode ser considerada uma atividade rítmica, jogo de oposição, esporte de combate ou arte marcial. Nesse contexto, como atividade rítmica, a luta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

697Q995015 | Artes Cênicas, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre a criação do Teatro no Brasil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q1073616 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Dança, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Com relação às características da consciência corporal, analise as afirmativas a seguir e, ao final, assinale a opção CORRETA:

I – Está relacionada à imagem que o indivíduo tem do próprio corpo.

II – A propriocepção é uma das capacidades do indivíduo a ser aprimorada pela dança.

III – A sensibilidade anestésica corporal é a capacidade de o indivíduo perceber a direção e a velocidade de um movimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q1071313 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Técnica de dramatização criada por Augusto Boal em que a encenação baseia-se nas linguagens nãoverbais, a fim de comunicar-se. A partir da leitura da linguagem corporal, busca-se a compreensão dos fatos representados na imagem, sendo esta uma realidade existente e/ou vivenciada. Os participantes são levados a pensar com imagens, a debater um problema sem o uso da palavra, usando apenas seus próprios corpos (posições corporais, expressões fisionômicas, distâncias e proximidades, etc.) e objetos. Marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q1072083 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

O teatro em que todos os mecanismos que compõem uma montagem teatral são evidenciados ao público como partes da peça autônomas a partir das quais o espectador pode analisar seus aspectos e construir sua compreensão da história é conhecido como teatro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.