Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

701Q1071316 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

O Teatro de Arena de São Paulo foi uma das primeiras companhias do Brasil a pôr em prática um projeto moderno de coletivização da criação cênica e dramatúrgica, com vistas a uma pesquisa contínua da representação da sociedade brasileira. Entre 1953 e 1971, a companhia foi responsável pela disseminação de uma renovação teatral sem precedentes, com a valorização do autor e dos temas inerentes à realidade brasileira, abordados com ênfase nos contextos sociais e políticos. Os atores são circundados pelo público, e que se prestam, tanto à produção naturalista como à narratividade do picadeiro circense ou à roda do espetáculo de rua. Foi diretor e um dos seus precursores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q1083095 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

O Teatro do Oprimido é um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal na década de 1970.
Dentre as técnicas específicas desenvolvidas por Boal para o Teatro do Oprimido, podemos citar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q1073626 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Santa Terezinha do Progresso SC, JLZ, 2024

Acerca do ensino do teatro no contexto atual. Assim como a arte sempre dialoga com o momento histórico em que é produzida, o seu ensino também deve estar em sincronia com o contexto histórico da atualidade. Assinale a afirmação verdadeira
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

704Q1072101 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Iavelberg (2015), em 1599 funcionavam as “casas do bê-á-bá”, nas quais, ler e escrever era importante para a prática da fé cristã e conversão das crianças dos povos indígenas.
Para a autora, no período, a prática do teatro nesse contexto escolar tinha como objetivo a catequese e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

705Q1072113 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Alto Bela Vista SC, AMAUC, 2024

A direção cênica é uma área fundamental nas artes cênicas que envolve a coordenação e supervisão do processo de produção de uma obra teatral ou de outra forma de expressão performática. Com base nisso, são responsabilidades do diretor cênico, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

706Q1071092 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referentes a leitura, interpretação e crítica da arte.

O crítico consegue perceber os pormenores da encenação, salientando suas possíveis sutilezas ou inconformidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

707Q1071093 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação às metodologias do ensino do teatro, julgue o item.

Uma das funções do teatro na escola é atuar como uma forma de terapia, possibilitando que os adolescentes entrem em contato com os seus sentimentos e, com isso, controlem suas emoções.

  1. ✂️
  2. ✂️

708Q989458 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Este educador musical realizou suas famosas viagens pelo norte e nordeste do país. Ficou impressionado com os instrumentos musicais, as cantigas de roda e os repentistas. Suas experiências resultaram, mais tarde, em "O Guia Prático", uma coletânea de canções folclóricas destinadas à educação musical nas escolas. Tornou-se conhecido como um revolucionário que provocava um rompimento com a música acadêmica no Brasil. Na música, foi principal representante do canto orfeônico no Brasil, por volta da década de 30, foi o compositor, que “[...] acabou transformando a aula de música numa teoria musical baseada nos aspectos matemáticos e visuais do código musical com a memorização de peças orfeônicas.
O texto refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

709Q989465 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

O Rio de Janeiro, antes uma pacata cidade provinciana da colônia portuguesa, transformou-se na sede do reino, abrigando toda a côrte, que se transferiu de Lisboa para esta cidade. Para o divertimento da nobreza não tardou que lá fossem construídos teatros e inúmeras trupes incluíssem o Rio de Janeiro em suas apresentações. Segundo o pesquisador Eduardo Sucena em seu livro “A Dança Teatral no Brasil”,o primeiro a chegar aqui foi__________________ inaugurando, assim, a tradição da dança de arte no Brasil.
A asserção que completa o texto corretamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q1074978 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Marie-Claude Hubert, ao analisar a dramaturgia clássica, afirma:

“A ação dramática não pode começar nem terminar ao acaso. Ela só seria coerente ao satisfazer a exigência do verossímil e do necessário. (…) A unidade de ação só é crível para o espectador, se os fatos se encadearem de acordo com um princípio lógico de causalidade.”

Esta afirmação confirma o pensamento aristotélico que privilegia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

711Q1071400 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Disciplina Artes, SME do Recife PE, CESPE CEBRASPE, 2023

A respeito da arte pré-histórica no Brasil, da produção artística indígena e da arte africana, julgue o item seguinte.

A produção artística indígena está diretamente ligada aos ritos e celebrações próprios de sua cultura.

  1. ✂️
  2. ✂️

712Q1071915 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2022

Carlos Gomes (1836-1896) foi um grande compositor brasileiro. O sucesso de sua primeira ópera A noite no castelo valeu o apoio do imperador Dom Pedro II, que lhe concedeu uma bolsa de estudos em Milão. Segundo Guérios (2003), a língua portuguesa, ainda o único elemento nacional presente nas óperas de Gomes, cedeu lugar ao italiano. A partir do lirismo italiano Carlos Gomes ira compor _______________ cuja temática se baseia no drama indígena e luso-brasileiro, a música era tipicamente italiana, com notória influência de Verdi.

Após análise, marque a opção que completa corretamente a lacuna acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

713Q1071404 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Disciplina Artes, SME do Recife PE, CESPE CEBRASPE, 2023

No que se refere ao teatro no Brasil, julgue o item a seguir.

Na peça Arena conta Tiradentes, Augusto Boal e Gianfrancesco Guarniere estabelecem um paralelo entre a Inconfidência Mineira (1791) e a instituição do regime militar no Brasil (1964), relacionando os dois acontecimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

714Q1070894 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

No filme Terra em transe, de Glauber Rocha, percebe-se uma ruptura com bases estabelecidas na produção cinematográfica, dentre as quais se destaca o olhar das personagens diretamente para a câmera — e, consequentemente, para o espectador. Quando há o contato visual direto, propositalmente, entre o ator de teatro e um espectador, o mesmo recurso cênico acontece. No campo teatral, Bertold Brecht é reconhecido por ter desenvolvido essa técnica, que é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q1071406 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Área Artes, IFC SC, FUNDATEC, 2023

Acerca dos jogos teatrais na sala de aula de Spolin (2015), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Os jogos teatrais podem trazer frescor e vitalidade para a sala de aula.
( ) As oficinas de jogos teatrais são designadas como passatempos do currículo.
( ) As oficinas de jogos teatrais são complementos para a aprendizagem escolar, ampliando a consciência de problemas e ideias fundamentais para o desenvolvimento intelectual dos alunos.
( ) As oficinas de jogos teatrais são úteis ao desenvolver a habilidade dos alunos em comunicar-se por meio do discurso e da escrita, e de formas não verbais.
( ) As oficinas de jogos teatrais são fontes de energia que ajudam os alunos a aprimorar habilidades de concentração, resolução de problemas e interação em grupo.

A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q1071921 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A história das artes cênicas revela como as práticas teatrais se transformaram a depender das diferentes culturas e contextos históricos. Considerando o teatro grego clássico, qual inovação é geralmente atribuída ao dramaturgo Ésquilo, que diferenciou suas peças das práticas teatrais anteriores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

717Q1071923 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Em uma oficina de composição coreográfica para uma peça teatral, o(a) professor(a) pede que os participantes trabalhem o tempo e o espaço como fatores primordiais na criação de uma sequência de movimentos. Qual das alternativas a seguir melhor descreve o impacto desses fatores na criação coreográfica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

718Q1071925 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Educação Artística, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A trajetória do teatro no Brasil é marcada por diferentes movimentos e influências, desde o período colonial até o teatro contemporâneo, refletindo transformações sociais e culturais do país. Sobre a história e os movimentos do teatro brasileiro, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

719Q1075002 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Schafer(2001) nos diz que “o território básico dos estudos da paisagem sonora estará situado a meio caminho entre a ciência, a sociedade e as artes.” Assim, ele enumera três possibilidades de aprendizagem nestas esferas: “Com a acústica e a psico-acústica aprenderemos a respeito das propriedades físicas do som e do modo pelo qual este é interpretado pelo cérebro humano. Com a sociedade aprenderemos como o homem se comporta com os sons e de que maneira estes afetam e modificam o seu comportamento.” Assinale a alternativa que completa estes itens anteriores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

720Q1075003 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

A educadora musical Nicole Jeandot (1993) relata que: “certa vez, numa classe de crianças de 2 a 4 anos, ao se colocarem à disposição delas pedaços de papel de vários tipos, uma menina de 2 anos, depois de manipulá-los, foi se sentar numa canto da sala levando uma cartolina, que ela revirava entre os dedos. A cadência regular produzia uma sucessão de sons repetidos, alternados por curtos momentos de silêncio. Eu a observei por algum tempo, e em seguida aproximei dela um tambor e duas baquetas. Qual não foi a minha surpresa ao ouvir a mesma cadência dos sons no tambor, produzida ainda com alternância de braços, o que é raro nessa idade! De fato, ela estava prestando atenção no som que realizava.” Assinale a alternativa que condiz com a visão da autora sobre alguns aspectos do processo a ser trabalhado com a criança na construção das linguagens musicais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.