Questões de Concursos Artes Plásticas

Resolva questões de Artes Plásticas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q222033 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

"Ao observarmos as músicas de maior sucesso lançadas na segunda metade da década de 1950 até os primeiros anos de 1960, identificamos um gênero inovador que trazia o samba tocado de um jeito ?modificado?, muito influenciado pelo jazz norte.americano. "
Assinale a alternativa que identifica o gênero musical ao qual se trata o fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q221020 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

Segundo Flavio Desgranges, o teatro infantil costuma ser alvo de críticas: há muitos espetáculos, mas poucos são de boa qualidade. Inúmeros são os fatores para essa má reputação.
As afirmativas a seguir referem.se a esses fatores, à exceção de uma. Assinale.a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q222567 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

Pensar a disciplina Arte em um processo de formação continuada de professores pressupõe estabelecer uma articulação com os três eixos norteadores estabelecidos pelos PCNN?s:

produzir, apreciar e contextualizar.

Assinale a alternativa que descreve corretamente as orientações curriculares da disciplina Arte em seus eixos norteadores.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q227441 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

O repertório musical brasileiro, seja ele folclórico, popular ou erudito, oferece um rico manancial de possibilidades e de escolhas que podem contribuir para o desenvolvimento de propostas de apreciação, sensibilização, interpretação ou mesmo de criação.
Encontramos neste repertório vários gêneros, infantis ou não, que são bastante adequados para uma atividade musical ao mesmo tempo pedagógica e de entretenimento, tais como os Acalantos, os Brincos, as Parlendas, a Canção Popular e as Cantigas de Roda, entre outros.
Assinale a alternativa que identifica, dentre os gêneros acima citados, as brincadeiras rítmicas que mais se assemelham ao RAP moderno, principalmente por apresentarem um texto rimado, desacompanhado de melodia (sem música).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q225928 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

A Semana de Arte Moderna de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, foi revolucionária ao propagar os conceitos do movimento modernista, questionando os valores artísticos e estéticos nacionais não apenas nos campos da Literatura e das Artes Plásticas, mas também no da Música. Do grupo de expoentes intelectuais e artistas que produziram aquele evento, houve apenas um único representante da área musical. Assinale a alternativa que indica o nome desse representante.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q223625 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

São estratégias usadas para transformar os docentes de arte em mediadores culturais, à exceção de uma. Assinale a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q227212 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

Na primeira metade do século XX, o teatrólogo alemão Bertolt Brecht desenvolveu as bases do que denominou teatro épico, em oposição ao teatro de sua época, que primava pela emoção.
A respeito do teatro proposto por Brecht, analise as afirmativas a seguir.
I. O teatro épico quebrava a "quarta parede ": o ator dialogava com a platéia durante o espetáculo.
II. No teatro épico, não havia efeitos ilusionistas: as engrenagens teatrais ficavam à vista do público.
III. No teatro épico, o espectador não se emocionava com os personagens, mas refletia a respeito de seus atos.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q223128 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

Percebendo a necessidade de criar um sistema de fácil apreensão para o ensino de técnicas teatrais, Viola Spolin desenvolveu uma metodologia de ensino com base no jogo teatral.
A respeito da importância do jogo no ensino de teatro, analise as afirmativas a seguir.
I. O jogo instiga e faz emergir uma energia do coletivo pouco utilizada e compreendida.
II. No processo de aprendizagem na infância, segundo Piaget e Vygotsky, o jogo tem uma grande importância.
III. O Jogo, mais do que mera atividade lúdica, está no cerne das manifestações de inteligência do ser humano.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q220590 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

A educação na escola muitas vezes é artificial com relação à liberdade e à formação de corpos "não dóceis ". Com isso, o corpo vai se tornando um produto da sociedade.
A respeito da educação corporal na escola, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q222638 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

Segundo Betina Rugna, "o teatro já faz parte do mundo da criança, que tem o seu imaginário povoado de personagens: Ela é autora e atriz em sua encenação. "
Com base no fragmento, analise as afirmativas a seguir.
I. No jogo da fantasia, a criança pode ser quem ela quiser, estar no cenário, no tempo e no figurino que bem desejar.
II. Na brincadeira do faz de conta, a criança representa inúmeros papéis.
III. Ao brincar, a criança é acumula todas as funções em si mesma e, por isso, não necessita de mais ninguém.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q225975 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

Segundo Isabel Marques em "A linguagem da dança ", a dança deve ser compreendida como linguagem artística e não somente como repertório, visto que tem o potencial de agir sobre o mundo.
A respeito da linguagem da dança na escola, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q223930 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

Com relação ao ensino da Arte no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso da Arte como saber instituído, baseado no valor do objeto artístico em si mesmo, foi uma característica marcante do ensino de Arte no Brasil, ao longo do século XIX.
II. O modernismo em Arte/Educação difundiu uma concepção de arte como desenvolvimento da criatividade, apoiando se, entre outros, na ideia de evolução gráfica das crianças.
III. As experiências das Escolinhas de Arte incentivaram a oficialização do ensino de Educação Artística em escolas públicas, a partir dos anos 1970, ao propor as habilidades de leitura, interpretação e contextualização da obra de arte.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q221397 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

Para proporcionar experiências que despertem a curiosidade dos alunos sobre o patrimônio material e imaterial de sua cidade, o docente organiza visitas a alguns museu e casas de cultura de São Paulo: o Museu da Cidade de São Paulo, a Pinacoteca e a Cassa de Cultura do Butantã.
Com relação aos objetivos de educação patrimonial presentes nesta atividade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Compreender a função contemporânea dos museus, espaços onde se guardam as criações do passado, para oferecer um testemunho material e um registro preciso de como era a vida das sociedades pretéritas.
( ) Identificar as transformações da cidade e da sociedade através da análise da arquitetura dos museus e dos acervos que lhes foram destinados.

( ) Estabelecer a ligação entre o saber escolar e o comunitário, permitindo que os alunos se apropriem do universo artístico e cultural em sua dimensão local e regional.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q223189 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

"A dança é a arte mais antiga que o homem experimentou. " (Paul Bourcier) A este respeito, analise as afirmativas a seguir.

I.Baseado em registros feitos pelo homem por meio de desenhos de figuras humanas encontradas nas paredes e nos tetos das cavernas no Paleolítico, pode.se perceber que o homem primitivo já dançava.
II.Para os gregos, a dança era de essência religiosa. A dança dionisíaca era, a princípio, dança sagrada, tornou.se uma cerimônia litúrgica agrária, depois ato teatral e dissolveu.se em diversão.
III. A dança na Idade Média é apenas divertimento e evoluindo nesse contexto, irá se transformar em dança.espetáculo, a única que o mundo ocidental conhece hoje.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q223215 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

A respeito do ensino de dança nas escolas, de acordo com o PCN, analise as afirmativas a seguir:

I. O aprendizado da dança se faz pela imitação do gesto dançante e pelo aprendizado de uma forma específica de dança.
II. Faz.se necessário diagnosticar os conhecimentos que circulam na região em que a escola está localizada.
III. Os conteúdos, enquanto produção específica da dança, não devem ser abordados a partir de vínculos com os contextos vividos pelos alunos.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q228335 | Artes Plásticas, Professor Artes, SEDUC SP, FGV

Um dos desafios frequentes das aulas de Teatro é a apresentação de cenas sem falas.
Ao solicitar tal atividade, o professor tem como objetivos
I. reduzir o barulho excessivo em sala de aula.
II. estimular o desenvolvimento das ações físicas do aluno.
III. promover novas formas de comunicação e expressão.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.