Início

Questões de Concursos Auditoria

Resolva questões de Auditoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2261Q523445 | Auditoria, Normas Profissionais de Auditor Independente, Analista de Tecnologia da Informação, Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social, CESPE CEBRASPE

Com relação à normas de auditoria independente das demonstrações contábeis, julgue os seguintes itens. Para atingir seu objetivo, o auditor externo necessita planejar adequadamente seu trabalho e avaliar o sistema de controle interno. Para tanto, esse profissional deve testar todas as contas da contabilidade para verificar superavaliação e subavaliação. Quando do exame da conta de receita na venda de bens, se o auditor comprovar que algumas faturas não foram registradas, concluirá que houve superavaliação da conta de receita na venda de bens (teste principal) e da conta faturas a receber (teste secundário).
  1. ✂️
  2. ✂️

2264Q522465 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria

A técnica de auditoria utilizada na obtenção de declaração formal e independente de pessoas não ligadas à entidade auditada denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2265Q163812 | Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

No relatório de auditoria, deve ser divulgado que os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2266Q105450 | Auditoria, Analista de Controle, TCE PR, FCC

O modelo COSO I é uma ferramenta que permite ao administrador revisar e melhorar seu sistema de controle interno e foi estruturado com base em cinco componentes: ambiente interno ou de controle, avaliação de risco, procedimentos ou atividades de controle, informação e comunicação e monitoramento. O modelo COSO II pode ser considerado mais abrangente, pois possuiu, além desses, mais três componentes. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2267Q211445 | Auditoria, Auditoria Interna, Fiscal de Rendas, SEFAZ RJ, FGV

De acordo com a Resolução CFC n.º 1229/09, as atividades inerentes a auditoria interna estão relacionadas nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2268Q105229 | Auditoria, Mensuração de desempenho, Analista Administrativo Contabilidade, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, referentes aos diversos aspectos do
trabalho de auditoria no setor público.

Os indicadores de gestão são informações obtidas com terceiros, para a aplicação de fórmulas que fornecem indícios de eficiência, legalidade e economicidade da condução das operações da entidade auditada.

  1. ✂️
  2. ✂️

2269Q111120 | Auditoria, Analista de Controle Externo Auditoria de Obras Públicas, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do cálculo dos benefícios e despesas indevidas (BDI),
julgue os próximos itens.

O rateio dos custos da administração central faz parte do BDI e corresponde a uma parcela da soma de todos os gastos com a estrutura central da empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️

2270Q522771 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Técnico Municipal de Controle Interno, Controladoria Geral do Município PB, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento de auditoria. O planejamento dos trabalhos da auditoria interna deve envolver a análise dos riscos, que, por sua vez, estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos.
  1. ✂️
  2. ✂️

2271Q706068 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

A respeito da conceituação e dos objetivos da auditoria interna, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2272Q113687 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Considerando o que dispõe a NBC-T-11, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2273Q163877 | Auditoria, Auditoria Governamental, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Considere as seguintes afirmações:

I. Como a auditoria constitui uma investigação oficial de suposto delito por parte dos dirigentes ou funcionários da entidade auditada, o profissional que a executa recebe poderes legais específicos, tais como o poder de busca e apreensão, que podem ser necessários ao bom exercício de sua função.

II. O Certificado é o documento que representa a opinião do Sistema de Controle Interno sobre a exatidão e regularidade, ou não, da gestão e a adequação, ou não, das peças examinadas nas unidades orçamentárias auditadas.

III. O risco do método da amostragem em auditoria decorre da possibilidade que o auditor, ao utilizar a amostra, possa chegar a conclusões diferentes do que obteria se toda a população estivesse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.

IV. O auditor é obrigado a manter sigilo sobre os dados e as informações que obteve nos procedimentos de auditoria, de modo que nem por determinação judicial ele poderá fornecer ou revelar documentos, dados e demonstrações da entidade auditada.

V. Um dos impedimentos pessoais para que o profissional execute a auditoria é possuir parente, imediato ou próximo, que seja diretor ou funcionário da entidade auditada.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2274Q525105 | Auditoria, Auditor de Tributos Fiscais, Prefeitura de Vassouras RJ, FUNCAB

Oplano de auditoria deve incluir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2275Q525128 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Como técnica(s) de trabalho, para a consecução de suas finalidades, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2276Q101995 | Auditoria, Analista Infraestrutura e Logística, BACEN, CESPE CEBRASPE

Acerca das regras de controle interno e gerenciamento de riscos estabelecidas pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission, julgue os itens a seguir.

Entre os elementos do processo de controle interno inclui-se a atividade de controle, que pode ser voltada tanto para a prevenção quanto para a detecção. A execução a tempo e de maneira adequada da atividade de controle permite a redução ou administração de riscos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2277Q670318 | Auditoria, Relatórios e Pareceres de Auditoria, Analista de Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.


Com relação aos relatórios de auditoria, julgue o item a seguir.

O auditor deve modificar a opinião em seu relatório se não conseguir obter evidência apropriada e suficiente para concluir, por exemplo, que as demonstrações contábeis, tomadas em conjunto, não apresentam distorções relevantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

2279Q162439 | Auditoria, Governança e Análise de Risco, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2017

Entre as quatro categorias de objetivos organizacionais estabelecidas pelo COSO inclui-se a categoria dos objetivos operacionais, cujo propósito é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2280Q523422 | Auditoria

A variável básica utilizada em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle da composição de elementos referenciais de vulnerabilidade, das fraquezas, dos pontos de controle com riscos latentes e das trilhas de auditoria ou de fiscalização é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.