Questões de Concursos Artes Visuais

Resolva questões de Artes Visuais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q955334 | Artes Visuais, Visuais e Plásticas T20 I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Antes da concepção atual de arte, houve a criação de padrões que atravessaram toda a história da arte e que, em geral, foram definidos pela historiografia. No que diz respeito à arte produzida na Idade Média, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1004263 | Artes Visuais, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sandra Ramalho e Oliveira (2009), defende que a leitura de imagens exige o entendimento dos elementos semióticos que compõem a comunicação visual. Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q1073973 | Artes Visuais, História, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Com base nas características marcantes dos padrões acerca da arte medieval europeia, indique a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1083253 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Relacione o movimento artístico da Coluna 1 com a respectiva característica na Coluna 2.

Coluna 1 Movimento Artístico

1. Abstracionismo
2. Expressionismo
3. Surrealismo
4. Dadaísmo

Coluna 2 Características

( ) Corrente francesa formulada por André Breton (Manifesto de 1924) que fundia sonho e realidade em “supra-realidade”, valorizando o onírico, o irracional e o inconsciente, e criticando o racionalismo.
( ) Corrente da arte europeia moderna, enraizada na Alemanha (1905-1914) e divulgada por Der Sturm e pelo grupo Die Brücke (Kirchner, Nolde, Heckel), que projetava a subjetividade do artista sobre a realidade.
( ) Traços recorrentes: decomposição e simplificação da forma, novos usos da cor, rejeição de perspectiva, modelagem e claro-escuro. Teve como representantes nomes como Wassily Kandinsky e Paul Klee.
( ) Não adotava um estilo único nem propunha novos modelos; ao contrário, colocava-se em oposição a projetos predefinidos e rejeitava experiências formais anteriores; foi protagonizado por Man Ray,Hans Arp e Francis Picabia, entre outros.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1082794 | Artes Visuais, Projetos em Artes Visuais, Artista Design, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Um artista design foi contratado para revitalizar um espaço turístico de valor histórico-cultural. Durante a fase de planejamento, ele analisa diferentes abordagens artísticas para valorizar o ambiente e atrair o público. Assinale a alternativa que apresenta uma opção que NÃO representa uma forma válida de revitalização artística para esse tipo de projeto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1082809 | Artes Visuais, História, Artista Design, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Uma técnica contemporânea utiliza materiais naturais no próprio ambiente externo, cria obras de grande escala, muitas vezes efêmeras, e propõe reflexões sobre o meio ambiente. Esse recurso pode inspirar artistas designers em projetos integrados ao espaço. Com base nessas características, assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE essa técnica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q955333 | Artes Visuais, Visuais e Plásticas T20 I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Um aspecto fundamental para o artista visual é compreender as características dos materiais artísticos, pois eles carregam um caráter expressivo próprio. Ao longo da história, as fórmulas das tintas passaram por diversas modificações. Sobre essas mudanças, é correto afirmar:

I - A têmpera é uma tinta na qual os pigmentos são aglutinados por uma emulsão de água e ovo.
II - As tintas acrílicas não são tóxicas, seu diluente é a água, e elas podem ser foscas, semibrilhantes ou brilhantes, dependendo da mistura do veículo apropriado.
III - A tinta a óleo se tornou de uso universal a partir do século XIII.
IV - Até o século XVIII, os artistas precisavam produzir suas próprias tintas em seus ateliês.
V - A tinta acrílica, em comparação com a tinta a óleo, tem a vantagem de secar mais rapidamente e permitir uma produção em maior escala.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1082802 | Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais, Artista Design, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Com base nas técnicas de produção de murais e nas características do grafite como expressão artística, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1089338 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Durante uma atividade com uma turma, a professora propõe que os alunos analisem diferentes obras visuais, como cartazes políticos, esculturas religiosas e grafites urbanos. A intenção é explorar os sentidos e propósitos da produção artística.

Com base nesse cenário, qual das alternativas está de acordo com as funções que a arte pode desempenhar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1082810 | Artes Visuais, História, Artista Design, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Com base nos conceitos e práticas da arte urbana, analise as afirmativas a seguir:

I. A arte urbana é caracterizada por sua produção em ambientes internos controlados, como museus e galerias, onde sua permanência é garantida e supervisionada.

II. Uma das funções da arte urbana é revitalizar espaços públicos, transformando áreas degradadas em marcos culturais significativos para a comunidade.

III. A arte urbana restringe-se a manifestações visuais bidimensionais, sendo composta principalmente por pinturas murais em superfícies planas.

IV. A arte urbana busca evitar o envolvimento com o contexto do espaço público, priorizando a neutralidade estética e a desconexão com o ambiente.

Está CORRETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1009353 | Artes Visuais, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Em uma turma do 6º ano, a professora Luíza está iniciando a unidade “Elementos Visuais na Pintura” com seus estudantes. Para abordar aspectos básicos da teoria da cor, a professora propõe exercícios exploratórios para obtenção de tons e matizes de cores secundárias.

Qual dos seguintes exercícios de exploração propostos pelo professor permite que os estudantes atinjam o objetivo declarado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q985428 | Artes Visuais, Artes, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

No que se refere ao tipo de conhecimento que é construído em arte, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Cassirer observa que “se dizemos que dois artistas pintam ‘a mesma’ paisagem, descrevemos a nossa experiência estética muito inadequadamente. Do ponto de vista da arte, tal pretenso ‘mesmo’ é completamente ilusório. Não podemos falar de uma e mesma coisa como a matéria temática de ambos os pintores. Pois o artista não retrata ou copia um certo objeto empírico (...). O que ele nos dá é a fisionomia individual e momentânea da paisagem”.

( ) Nelson Goodman afirma que “o olho seleciona, organiza, discrimina, associa, classifica, analisa, constrói. Não atua como um espelho que, tal como capta, reflete; o que capta já não o vê como tal e qual, como dados sem atributo algum, senão como coisas, alimentos, gentes, inimigos, estrelas, armas. Nada se vê despido ou despidamente. Os mitos do olho inocente e do dado absoluto são cúmplices terríveis”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q985430 | Artes Visuais, Artes, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Com relação ao artista Georges Braque, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q1089339 | Artes Visuais, Projetos em Artes Visuais, Arte, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Em uma escola municipal, a equipe docente organiza um projeto temático sobre sustentabilidade, envolvendo áreas como Ciências, Geografia e Artes. A professora de Artes propõe a criação de instalações com materiais reutilizáveis, dialogando com o conteúdo das demais disciplinas.

Considerando esse contexto, qual alternativa apresenta uma visão coerente sobre o trabalho interdisciplinar no ensino de Artes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1089341 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

No século XIX, a arte ocidental foi um verdadeiro laboratório de modernidade: um campo de forças no qual academias e salões oficiais ainda regulavam a legitimação pública, enquanto novas sensibilidades, técnicas e públicos redesenhavam o que se entendia por “assunto”, “estilo” e “valor” artísticos. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo:

I. A infraestrutura institucional (sobretudo o Salon de Paris e as academias) manteve, por décadas, um quase-monopólio de gosto e patronagem, estabelecendo hierarquias (a pintura de história acima de gêneros como retrato, paisagem e natureza-morta) e modos de acabamento “corretos”; porém, essa mesma pressão catalisou dissidências e circuitos paralelos, como o célebre Salon des Refusés de 1863, deslocando o centro do debate para a crítica e para o espaço público moderno;
II. O Expressionismo, consolidado no século XIX, constituiu uma poética do instante visual e da contingência urbana, dissolvendo contornos e instituindo novos critérios de acabamento, como a tela compreendida não mais como janela ilusionista, mas como campo perceptivo;
III. O Pós-Impressionismo, na virada do século XIX para o XX, explicitou a pluralização da vanguarda: Seurat e Signac sistematizaram uma “ciência” do olhar (divisionismo/neo-impressionismo); Cézanne reconstruiu a solidez do visível por meio de modulações que anteciparam a autonomia da forma; Gauguin e os sintetistas elevaram a planicidade e o signo; Van Gogh intensificou a expressividade cromática como vetor psíquico; os Nabis integraram cor, superfície e decoração.

Está(ão) correta(s), apenas, a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q979059 | Artes Visuais, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Iavelberg (2017), na contemporaneidade, em arte, privilegia-se a ideia em vez do fazer, incorporando objetos encontrados prontos no cotidiano como nos readymades de Marcel Duchamp ou, na Pop Art, com as caixas de sabão em pó Brilllo, de Andy Warhol, que, apropriados pelos artistas, são colocados em espaço expositivo, diferente de sua origem, passando a ser arte por deliberação poética.

Para Iavelberg (2017), esse procedimento é assimilação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1083091 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Expostos aos costumes de terras estrangeiras, os romanos absorveram elementos de culturas mais antigas – notavelmente da Grécia – e transmitiram essa mistura cultural (grecoromana) a toda Europa Ocidental e ao Norte da África. A arte romana veio a ser a pedra fundamental da arte de todos os períodos posteriores. É muito comum confundir a arte e a arquitetura grega com a romana, no entanto, existem diferenças importantes.

Relacione as características a seguir ao estilo grego (1) ou ao estilo romano (2):

( ) Paredes de concreto e fachada ornamental.
( ) Retângulos e linhas retas como formas típicas.
( ) Templos para glorificar os deuses.
( ) Prédios cívicos em honra ao Império.
( ) Mitologia como temas da arte.
( ) Líderes cívicos e triunfo militar como temas da arte.
( ) Deuses e deusas idealizados na escultura.
( ) Seres humanos realistas e autoridades idealizadas na escultura.


A sequência correta para preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1083092 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A origem do grafite remonta a manifestações antigas, como as feitas pelos romanos nas paredes das suas cidades. A palavra grafite vem do italiano graffito, que significa “escritas feitas com carvão” ou “escritas feitas em paredes”.

A respeito da origem e história do grafite como manifestação artística, analise as afirmativas abaixo e assinale verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
( ) Podemos afirmar que grafite e pichação são nomes diferentes para um mesmo tipo de manifestação urbana, havendo entre ambos diferenças de caráter apenas estilístico.

( ) Atualmente, Eduardo Kobra, os Gêmeos e Crânio são artistas do grafite brasileiro de destaque internacional.

( ) Junto a outras expressões artísticas, o grafite faz parte da cultura popular do hip hop, que traduz as vivências da rua por meio da arte.

( ) No Brasil, o grafite chegou tardiamente, apenas na segunda metade da década de 90, em formato de Stencil, trazido pelo artista norte-americano Basquiat em uma curta estadia no Rio de Janeiro.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1083088 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A Arte não apenas traz conhecimento, como é uma forma de conhecimento que engloba muitos saberes das artes visuais, além da arte de diferentes culturas, povos e épocas. Aprender Arte envolve produção artística pelos alunos, mas também desenvolve a percepção estética. Se a arte é entendida como linguagem, pode-se afirmar que o que se pretende nas aulas de artes visuais é:


I. Possibilitar aos alunos que eles sejam leitores das manifestações artísticas e também desenvolvam seus próprios percursos de criação.
II. Familiarizar as crianças com as diferentes modalidades das Artes Visuais, seus conceitos específicos, procedimentos técnicos e expressivos, transformações históricas e valores associados à arte.
III. Encorajar os alunos a, além de ler as produções dos seus colegas e de diferentes artistas, a construir e expressar sua arte de maneira singular, exercendo sua sensibilidade, emoção e pensamento ao se relacionar com a arte e as próprias motivações criativas.
IV. Capacitar o estudante na compreensão de conceitos e reprodução de técnicas tradicionais que permitam a realização de trabalhos que atendam as demandas do mercado de trabalho contemporâneo.

Estão corretas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1083090 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Além do nu masculino como forma característica, a arte grega tinha a moderação como filosofia. Suas principais contribuições foram a democracia, o individualismo e a razão. Pode-se afirmar que são estilos de arte grega:

I. A arte simétrica (séculos IX-VIII a.C.), que por suas características geométricas tornou-se precursora do cubismo.

II. Arte arcaica (600-480 a.C.), também conhecida como arte Helênica ou Barroca: estilo derivado do grego, encontrado na Ásia Menor, na Mesopotâmia e no Egito.

III. Kouros (jovem masculino, nu) / Kore (moça jovem, vestida) (625-480 a.C.): estátuas de figuras humanas em posição frontal, pé esquerdo avançando, punhos cerrados e careta conhecida como “sorriso arcaico”.

IV. Estilo severo: fase inicial da escultura clássica, caracterizada por expressões reservadas, distantes.

V. Arte clássica (480-323 a.C.): auge da arte e da arquitetura na Grécia, figuras idealizadas ilustram ordem e harmonia.


Estão corretas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.