Início

Questões de Concursos Auditoria

Resolva questões de Auditoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2321Q521738 | Auditoria, Auditoria Independente, Controlador de Recursos Municipais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a legislação e os conceitos e aplicações da auditoria, julgue os seguintes itens.

Ao selecionar os devedores e credores da entidade sob exame para efeito de circularização, o auditor deve levar em conta alguns critérios, entre os quais se destacam os saldos individuais relevantes e os valores vencidos há mais tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2322Q523275 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor Fiscal, Prefeitura de Fraiburgo SC, FEPESE, 2017

Na aplicação dos procedimentos de revisão analítica, o auditor deve considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2323Q109836 | Auditoria, Analista de Controle Externo Auditoria de Obras Públicas, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um componente importante no arranjo geral portuário é o canal de
acesso. Com base nos critérios que devem ser levados em
consideração na concepção e na operação desse tipo de obra, julgue
os itens que se seguem.

Em canais de acesso de mão dupla, deve-se considerar uma largura adicional entre as faixas de manobra, que leva em conta a redução da interação hidrodinâmica navio-navio.

  1. ✂️
  2. ✂️

2324Q523278 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor

Se o auditor independente concluir que uma determinada matéria, envolvendo incerteza relevante, não está adequadamente divulgada nas demonstrações contábeis, seu parecer deve conter:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2325Q178202 | Auditoria, Tribunal de Contas da União TCU, Contador, UFRJ, NCE UFRJ

De acordo com a Instrução Normativa nº 63/2010 do Tribunal de Contas da União, entende-se por processo de prestação de contas ordinárias:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2326Q525086 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista, CVM, ESAF

Na comunicação das deficiências do controle interno, o auditor deve explicitar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2327Q525106 | Auditoria, Contador, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento dos trabalhos de auditoria governamental, da fraude e do erro, dos testes, das técnicas e da amostragem estatística em auditoria, julgue os próximos itens. Se, por erro, a entidade auditada considerar um valor menor para determinada receita, isso não deve ser considerado como uma distorção pelo auditor, pois, nesse caso, aplica-se o princípio da prudência.
  1. ✂️
  2. ✂️

2328Q522560 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Analise as afirmativas a seguir relativas à materialidade e ao risco de auditoria.

I. Risco de auditoria é o risco de o auditor expressar uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis apresentam distorções relevantes. Esse risco é derivado da combinação entre os riscos de distorção relevante e de detecção.

II. A materialidade e os riscos de auditoria devem ser levados em consideração durante a auditoria, exceto na avaliação do efeito de distorções não corrigidas, se houver, sobre as demonstrações contábeis e na formação da opinião no relatório do auditor independente.

III. Ao estabelecer a estratégia de auditoria, o auditor deve determinar a materialidade para as demonstrações contábeis. Ele deve obter segurança razoável mediante a obtenção de evidências suficientes e apropriadas para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2329Q523616 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa GO, UEG

O auditor, após aceitar o trabalho, toma conhecimento que a administração impôs uma limitação ao alcance da auditoria, o que resultará na necessidade de uma opinião com ressalva ou abstenção em expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis. Neste caso, considerando a Resolução do CFC n. 1.232/2009, como, inicialmente, o auditor deve proceder?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2330Q523625 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Auditor, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Analise as seguintes afirmativas sobre o planejamento da auditoria de demonstrações contábeis e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Certas divulgações podem conter informações obtidas fora do razão geral e dos razões auxiliares, que também podem afetar os riscos avaliados e a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria para tratar desses riscos.

( ) A determinação da natureza, da época e da extensão dos procedimentos de avaliação de risco, que não se relacionam com as divulgações, deve considerar tanto a ampla gama de informações quanto o nível de detalhes que possam estar incluídos nessas divulgações.

( ) A consideração das divulgações ao longo da execução dos trabalhos de auditoria ajuda o auditor a dar a devida atenção e planejar o tempo adequado para tratar essas divulgações da mesma forma que as classes de transações, de eventos e de saldos contábeis.

( ) Considerações preliminares podem ajudar o auditor a determinar os efeitos sobre a auditoria de divulgações significativas novas ou revisadas necessárias em decorrência de mudanças no ambiente, nas condições financeiras ou nas atividades da entidade.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2331Q167788 | Auditoria, Auditoria Conceitos Requisitos Eticos, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SET RN, ESAF

Das assertivas a seguir, indique aquela que não está associada com assegurar a razoabilidade das estimativas contábeis.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2332Q524909 | Auditoria, Auditor Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Por definição, um dos objetivos do controle interno é incrementar a eficiência operacional. Um exemplo de controle operacional, utilizado com essa finalidade na prevenção de falhas na linha de produção, é a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2333Q144246 | Auditoria, Analista Judiciário Contabilidade, TRT 15a Região, FCC

A empresa Wiinfo S.A. elabora projetos de implementação de softwares fiscais. Os projetos são controlados por sistema de acompanhamento de projetos, que controla as fases e as horas aplicadas. O sistema foi construído de forma a dar a situação atual do projeto, não guardando as posições diárias. As receitas são apropriadas de acordo com o percentual de conclusão das fases. Para confirmar a veracidade da contabilização das receitas, deve o auditor externo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2334Q178038 | Auditoria, Risco de auditoria, Contador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Os riscos de Auditoria Interna dizem respeito, diretamente, à atuação do auditor e, principalmente, à grande probabilidade de ele emitir opinião sobre a adequabilidade de procedimentos e demonstrações contábeis sem se aperceber dos possíveis erros contidos. Tais erros estão relacionados à possibilidade de que objetivos não sejam alcançados. Consequentemente, o auditor deve estar sempre atento aos riscos e, mais especificamente, à avaliação da fase mais adequada para fazer essa análise.

No que se refere à melhor fase para analisar os riscos de Auditoria, considere as afirmativas a seguir.

I - A fase de elaboração dos programas e papéis de trabalho constitui momento ideal para a análise de riscos.

II - A fase de execução da análise e avaliação dos controles internos é propícia para a análise de riscos de Auditoria.

III - A fase de planejamento dos trabalhos de Auditoria é adequada para a análise de riscos.

É correto o que se afirmaem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2335Q164486 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ PI, FCC

Sobre risco de auditoria, considere:

I. Segundo o modelo AICPA, Risco de Auditoria = risco inerente x risco de controle x risco de detecção.
II. Sempre haverá a presença de homocedasticidade e autocorrelação de resíduos nos itens da amostra planejada para aplicação de testes de detalhe.
III. O auditor deve determinar e valorizar os riscos inerentes e de controle, e planejar procedimentos de auditoria para o risco de detecção de tal forma que o risco geral de auditoria não supere o nível aceitável.
IV. Alta rotação de executivos, má reputação da gerência, problemas contábeis de alta complexidade, transações problemáticas com empresas correlacionadas e erros de consideração detectados na auditoria do ano anterior, entre outros fatores, afetam significativamente a estimativa de risco inerente na avaliação de risco pelo auditor.
V. A existência de determinados erros materiais, que não são detectados ou previstos tempestivamente pelos sistemas de controle interno corresponde ao risco assistemático.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2336Q108179 | Auditoria, Analista de Controle Externo, TCE CE, FCC

Para o projeto de estaqueamento do pilar, ilustrado na figura abaixo, considera-se que o recalque admissível para a estrutura seja de 15 mm e a carga correspondente a esse recalque seja de 750 kN.





Considerando que a carga de ruptura obtida a partir de uma prova de carga sobre placa seja de 1100 kN e desprezando o efeito do tamanho da fundação, pode-se dizer que a carga admissível será de 



  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2337Q685730 | Auditoria, Relatórios e Pareceres de Auditoria, Auditor de Controle Externo Ciências Contábeis, TCE RO, CESPE CEBRASPE, 2019

A auditoria em um ente público foi realizada com a aplicação de todas as normas e procedimentos adequados. Foram obtidas as comprovações suficientes para que o auditor responsável fundamentasse a sua opinião de que os eventos, as transações e os atos de gestão examinados estavam em pouca conformidade com a legislação e com as normas específicas. Além disso, as demonstrações contábeis não representavam adequadamente nem a posição orçamentária, a contábil, a financeira nem a patrimonial do ente auditado.
Nesse caso, o auditor deverá elaborar um relatório
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2338Q524977 | Auditoria, Auditor, IFB BA, FUNRIO

Os testes que são empregados pelo auditor com finalidade de obter provas suficientes e convincentes sobre as transações, saldo e divulgações nas demonstrações financeiras, que lhe proporcionem fundamentação razoável para a emissão do relatório, denominam-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2339Q162996 | Auditoria, Auditor Direito, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUNDEP

Estimativa contábil é uma previsão quanto ao valor de um item que considera as melhores evidências disponíveis caso não exista forma precisa de quantificação.

Assinale a alternativa que NÃO representa um exemplo de estimativa contábil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2340Q109243 | Auditoria, Auditoria, Analista de Controle Externo Ciências Contábeis, TCE AC, CESPE CEBRASPE

A aplicação de procedimentos de auditoria deve ser realizada em razão da complexidade e do volume das operações, por meio de provas seletivas, testes e amostragem. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.