Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

741Q1074806 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

No início do século XVII, o ensino da arte era exclusividade da Academia Imperial de Belas Artes. A metodologia do ensino da arte tinha como base:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

742Q1071992 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

O ensino do teatro na educação básica envolve o desenvolvimento de competências cênicas que permitem aos estudantes explorar aspectos criativos, expressivos e colaborativos. Para isso, é fundamental conhecer os elementos formais da linguagem cênica e as diferentes abordagens metodológicas utilizadas no ensino do teatro.

Indique a alternativa CORRETA a respeito dos elementos formais da linguagem cênica e das abordagens para o ensino do teatro na educação básica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

743Q1071481 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2021

Sobre o teatro na Educação, julgue as frases abaixo.

I.O teatro na escola possibilita que a criança desenvolva e ordene progressivamente a linguagem dramática.

II.A prática do teatro na escola só deve ser desenvolvida no âmbito da disciplina de Arte.

III.As chamadas brincadeiras de faz-de-conta costumam ser o primeiro contato da criança com o teatro.

Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição (ões).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

744Q1074810 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

Nas aulas de teatro deve vigorar um espírito aberto para as ideias dos alunos, valorizando não só a variedade de temas abordados, mas também:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

745Q1074812 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

A renovação do teatro brasileiro veio, em 1943, com a estreia de um espetáculo que escandalizou o público e modernizou o palco brasileiro. Dirigido por Ziembinski, foi um grande sucesso, assim como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Trata-se do espetáculo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

746Q979068 | Artes Cênicas, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No que diz respeito ao Currículo Ensino Fundamental II – Itatiba, 1o bimestre do 1o ano, a habilidade “estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado” refere-se a qual dos objetos de conhecimento presentes nas alternativas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

747Q1074813 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

O texto pode ser trabalhado para que seja um material maleável, para que com ele se possa brincar, modificar, experimentar formas e significados diferentes. Nesse contexto, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

748Q1071998 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte Educadora, SEMUL de Recife PE, UPENET IAUPE, 2024

Qual das opções abaixo NÃO é a função da cenografia, na encenação teatral?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

749Q1071489 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Monitor de Dança, Prefeitura de Santa Helena de Goiás GO, IV UFG, 2023

Toda forma de dança possui suas técnicas específicas que dão formato estético ao corpo em movimento. Top Rock, Footwork, Freeze e Power Move são movimentos que estruturam as técnicas de qual estilo de dança?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

750Q1074563 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Educação Física, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

De grande influência nos estudos da dança moderna e contemporânea,Rudolf Laban criou váriosmétodos de estudo do movimento, ancorado no desejo de explorar os segredosdo espaço físico emental. Em suas investigações criou o método da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

752Q1071498 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Braço do Norte SC, Unesc, 2023

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.O teatro promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano.

ASSIM,

II.A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.

Após avaliação, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

753Q1073546 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Dança Flamenca, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Considerando a importância da linguagem cênica na comunicação de temas e emoções em uma performance de dança, como os diversos elementos cênicos podem ser estrategicamente integrados para aprimorar a expressão artística? Escolha a alternativa que melhor ilustra uma aplicação eficaz desses elementos no contexto da criação coreográfica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

754Q1072012 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2024

No teatro, o conceito de tempo é fundamental para a construção dramática e pode ser representado de maneiras distintas, como o tempo realista e o tempo simbólico. Qual das alternativas abaixo melhor descreve uma aplicação prática do tempo simbólico em uma obra teatral, diferenciando-a do tempo realista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

756Q1072021 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O Sistema elaborado pelo ator, encenador e pedagogo russo Constantin Stanislávski (1863-1938) não é uma obra que constitui um conjunto fixo de regras e exercícios, mas sim um projeto de expansão dinâmico e crítico. A primeira paixão de Stanislávski, como espectador, foi o circo, porque, dos camarotes, ele podia ver não apenas o picadeiro, mas também os bastidores. A reflexão entre o que é vivido dentro e fora da cena e o transmitido no palco levou-o a iniciar uma prática que consistia em registrar, em diários, as impressões sobre o seu trabalho e as questões e problemas surgidos a partir de suas experiências. Desse modo, pode-se dizer que a construção do Sistema não se deu por meio de um caminho retilíneo. E, se hoje em dia seu legado ainda é referência nas escolas de teatro do mundo inteiro, deve-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

757Q1032856 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

Existem variações de passos complexos, porém o mais importante no cirandar não é a dificuldade dos passos, mas a simplicidade e a união. A roda pode acontecer em diferentes contextos como carnaval, encerramento de uma atividade pedagógica ou em festejos juninos; em espaços abertos ou fechados, como ruas, bares e praças.

Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/secretaria-especial-dacultura/assuntos/noticias/ciranda-do-nordeste-e-reconhecida-comopatrimonio-cultural-do-brasil. Adaptado

A dança descrita é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

758Q1073561 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Jazz, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Sobre as técnicas de Educação Somática utilizadas como metodologias, sobretudo, para o ensino das danças contemporâneas, analise os itens e indique quais deles se relacionam com a dimensão das abordagens somáticas.

I- São técnicas que visam os estudos de movimento, a partir da cópia e repetição sistemática dos exercícios ensinados pelo/a professor(a) para um melhor aprimoramento da consciência corporal.
II- Utilizam-se as seguintes estratégias pedagógicas: a sensibilização da pele, o aprendizado pela vivência e a flexibilidade da percepção.
III- São um meio de inclusão das diversidades corporais, comportamentais e de aptidão física.
IV- São exemplos de Técnica de Educação Somática: Técnica Alexander, Feldenkrais, Ideokinesis, Michel Fokine Fundamentals, Body-Mind-Centering e Thérèse Bertherat.
V- Os diferentes métodos de Educação Somática utilizam estratégias pedagógicas que visam levar o/a aluno(a) tomar consciência da relação entre os sintomas que ele apresenta e a totalidade de seu corpo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

759Q1071770 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Durante séculos a construção dos materiais e equipamentos circenses foi realizada de modo artesanal e em pequena escala. Atualmente observamos o surgimento de algumas empresas (fabricantes e revendedoras) de diferentes implementos, modificando, em parte, o cenário acima descrito. Essa relação pode ser melhor compreendida se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

760Q1072028 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

No livro Em busca do Teatro Pobre, o encenador pedagogo polonês Jerzy Grotowski (1933-1999), aborda a relação entre o ator e o espectador. O encenador buscou, em suas práticas, diminuir a quantidade de espectadores que testemunhavam seus processos artísticos, a fim de estabelecer um modo de presença que é dirigido pela percepção. Sendo assim, o ator
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.