Questões de Concursos Artes Visuais

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21Q845918 | Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais, Assistente Legislativo, FCC, 2020

Os padrões CMYK e RGB são padrões de cor utilizados em design de projetos, na criação de materiais gráficos, webdesign, material destinado à publicidade impressa, em telas de computadores e de vídeo. Com relação a esses padrões de cores,
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22Q842029 | Artes Visuais, Projetos em Artes Visuais, Assistente Legislativo, FCC, 2020

No campo brasileiro do direito autoral da imagem, quando não existe restrição de uso de uma obra por qualquer um que queira utilizá-la, trata-se de uma obra
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23Q265842 | Artes Visuais, Todos os Cargos, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Segundo Tadeu Chiarelli, em grande parte das pinturas de Portinari, o artista não está preocupado em retratar um brasileiro, mas o brasileiro. Ao superar a pintura regionalista que antecede o Modernismo, Portinari produziu uma obra que tem caráter nacional e moderno, não apenas pelos temas tratados, mas também por questões plásticas. Nos quadros O Mestiço e Lavrador de Café (ambos de 1934), os personagens são pintados em composições monumentais em que predominam os tons de marrom da paisagem e se destacam os campos cultivados ao fundo. Também no quadro Café (1934), a figura humana adquire formas escultóricas robustas, com o agigantamento das mãos e dos pés, recurso que reforça a ligação dos personagens com o mundo do trabalho e da terra. Portinari produziu um conjunto de afrescos para o Ministério da Educação e Cultura (MEC) entre 1936 e 1938, em que tratou da temática relativa aos ciclos econômicos do Brasil. Nessas obras, o artista utilizou recursos derivados da poética desenvolvida no Renascimento italiano. Sua admiração pela obra de Piero della Francesca pode ser observada nos gestos imobilizados dos personagens e no desdobramento da figura em vários momentos do trabalho.

Internet: < www.itaucultural.org.br > (com adaptações).

Infere-se do texto acima que Portinari, em suas composições,

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24Q840928 | Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais, Assistente Legislativo, FCC, 2020

O software Adobe Photoshop utiliza, para armazenar imagem, o formato de arquivo padrão que tem a extensão PSD. Contudo, para arquivos maiores do que 2 GB, ao utilizar o Photoshop com toda a sua qualidade e recursos, o armazenamento deve ser feito no formato
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25Q839906 | Artes Visuais, Composição nas Artes Visuais, Assistente Legislativo, FCC, 2020

Kelvin (K) é a unidade de medida da temperatura de cor que, em uma reportagem externa, por exemplo, varia com as condições climáticas e com o horário do evento. A temperatura de cor em um dia claro e ensolarado, por volta do meio-dia, em K, é de cerca de
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26Q685190 | Artes Visuais, Técnico em Web Design da Fazenda Municipal, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Com relação ao comportamento da luz na iluminação de objetos para registros fotográficos, é correto afirmar que 
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27Q842411 | Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais, Assistente Legislativo, FCC, 2020

As câmeras fotográficas profissionais permitem a gravação das fotos no cartão de memória nos formatos RAW, JPEG ou ambos, simultaneamente. Com relação a esses formatos,
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28Q844520 | Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais, Assistente Legislativo, FCC, 2020

As câmeras fotográficas atuais gravam imagens em movimento com grande qualidade. Para que uma gravação seja considerada “Ultra HD” ela deve gravar
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29Q844275 | Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais, Assistente Legislativo, FCC, 2020

Para se obter efeitos artísticos em fotos existem vários recursos de manipulação de imagens disponíveis nos softwares de tratamento de imagem e de edição. Um deles é a solarização, que consiste na
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30Q840527 | Artes Visuais, Mídias e Artes Visuais, Assistente Legislativo, FCC, 2020

Em uma foto ao ar livre, sob o sol, é possível eliminar sombras no rosto do sujeito que está de costas para o sol e criar uma luz de contorno em volta do cabelo desse sujeito, com a utilização de
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31Q840091 | Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais, Assistente Legislativo, FCC, 2020

Na iluminação básica de um set para captação de imagem de um depoente, a expressão “luz de preenchimento”, ou fill light, refere-se à luz
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32Q841595 | Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais, Assistente Legislativo, FCC, 2020

Durante sessão de registro de imagem em que diferentes fontes de luz estão presentes, é comum resultados em que partes da imagem fiquem azuladas, ou amareladas, dependendo da temperatura de cor da iluminação natural ou artificial. Nesse tipo de reportagem, em geral, a equipe leva um equipamento de luz artificial. No caso, a equipe tinha disponível apenas um refletor com lâmpada de tungstênio, de 1.000 W; e a entrevista foi realizada na hora do almoço, em um escritório com a janela permitindo a entrada da luz do sol. Para conseguir uma imagem com as cores equilibradas, o responsável pela fotografia deve
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33Q844353 | Artes Visuais, Mídias e Artes Visuais, Assistente Legislativo, FCC, 2020

Câmeras profissionais possuem um recurso eletrônico que indica, no viewfinder, as áreas da imagem que estão com superexposição, chamado de
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34Q840078 | Artes Visuais, Linguagens em Artes Visuais, Assistente Legislativo, FCC, 2020

Muitos fotógrafos profissionais preferem trabalhar com câmeras fotográficas full frame. Esse equipamento tem como característica principal
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35Q937058 | Artes Visuais, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

Conseguindo, porém, escapar à vigilância dos interessados, e depois de curtir uma noite, a mais escura de sua vida, numa espécie de jaula com grades de ferro, Amaro, que só temia regressar à “fazenda”, voltar ao seio da escravidão, estremeceu diante de um rio muito largo e muito calmo, onde havia barcos vogando em todos os sentidos, à vela, outros deitando fumaça, e lá cima, beirando a água, um morro alto, em ponta, varando as nuvens, como ele nunca tinha visto...
[...] todo o conjunto da paisagem comunicava-lhe uma sensação tão forte de liberdade e vida, que até lhe vinha vontade de chorar, mas chorar francamente, abertamente, na presença dos outros, como se estivesse enlouquecendo... Aquele magnífico cenário gravara-se-lhe na retina para toda a existência; nunca mais o havia de esquecer, oh! Nunca mais! Ele, o escravo, “o negro fugido”, sentia-se verdadeiramente homem, igual aos outros homens, feliz de o ser, grande como a natureza, em toda a pujança viril da sua mocidade, e tinha pena, muita pena dos que ficavam na “fazenda” trabalhando, sem ganhar dinheiro, desde a madrugadinha té... sabe Deus!
CAMINHA, A. Bom Crioulo. São Paulo: Martin Claret, 2008.


A situação descrita no fragmento aproxima-o dos padrões estéticos do Naturalismo em função da
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36Q679669 | Artes Visuais, Artes Corporais, Vestibular Arte, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A dança de rua, também conhecida como street dance, é um estilo de dança que se desenvolveu possivelmente nos Estados Unidos, a partir do dance studio. Consiste em uma força de dança que pode ser em rua, blocos, parques, locais abertos, raves e clubes. O termo é usado para descrever danças em um contexto urbano.
Surgida por volta de 1870 e reconhecida como a primeira grande contribuição das camadas populares do Rio de Janeiro à música do Brasil, que misturou elementos do lundu, da polca e da habanera e influenciou outros gêneros populares brasileiros identificada em alguns casos como tango brasileiro, denomina-se
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37Q679670 | Artes Visuais, Artes Corporais, Vestibular Arte, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A dança é apresentada em pares. Começa com duas fileiras de homens e mulheres com a frente voltada para o centro. Quando a música inicia, os homens vão em direção às mulheres, diante das quais batem palmas como uma espécie de convite para a dança. Imediatamente os pares se formam, girando continuamente em torno de si mesmo, ao mesmo tempo formando um grande círculo que gira em sentido contrário ao ponteiro do relógio. Nessa parte, observa-se a influência indígena, quando os dançarinos fazem alguns movimentos com o corpo curvado para a frente, sempre puxando-o com um pé na frente, marcando acentuadamente o ritmo vibrante. (A DANÇA, 2019).
A dança que o texto descreve é conhecido como
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38Q937423 | Artes Visuais, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

Então, a arte urbana — a arte das catedrais — extraiu dos campos vizinhos o principal alimento de seu crescimento, e foram os esforços de inumeráveis pioneiros, desmatadores, plantadores de cepos, construtores de valas e de diques que, no êxito de uma imensa expansão produtiva, levaram à sua realização. Tendo como cenário novas colheitas e jovens vinhedos, ergueram-se as torres de Laon: esculpida na pedra, a figura dos bois de trabalho as coroa; nos capitéis de todas as catedrais florescem ramos de videiras. As fachadas de Amiens e de Paris representam o ciclo das estações por meio da imagem dos trabalhos do campo. Justa celebração: esse cultivador que afia sua foice, esse vinhateiro que talha, capina, ou faz suas mudas, com o trabalho, fizeram com que da terra brotasse o monumento. Ele é o fruto do campo, ou seja, de seu trabalho.

DUBY, G. O tempo das catedrais: a arte e a sociedade — 980-1420. Lisboa: Estampa, 1993 (adaptado).


O texto traz uma reflexão sobre o patrimônio artístico urbano medieval e o seu desenvolvimento, relacionado com a(s)
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39Q937440 | Artes Visuais, História, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

O Museu da Maré funciona na Zona Norte do Rio de Janeiro. Tem como exposição permanente a mostra 12 tempos, que representa os tempos de construção da Favela da Maré, entre eles, os tempos da água, da migração, da casa, da resistência, do trabalho e do cotidiano. Para representar esses períodos, estão expostos pertences de antigos moradores — doados ao museu —, como fotografias e a reprodução de uma casa de palafita, em tamanho real, em referência às que serviram de moradia para centenas de famílias quando a ocupação da Maré teve início, nos anos 1940.

PITASSE, M. Museu da Maré resgata memória da favela há quase 12 anos, no Rio de Janeiro. 2018 (adaptado).

A concepção de museu mencionada no texto reúne elementos patrimoniais e a
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40Q889487 | Artes Visuais, Artes Corporais, Agente Cultural, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

A expressão corporal ou linguagem do corpo é uma das maneiras básicas para a comunicação humana.

Sobre as técnicas de expressão corporal, é correto afirmar que:

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