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21Q932994 | Atualidades, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Em 1968, os jovens foram protagonistas de manifestações em diferentes países como França,
Estados Unidos, Tchecoslováquia, México e Brasil, com rebeliões que expressaram vários e
diferentes ideais.
Sobre as manifestações de 1968, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Nos Estados Unidos, os jovens se colocaram contrários à guerra do Vietnã, na geração que ficou
conhecida como flower power.
( ) Na Tchecoslováquia, durante a Primavera de Praga, os jovens insurgiram-se contra o poderio
soviético, reclamando, dentre outras coisas, por mais liberdade individual.
( ) A descoberta da pílula anticoncepcional impulsionou a ideia de amor livre, e a roupa unissex
passou a caracterizar o jovem.
( ) Em São Paulo, estudantes da USP invadiram o Palácio do Governo exigindo “Diretas Já” e a
anistia geral aos perseguidos políticos.
( ) Os jovens lutaram contra as drogas químicas, apontando que eram produtos da indústria
capitalista criados para aliená-los.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
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22Q931177 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros
ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se
quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o
centro; você pode chamá-lo, se quiser, de alojamento
do inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a
indústria revigorada; a instrução difundida; os encargos
públicos aliviados; a economia assentada, como deve
ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres
não cortado, mas desfeito — tudo por uma simples ideia
de arquitetura!
BENTHAM, J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencialmente por mecanismos
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23Q932791 | Atualidades, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Escândalos recentes sobre a exposição de dados dos usuários do Facebook alimentaram os debates
sobre a privacidade nas redes sociais, um tema que se conecta com a questão do poder e suscita
preocupações sobre o quanto as pessoas e suas relações tornam-se expostas ou protegidas com o
uso das novas tecnologias de informação.
Com base nos conhecimentos sociológicos sobre redes sociais e sociedade contemporânea, assinale
a alternativa correta.
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24Q932677 | Atualidades, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Considere as seguintes afirmações sobre o crescimento da extrema-direita no Ocidente contemporâneo.
I - Na Alemanha, o movimento político Pegida, fundado em 2014, tem-se caracterizado por sua oposição virulenta à imigração estrangeira e ao que chama de “islamização” do país.
II - Na Hungria, o governo de Viktor Orban tem-se caracterizado pela dura repressão aos movimentos de extrema-direita e pela defesa intransigente da democracia liberal e da participação do país na União Europeia.
III- Nos Estados Unidos, a chamada “alt-right” tem-se caracterizado pela defesa explícita da supremacia branca, da segregação racial, e pela oposição à imigração, especialmente do Oriente Médio e da América Latina, ao país.
Quais estão corretas?
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25Q931159 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Por onde houve colonização portuguesa, a música popular se desenvolveu basicamente com o mesmo instrumental. Podemos ver cavaquinho e violão atuarem juntos aqui, em Cabo Verde, em Jacarta, na Indonésia, ou em Goa. O caráter nostálgico, sentimental, é outro ponto comum da música das colônias portuguesas em todo o mundo. O kronjong, a música típica de Jacarta, é uma espécie de lundu mais lento, tocado comumente com flauta, cavaquinho e violão. Em Goa não é muito diferente.
De acordo com o texto de Henrique Cazes, grande parte da música popular desenvolvida nos países colonizados por Portugal compartilham um instrumental, destacando-se o cavaquinho e o violão. No Brasil, são exemplos de música popular que empregam esses mesmos instrumentos:
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26Q931659 | Atualidades, Vestibular CEDERJ, CEDERJ, CECIERJ, 2017

“Os terrestres agora tinham compreendido a lição: não basta que duas criaturas sejam diferentes para que tenham de ser inimigas. Por isso aproximaram-se do marciano e estenderam-lhe as mãos. E ele, que tinha seis, apertou de uma vez só a mão aos três, enquanto com as mãos livres fazia gestos de saudação”. ECO, Umberto; CAMI, Eugenio. Os três astronautas. Lisboa: Quetzal Editores, 1989. Adaptação.

Este trecho sintetiza um dos sentimentos mais complexos da sociedade contemporânea, que, falsamente, justifica as ações de desprezo por outrem. Tal sentimento é designado pelo termo

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27Q670406 | Atualidades, Vestibular CEDERJ, CEDERJ, CECIERJ, 2018

O cenário internacional alterou-se de forma significativa a partir da eleição de Trump para presidente dos Estados Unidos da América. Contradições e ações disparatadas desenharam o perfil do presidente americano. Uma de suas ações e seu resultado provisório estão descritos em:

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28Q931142 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos,
as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para
outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos
patrícios manipular a justiça conforme seus interesses.
Em 451 a.C., porém, os plebeus conseguiram eleger
uma comissão de dez pessoas — os decênviros — para
escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia,
para estudar a legislação de Sólon.
COULANGES, F. A cidade antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
A superação da tradição jurídica oral no mundo antigo, descrita no texto, esteve relacionada à
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29Q932830 | Atualidades, IF MT Vestibular IF MT, IF MT, IF MT, 2018

Texto associado.
Leia com atenção o fragmento do Samba Enredo da Paraíso do Tuiuti, que trouxe para a avenida o enredo "Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?", e, depois, responda ao que se pede:
"E assim quando a lei foi assinada
Uma lua atordoada
Assistiu fogos no céu
Áurea feito o ouro da bandeira
Fui rezar na cachoeira
Contra a bondade cruel.
Meu Deus, meu Deus
se eu chorar não leve a mal
Pela luz do candeeiro
Liberte o cativeiro social"
(Fonte: https://g1 .globo.com/rio-de-janeiro/camaval/2018/noticia/paraiso-do-tuiuti-veja-a-letra-do-sambaenredo-para-o-camaval-018.ghtml.)
Levando em consideração a letra do samba e os seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA:
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30Q931943 | Atualidades, Vestibular UNESPAR, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Texto associado.
Trecho da Constituição Brasileira de 1988:
“Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. § 3º A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem à: I. defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 48, de 2005)”. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
Trecho de artigo de blog:
“O crânio humano mais antigo das Américas, o maior meteorito já encontrados, no Brasil, a maior coleção latinoamericana de múmias, relíquias de civilizações extintas do continente, fósseis de dinossauros, ao todo 20 milhões de itens nas áreas de paleontologia, etnologia, arqueologia, botânica, zoologia e demais ciências. Tudo reunido num palácio que abrigou momentos decisivos do Brasil imperial, num parque histórico, cartão-postal da mais bela cidade do país. Foi-se a ciência, foi-se a história, foi-se um pedaço de cada um de nós, consumidos pelas chamas que destruíram ontem o Museu Nacional no Rio, o mais antigo do país, com 200 anos feitos em junho. Nada do que foi perdido poderá ser substituído. Não há dinheiro capaz de repôr o prejuízo. Não se trata de perda meramente material, mas de conhecimento imaterial. O palácio repleto de tesouros consumido pelas chamas é um retrato simultâneo da nossa riqueza cultural e de nosso desprezo por ela, do desdém pelo que temos de melhor. Era um museu no sentido mais amplo da palavra. Não apenas um espaço de exposição. Não um polo de comunicação com recursos digitais para atrair turistas. Mais que instalações dedicadas à educação, era um repositório de coleções, um centro de pesquisas. Menos sexy, mas mais valioso. Um museu clássico, como os congêneres de história natural ou etnografia em Londres, Paris ou Nova York”. 
GUROVITZ, Helio. A tragédia real do Museu Nacional. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/blog/heliogurovitz/post/2018/09/03/a-tragedia-real-do-museu-nacional.ghtml. Acessado em 03/09/2018. 
O incêndio no Museu Nacional, em 02 de setembro de 2018, recolocou no cenário nacional debates sobre nossa relação com os museus, com o patrimônio histórico, cultural e natural e, de maneira ampla, com o nosso passado. Baseando-se nos trechos acima, é possível deduzir que:
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31Q932699 | Atualidades, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
Leia as declarações a respeito do incêndio que destruiu o Museu Nacional em setembro de 2018.
O material que estava ali servia de base para pesquisas do nosso povo e de muitos outros povos nativos do Brasil. Era uma forma de ter reconhecida nossa cultura e afirmar nossa existência. Sem eles, é como se fôssemos extintos novamente. [...] É mais uma destruição para a nossa cultura.
Temos a destruição das nossas línguas, dos nossos costumes, das nossas terras e até mesmo dos nossos indivíduos. Então, esse incêndio no Museu Nacional parece parte da mesma agressão. É o que a gente sente (Daniel Tutushamum Puri, historiador e mestre em Educação pela USP).
Isso é a morte da memória dos povos originários, uma negligência com o nosso patrimônio. A memória de todas as línguas da América Latina estava aqui, tínhamos registros sonoros e escritos de povos que já não existem. Estamos vendo a cultura indígena sendo apagada. Uma perda irreparável (Urutau Guajajara, mestre em Linguística e Língua Indígena pela UFRJ).
ZARUR, Camila. É como se fôssemos extintos novamente. Revista Piauí, Disponível em:
<https://piaui.folha.uol.com.br/e-como-se-fossemos-extintos-novamente/# . Acesso em: 10 set.2018.
Com relação à importância do Museu Nacional para a história e memória indígenas no Brasil, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) A destruição das coleções que representavam diversas formas culturais de grupos indígenas significou a primeira forma de extinção desses grupos que habitavam o território americano desde antes da chegada de europeus.
( ) O Museu abrigava o acervo do Centro de Documentação de Línguas Indígenas (CELIN), onde se encontravam referências linguísticas, cantos e materiais sonoros de diversos grupos indígenas, muitos deles caracterizados pelo predomínio da cultura oral em relação à escrita.
( ) A preservação da documentação, dos objetos e dos diversos registros fotográficos ali existentes era voltada exclusivamente para a visitação pública, como forma de mostrar o caráter pacífico e harmonioso das relações entre indígenas e não indígenas desde o século XVI.
( ) O resguardo do patrimônio material e da memória dos povos originários da América, feito pela instituição, servia como forma de reconhecimento da relevância social das culturas indígenas e como afirmação de grupos que foram sendo marginalizados ao longo da história brasileira.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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32Q930749 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Existe uma cultura política que domina o sistema e é fundamental para entender o conservadorismo brasileiro. Há um argumento, partilhado pela direita e pela esquerda, de que a sociedade brasileira é conservadora. Isso legitimou o conservadorismo do sistema político: existiriam limites para transformar o país, porque a sociedade é conservadora, não aceita mudanças bruscas. Isso justifica o caráter vagaroso da redemocratização e da redistribuição da renda. Mas não é assim. A sociedade é muito mais avançada que o sistema político. Ele se mantém porque consegue convencer a sociedade de que é a expressão dela, de seu conservadorismo.
NOBRE, M. Dois ismos que não rimam. Disponível em: www.unicamp.br. Acesso em: 28 mar. 2014 (adaptado).
A característica do sistema político brasileiro, ressaltada no texto, obtém sua legitimidade da
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33Q931062 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Parecer CNE/CP no 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).
A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a
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34Q931337 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Para que não haja abuso, é preciso organizar as
coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo
corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo,
exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de
executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes
ou as divergências dos indivíduos. Assim, criam-se os
poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, atuando
de forma independente para a efetivação da liberdade,
sendo que esta não existe se uma mesma pessoa ou
grupo exercer os referidos poderes concomitantemente.
MONTESQUIEU, B. Do espírito das leis. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (adaptado). 
A divisão e a independência entre os poderes são condições necessárias para que possa haver liberdade em um Estado. Isso pode ocorrer apenas sob um modelo político em que haja
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35Q931496 | Atualidades, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
Um elemento essencial para a evolução da dieta humana foi 
a transição para a agricultura como o modo primordial de 
subsistência. A Revolução Neolítica estreitou dramaticamente 
o nicho alimentar ao diminuir a variedade de mantimentos 
disponíveis; com a virada para a agricultura intensiva, houve 
um claro declínio na nutrição humana. Por sua vez, a 
industrialização recente do sistema alimentar mundial 
resultou em uma outra transição nutricional, na qual as 
nações em desenvolvimento estão experimentando, 
simultaneamente, subnutrição e obesidade. 
George J. Armelagos, “Brain Evolution, the Determinates of Food Choice, 
                            and the Omnivore’s Dilemma”, Critical Reviews in Food 
                                                        Science and Nutrition, 2014. Adaptado.
A respeito dos resultados das transformações nos sistemas alimentares descritas pelo autor, é correto afirmar:
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36Q930790 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
O rap, palavra formada pelas iniciais de rhythm and poetry (ritmo e poesia), junto com as linguagens da dança (o break dancing) e das artes plásticas (o grafite), seria difundido, para além dos guetos, com o nome de cultura hip hop. O break dancing surge como uma dança de rua. O grafite nasce de assinaturas inscritas pelos jovens com sprays nos muros, trens e estações de metrô de Nova York. As linguagens do rap, do break dancing e do grafite se tornaram os pilares da cultura hip hop.
DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005 (adaptado).
Entre as manifestações da cultura hip hop apontadas no texto, o break se caracteriza como um tipo de dança que representa aspectos contemporâneos por meio de movimentos
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37Q931046 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2018

Texto associado.
A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lógica demográfica aparentemente inexorável. Devido à taxa de nascimento árabe ser muito mais elevada, a anexação dos territórios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas gerações uma maioria árabe “entre o rio e o mar”.
DEMANT, P Israel: a crise próxima. História, n. 2, jul.-dez. 2014.
A preocupação apresentada no texto revela um aspecto da condução política desse Estado identificado ao(à)
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38Q931524 | Atualidades, Vestibular UERJ, UERJ, UERJ

Texto associado.
O primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou que o plebiscito que decidirá a permanência do Reino Unido na União Europeia ocorrerá no dia 23 de junho de 2016. Cameron liberou seus ministros para defenderem tanto a continuação quanto a saída dos britânicos. 
Adaptado de bbc.com, 20/02/2016. 
A consulta popular mencionada configura uma escolha difícil para os cidadãos do Reino Unido em virtude da variedade e complexidade dos argumentos favoráveis e contrários em disputa. Um argumento decisivo para que uma parcela dos britânicos aprove a saída do Reino Unido do bloco europeu remete à retomada da plena autonomia nacional no seguinte campo:
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39Q947848 | Atualidades, Política, Prova Objetiva, FEEVALE, ASPEUR, 2018

As imagens são representativas do que o Brasil vivia na década de 1980: abertura política, manifestações e luta pelo retorno dos direitos políticos. Movimentos como “Diretas Já!” e a intensa participação da sociedade nas discussões durante a Assembleia Constituinte, instalada em 1987, são os momentos aqui destacados.


Sobre o período apresentado e a Constituição de 1988, que completou 30 anos, fazem-se as seguintes afirmações.


I- O Movimento “Diretas Já!” lutava pela eleição direta para a Presidência da República, que não ocorria desde 1960. Sua reivindicação foi derrotada em 1984 ao não se conseguir aprovar a Emenda Constitucional Dante de Oliveira. Apenas em 1988, com a promulgação da nova Constituição, tivemos a garantia de eleições diretas em todos os níveis.

II- A Constituição de 1988 ficou conhecida como “Cidadã”, por seu caráter democrático e de cuidados com a garantia de direitos, além da intensa mobilização gerada na sociedade durante as discussões.

III- Emendas Constitucionais foram aprovadas ao longo desses 30 anos de Constituição Cidadã, alterando o texto original. Uma dessas alterações diz respeito à possibilidade de uma reeleição para os cargos executivos, como o de Presidente da República, que antes não era permitida.


Marque a alternativa correta.

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40Q931038 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A Unesco condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islâmico, com a agência da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização.
Unesco e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico. Disponivel em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 30 mar. 2015 (adaptado).
O tipo de atentado descrito no texto tem como consequência para as populações de países como o Iraque a desestruturação do(a)
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