Início

Questões de Concursos Auditoria

Resolva questões de Auditoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q691652 | Auditoria, Documentação de Auditoria Papeis de Trabalho, Auditor de Controle Interno Governamental, CGE CE, CESPE CEBRASPE, 2019

A documentação de auditoria é irrelevante para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q668699 | Auditoria, Auditor Fiscal de Tributos, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Dispõe o artigo art. 5º, inciso XIII, da Constituição Federal de 1988, que “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”. Quanto à aplicabilidade das normas constitucionais, o excerto apresentado é exemplo de norma constitucional de eficácia 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q522064 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental

A possibilidade de contornar os controles internos por meio de conluio de um membro da administração ou empregado com partes de fora (terceiros) ou de dentro da entidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q521883 | Auditoria, Auditoria Governamental, Analista Judiciário, TRT 18a, FCC

Um elemento primordial para assegurar e promover o cumprimento do dever de accountability que os administradores públicos têm para com a sociedade e o Parlamento, conferido pela Constituição, como instituição de controle das ações governamentais, por meio de comprovar a legalidade e legitimidade e avaliar os resultados, quanto à economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nas unidades da Administração federal, bem como a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado, e ainda, examinar a regularidade e avaliar a eficiência da gestão administrativa e dos resultados alcançados, apresentar subsídios para o aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos e controles internos das unidades da administração direta e entidades supervisionadas, constituem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q525058 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

O parecer dos auditores independentes é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis nele indicadas. Dessa forma, o auditor assume responsabilidade técnico-profissional definida, inclusive de ordem pública; portanto, é indispensável que tal documento obedeça às características estabelecidas nas normas. Com relação ao esse tema, julgue os próximos itens.

Considere o seguinte trecho de texto, que compõe um dos parágrafos do parecer de determinado auditor.

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da empresa Alfa, em 31 de dezembro de 2004 e de 2005, o resultado de suas operações, as mutações de seu patrimônio líquido e as origens e aplicações de seus recursos referentes aos exercícios findos naquelas datas, de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade.

Esse parágrafo é típico de um parecer sem ressalvas e segue plenamente as normas brasileiras de contabilidade quanto ao modelo de parecer de auditores independentes sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada.

  1. ✂️
  2. ✂️

426Q691486 | Auditoria, Controladoria Geral da União, Auditor, UFMG, UFMG, 2019

De acordo com a Instrução Normativa nº 3, de 09 de Junho de 2017 do Ministério da Transparência de Controladoria-Geral da União, a estrutura de controles internos dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal deve contemplar as três linhas de defesa da gestão ou camadas, a qual deve comunicar, de maneira clara, as responsabilidades de todos os envolvidos, provendo uma atuação coordenada e eficiente, sem sobreposições ou lacunas. Considere as seguintes afirmações sobre essas linhas de defesa: 
I. A primeira linha de defesa é responsável por identificar, avaliar, controlar e mitigar os riscos, guiando o desenvolvimento e a implementação de políticas e procedimentos internos destinados a garantir que as atividades sejam realizadas de acordo com as metas e objetivos da organização. 
II. A segunda linha de defesa contempla os controles primários, que devem ser instituídos e mantidos pelos gestores responsáveis pela implementação das políticas públicas durante a execução de atividades e tarefas, no âmbito de seus macroprocessos finalísticos e de apoio. 
III. A terceira linha de defesa é representada pela atividade de auditoria interna governamental, que presta serviços de avaliação e de consultoria com base nos pressupostos de autonomia técnica e de objetividade.
IV. As instâncias de primeira linha de defesa estão situadas ao nível da gestão e objetivam assegurar que as atividades realizadas pela primeira linha sejam desenvolvidas e executadas de forma apropriada. 
De acordo com a referida instrução normativa, estão CORRETAS as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

427Q691876 | Auditoria, Normas Internacionais de Auditoria Interna IIA, Contador, UFMG, UFMG, 2019

Segundo a NBC PP 01, perito é o contador regularmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiências, da matéria periciada. segundo a referida norma, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

428Q174011 | Auditoria, Auditoria Interna, Contador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A Auditoria Operacional constituiu uma função independente de apoio à administração, funcionando como os olhos dessa mesma administração. A sua mais-valia está refletida no auxílio dado à administração, para que realize suas atividades de forma mais eficaz e com o menor risco possível na tomada de decisão.

A atuação da Auditoria Interna tem como objetivo primeiro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q112194 | Auditoria, Transações e Eventos Subsequentes, Analista de Finanças e Controle, SEFAZ SP, ESAF

As seguintes opções constituem exemplos de transações e eventos subsequentes, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q523354 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Em relação às fases, aos objetivos e às técnicas de auditoria, julgue os itens subsecutivos.

O auditor interno deve preservar sua autonomia profissional, logo não lhe cabe prestar assessoria ao conselho fiscal ou a órgãos equivalentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

431Q524582 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

O auditor externo, ao realizar procedimentos para constatação de eventos subseqüentes e constatar a existência de evento que altera substancialmente a situação patrimonial da empresa, deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q175494 | Auditoria, Testes em Áreas Específicas das Demonstrações Contábeis, Contador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

O estudo aprofundado do auditor na área fiscal visa a detectar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q524428 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

A avaliação dos controles internos compreende:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q522182 | Auditoria, Normas Profissionais de Auditor Independente

O auditor, por meio de uma listagem de dividendos, confere a exatidão dos valores de pagamentos desses, com as respectivas autorizações dadas em atas de reuniões de diretoria ou de assembléias de acionistas. Esse procedimento chama- se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q211666 | Auditoria, Fraude versus Erro, Fiscal de Rendas, SEFAZ RJ, FGV

Analise as afirmativas a seguir:

I. A prevenção e detecção da fraude é de responsabilidade da governança da entidade e da sua administração.
II. Apesar de o auditor poder suspeitar ou, em raros casos, identificar a ocorrência de fraude, ele pode estabelecer juridicamente se realmente ocorreu fraude.
III. O auditor que realiza auditoria de acordo com as normas é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contém distorções relevantes, causadas por fraude ou erro.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q24134 | Auditoria, Auditoria Governamental, Auditor Governamental, CGE PI, CESPE CEBRASPE

Em relação a auditoria governamental, controle interno e normas de auditoria, julgue o item a seguir.

A auditoria, que inicialmente era voltada para a prevenção de riscos, interpretação e orientação das operações, hoje se ocupa da tecnologia de revisão dos registros contábeis.
  1. ✂️
  2. ✂️

437Q704395 | Auditoria, Auditoria Interna, Contador, Câmara de Jaru RO, IBADE, 2019

Um dos principais objetivos do auditor interno é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q524269 | Auditoria, Fraude e Erro, Auditor, Suframa AM, FUNRIO

O ato intencional de omissão ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários, é definido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q674050 | Auditoria, Controladoria Geral da União, Analista de Controle Interno Economia, Prefeitura de Linhares ES, IBADE, 2020

Sobre as regras constitucionais sobre controle interno na Administração Pública, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q166408 | Auditoria, Documentação de Auditoria, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

Em relação aos papéis de trabalho, o auditor externo deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.