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Questões de Concursos Auditoria

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401Q521635 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito das implicações de transações e eventos subsequentes para os trabalhos de auditoria, julgue os itens a seguir.

I A entidade auditada deve ajustar, em suas demonstrações contábeis, os valores reconhecidos por eventos subsequentes que indiquem condições surgidas após o período contábil a que se referem essas demonstrações.

II Caso, em razão de alteração nas demonstrações contábeis provocadas por evento subsequente, o auditor emita novo relatório da auditoria relativa às demonstrações contábeis alteradas, a data desse novo relatório deve ser anterior à data de aprovação das demonstrações contábeis alteradas.

III Ocorrendo alteração nas demonstrações contábeis após sua divulgação e havendo a necessidade de emitir novo relatório de auditoria, o auditor independente deve incluir nesse relatório um parágrafo de ênfase com referência à nota explicativa que esclareça, detalhadamente, as razões da alteração do relatório anterior e das demonstrações contábeis emitidas anteriormente.

Assinale a opção correta.

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402Q691652 | Auditoria, Documentação de Auditoria Papeis de Trabalho, Auditor de Controle Interno Governamental, CGE CE, CESPE CEBRASPE, 2019

A documentação de auditoria é irrelevante para
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403Q34331 | Auditoria, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com base nas normas aplicáveis à auditoria independente, julgue o item subsecutivo.
É licita e aceitável a realização de trabalhos por auditores independentes que não estejam em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade – Estrutura Conceitual para Trabalhos de Asseguração (NBC – TA).
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404Q174011 | Auditoria, Auditoria Interna, Contador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A Auditoria Operacional constituiu uma função independente de apoio à administração, funcionando como os olhos dessa mesma administração. A sua mais-valia está refletida no auxílio dado à administração, para que realize suas atividades de forma mais eficaz e com o menor risco possível na tomada de decisão.

A atuação da Auditoria Interna tem como objetivo primeiro

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405Q99610 | Auditoria, Sistema de Controle Interno, Analista Planejamento e Execução Financeira, CVM, ESAF

As Normas Fundamentais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal têm como finalidade, entre outras, orientar os servidores para o exercício de suas funções. Nesse contexto, é correto a? rmar que a opinião emitida por meio de Certificado de Auditoria deve assumir os seguintes tipos:
I - Certificado com Negativa de Opinião.
II - Certificado de Regularidade.
III - Certificado de Regularidade com Ressalvas.
IV - Certificado de Regularidade sem Ressalvas.
V - Certificado de Irregularidade.
VI - Certificado Adverso.

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406Q160836 | Auditoria, Controle Interno, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Várzea Grande MT, FUNCAB

A alternativa que apresenta as principais limitações do controle interno, conforme Marcelo Cavalcanti Almeida, é:

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407Q525058 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

O parecer dos auditores independentes é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis nele indicadas. Dessa forma, o auditor assume responsabilidade técnico-profissional definida, inclusive de ordem pública; portanto, é indispensável que tal documento obedeça às características estabelecidas nas normas. Com relação ao esse tema, julgue os próximos itens.

Considere o seguinte trecho de texto, que compõe um dos parágrafos do parecer de determinado auditor.

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da empresa Alfa, em 31 de dezembro de 2004 e de 2005, o resultado de suas operações, as mutações de seu patrimônio líquido e as origens e aplicações de seus recursos referentes aos exercícios findos naquelas datas, de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade.

Esse parágrafo é típico de um parecer sem ressalvas e segue plenamente as normas brasileiras de contabilidade quanto ao modelo de parecer de auditores independentes sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada.

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408Q677393 | Auditoria, Fraude e Erro, Auditor Fiscal, SEFAZ DF, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.
As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou de erro. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.
A realização de lançamentos contábeis em contas não relacionadas, não usuais ou raramente utilizadas, com números quebrados e informações de centavos, caracteriza lançamentos fraudulentos.
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409Q111122 | Auditoria, Amostragem Estatística, Analista de Controle Externo Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Em auditoria, as técnicas de amostragem objetivam coletar e avaliar evidências numéricas das entidades administrativas no intuito de determinar e relatar o grau de adequação das informações obtidas. O método de amostragem probabilístico envolve a amostra aleatória simples, a estratificada e a amostra por conglomerados. Quanto a esse método, julgue o item abaixo.


Suponha-se que, em uma pesquisa, se pretenda estimar a proporção de beneficiários do crédito educativo que conseguem completar o curso superior. Suponha-se, ainda, que a metodologia de coleta de dados desse estudo seja feita por meio de questionários compulsórios e que estes sejam remetidos pelo correio. Nesse caso, a estratificação por curso, gênero ou localidade é relevante para o resultado da pesquisa, cujo método probabilístico é exemplo típico de amostra aleatória simples.

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410Q523556 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Ao determinar os honorários a serem pagos, o auditor externo deve considerar:

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411Q521883 | Auditoria, Auditoria Governamental, Analista Judiciário, TRT 18a, FCC

Um elemento primordial para assegurar e promover o cumprimento do dever de accountability que os administradores públicos têm para com a sociedade e o Parlamento, conferido pela Constituição, como instituição de controle das ações governamentais, por meio de comprovar a legalidade e legitimidade e avaliar os resultados, quanto à economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nas unidades da Administração federal, bem como a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado, e ainda, examinar a regularidade e avaliar a eficiência da gestão administrativa e dos resultados alcançados, apresentar subsídios para o aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos e controles internos das unidades da administração direta e entidades supervisionadas, constituem

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412Q524290 | Auditoria, Auditoria Independente, Especialista em Gestão de Telecomunicações, TELEBRAS, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre os objetivos da organização e as categorias de controle, de acordo com a estrutura integrada do controle interno do COSO, julgue os itens subsequentes.

Para se avaliar a efetividade de um sistema específico de controle interno, devem ser adotados parâmetros objetivos de avaliação, amparados por modelos matemáticos.

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413Q523795 | Auditoria, Fraude e Erro, Auditor de Tributos, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FCC

Quanto à conceituação de fraude e erro, considere as afirmações abaixo.

I. A empresa programa seu sistema para, na apuração da base de cálculo do ISS, desconsiderar notas fiscais de prestação de serviços de valores superiores a R$ 5.000,00.

II. O fiscal de tributos ao examinar o livro de registro de notas fiscais de serviços e apuração do ISS percebe que a empresa não escriturou a nota de número 111, mas o valor do tributo foi recolhido corretamente.

III. A empresa registra os serviços efetivamente formalizados através de contrato, sendo que os serviços de pequeno valor, recebidos em dinheiro, no caixa da empresa e sem emissão de notas fiscais, ficam em uma conta em nome do sócio.

As situações I, II e III constituem-se, respectivamente:

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414Q522225 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, Suframa AM, FUNRIO

No processo auditorial, o instrumento auxiliar de planejamento e análise, utilizado para estabelecer a abrangência da auditoria, podendo mostrar a existência de um risco de maior importância contraposto a outros riscos de menor significado é:

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415Q691486 | Auditoria, Controladoria Geral da União, Auditor, UFMG, UFMG, 2019

De acordo com a Instrução Normativa nº 3, de 09 de Junho de 2017 do Ministério da Transparência de Controladoria-Geral da União, a estrutura de controles internos dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal deve contemplar as três linhas de defesa da gestão ou camadas, a qual deve comunicar, de maneira clara, as responsabilidades de todos os envolvidos, provendo uma atuação coordenada e eficiente, sem sobreposições ou lacunas. Considere as seguintes afirmações sobre essas linhas de defesa: 
I. A primeira linha de defesa é responsável por identificar, avaliar, controlar e mitigar os riscos, guiando o desenvolvimento e a implementação de políticas e procedimentos internos destinados a garantir que as atividades sejam realizadas de acordo com as metas e objetivos da organização. 
II. A segunda linha de defesa contempla os controles primários, que devem ser instituídos e mantidos pelos gestores responsáveis pela implementação das políticas públicas durante a execução de atividades e tarefas, no âmbito de seus macroprocessos finalísticos e de apoio. 
III. A terceira linha de defesa é representada pela atividade de auditoria interna governamental, que presta serviços de avaliação e de consultoria com base nos pressupostos de autonomia técnica e de objetividade.
IV. As instâncias de primeira linha de defesa estão situadas ao nível da gestão e objetivam assegurar que as atividades realizadas pela primeira linha sejam desenvolvidas e executadas de forma apropriada. 
De acordo com a referida instrução normativa, estão CORRETAS as afirmações:
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416Q175494 | Auditoria, Testes em Áreas Específicas das Demonstrações Contábeis, Contador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

O estudo aprofundado do auditor na área fiscal visa a detectar

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417Q164005 | Auditoria, Testes, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, ao examinar se todas as transações e contas que deveriam ser registradas nas demonstrações contábeis realmente o foram, o auditor independente verifica afirmação referente à
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418Q102162 | Auditoria, Controle Interno, Analista Planejamento e Execução Financeira, CVM, ESAF

São finalidades do controle interno sob o enfoque contábil, exceto:

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419Q704395 | Auditoria, Auditoria Interna, Contador, Câmara de Jaru RO, IBADE, 2019

Um dos principais objetivos do auditor interno é:
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420Q691876 | Auditoria, Normas Internacionais de Auditoria Interna IIA, Contador, UFMG, UFMG, 2019

Segundo a NBC PP 01, perito é o contador regularmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiências, da matéria periciada. segundo a referida norma, é INCORRETO afirmar:
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