Início

Questões de Concursos Auditoria

Resolva questões de Auditoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1861Q164573 | Auditoria, Controle Interno, Auditor Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O sistema de controles internos de uma empresa abrange as áreas contábeis e administrativas ou gerenciais. Um exemplo de controle interno contábil é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1862Q523010 | Auditoria, Analista de Gestão, COMPESA PE, FGV

Uma sociedade empresária prestadora de serviços possuía 60 computadores. No processo de auditoria externa foi verificado que 15% destes computadores estavam danificados, sendo impossível sua utilização.

Assinale a opção que indica o posicionamento contábil correto do auditor frente a essa situação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1864Q521812 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

O risco de controle é o risco:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1865Q108117 | Auditoria, Ambientes agressivos, Analista de Controle Externo Inspeção de Obras Públicas, TCM CE, FCC

Sobre obras em ambientes agressivos, considere:

I. No que diz respeito à resistência química dos concretos às ações agressivas, é necessário considerar dois fatores: a porosidade do concreto e a resistência química do aglomerante.

II. As alterações químicas resultam principalmente da presença de hidrato de cálcio livre ou de aluminatos de cálcio.

III. Os cimentos de alta resistência mecânica são ge-ralmente de baixa resistência química, pois o C3 S (silicato cálcico) é o maior responsável pela liberação da cal.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1866Q522842 | Auditoria, Lançamentos, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Acerca da técnicas de auditoria e sua execução, julgue os itens de 141 a 147.

O auditor, ao constatar a existência de ajustes de avaliação patrimonial, deve verificar se estes correspondem a contrapartidas tanto de aumentos quanto de reduções ao valor de mercado, atribuído a elementos correspondentes ao ativo ou ao passivo e classificados no patrimônio líquido, enquanto não incorporadas ao resultado do exercício.

  1. ✂️
  2. ✂️

1867Q523613 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Fiscal de Rendas, SEFAZ RJ, FGV

Avalie as afirmativas a seguir:

I. Risco de auditoria é o risco de que o auditor possa inadvertidamente não modificar adequadamente seu parecer sobre demonstrações contábeis que contêm erros ou classificações indevidas materiais.

II. Risco inerente é o risco de que um erro ou classificação indevida materiais que possam constar de uma afirmação não sejam evitados ou detectados tempestivamente pelos controles internos da entidade.

III. Risco de controle é a suscetibilidade de uma afirmação a um erro ou classificação indevida materiais, supondo que não haja controles.

IV. Risco de detecção é o risco de que o auditor não detecte um erro ou classificação indevida relevantes que existam em uma afirmação.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1868Q133476 | Auditoria, Controle Interno, Analista do Ministério Público, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca de atividades de controle e avaliação de riscos, julgue o seguinte item.

Uma adequada avaliação de riscos pressupõe estudo dos acontecimentos já vivenciados pela organização para a correta definição de seus objetivos, uma vez que a ocorrência de eventos futuros incertos não é administrável.
  1. ✂️
  2. ✂️

1869Q164485 | Auditoria, Risco de auditoria, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Em auditoria, o denominado risco de detecção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1870Q698251 | Auditoria, Planejamento de Auditoria, Analista Administrativo de Procuradoria Calculista, PGE PE, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
Acerca de auditoria em órgãos públicos, julgue o item subsequente.
Em entidade de pequeno porte, o auditor pode usar como documentação de auditoria a conclusão de auditoria anterior, atualizada para o período corrente e discutida com o proprietário ou administrador da referida entidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

1871Q106406 | Auditoria, Documentação de Auditoria, Analista Contábil, MEC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a responsabilidade do auditor na elaboração da documentação de auditoria e a utilização pelo auditor independente dos trabalhos de auditoria interna, julgue os itens subsecutivos.

Após a montagem do arquivo final de auditoria, o auditor poderá acrescentar nova documentação de auditoria, se houver autorização da entidade auditada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1872Q523437 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor de Controle Interno, Câmara Municipal de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2017

?Um auditor independente foi contratado para realizar auditoria externa numa empresa em que, posteriormente, ele verificou possuir parente em primeiro grau na sua direção.? Diante dessa constatação, o auditor deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1873Q525248 | Auditoria, Contador Legislativo, Câmara de Santa Rosa RS, 2017

A auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração. As auditorias geralmente são divididas em três grupos: auditoria financeira; de cumprimento e operacional. Defina auditoria operacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1874Q525276 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS, Instituto Nacional do Seguro Social, ESAF

O risco de sistemas contábeis e de controles internos que deixarem de prevenir e/ou detectar uma distorção no saldo de uma conta que pode ser relevante, classifica-se como risco:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1875Q141026 | Auditoria, Documentação de Auditoria, Analista Judiciário Contabilidade, TRT 20a REGIÃO, FCC

No que se refere à guarda da documentação, o Auditor, para fins de fiscalização do exercício profissional, deve conservar a boa guarda pelo prazo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1876Q167656 | Auditoria, Documentação de Auditoria, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, TCM CE, FCC

Quanto à natureza dos papéis de trabalho de auditoria, é correto afirmar que se classifica como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1877Q838121 | Auditoria, Licitações em Obras Públicas, Analista em Desenvolvimento Regional, CESPE CEBRASPE, 2021

    Para a realização de um procedimento licitatório para execução de uma obra em um órgão público, foi elaborada uma planilha de orçamento sintético global. Na discriminação dos serviços de instalação do canteiro de obra, foi utilizada a unidade verba. No orçamento-base dessa licitação, havia custos unitários de referência do SINAPI. A documentação desse procedimento licitatório apresentava as composições de custo unitário dos serviços utilizadas no cálculo do custo direto da obra, além do cronograma físico-financeiro com as despesas mensais previstas para serem incorridas ao longo da execução da obra. 
Considerando essa situação hipotética e as regras de avaliação de custos para obra pública, julgue o item que se segue.
Apesar de o SINAPI ter sido utilizado como referência para a obtenção dos custos unitários, a sua utilização não era obrigatória na situação em questão, por se tratar de uma obra pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

1878Q179436 | Auditoria, Auditoria Interna, Contador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

O documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade, é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1879Q108050 | Auditoria, Sistema de Controle Interno, Analista de Controle Externo Ciências Contábeis, TCE GO, FCC

De acordo com os dispositivos constitucionais, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno, o qual NÃO possui como finalidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1880Q522525 | Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Estadual Prova 3, SEFAZ SC, FEPESE

No Parecer de Auditoria publicado relativo aos demonstrativos contábeis de 2009 e 2008 da Empresa de Energia Elétrica do Pântano do Sul S/A consta o seguinte parágrafo:

“3. A provisão para imposto de renda sobre o lucro é contabilizada apenas quando da realização desse lucro para fins fiscais. … Se essa provisão tivesse sido contabilizada, o lucro líquido estaria a menor em R$ 150.000 e R$ 120.000 em 2009 e 2008, respectivamente”.

Com base nessa informação, é possível inferir que o Parecer emitido é do tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.