Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

781Q1074116 | Artes Cênicas, Políticas Públicas para Artes Cênicas, Classe E, UFS, INSTITUTO AOCP, 2024

Na produção de um festival de arte nacional, a programação final elenca dez espetáculos de artistas de São Paulo, três do Rio de Janeiro, dois de Salvador, um de Recife e um de Curitiba. Sobre essa composição, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q1074117 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Classe E, UFS, INSTITUTO AOCP, 2024

A partir dos anos 1970, com a chamada pós-modernidade ou hipermodernidade e a ascensão das artes da performance, as fronteiras entre as linguagens artísticas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

783Q1073613 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Dança, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

No que diz respeito às características da dança contemporânea, analise as afirmativas a seguir e, ao final, assinale a opção CORRETA:

I – Pode ser compreendida como uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna.

II – Não há distinções entre a dança contemporânea brasileira, americana, canadense e europeia.

III – Não se ignora as técnicas que o bailarino/intérprete conhece previamente, mas, em sua pesquisa, busca ele desenvolver uma movimentação que seja específica de seu corpo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

784Q1072079 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor Arte, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

Os elementos do teatro são um conjunto de componentes fundamentais para a criação e elaboração de uma apresentação teatral, pois contribuem para a construção das narrativas nesta linguagem. Em relação aos elementos do teatro, assinale a alternativa que identifica corretamente a função da cenografia em uma produção teatral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

785Q1072082 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Sobre o ensino de dança e teatro no Brasil, analise a sentença abaixo:

Nas escolas brasileiras no início do século XX, tais linguagens artísticas eram identificadas no currículo escolar como práticas não obrigatórias, reconhecidas quando faziam parte de festividades escolares (1ª parte). De acordo com o histórico do ensino de Arte no Brasil (PCN-Arte), “as atividades de teatro e dança não estavam incluídas no currículo escolar como práticas obrigatórias, e somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares na celebração de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar” (2ª parte). Isso acontecia, pois, naquela época, essas disciplinas podiam ser ensinadas sem aprofundamento dos saberes referentes a cada uma delas, como em oficinas (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

786Q1071315 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Viola Spolin (1992), a partir de pesquisas realizadas durante as décadas de 60 e 70, comprometida com a proposta educacional, desenvolveu trabalhos com crianças e em comunidades de bairro em Chicago, constituindo grupos de teatro improvisacional. Retoma o pioneirismo de Stanislavsky, ao levantar interrogações sobre o processo de educação no teatro, propondo acrescentar a livre expressão da imaginação criativa fomentando a ideia da possibilidade do teatro fora do palco. Essa técnica teatral foi nomeada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

787Q1071317 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2021

Analise o texto a seguir:
“Foi por meio de um homem chamado ____ que o teatro surgiu. Em uma destas celebrações, o mesmo resolveu usar uma máscara humana enfeitada com cachos de uva e passou a afirmar que era o próprio deus ____. Era clara a intenção de apenas representar o deus, e não em se passar por ele, o que não faria nenhum sentido. O importante foi sua ousadia em representar um deus, algo inimaginável até então. É considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental.”
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

788Q1070806 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Câmara de Alto Paraná PR, CONSESP, 2018

Com indicações em diversos prêmios de teatro no Brasil e vencedor na categoria de melhor espetáculo pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2017, também será uma das atrações do Festival de Teatro de Curitiba 2018. A produção traz uma série de características do homenageado, que defendeu incansavelmente a brasilidade e a valorização da cultura nacional, ao mesclar a arte popular e o universo erudito em todas as suas obras.
O nome da peça é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

789Q1073623 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Santa Terezinha do Progresso SC, JLZ, 2024

Relacione os nomes das danças típicas, que fazem parte das culturas das regiões brasileiras.

O ______________ dança popular em Pernambuco e surgiu por volta de 1910. Hoje em dia, é muito performado e incorporado aos ritmos do carnaval.

O ____________ dança popular no rio grande do Mato Grosso, consiste em movimentar-se em círculo, batendo as mãos espalmadas nas mãos dos dançarinos que estão à direita e à esquerda.

O ___________, dança popular no Maranhão o ritmo predominante é chamado de toada, um estilo de cantiga simples e regional, formada por estrofes e rimas. na apresentação teatral o boi é o personagem principal.

O _____________ dança popular que surgiu em Belém do Pará e também é chamada de Pau e Corda, Samba de roda do Marajó e Baião típico de Marajó.

Seguindo a ordem, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

790Q987110 | Artes Cênicas, Educação Física, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual é o principal benefício do desenvolvimento da consciência corporal nas aulas de Arte/Dança na escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

791Q1071351 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

No ensino do teatro, a metodologia denominada Drama tem em sua constituição as seguintes características básicas:
1. Processo. 2. Ocupação cênica. 3. Pré-texto. 4. Marcação. 5. Episódios. 6. Leitura avaliativa.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

792Q955384 | Artes Cênicas, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Após práticas intensas da voz, tanto falada como cantada, é importante realizar práticas de desaquecimento vocal. Ao contrário do aquecimento, que prepara a fonação para projeção e controle específico da produção sonora, o desaquecimento envolve movimentos de alongamento e relaxamento do trato vocal que são indispensáveis para a saúde vocal.
As afirmativas abaixo apresentam benefícios do desaquecimento vocal, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

793Q1075194 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

Os estudos sobre recepção e mediação teatral têm se expandido nas últimas décadas no Brasil, contribuindo para ações culturais, artísticas e(ou) pedagógicas realizadas por agentes culturais, artistas e professores que possuem no cerne de sua preocupação o teatro como educação. Com base nesses estudos, julgue o seguinte item.
A pedagogia do espectador defende que a leitura cênica é inventiva e ocorre na tensão entre o modo de produção proposto pelo autor e aquele a que o espectador está habituado (seus horizontes de expectativas).
  1. ✂️
  2. ✂️

794Q1071387 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, ARTE, SEED PR, IBFC, 2023

O teatro é uma atividade artística que exige o talento e a energia de muitas pessoas - desde a primeira ideia de uma peça ou cena até o último eco de aplauso. Composto por elementos que integram um espetáculo, o teatro tradicional é formado por cenas, e cada cena é integrada por elementos: espaço, personagens e ação. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. O personagem é intrínseco a tudo o que fazemos no palco. Ele somente pode crescer a partir do relacionamento pessoal com o conjunto da vida cênica. Se o ator deve realmente.
II. O tema é o fio condutor que une todas as pulsações da peça ou da cena. Ele entrelaça e mostra-se no mais simples gesto do ator e no mínimo detalhe de sua roupa. É a ponte que une uma cena a outra, uma cena a si mesma.
III. A plateia é o último elemento que completa o círculo, e a sua relação não só com a peça, mas com a atuação, é muito importante. Ninguém deve para fins de exibicionismo ou autoglorificação.
IV. O espaço cênico é a área do palco onde a realidade pode ser localizada, ele pode ser usado para dar forma às realidades que são criadas. Uma área sem fronteiras, sem limites, o ator/personagem usa o espaço para dar realidade ao mundo fenomenal.
V. O espetáculo certamente não é o fim da linha. Ele traz todo o processo criativo de fazer uma peça para a sua fruição, e a plateia deve ser envolvida nesse processo. É na ação dos personagens que a narrativa acontece.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

795Q1074976 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

“É a representação de uma ação nobre, levada a seu termo e tendo certa extensão por meio de uma linguagem temperada com variadas especiarias utilizadas separadamente, conforme as partes da obra; a representação é efetuada pelos personagens do drama e não recorre a narração; e representando a piedade e o pavor, ela realiza uma depuração desse gênero de emoções”.

Com base no texto, o gênero é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

796Q1074211 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Bom Jardim PE, FACET Concursos, 2025

O teatro, concebido por autores como Augusto Boal, Viola Spolin e Bertolt Brecht, ultrapassa o campo estético e adentra o político, o formativo e o social. No contexto escolar, essa linguagem ganha potência quando articulada à reflexão crítica, à criação coletiva e à transformação do sensível. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa que expressa uma visão limitadora da função do teatro na educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

797Q1071653 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Qual a principal vantagem das lâmpadas especiais com focagem e lentes de abertura do foco em iluminação cênica?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

798Q1071658 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas e Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

A escola apresenta-se como um espaço de multiplicidades. A partir disso, podemos compreender que o fazer teatral dentro da escola buscará exercer suas ações, considerando os limites e possibilidades de cada contexto em que se insere. É necessário que, no ensino de teatro na escola, os estudantes compreendam a coexistência de diferentes saberes-fazeres, articulada à realidade da instituição, entrelaçando saberes formais e cotidianos. Para que o ensino do teatro se consolide na escola, portanto, é importante que os estudantes tenham a possibilidade de compreender o teatro a partir do tripé:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

799Q1071916 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2022

Com o apoio do interventor, Villa-Lobos conseguiu pela primeira vez uma multidão para cantar e ouvir um programa que incluía a protofonia. A imprensa colaborou com o evento, divulgando locais e horários de ensaios de acordo com as diferentes vozes. Professores de música e regentes de coro corresponderam ao chamado para ensaiar o povo em diferentes teatros à noite. Uma firma cedeu dez pianos para ensaios, e a polícia colaborou com a organização do evento enviando dois mil militares. No dia 24 de maio de 1931, no Clube de Futebol São Bento, Villa-Lobos regeu um coro com o número estimado de quinze mil vozes. O impacto e o sucesso da apresentação certamente foram decisivos para que o compositor abandonasse seus planos de voltara Paris e se concentrasse em uma nova trajetória, que o levou a ocupar o posto de maior educador e disseminador da música de todos os tempos no Brasil. Uma das peças executadas por Villa-Lobos foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q1071926 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor com Licenciatura Plena em Artes, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

No contexto teatral, a utilização de elementos formais como texto, corpo, espaço, luz e som é essencial para a construção da experiência cênica. Em uma montagem teatral focada na ambientação de um cenário noturno e misterioso, qual combinação de elementos formais abaixo seria mais adequada para reforçar essa atmosfera?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.