Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

721Q1075004 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Sobre os aspectos do trabalho com a criança, na música, que envolvem a motivação, Jeandot (1993) diz que ela “está relacionada com o prazer obtido na atividade e pode ser despertada pelo jogo. O jogo estimula a criança a escutar e discriminar o som dos instrumentos e os motivos sonoros que se repetem.” A autora cita três tipos de jogos que corresponderiam a três fases do desenvolvimento infantil. Assinale a alternativa que corresponde a um desses tipos de jogos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

722Q1074496 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor a de Artes, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2025

Analise as afirmações sobre os elementos formais da representação cênica e indique as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):
(__)O texto teatral constitui a base narrativa da representação, mas pode ser adaptado durante o processo criativo.
(__)O corpo do ator é instrumento secundário na comunicação cênica, sendo o texto o elemento principal.
(__)O espaço cênico delimita-se ao palco tradicional, não podendo ser modificado ou reinterpretado.
(__)A integração entre texto, corpo e espaço cênico determina a qualidade da representação teatral.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

723Q1071947 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Uma professora de educação física planeja incluir a dança criativa no currículo escolar de uma turma do ensino fundamental. Durante a elaboração de sua proposta pedagógica, a professora analisa os fundamentos e os objetivos da dança criativa e percebe que há pontos que precisam de atenção para não serem confundidos com outros métodos. NÃO corresponde a um princípio ou objetivo da dança criativa no contexto escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

724Q1071696 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 002, Prefeitura de Uberlândia MG, MS CONCURSOS, 2022

O ensino da dança, na escola, poderá incentivar o aluno a expressar e refletir sobre os diversos aspectos, concepções técnicas e estéticas, agregadas nessa linguagem da arte. Sobre as principais características da dança moderna é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

725Q1071697 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 002, Prefeitura de Uberlândia MG, MS CONCURSOS, 2022

Texto associado.

O texto estende-se às próximas duas questões.

-

A performance que combina dança, canto, textos e diálogos, onde os personagens expressam sentimentos e conflitos humanos, é uma linguagem agregada ao conceito de contemporâneo, pois insere nas apresentações diversas linguagens. As performances devem possuir um propósito interligado a todos os elementos cênicos. O coreográfo é responsável por imprimir sua identidade e convicções no que se pretende apresentar. Esse estilo de dança enfatiza a teatralidade, a presença e a dramaturgia física. O bailarino precisa estar consciente dos significados temáticos e sentidos envolvidos na execução da dança e suas motivações.O corpo deverá contar uma história com os movimentos.

A modalidade de dança que apresenta as características citadas no enunciado é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

726Q1071442 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Cênicas, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

Camadas de sons, cheiros, temperaturas foram apresentadas nessa proposta artística a partir de ações como marcar a ferro as vestes de carne e andar sobre brasas com calçados feitos com o mesmo material orgânico, assim como as ações de cortar e assar a carne de charque (alimento muito consumido no Nordeste brasileiro). Notamos que as ações representavam os suplícios públicos dos que foram torturados e queimados vivos no passado – a carne seca foi exposta como uma metáfora da própria carne humana, do corpo humano fragmentado, esquartejado. Durante trinta minutos, aproximadamente, o próprio artista, Everaldo Santana, Paulo César e Robson Lemos realizaram tais ações; [...] marcar a ferro quente a carne bovina da mesma maneira que os negros escravizados foram estigmatizados por seus proprietários num passado não muito distante.
(SANTOS-ZMÁRIO. Fragmento.)

O excerto evidencia uma relação corpo-memória; constrói-se uma obra que não cabe mais na boca. Torna-se necessário um estreitamento físico, onde o artista coloca-se em situação, presentificação, descontruindo a ideia de personagem. Essa linguagem híbrida, que retira a noção de objeto, dilata os sentidos, evidencia a presença e desloca o corpo para centralidade da ação, pode ser definida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

727Q1073234 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Educação Física, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

Quando se trata do assunto da dança, é viável contemplar diversas categorias, que podem ser organizadas levando em conta as expressões culturais de grupos específicos, as tradições e práticas de diferentes comunidades ou áreas dentro de um país, ou mesmo na adaptação de danças populares para os ambientes nobres dos salões.

Adaptado de RANGEL, I.C.A.; DARIDO, S.C. Educação Física no Ensino Superior - Educação Física na Escola: Implicações para a Prática Pedagógica, 2ª edição. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2006.

Faça a associação correta entre os tipos de dança e seus exemplos correspondentes:

1. Dança folclórica
2. Dança de salão ou social
3. Dança teatral ou artística

a. Maxixe
b. Pagode
c. Axé
d. Jazz
e. Sapateado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

729Q1073757 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Improvisação a partir de temas ou situações, também denominado jogo teatral, é uma criação e representação coletiva, bastante aplicada em escolas. Trata-se da definição de Reverbel (1996) para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

730Q1074536 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2025

Em turma heterogênea do ensino médio, o objetivo é abordar mobilidade humana e identidades. O professor quer integrar texto documental (relatos de migrantes), composição corporal e uso expandido do espaço (plateia e palco) para construir cenas curtas. Qual encaminhamento didático articula os elementos da linguagem teatral e favorece a criação coletiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

731Q1071465 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Ensino de Arte, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Ariano Suassuna, considerado um dos maiores dramaturgos brasileiros, tem uma obra vasta. São obras dramatúrgicas desse artista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

732Q1070700 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Fraiburgo SC, FEPESE, 2019

Relacione os elementos do teatro, listados na coluna1, às definições correspondentes, listadas na coluna 2.

Coluna 1Elementos do teatro


1. Personagens

2. Espaço cênico

3. Ação teatral


Coluna 2Definições


( ) Expresso pela pergunta “Quem”?, podendo ser seres fictícios, criados por um autor e interpretado pelos autores.

( ) Expresso pela pergunta “Onde?”, local em que a encenação acontece, podendo ser o palco de um teatro, a rua ou uma praça.

( ) Para criá-los os atores se valem de recursos como expressões do rosto, modificação da voz e movimentos corporais, caracterizando-os com maquiagem, roupas e adereços.

( ) Relaciona-se diretamente à escolha do cenário.

( ) Expresso pela pergunta “O quê?”, constituindo-se pelos acontecimentos da narrativa.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

733Q1071469 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Teatro, SEDUC GO, IADES, 2022

Em conformidade com o Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC - GO Ampliado), subcapítulo Arte, assinale a alternativa que habilidades a serem desenvolvidas pelo teatro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

734Q1074799 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGV

O pano de boca, normalmente encontrado nos palcos do eixo Rio - São Paulo, é aberto à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

735Q1070960 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Colômbia SP, Instituto Consulplan, 2021

O Barroco foi um estilo artístico que surgiu na Itália e dominou a arte europeia na passagem do século XVI para o XVII. A produção teatral, neste contexto, apresentou autores de extrema importância, em um teatro que transitou entre o religioso e o profano, tendo como um dos mais importantes autores desta época Pedro Calderón de La Barca (1600-1681). Uma de suas mais importantes peças é A vida é sonho. O teatro de Pedro Calderón de la Barca se classifica como Barroco, na forma, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

737Q979060 | Artes Cênicas, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O período reviveu a abundância alegórica do fim da Idade Média e a enriqueceu com o mundanismo sensual da Renascença. Mas, ao fundo da cena, a areia do tempo estava correndo, e o memento mori da Dança da Morte soava de novo. Os prazeres do mundo e a sombra da morte, coisas terrenas e coisas celestiais, fluíam juntas, teatral e espiritualmente, num grande crescendo. Uma era estava encenando a si mesma.

(Berthold, 2000. Adaptado)

O excerto descreve, do ponto de vista da história do teatro, o período

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

739Q992630 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Nascido na Ilha das Canárias, uma possessão espanhola, estudou em Coimbra, Portugal, onde se formou em Letras. Lá, segundo Armando Cardoso (1977), biógrafo do missionário, tomou contato com a dramaturgia de Gil Vicente, maior autor do teatro medieval português, influência que levaria consigo ao se mudar para o Brasil. Durante muito tempo, especulou-se que a primeira peça, obra encomendada pelo padre Manuel da Nóbrega e conhecida pelo nome de Pregação Universal, teria sido montada entre 1567 e 1570 em São Vicente, litoral paulista. Armando Cardoso, valendo-se do cotejo de inúmeras fontes, defende que a referida encenação se deu na antiga Vila de Piratininga, núcleo germinal da cidade de São Paulo, no ano de 1561.
O texto faz referência a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

740Q1074806 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

No início do século XVII, o ensino da arte era exclusividade da Academia Imperial de Belas Artes. A metodologia do ensino da arte tinha como base:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.