Início

Questões de Concursos Atualidades

Resolva questões de Atualidades comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q668835 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Tenho 44 anos e presenciei uma transformação
impressionante na condição de homens e mulheres
gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relações
homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos,
menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no
governo federal. Não havia nenhum político abertamente
gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam
posições de poder, mas a tendência era eles tornarem as
coisas ainda piores para seus semelhantes.
ROSS, A. Na máquina do tempo. Época, ed. 766, 28 jan. 2013.
A dimensão política da transformação sugerida no texto teve como condição necessária a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q678597 | Atualidades, Política, Segundo Semestre, Esamc, Esamc, 2019

Leia os textos a seguir: TEXTO I: Washington encontrou um obstáculo inesperado em sua campanha mundial para remover a chinesa Huawei do cenário: a Índia, maior democracia do planeta. As autoridades e as empresas de telecomunicações indianas não se deixaram persuadir pelas advertências americanas de que usar equipamentos da Huawei para atualizar suas redes de telecomunicações representa uma ameaça à segurança cibernética. ‘A percepção é que a ação dos Estados Unidos é mais uma questão de política externa’, disse Rajan Mathews, diretor da Associação de Operadoras de Celulares da Índia.
(Índia resiste à campanha americana contra a Huawei Newley Purnell, Rajesh Roy e Dustin Volz [NOVA DÉLI]. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2019/02/ india-resiste-a-campanha-americana-contra-a-huawei.shtml?loggedpaywall acesso em 13 mar. 2019, às 17h13min.)
TEXTO II: A Huawei contra-ataca. Depois de sofrer acusações de espionagem e ter seus produtos banidos pela administração de Donald Trump, a companhia chinesa abriu um processo contra o governo dos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo chairman em exercício da companhia, Guo Ping, durante conferência realizada no início desta quinta-feira [07 de março de 2019].
(Huawei processa Trump por banir seus produtos dos EUA. Disponível em: https://tecnoblog.net/281405/huawei-processa-eua-governo-trump/ acesso em 13 mar. 2019, às 17h14min.)
Esses textos ilustram uma guerra tecnológica, travada no âmbito da indústria de smartphones, entre as maiores potências econômicas do mundo. Sobre esse tema, julgue as afirmativas:
I. Autoridades dos EUA temem que a Huawei, segunda maior fabricante de smartphones do mundo, seja usada como uma ferramenta para espionagem a serviço de Pequim. II. A Samsung, maior fabricante mundial de smartphones, praticamente desapareceu do mercado chinês, devido à ascensão da Apple, que agora lidera a produção local desses aparelhos. III. A instalação de sistema de defesa antimísseis estadunidense na Coreia do Sul agravou as tensões entre esse país e a China, resultando em uma reação adversa dos consumidores chineses a marcas sul-coreanas, como a Samsung.
Está (ão) correta (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q950841 | Atualidades, Economia na Atualidade, Vestibular, UFMS, FAPEC, 2018

Leia o texto a seguir.

"Quando os colonizadores europeus chegaram nesta região, nas primeiras décadas do século XVI, encontraram aqui um conjunto de sociedades indígenas, composto por etnias representantes de três dos quatros troncos linguísticos que forma o universo etno-linguístico brasileiro. Eram várias centenas de milhares de índios portadores de sistemas culturais ricamente diferenciados. Esses grupos, às vezes, possuíam divergências entre si mas respondiam bem, cada segmento ao seu modo, às equações colocadas pela paisagem que também era múltipla e variada. Em função disso, desde os primeiros momentos da colonização ibérica no continente, a área de Mato Grosso do Sul, apesar de sua distância dos centros econômicos mercantilistas na América do Sul, foi, de imediato, inserida na estratégia econômica do sistema colonial na condição de importante fonte fornecedora de uma mercadoria vital para o funcionamento desse modelo: a mão-de-obra compulsória.

Durante os cinco séculos da presença europeia em Mato Grosso do Sul, a resistência indígena à ocupação colonial de seu território foi a tônica das relações intercivilizatórias. O Pantanal sulmato-grossense foi o cenário da maior e mais obstinada oposição nativa à presença colonizadora ibérica na história do Brasil."

MARTINS, Gilson Rodolfo. Breve painel etno-histórico de Mato Grosso do Sul. 2. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2002. p. 11-12.

O texto acima nos apresenta um panorama da ocupação de Mato Grosso do Sul, muito comum em todo o Brasil colonial. Assinale a alternativa correta sobre a história dos povos indígenas e a relação estabelecida com os colonizadores portugueses que aqui chegaram:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q946788 | Atualidades, Economia na Atualidade, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

A reforma agrária tem o objetivo de proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição de terra para a realização de sua função social.

o Brasil, atualmente, a reforma agrária é realizada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q678534 | Atualidades, Ciência, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO, 2019

Facebook e YouTube (Google) correram para apagar os horrores do vídeo da mesquita em suas plataformas, mas com pouco efeito, por terem resistido à criação de estruturas capazes de identificar e editar conteúdo na velocidade necessária. Até hoje, não se consideram mídia, não aceitam a responsabilidade jornalística sobre o conteúdo postado por usuários, ainda que sejam assassinos. No caso do Facebook, através do qual o atirador transmitiu ao vivo os 17 minutos de seu programa na Nova Zelândia, para todo o mundo, o fundador e presidente Mark Zuckerberg ainda se manifesta declaradamente contra filtros de segurança. “Nós não examinamos o que as pessoas falam antes que elas falem”, escrevia ele há pouco mais de um ano, “e francamente eu não acredito que a sociedade queira que nós o façamos”. [...] Cobra-se, antes de mais nada, alguma forma de evitar que a facilidade da transmissão acabe estimulando ataques semelhantes. Nelson de Sá, “Transmissão ao vivo de ataque na Nova Zelândia amplia cerco ao Facebook”, Folha de S.Paulo, 15/03/2019.
Na análise da qual um trecho é acima reproduzido, o jornalista Nelson de Sá critica aspectos do funcionamento das redes sociais, em especial o Facebook e o YouTube. Sua crítica se dá no contexto do atentado de Christchurch, na Nova Zelândia, quando um militante de extrema-direita assassinou 51 pessoas, principalmente frequentadores de uma mesquita. O assassino divulgou o atentado numa transmissão ao vivo pelo Facebook, assistida por milhares de pessoas. De acordo com o texto, é correto afirmar que Nelson de Sá defende a ideia de que nas redes sociais haja:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q678828 | Atualidades, Modalidade Subsequente, IFBA, INEP, 2019

“A Copa do Mundo de 2018 na Rússia começou nesta quinta-feira, 14, com uma grande novidade: o árbitro de vídeo, [...] que auxilia o árbitro dentro de campo na hora de tomar decisões em lances polêmicos. Pode não parecer, mas há uma boa dose de tecnologia envolvida no chamado VAR (sigla para “videoassistant referee”, ou “árbitro assistente de vídeo”, em português).

” CARVALHO, Lucas. Conheça a tecnologia por trás do árbitro de vídeo, novidade desta Copa do Mundo. 2018. Disponível em<http://olhardigital.com.br/noticia/conheca-a-tecnologia-por-tras-do-arbitro-de-video-novidade-desta-copa-do-mundo/76776> , Acesso em: 07/07/2018.

No que consistiu à tecnologia do árbitro de vídeo na Copa do Mundo da Rússia, utilizada para verificação de lances polêmicos, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q932297 | Atualidades, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
Leia o segmento abaixo.
Desde a década de 1970, a desigualdade voltou a aumentar nos países ricos, principalmente nos Estados Unidos, onde a concentração de renda na primeira década do século XXI voltou a atingir – e até excedeu – o nível recorde visto nos anos 1910-1920.
PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014. p. 22.
Considere as afirmações abaixo, sobre os fenômenos históricos que se relacionam ao atual processo de intensificação da desigualdade social descrito pelo autor.
I - A diminuição do papel do capital financeiro na economia global e o aumento do capital produtivo oriundo do trabalho favoreceram os países industrializados, em detrimento daqueles predominantemente rurais.
II - A ascensão concomitante de governos ultraliberais, como o de Margaret Thatcher, no Reino Unido, e o de Ronald Reagan, nos Estados Unidos, contribuiu para a redução da agência do Estado na regulação dos mercados.
III- A disseminação de ideologias econômicas e práticas de governança resultaram no enfraquecimento das políticas públicas, promovidas no contexto após a Segunda Guerra Mundial e voltadas ao bem-estar social.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q919228 | Atualidades, Agente Administrativo, Prefeitura de Marau RS, FUNDATEC, 2025

Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro 2025 de melhor atriz por sua atuação no filme "Ainda Estou Aqui". Sobre esse fato, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q931095 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a
mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não
devem estar separados como na inscrição existente
em Delfos “das coisas, a mais nobre é a mais justa,
e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que
amamos”. Todos estes atributos estão presentes nas
mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a
identificamos como felicidade.
ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.
Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q939626 | Atualidades, Questões Sociais, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

“Embora os cientistas sociais se refiram ao gênero como um ‘fator’ ou ‘dimensão’ da análise, ele também é aplicado a pessoas reais como uma ‘marca’ de diferença biológica, linguística e/ou cultural. Nestes últimos casos, o gênero pode ser compreendido como um significado assumido por um corpo (já) diferenciado sexualmente; contudo, mesmo assim esse significado só existe em relação a outr o significado oposto. Algumas teóricas feministas afirmam ser o gênero ‘uma relação’, aliás um conjunto de relações, e não um atributo individual.”
BUTLER, Judit. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. Disponível em: https://cadernoselivros.files.wordpress.com/2017/04/butler-problemasdegenero-ocr.pdf. Acesso em: 23 abr. 2019.

Sobre o trecho acima e os movimentos de gênero na atualidade, identifica-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q943310 | Atualidades, Política no Brasil, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

O pleito eleitoral para a presidência do Brasil de 2018 foi marcado pela polarização entre partidos de direita e esquerda, fato que em raros momentos da história democrática brasileira foi verificado. Os acontecimentos dessa campanha política foram marcados por situações novas e que acarretam mudanças na sociedade do presente. Assinale a alternativa que caracterizou as últimas eleições presidenciais do Brasil e que demonstra uma transformação da sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q932213 | Atualidades, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia as afirmações abaixo, sobre a história do Oriente Médio contemporâneo.
I - Durante a Guerra dos Seis Dias (1967), os países árabes infligiram uma dura derrota a Israel e recuperaram os territórios perdidos durante a guerra árabe-israelense de 1948.
II - Em 1990, após três décadas de separação, Iêmen do Norte e Iêmen do Sul foram reunificados, o que não impediu a eclosão de uma guerra civil entre facções rivais em 1994.
III- Nas últimas décadas, Irã e Arábia Saudita têm competido pela liderança religiosa e econômica da região, o que levou a conflitos geopolíticos entre os países, como, por exemplo, seus diferentes papéis na atual guerra civil na Síria.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q932223 | Atualidades, Vestibular CEDERJ, CEDERJ, CECIERJ, 2018

A ansiedade inglesa para sair da Comunidade Europeia contrasta com a demora em realizar a transição para a nova situação. Entende-se essa demora em razão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q678355 | Atualidades, Atualidades do ano de 2018, Medicina, FAG, FAG, 2019

Em 2019 ocorreu um grande desastre ambiental no Brasil: O acidente em Brumadinho (MG). Sobre esse acidente, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q948805 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc, 2018

Leia o texto a seguir:
O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo e os paranaenses ingerem em média 7,5 litros por pessoa a cada ano. “O Paraná fica entre a segunda e terceira colocação nacional de estados que mais consomem agrotóxicos, revezando com São Paulo. O Mato Grosso é o primeiro, mas nós somos grandes consumidores de veneno”, avalia a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Margaret Matos de Carvalho. (Cada paranaense consome 7,5 litros de agrotóxico por ano. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2018/03/14/ cada-paranaense-consome-75-litros-de-agrotoxico-por-ano/. Acesso em: 019 ago. 2018, às 14h10)
Em relação ao uso de agrotóxicos no Brasil está correto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1040825 | Atualidades, Atualidades do Ano de 1994 ao Ano de 2013, Conhecimentos Básicos, TJ AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com os dados do Censo Demográfico 2010, divulgados no último mês de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q949104 | Atualidades, Economia na Atualidade, Primeira Fase OAB, FUVEST, FUVEST, 2018

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos (30% da produção total no planeta) é perdido em dois processos: o desperdício que se relaciona ao descarte de alimentos em bom estado e a perda ao longo da cadeia produtiva. O desperdício representa 46% e é muito maior nas regiões mais ricas. As perdas relativas ao circuito de produção representam 54% do total e são maiores nos países em desenvolvimento.
https://nacoesunidas.org/fao‐30‐de‐toda‐a‐comida‐produzida‐no‐mundo‐vai‐parar‐no-lixo. Adaptado.
Percentual de pessoas em estado de insegurança alimentar grave* Local 2017 África 29,8% América Latina 9,8% Ásia 6,9% América Setentrional e Europa 1,4% Mundo 10,2%
FAO. El estado de la seguridad alimentaria y la nutrición en el mundo. 2018. Adaptado.
*pessoa que está sem alimento e/ou que ficou um dia todo sem comer várias vezes ao ano.
Com base nas informações da FAO e em seus conhecimentos, indique a afirmação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q943901 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Caderno Preto, PUC RS, PUC RS, 2019

O combate aos produtos made in China é uma bandeira de campanha do presidente dos EUA, Donald Trump. Desde março de 2019, ele começou a colocar em prática sua política America First (América Primeiro, na tradução livre), que tem entre seus objetivos fortalecer a indústria norte-americana. Em contrapartida, o governo do país asiático está buscando medidas na política econômica internacional para aumentar as taxas alfandegárias entre 10% e 25%. Ações como essa chegam como represália porque Washington aumentou seus impostos a uma lista de produtos da China no valor de 200 bilhões de dólares (795 bilhões de reais).

Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q946357 | Atualidades, Economia na Atualidade, Econômica e Administração, UFJF, COPESE UFJF, 2018

O presidente norte-americano Donald Trump anunciou, no início de junho de 2017, que os Estados Unidos abandonarão o Acordo de Paris, sob o pretexto de que o pacto climático é “desvantajoso" para os interesses da economia dos Estados Unidos. O Acordo de Paris foi assinado em 2015, na capital francesa, por 195 de 197 países (as exceções são Síria e Nicarágua), na Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas.

(Texto adaptado. Disponível em: <http://www.bbc.com> . Acesso em: 14 jun. 2017.)

Assinale a alternativa CORRETA. O Acordo de Paris tem como principal objetivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q948735 | Atualidades, Economia na Atualidade, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO

Pesquisa divulgada pelo instituto de pesquisa Datafolha apontou que, no ano de 2016, uma em cada três mulheres foi alvo de algum tipo de violência no Brasil. Segundo a pesquisa, 40% das mulheres (20,4 milhões) com mais de 16 anos de idade sofreram algum tipo de violência, em que se destacam: assédio físico em transporte público (5,2 milhões) e ser beijada ou agarrada sem consentimento (2,2 milhões). Com base nas informações disponibilizadas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.