Questões de Concursos Artes Cênicas

Resolva questões de Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

801Q1071916 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2022

Com o apoio do interventor, Villa-Lobos conseguiu pela primeira vez uma multidão para cantar e ouvir um programa que incluía a protofonia. A imprensa colaborou com o evento, divulgando locais e horários de ensaios de acordo com as diferentes vozes. Professores de música e regentes de coro corresponderam ao chamado para ensaiar o povo em diferentes teatros à noite. Uma firma cedeu dez pianos para ensaios, e a polícia colaborou com a organização do evento enviando dois mil militares. No dia 24 de maio de 1931, no Clube de Futebol São Bento, Villa-Lobos regeu um coro com o número estimado de quinze mil vozes. O impacto e o sucesso da apresentação certamente foram decisivos para que o compositor abandonasse seus planos de voltara Paris e se concentrasse em uma nova trajetória, que o levou a ocupar o posto de maior educador e disseminador da música de todos os tempos no Brasil. Uma das peças executadas por Villa-Lobos foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

802Q1075000 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, SEAP DF, IBFC

Fonterrada (2008), ao abordar a música no período romântico, nos diz que “o fato de o período romântico considerar a música capaz de expressar conteúdos externos a ela não é uma idéia nova”. Assinale a alternativa que contempla para esta autora a real contribuição do romantismo na música.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

803Q1070919 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir:
I. Ao desenvolver atividades relacionadas às artes cênicas, o professor de Artes deve propor atividades do fazer teatral que se utilize de referências de espaço, de tempo e de identidades diversas, que sejam pertinentes à faixa etária trabalhada. II. O professor de Artes, ao desenvolver atividades relacionadas às artes cênicas, deve propor atividades de exploração do espaço estabelecendo relações entre o real e o imaginário.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

804Q1070923 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2018

O espaço cênico sofreu diversas mudanças enquanto um conceito desenvolvido a partir de certos aspectos, sendo que sua definição nos aspectos contemporâneos é adequadamente definida pelo (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

805Q1074507 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Dança Dança Folclórica, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2023

Em um renomado workshop de dança contemporânea realizado no Pina Bausch Theatre em Wuppertal, Alemanha, os instrutores introduziram um complexo solo que integra elementos do "contact improvisation", uma técnica que enfatiza o diálogo físico entre os dançarinos e o ambiente. Essa peça particular desafia os participantes a explorar o "Laban Movement Analysis" para categorizar e compreender seus movimentos durante a performance. A sequência incorpora um controle deliberado do peso corporal, mudanças dinâmicas no uso do espaço e um foco intenso na fluidez dos movimentos. Considerando os "Esfactors" no Sistema Laban de Análise do Movimento, qual elemento é mais destacado nessa coreografia específica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q1071949 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Considere que a professora de educação física utilizou jogos dramáticos para desenvolver a expressão corporal e a criatividade dos alunos. Durante as atividades, os alunos exploraram diferentes papéis e narrativas. Sobre os jogos dramáticos, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

807Q1073235 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

“(...) O teatro promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano. (...)”.

Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais. Arte/ Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1997.

Nessa perspectiva, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q1071445 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

Na primeira metade do século XX, despontaram inovadoras descobertas no que tange às pedagogias musicais. Émile Jacques- -Dalcroze (1865-1950) desenvolveu um método de educação musical tendo como premissa o movimento, no qual o aprendizado ocorre por meio da música, pela música e por meio da escuta ativa. Para o autor sentir a música pela via corporal permite uma internalização dos conceitos teóricos que são trabalhados em sala. O método de Dalcroze que leva em consideração o aluno como ser corpóreo, suscitando o pensamento do que mais tarde iria se firmar como educação somática, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

809Q1071447 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas, Prefeitura de Pitangueiras SP, Instituto Consulplan, 2024

A arte é imprescindível para a formação humana; sua função é indispensável na vida das pessoas e na sociedade e, consequentemente na escola. É um meio pelo qual se expressam, representam e comunicam sorvendo do mundo por meio da criatividade, experimentação e singularidade. Não obstante, nem sempre foi assim, sua trajetória histórica no ensino brasileiro está imbuída de idiossincrasias. A trajetória do ensino da arte delineia no século XIX com o início da Academia de Belas Artes, em 1816, no Rio de Janeiro. Sua origem ancorou-se no projeto da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, aprovado pelo Decreto de 12 de agosto de 1816, que concedeu pensões a diversos artistas franceses que vieram morar no Brasil. Com influência do século passado, é possível afirmar que o ensino da arte no início do século XX legitima uma pedagogia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

810Q1071200 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

Ao criar o teatro do oprimido, Augusto Boal articulou uma série de metodologias que tinham como objetivo tornar o espectador (espectaATOR) ativo e transformador da ação dramática. Dentre os procedimentos empregados, podemos destacar a participação da plateia na ação dramática, buscando soluções próprias para o problema-tema apresentado e vivenciando-as em cena. Pergunta central: “o que você faria se estivesse no lugar dela (da personagem)?”. Essas características referem-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

811Q1070693 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Barretos SP, VUNESP, 2018

No jogo dramático entre sujeitos, portanto, todos são “fazedores” da situação imaginária, todos são “atores”. No jogo teatral, o grupo de sujeitos que joga pode se dividir em equipes que se alternam nas funções de “jogadores” e de “observadores”, isto é, os sujeitos jogam deliberadamente para outros que os observam.

(Japiassu)

O trecho indica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q1071205 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

A peça didática vem sendo redimensionada para o ensino do teatro contemporâneo à medida em que implica o educando em um problema concreto, ativando as corporeidades em função de uma estratégia que necessariamente será estética. Criada para o jogo de atores e espectadores, seu valor consiste, principalmente, no exercício da função pedagógica. Bertolt Brecht escreveu para este fim
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

813Q1075047 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, SEDF, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da atuação teatral e dos elementos da linguagem teatral, julgue o item subsequente.

Entendido como produção simbólica, o trabalho do ator é, em qualquer contexto temporal e geográfico, uma criação ficcional mediada pelo corpo humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

814Q1071208 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

O recurso dramatúrgico usado comumente na tragédia grega, para resolver todos os conflitos como um passe de mágica, é usado tanto na comédia, quanto como um meio irônico de terminar uma peça sem iludir sobre a verossimilhança. Brecht utilizou o procedimento para “concluir sem concluir”, a fim de deixar a abertura criativa para intervir na realidade social. A esse recurso nomeia-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

815Q1073257 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

“(...) Teatro era o povo cantando livremente ao ar livre: o povo era o criador e o destinatário do espetáculo teatral, que se podia chamar então “canto ditirambico”. Era uma festa em que podiam todos livremente participar. Veio a aristocracia e estabeleceu divisões: algumas pessoas iriam ao palco e só elas poderiam representar enquanto que todas as outras permaneceriam sentadas, receptivas, passivas: estes seriam os espectadores, a massa, o povo. E para que o espetáculo pudesse refletir eficientemente a ideologia dominante, a aristocracia estabeleceu uma nova divisão: alguns atores seriam os protagonistas (aristocratas) e os demais seriam o coro, de uma forma ou de outra simbolizando a massa. (...)”

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

Na perspectiva do autor, pode-se dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

816Q1070962 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Itambaracá PR, Instituto UniFil, 2021

“Em artes plásticas, acompanhou-se uma abertura crescente para as novas expressões e o surgimento dos museus de arte moderna e contemporânea em todo o País.” (PCN’s, pág.23). Qual peça de teatro de Nelson Rodrigues introduziu o teatro brasileiro na Modernidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

817Q1070964 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes e Atividades Complementares, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

A própria arte e a relação que estabelecemos com ela é referência para avaliarmos os processos em arte. Alguns instrumentos de avaliação processuais ajudam os alunos a tomar consciência de seus percursos em arte, colocando-os como protagonistas de suas aprendizagens. ............................................ ativam a sensibilidade, possibilitando aprendizagem, se tomarmos como objeto de estudo respectivamente as reações do público com a produção e a exposição do aluno ao público. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

818Q1070968 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2021

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS. 1.(__)A experiência do teatro na escola coopera para que o estudante amplie sua capacidade de diálogo, tolerância e convivência com o diferente. 2.(__)A cenografia no teatro é o setor responsável pela seleção das indumentárias e adornos a serem usados pelos personagens. 3.(__)A prova no modelo quantitativo é a melhor forma de avaliar atividades que envolvam o teatro.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

819Q1071993 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

O teatro, desde suas origens na Grécia Antiga, passou por várias transformações, refletindo mudanças culturais, sociais e filosóficas. Cada período trouxe novas formas de expressão cênica e dramaturgia, moldando o teatro como o conhecemos hoje. Indique a alternativa CORRETA a respeito do desenvolvimento histórico do teatro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

820Q1073785 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Koudela (2015), no que diz respeito à pedagogia relacionada ao Teatro, a Escola Nova é representada pelas correntes metodológicas anglo-saxônicas que operaram como oposição à hegemonia dos métodos diretivos de ensino de teatro praticados no ambiente escolar.
Um exemplo dessa corrente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.